Ir ao conteúdo

Range de IP - Roteador Claro Net

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, trabalho em casa e utilizo um sistema que agora me solicita IP FIXO, só que o provedor que tenho da Claro Net, só disponibiliza IP FIXO para CNPJ, como sou pessoa física, a empresa que disponibiliza o sistema pediu que eu informasse o Range de IP, só que não consigo saber qual é. A própria Claro Net não sabe me responder, acredite se quiser nem sabem o que é o Range. Alguém poderia me ajudar. Grata

Postado

Isso parece coisa de amador! Seria mais fácil fornecer acesso por VPN, do que exigir endereço IP fixo ou conhecer cada possível endereço IP dinâmico.

Para se ter uma ideia, a Claro possui, somente para o AS28573, mais de 1500 faixas de endereços IPv4, além de outras 1500 faixas de endereços IPv6. Pode conferir cada uma delas aqui: https://bgpview.io/asn/28573#prefixes-v4 e https://bgpview.io/asn/28573#prefixes-v6.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Karla Ferreira Isso nunca vai funcionar e essa empresa logo vai concluir isso.

Entenda que o funcionamento da internet como um todo já incorpora desde o início a noção de que um endereço de uma máquina ou rede  pode mudar. E vai mudar.

Quando se contrata um IP fixo ou mesmo um bloco deles a primeira coisa que se faz é registrar esses endereços. No Brasil quem cuida disso é o Registro.BR.

E para que isso? E para que o DNS como um todo? Para que se possa acessar os endereços por nome, e assim permitir que eles mudem. Por isso uma consulta a um endereço como https://www.clubedohardware.com.br/ vai trazer um endereço IP para esse servidor, e junto com ele um valor chamado TTL --- time to live --- que é um valor em segundos que diz por quanto tempo esse endereço é válido, simplesmente porque todo mundo sabe que ele pode mudar. 

Postado

Muito obrigado pela ajuda.

A empresa é do sul, acho que florianópolis e presta serviço para a Prefeitura do Rio de Janeiro, é através deles que fazemos averbações, alterações ou cancelamentos com referência a desconto em folha. Fomos surpreendidos com essa novidade em abril desse ano. Eu até tenho e uso para o Estado, que é outra empresa que faz o serviço, um endereço de ddns, não tenho mais problema com eles, mas agora essa do Município está com essa novidade....tenho que mandar formulário com número de ip normalmente 2 vezes por mês. 

Valeu pela ajuda pessoal.

• Membro VIP
Postado

@Karla Ferreira

Em 29/08/2024 às 21:37, Karla Ferreira disse:

Boa noite, trabalho em casa e utilizo um sistema que agora me solicita IP FIXO,

Em 31/08/2024 às 02:41, Karla Ferreira disse:

....tenho que mandar formulário com número de ip normalmente 2 vezes por mês. 

Se a questão do IP fixo gira em torno apenas do quesito burocrático, precisando informar apenas em formulário, então você pode informar qualquer IP público que estiver usando NO MOMENTO do envio do formulário, o IP mostrado ao visitar o site www.meuip.com para que fique registrado lá no log deles o IP da conexão = IP do formulário.

Mas se a questão for referente ao sistema como mencionado no seu post inicial, ou seja, para funcionar ele pedir o IP público para sincronizar com o servidor, aí então o problema seria mais complicado em tempos de escassez de IPv4 e novidade no uso do IPv6, mas não acredito que seja desta forma, quem pede IPv4 em formulários não aparenta ter um sistema tão complexo que requeira IPv4 fixo/público para funcionar e pediria essa informação indepente se IP fixo ou dinâmico.

Postado

Boa tarde Linio,

Infelizmente eu preciso mandar o formulário para que eles liberem o ip para abrir o sistema e poder trabalhar.

Sempre que muda o IP da máquina eu não consigo acessar o sistema pois dá ip inválido e a orientação que eles me dão é que eu mande um Range de IP, só que mandei o que estava no meu roteador, mas ela disse que deveria ter um /30 ou /20 ou /24... e não consegui localizar nenhuma informação assim no modem.

Postado
19 minutos atrás, Karla Ferreira disse:

Sempre que muda o IP da máquina eu não consigo acessar o sistema pois dá ip inválido e a orientação que eles me dão é que eu mande um Range de IP, só que mandei o que estava no meu roteador, mas ela disse que deveria ter um /30 ou /20 ou /24... e não consegui localizar nenhuma informação assim no modem.

Não deve ser o IP de sua máquina, que é local em sua rede, mas sim o IP público de sua rede na internet, isso que o modem recebe ao se conectar.

O IP de usa máquina na LAN pode ser fixado usando uma configuração no DHCP ou mesmo um endereço fixo. 

Mas um endereço fixo para seu modem precisa ser contratado junto ao provedor. E atenderia só uma rede. Não poderia fazer o simples que é usar em viagem por exemplo. 

Como eu expliquei antes, essa é uma ideia infeliz e não vai funcionar nunca. A própria internet foi criada já com mecanismos para permitir essa mudança de endereços de redes, usando DNS e registros...

Postado
2 horas atrás, Karla Ferreira disse:

Boa tarde Linio,

Infelizmente eu preciso mandar o formulário para que eles liberem o ip para abrir o sistema e poder trabalhar.

As faixas de endereços que você precisa estão na listagem que informei anteriormente. As cinco primeiras são: 177.32.0.0/19, 177.32.0.0/16, 177.32.32.0/19, 177.32.64.0/19 e 177.32.96.0/19. Existem mais 3.119 faixas para esse provedor. Percebe o quão absurdo é a empresa ficar pedindo para você informar o teu endereço público? Uma solução mais prática seria uma VPN, na qual a empresa te fornece um endereço sob o controle dela.

Postado

Bom pelo que vejo o jeito vai ser preencher, assinar e mandar o formulário toda vez que o IP mudar, eles não me dão nenhuma outra solução, continuam batento na mesma tecla de IP fixo e range de IP, é o tipo da coisa que não adianta ficar discutindo.... é malhar em ferro frio. 

Agradeço imensamente a ajuda de vcs.

• Membro VIP
Postado

@Karla Ferreira

Entendi agora, então vejo um lampejo de esperança para o seu caso, já que eles aceitam que se informe a subrede ou bloco CIDR do seu IP.

Para elucidar como primeiro esclarecendo um ponto importante: um bloco CIDR/IP é alocado sempre à uma localidade/equipamento de rede de uma determinada região, em Telecom/Redes se conhece por POP (Point Of Presence) ou Hub. Nesse local em um endereço do seu bairro/cidade:

image.png.449d5540a52cf531286626cae7029bdb.png

Por essa razão grandes operadoras como a Claro por exemplo, detém tantos blocos CIDR, uma vez que eles ficam atrelados à determinados pontos da rede responsáveis pela troca de tráfego mais próximo do cliente final (esses blocos que são por sua vez atrelados ao plano de endereçamento CGNAT apenas à título de curiosidade)

Feitas as devidas considerações acima, para entender porque, mesmo que o endereçamento seja dinâmico, existe uma previsibilidade mínima quanto à qual bloco CIDR vinculado à sua localidade. Vamos as passos:

1) Acesse o seguinte endereço: https://bgp.he.net/ e vai abrir a página onde constará informações da sua operadora, entre outras algo assim:

image.png.45fd99285224abec2e6fb56434d4e57b.png

Você irá agora clicar sobre o ASN do seu provedor na posição destacada pela seta acima.

2) Em seguida você vai ver algo como abaixo, clique na aba como mostra destacado na seta em vermelho:

image.png.4c927700cc57b6c0f0e37ff8afee0c55.png

3) A próxima tela você terá as informações de todos os blocos de IPv4 da sua operadora, mas não se assuste: o seu estará entre um deles e irei te mostrar como descobrir o seu bloco de IP que você irá enviar no formulário:

image.png.2e767d3edbac6a9d5ea7d8712ddc323c.png

4) Agora você deverá ter em mãos anotado o IPv4 da sua conexão que provavelmente irá constar já na tela do 1o passo acima, caso sua conexão com esse site seja via IPv4, caso não tenha por ser IPv6, então visite o site www.meuip.com e anote o seu IPv4 (que é o formato de IP que você já é acostumada enviar no formulário), será importante para o próximo passo

5) De posse do IP, acesse esse link de "Calculadora de IP" ( https://www.site24x7.com/pt/tools/ipv4-sub-rede-calculadora.html )para descobrir qual dos blocos acima pertence ao POP/Hub do Telecom da sua operadora na sua região:

image.png.486cfe13c291c52e8a50b433857948ab.png

6) Veja acima eu usei o IP 177.34.10.15 como exemplo, e já no segundo campo especifiquei a máscara (/20) que quero para encontrar o endereço de subrede ao qual o meu IP de exemplo pertence:

7) Assim que seleciono a máscara /20 automaticamente a página calcula e então nesse campo "Notações CIDR" que estará mais à baixo-esquerda na página o tão procurado bloco CIDR irá aparecer já pronto.

image.png.e2656b41e58f428bc202af11d59fc552.png

😎 Agora só para ter certeza de que você tem em mãos o bloco correto para informar no formulário, volte na tela do passo 3 e procure na página o "match" (use o atalho Ctrl + F para localizar):

image.png.a44aa7c03ef4b3eb5f03acb77885c88f.png

A ressalva aqui é que você talvez precise repetir +de 1 (uma) vez o procedimento do passo 6, pois como não se sabe previamente a máscara da subrede à que pertence o seu IP então o cálculo pode encontrar um bloco CIDR inexistente ali nos prefixos da sua operadora, uma vez que eles usam várias notações (/16, /19, /20, /21, /22 etc...) é importante que você encontre o bloco exato para garantir que o bloco informado no formulário cubra 100% dos endereços anunciados dentro do POP da sua região, então lá na calculadora escolha a máscara de forma gradativa, à partir do /16 ou do /19 e faça a busca na outra tela via "Ctrl + F" para localizar o bloco, até encontrar o que dê 'match'.

Então assim encontrando o bloco correto e informando-o em seu formulário, você não precisará informá-lo novamente por um espaço maior de tempo, digo isso porque sua operadora pode resolver fazer reaproveitamento desse bloco em outra localidade ou usar mais de 1 bloco no mesmo POP/Hub, porém mesmo assim você precisará informar com menos frequência agora.

• Curtir 1
Postado

Boa noite Linio,

Perfeito, fiz tudo direitinho e consegui o endereço certinho. 

Muito obrigado, agora ficou mais fácil e caso aconteça deles fazerem alguma alteração eu já sei como saber o número do RANGE novamente.

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

@Linio Alan Boa Noite Linio, esbarrei numa situação que não sei como sair. Hoje fui entrar no sistema e meu ip mudou completamente, até tudo bem, calculo novamente, como fiz no mês passado mas, agora ele me deu um número que não existe na listagem de IP's da Claro. Os da claro começam a partir do 177, esse que está ak agora é 149.

E agora? fiquei completamente perdida.

• Membro VIP
Postado

Boa noite @Karla Ferreira tudo bem

Estranho a operadora atribuir uma faixa basicamente não listada no AS (Autonomous System) deles, bem estranho mesmo.

Poderia postar qual o IP inteiro para podermos analisar? Creio que não tem problema postar, geralmente é um IP público compartilhado e não é dedicado à sua conexão, pode postar e omitir os últimos números para entendermos melhor do que se trata.

• Membro VIP
Postado

Estranho, esse IP pertente à "Hivelocity LLC" que é um provedor de Web-Hosting (são dos EUA):

image.png.d8f83ca32dde6004fee426542e7bbfe8.png

Pelo serviço que eles oferecem, incluindo a cessão de blocos CIDR IPv4, eu arriscaria dizer que eventualmente ou a Claro está alugando novos blocos IPv4 e/ou está realizando algum tipo de engenharia de tráfego/rede para talvez mitigar problemas relacionados à ataques DDoS ou mesmo suprir essa falta de IPv4 que as operadoras atualmente estão tendo.

Mas fica a pergunta: você está atualmente utilizando alguma solução de VPN ou coisa do tipo na sua conexão? Muito esquisito uma operadora do porte da Claro precisar eventualmente alugar IPv4, acredito que algo na sua rede está tunelando a sua conexão para fora do Brasil mesmo (o mais provável pra ser honesto).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...