Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Beleza pessoal? 

Não tenho muito conhecimento sobre frequência e latência das memórias RAM, estou com duvida do impacto da latência das memórias.

Estou utilizando atualmente 16gb (2x8gb) DDR4 3200mhz CL 16-18-18 e ao roda e fazer live do COD Warzone esta batendo praticamente 100% de uso das memórias, gerando gargalos e perda de desempenho as vezes. 

Como ja é do meu interesse subir para 32gb RAM, estou vendo um modelo que me atende financeiramente com a especificação abaixo: 

-  Kingston Fury Beast 32gb (2x16gb) DDR4 3200Mhz CL 16-20-20

Qual é o impacto dessa diferença de latência entre as memórias? 

Postado

Então, a latência tem um impacto menor no desempenho do que a frequência, mas ambas impactam, em especial em jogos FPS como o Warzone, quanto menor o CL melhor, e quanto mais frequência melhor também.
Se quiser valores, tem esses testes realizados pelo Adrenaline no link abaixo, testaram CS2 e Rainbow Six Siege. Os resultados que obtiveram foram no máximo de um ganho de 15% de quadros com alguns processadores da Intel. https://www.adrenaline.com.br/games/pc-games/memórias-frequencias-mais-altas-latencias-menores-quanto-importa/
Atente-se também a essa outra tabela, mostra um cálculo de tempo de resposta final das memórias ao se combinar frequência e latência, quanto mais verdinho na tabela melhor.
image.thumb.png.c4e347cd2d6a3560c8a965d645e71d6d.png
Minha opinião é que, você provavelmente com esses 2x16 CL16 3200 MHz, não terá problemas em fazer suas lives de Warzone, ao menos não problemas relacionados à memória.

• Curtir 1
Postado

@Slakzor Obrigado pela informação, a tabela ajudou a ver o "ns" de cada latência. 

Espero que não interfira no desempenho do pc. 

Pois ambas são CL16, mas a nomenclatura final  são diferentes, 16-18-18 e outra 16-20-20, essa diferença acompanha o tempo (ns) informado na tabela ou somente a primeira (16) que influencia nele? 

Postado
2 minutos atrás, DePaula_RX disse: