Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Beleza pessoal? 

Não tenho muito conhecimento sobre frequência e latência das memórias RAM, estou com duvida do impacto da latência das memórias.

Estou utilizando atualmente 16gb (2x8gb) DDR4 3200mhz CL 16-18-18 e ao roda e fazer live do COD Warzone esta batendo praticamente 100% de uso das memórias, gerando gargalos e perda de desempenho as vezes. 

Como ja é do meu interesse subir para 32gb RAM, estou vendo um modelo que me atende financeiramente com a especificação abaixo: 

-  Kingston Fury Beast 32gb (2x16gb) DDR4 3200Mhz CL 16-20-20

Qual é o impacto dessa diferença de latência entre as memórias? 

Postado

Então, a latência tem um impacto menor no desempenho do que a frequência, mas ambas impactam, em especial em jogos FPS como o Warzone, quanto menor o CL melhor, e quanto mais frequência melhor também.
Se quiser valores, tem esses testes realizados pelo Adrenaline no link abaixo, testaram CS2 e Rainbow Six Siege. Os resultados que obtiveram foram no máximo de um ganho de 15% de quadros com alguns processadores da Intel. https://www.adrenaline.com.br/games/pc-games/memórias-frequencias-mais-altas-latencias-menores-quanto-importa/
Atente-se também a essa outra tabela, mostra um cálculo de tempo de resposta final das memórias ao se combinar frequência e latência, quanto mais verdinho na tabela melhor.
image.thumb.png.c4e347cd2d6a3560c8a965d645e71d6d.png
Minha opinião é que, você provavelmente com esses 2x16 CL16 3200 MHz, não terá problemas em fazer suas lives de Warzone, ao menos não problemas relacionados à memória.

• Curtir 1
Postado

@Slakzor Obrigado pela informação, a tabela ajudou a ver o "ns" de cada latência. 

Espero que não interfira no desempenho do pc. 

Pois ambas são CL16, mas a nomenclatura final  são diferentes, 16-18-18 e outra 16-20-20, essa diferença acompanha o tempo (ns) informado na tabela ou somente a primeira (16) que influencia nele? 

Postado
2 minutos atrás, DePaula_RX disse:

@Slakzor Obrigado pela informação, a tabela ajudou a ver o "ns" de cada latência. 

Espero que não interfira no desempenho do pc. 

Pois ambas são CL16, mas a nomenclatura final  são diferentes, 16-18-18 e outra 16-20-20, essa diferença acompanha o tempo (ns) informado na tabela ou somente a primeira (16) que influencia nele? 

O CL se refere ao primeiro número apenas, os outros definem o tempo de resposta de outros processos que a memória tem para poder realizar suas operações. Todavia, o mais significante e que geralmente é considerado é o CL, porque o impacto do tempo de resposta dos outros será mínimo e muito provavelmente imperceptível a não ser que você esteja contando os segundos em um render longo ou benchmark, e normalmente um CL baixo também irá vir acompanhado dos outros tempos baixos.

Postado

@Slakzor Agora esclareceu minha duvida, muito obrigado! 

Agora é aguardar chegar para instalar os 32gb, espero que me ajude a realizar multitarefas sem atingir o teto das memórias. 

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, DePaula_RX disse:

@Slakzor Agora esclareceu minha duvida, muito obrigado! 

Agora é aguardar chegar para instalar os 32gb, espero que me ajude a realizar multitarefas sem atingir o teto das memórias. 

Como deve ter visto, a latência no geral não vai ter muito impacto, só em casos muito específicos de você ter uma combinação muito ruim, mas normalmente as memórias que você vai encontrar por ai já te entregam uma boa combinação entre latência e frequência. No geral a ideia é priorizar quantidade de memória > frequência > latência. E também operar preferencialmente em dual channel, pois em quad, você provavelmente terá que reduzir a frequência das suas memórias por conta dos CPUs não lidarem tão bem com 4 do que com 2.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Complementando as excelentes respostas até o momento:

O valor em MHz nas especificações mede a frequência da memória, ou seja, quantos acessos o processador consegue fazer a ela em um segundo (3200mhz = 3.2GHz ou 3.200.000.000 = 3 bilhões e 200 milhões de acessos em um segundo). Quanto maior o valor, melhor.

CL ou CAS Column Access Strobe (simplificando, Latência de Acesso à Coluna), indica quantos ciclos de acesso são necessários pra que a memória responda à solicitação do processador. Quanto menor o valor, melhor.

Para calcular a eficiência das memórias, considerando memórias de 2666mhz CL16 e as de 3200mhz CL20, por exemplo, você pode fazer o seguinte cálculo:

Valor CAS dividido por Frequência, multiplicado por 2.000 = Latência efetiva (em nanossegundos).

Assim, a memória de 3200mhz CL20 = (20 / 3.200) x 2.000 = (0.00625) x 2.000 = 12,5 nanossegundos.

E a memória 2666mhz CL16 = (16 / 2666) × 2.000 = (0.00600) × 2.000 = 12.003 nanossegundos.

Assim, a diferença entre elas é de 3,97% (irrisória), nesse caso. Mas, para frequências de memória muito acima dos 2.400mhz (mínimo aceitável para DDR4, por exemplo), essa diferença será imperceptível pra você, usuário final. Logo, a opção mais barata será a mais viável, e portanto a mais proveitosa.

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para Qual o impacto de diferentes latências de memórias RAM?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...