Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa dia galera, meu pc é um Ryzen 5 5600g, biostar b450mhp e ele demora muito para dar boot.
Eu aperto o botao power do gabinete, e ele fica de 30-60 segundos para entrar na tela de boot do windows.
O pc esta normal, somente esta demora que me intriga, pois esta tudo montado certinho e meu SSD é de marca boa.

Detalhe que ele fica apenas ligado sem dar Vídeo, com mouse e teclado sem ativar o led. e depois de 30-60 segundos ele entra no boot.

Postado

@ryan021 ok, é que a utilização de 4 módulos pode resultar num tempo maior de boot. Supondo que os módulos também estejam instalados nos slots corretos, como indicado no manual da placa-mãe (geralmente o segundo e o quarto), você pode tentar verificar se a BIOS já está atualizada para a versão mais atual. Se você tiver com XMP ativado, experimente desativar também.

Postado

minha placa-mãe tem apenas 2 slots, uso o xmp ativado e minha BIOS esta atualizada.l, não sei porque tanta demora para entrar na tela de boot

Postado
1 hora atrás, ryan021 disse:

Boa dia galera, meu pc é um Ryzen 5 5600g, biostar b450mhp e ele demora muito para dar boot.
Eu aperto o botao power do gabinete, e ele fica de 30-60 segundos para entrar na tela de boot do windows.
O pc esta normal, somente esta demora que me intriga, pois esta tudo montado certinho e meu SSD é de marca boa.

Detalhe que ele fica apenas ligado sem dar Vídeo, com mouse e teclado sem ativar o led. e depois de 30-60 segundos ele entra no boot.

Eu tive uma H81 com esse sintoma crônico, nunca me deixou na mão mas tb nunca consegui descobrir o que era.

Postado

@ryan021 desative o XMP então. Suas memórias por acaso seriam aquelas de marcas chinesas? Ou é marca boa (XPG, Kingston, Corsair...)?

@Jougiska se não for problema de memória, acabei de me lembrar que pode ser também a forma com que o Windows está instalado (UEFI ou Legacy). Inclusive é algo que o autor do tópico pode verificar.

Se não for nada disso ainda, talvez só fazendo uma instalação limpa do Windows pra ver se resolve.

Postado
7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@ryan021 desative o XMP então. Suas memórias por acaso seriam aquelas de marcas chinesas? Ou é marca boa (XPG, Kingston, Corsair...)?

@Jougiska se não for problema de memória, acabei de me lembrar que pode ser também a forma com que o Windows está instalado (UEFI ou Legacy). Inclusive é algo que o autor do tópico pode verificar.

Se não for nada disso ainda, talvez só fazendo uma instalação limpa do Windows pra ver se resolve.

O meu BO era que demorava pra aparecer a logo da BIOS, tipo uns bons 20 segundos. Já formatei ele diversas vezes, passei pra frente e ela ainda deve estar funcionando por ai.

Postado

@Jougiska da última vez que tive problema com boot foi no PC do trabalho, levava 2-5 minutos para o Windows iniciar, mesmo depois que colocamos um SSD. Mas quem mexe aqui nos PCs é uma empresa terceirizada que dá suporte para os programas que usamos, na hora de colocar o SSD eles só meio que clonaram a instalação antiga do HDD pro SSD e ficou assim. Pedi para formatarem pela segunda vez, fizeram a mesma coisa de antes e continuou ruim, aí da última vez e falei pra eles instalarem tudo DO ZERO. Agora sim, o PC liga igual um foguete.

Postado

@ryan021 OK, era só pra saber se tinha mudança. XMP em memórias mais baratas nem sempre funciona de forma estável.

Fica difícil acusar alguma coisa sem testar individualmente, você teria que no mínimo ter outro PC aí pra você ir testando suas peças uma por uma, testando suas peças em outro PC e testando outras peças no seu PC também. Placa-mãe Biostar também costumam ter muitos problemas de compatibilidade e estabilidade do lado da BIOS, então ela também fica na lista de possíveis suspeitos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!