Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, preciso de ajuda. 

Recentemente montei um PC com a maioria das peças novas. De usado apenas um Ryzen 5 2600 que decidi aproveitar por enquanto para depois fazer upgrade. Pois bem, a configuração segue abaixo:

Ryzen 5 2600

placa-mãe b450m steel legend

Rx 6600

NVMe Kingspec 512 Gb

Fonte Redragon RGPS 500 W

Gabinete Gamemax Revolt 

Montei o PC e ele deu vídeo de primeira. De início, ativei o XMP em 3200 MHz e estava tudo ok. Até instalei o Windows 11 e alguns programas. Assisti alguns vídeos. Reiniciei várias vezes pelo botão do gabinete. Tudo ok. Porém, notei que as ventoinhas não estavam girando. Então desliguei o PC, fui ver e tinha esquecido um cabo da controladora ARGB de 4 pinos, liguei ele no CHA_FAN_1. Quando liguei o PC, vi que elas ainda não giravam. Então fui na opção do windows "reiniciar". Nesse momento, a tela congelou. Então desliguei pelo botão do gabinete. Depois, liguei de novo e entrei na BIOS, para averiguar as ventoinhas. Porém, enquanto estava na BIOS, o PC desligou e de lá pra cá simplesmente não dá mais vídeo (e o mais hilário é que agora as ventoinhas giram). Ele simplesmente liga, gira o fan da CPU e os da placa de vídeo e segundos depois desliga. E fica repetindo isso. 😔

Estou extremamente triste que não consigo nem dormir, esse é meu primeiro PC de mesa e não estou nem conseguindo utilizar. Tentei resetar a BIOS (pelo CMOS), mas estou vendo que não está dando certo. Ela era pra voltar para as configurações iniciais, mas quando ligo o PC vejo que a placa-mãe está ligando com os leds verdes, que era como eu tinha configurado na BIOS antes. Também já tirei a bateria e deixei fora por um tempo, já retirei todas as peças e as recoloquei. Todas são novas. 

Agradeço muito a quem puder me ajudar

Postado

@Rian Fernandes Bom dia,

esse problema está geralmente atrelado a fonte de alimentação, você se certificou de TODOS os cabos estarem corretamente colocados e pressionados? Sem folguinha no 24 Pinos, ou 4 Pinos do CPU? Dê uma olhadinha, por favor.

Eu diria que: se você conectou uma controladora no seu computador e sua máquina começou a abrir as pernas, eu suspeito que sua fonte não esteja dando conta do recado. Você já calculou o consumo da sua máquina para verificar se sua fonte atual da conta do recado? Poderia testar desconectando alguns hardwares, por exemplo, desconectar FANS, HDD/SATA/NVMe, PCI externos, GPU (vi que você não tem vídeo integrado, mas é somente para verificar se sua máquina vai prosseguir com o comportamento de reiniciar após alguns segundos).

Qualquer coisa manda aí. Abraços!

Postado

@Lucas de Mattos Bom dia. Já testei sim, montei ele só com processador, placa de vídeo e memória RAM. Também montei só com processador, depois só processador + RAM, etc. O problema persiste. Não conheço assistência técnica de confiança aqui em Fortaleza. Por outro lado, tenho medo de ser um problema simples e pagar caro pra alguém arrumar. Só que já estou desde ontem sem usar o PC.

@Lucas de Mattos Estou suspeitando que seja no processador o problema. Quando desligo a alimentação da CPU, o PC liga e não fica ligando e desligando. Será bom eu limpar o processador?

Postado

@Rian Fernandes, bom dia,

Eu diria que seu problema é com a fonte de alimentação. Geralmente, esse comportamento de o computador "reiniciar", desligar e ligar as ventoinhas, LEDs, etc., é causado pela fonte de alimentação. Normalmente, é só dar uma apertadinha nos cabos, mas, se você diz que o problema persiste mesmo com somente o processador e a memória RAM, é bem provável que a fonte seja a causa.

Experimente rodar com apenas o processador para ver se você obtém uma resposta diferente, sem RAM, armazenamento, GPU, controladora, etc. Apenas CPU e placa-mãe ligados.

Também notei que, no seu post, você menciona que montou um PC com a maioria das peças novas. Quais seriam essas peças novas e quais são as antigas? Você conseguiria testar essa mesma fonte com outro hardware? Você teria outra fonte para testar?

Quanto à assistência técnica, você pode solicitar um orçamento. Se achar que está muito caro, pode procurar outra opção.

(Obs.: Eu não confio muito em fontes Redragon, mas há quem goste delas...)

Qualquer coisa mande aí. Abraços!

• Curtir 1
Postado

@Lucas de Mattos acabei de testar com outra fonte e com outra placa de vídeo (que estavam funcionando no PC de um colega) e o problema continua. Pior que não tenho outro processador pra testar. Vou arrumar outra memória pra ver. 

@Lucas de Mattos sobre quais peças novas que você havia perguntado, todas são novas, com exceção do processador.

Postado

@Rian Fernandes Boa noite,

Você esclareceu bastante coisa com esse teste. Agora, eu diria que o problema é mais complexo... Geralmente, o que ocasiona isso é o processador ou a placa-mãe. Uma das maneiras de ter uma conclusão definitiva é testando com um processador ou placa-mãe diferentes.

Mas qualquer novidade me avise.

• Solução
Postado

@Lucas de Mattos Pois é, eu já jurava que o problema era a placa-mãe ou processador (pois já tinha tentado muitas coisas também), mas não iria concluir até testar tudo. Arrumei uma memória RAM (inclusive da mesma marca e mesmo modelo, Gloway) e quando pluguei ela e liguei o PC deu vídeo. Realmente aparentava ser processador, já que o PC ligava normal quando eu desconectava a alimentação da CPU, mas ainda bem que era algo mais simples. Por fim, o PC reconhece os 16 GB de RAM, mas está reservando 8 GB para Hardware, vou tentar solucionar. Qualquer coisa crio outro tópico.

Agradeço o tempo dedicado a ajudar. Abraço!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...