Ir ao conteúdo

rede conecta mas não é possível acessar internet

Ir à solução Resolvido por Linio Alan,

Posts recomendados

Postado

No lugar onde eu trabalho estou com um problema seríssimo em dois computadores, basicamente eles estão na rede conectados a um hub  esse hub é ligado a um switch onde está o roteador porém não conseguem se conectar na internet como indica que tem sinal mas n tem como navegar. Ja tentei usar alguns comandos para diagnosticar como pingando ele mas aparecia como host inacessivel,ja refiz as postas dos cambos e ambas passavam sinal, ja tentei mudar o ip mas não era possível. Ja tentei também reiniciar o roteador e não volta a rede. Também há algumas impressoras na rede com o ip fixo ao contrario do resto que é via dhcp. Alguma sugestão do que pode ser?

Postado

hubs não são usados há décadas. Se de fato usa um deve descartar simplesmente.

14 horas atrás, LucasMZ2 disse:

basicamente eles estão na rede conectados a um hub  esse hub é ligado a um switch onde está o roteador

Você deve testar isso metodicamente. E explicar aqui também, para que possa ter uma ajuda adequada.

• Esses dois computadores estão ligados a esse hub? São os dois únicos dispositivos ligados nele? 
  • O que o sistema operacional reporta para essas conexões?
  • fez o simples teste de ligar esses computadores em outros pontos da rede?
  • Entenda que hubs em geral tem uma porta de uplink para ligar a outros switches ou hubs. 
  • hubs em geral esperam cabos MDX --- crossover --- para a conexão com outros hubs ou switches

Em geral se tem conexão com a rede local e não navega é porque o gateway padrão não está acessível. Verificou o que  sistema reporta para a rede nesses micros? Podia postar aqui...

Postado
1 hora atrás, LucasMZ2 disse:

Ja tentei refazer cabos mas nada adiantou, ja resetei o roteador, ja reinstalei ja usei netsh mas não adiantou

tem outros computadores para testar então certamente pode usar um cabo que funcione em outro micro.

Não sei o que reinstalou, se reinstalou o sistema por esse motivo, em dois micros, perdeu tempo. netsh nad acrescenta. É só um shell especializado. Nada de novo.

Não respondeu a nenhuma das perguntas que eu fiz, por exemplo.

basicamente é este erro aqui.

De longe o mais comum para você não ter uma configuração de IP válida, o "erro básico"   de que falou,  é o micro não ter acesso a um servidor DHCP. 

Faça os testes como eu te disse. E explique se tem mesmo um hub em 2024. Não se usa isso desde os anos 90. Sabe o que é uma porta de uplink? um cabo MDX?

Postado
4 horas atrás, arfneto disse:

tem outros computadores para testar então certamente pode usar um cabo que funcione em outro micro.

Não sei o que reinstalou, se reinstalou o sistema por esse motivo, em dois micros, perdeu tempo. netsh nad acrescenta. É só um shell especializado. Nada de novo.

Não respondeu a nenhuma das perguntas que eu fiz, por exemplo.

De longe o mais comum para você não ter uma configuração de IP válida, o "erro básico"   de que falou,  é o micro não ter acesso a um servidor DHCP. 

Faça os testes como eu te disse. E explique se tem mesmo um hub em 2024. Não se usa isso desde os anos 90. Sabe o que é uma porta de uplink? um cabo MDX?

Desculpe-me não ter respondido,

1. realmente temos um hub com cabos mdx, usamos para cameras de segurança e rede..

2. ja realizei o netsh

3. refiz os cabos de rede, ambos apontam luz na placa

4. ja testei o mesmo pc em outro ponto da rede e o mesmo conseguiu pegar internet.

5. ja alterei o gateway manualmente incluindo o dhcp, os resultados foram os mesmos.

6. ja atualizei os drivers. nada mudou

aparentemente o erro é na comunicação entre o servidor e a máquina, mas não a que ponto onde esse erro ocorre.

obrigado pela ajuda de qualquer forma!

Postado

recomendo descartar o hub. Não tem sentido usar isso. Imagino que saiba a diferença entre hub e switch. Um switch fast ethernet de 16 portas custa uns 200 reais. Novo. Pode conseguir um usado pela metade ou menos.

como eu disse netsh nada acrescenta. é só um outro jeito de fazer as mesmas (poucas) coisas. 

Não sei o que é "apontar luz na placa" 

Como te disse, seu provável problema é de conectividade. nada tem a ver com o pc. Apenas não tem acesso a um servidor DHCP.

Teria reservado um endereço fixo para um desses PC e testado em vários pontos da rede? Teria umas respostas já.

5. ja alterei o gateway manualmente incluindo o dhcp, os resultados foram os mesmos.

Não entendo o que significa

6. ja atualizei os drivers. nada mudou

Não é surpresa. Qualquer driver serve desde que os componentes de rede estejam instalados. Gigabit é de 1999 e FE do início dos 90.

aparentemente o erro é na comunicação entre o servidor e a máquina, mas não a que ponto onde esse erro ocorre.

Na topologia de sua rede esses PC não estão tendo acesso ao servidor DHCP. 

Fez o simples teste de tirar qualquer micro que se conecta ok na rede e ligar nesse cabo que está indo para um desses PC com problema?

Tentou ligar uma dessas impressoras com IP fixo no hub? Terá sucesso?

• Membro VIP
Postado
Em 29/08/2024 às 22:39, LucasMZ2 disse:

No lugar onde eu trabalho estou com um problema seríssimo em dois computadores, basicamente eles estão na rede conectados a um hub  esse hub é ligado a um switch onde está o roteador....

10 horas atrás, LucasMZ2 disse:

Desculpe-me não ter respondido,

1. realmente temos um hub com cabos mdx, usamos para cameras de segurança e rede..

Se realmente se trata de um verdadeiro Hub, todas as conexões De e Para ele devem usar cabo crossover, mesmo na uplink com o switch ou os PCs. Se algum host na rede que se conecta à ele não usa cabo crossover então provavelmente o seu Hub é um switch simples erroneamente nomeado hub, ainda mais estranho pelo fato de câmeras de vigilância que exigem conectividade full-duplex estarem conectados à ele, o que o hub clássico não oferece, apenas half-duplex e MUITA colisão de rede, o equipamento ideal para NADA funcionar direito em redes do contexto e requerimentos de 2024.

• Se é mesmo um hub você precisa substituí-lo
  • Se não for um hub e for na verdade um switch, o seu problema pode ser de cabeamento/conector e desse "swtich/hub" não permitindo total comutação de pacotes por n fatores.

Abra o 'Diagnisticar Conexão' do Windows, ele geralmente aponta com bom grau de precisão exatamente o problema de rede:

image.png.0a6ec4046461d70bd625ef73300bf480.png

Isso para confirmar se se trata de uma falha lógica, como endereçamento IP ou de camada física, como uma porta Ethernet (do hub) com mau funcionamento.

Postado
1 hora atrás, Linio Alan disse:

Se realmente se trata de um verdadeiro Hub, todas as conexões De e Para ele devem usar cabo crossover, mesmo na uplink com o switch ou os PCs. Se algum host na rede que se conecta à ele não usa cabo crossover então provavelmente o seu Hub é um switch simples erroneamente nomeado hub, ainda mais estranho pelo fato de câmeras de vigilância que exigem conectividade full-duplex estarem conectados à ele, o que o hub clássico não oferece, apenas half-duplex e MUITA colisão de rede, o equipamento ideal para NADA funcionar direito em redes do contexto e requerimentos de 2024.

• Se é mesmo um hub você precisa substituí-lo
  • Se não for um hub e for na verdade um switch, o seu problema pode ser de cabeamento/conector e desse "swtich/hub" não permitindo total comutação de pacotes por n fatores.

Abra o 'Diagnisticar Conexão' do Windows, ele geralmente aponta com bom grau de precisão exatamente o problema de rede:

image.png.0a6ec4046461d70bd625ef73300bf480.png

Isso para confirmar se se trata de uma falha lógica, como endereçamento IP ou de camada física, como uma porta Ethernet (do hub) com mau funcionamento.

20240903_092901486.jpg

20240903_092756956.jpg

• Membro VIP
Postado

Então não é hub mas um switch gerenciável mesmo, e do tipo corporativo.

Manual: https://www.hpe.com/psnow/doc/c04463799

Considerando alguns detalhes implícitos do seu tópico eu diria que você é provavelmente o novo adm da rede, e já pegou ela pronta. Caso não tenha documentação eu te sugeriria verificar se existe separação das áreas por VLANs, plano de endereçamento atualmente aplicado nas configurações, roteamento inter-VLAN (se houver) faixa de endereçamento IP para confirmar se realmente há IPs disponíveis para atribuição e principalmente se as portas do switch que esse PC se conecta está devidamente configurada (VLAN correta, security policy etc etc...).

Vai te demandar tempo de estudo do seu próprio cenário, como um norte eu te sugeriria ver como está configurada a interface que conecta à impressora, você disse que está configurado com IP fixo, assim "copiar" a configuração aplicada à elas para a interace do PC, mas é apenas uma sugestão caso você queira que esse PC trabalhe com DHCP dinâmico.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Linio Alan disse:

Se realmente se trata de um verdadeiro Hub, todas as conexões De e Para ele devem usar cabo crossover, mesmo na uplink com o switch ou os PCs

Não. MDX apenas na porta uplink. Dispositivos devem ser conectados via cabo MDI, comum.

image.png.45d8891d5d1f2cf4881e05e4c307ee8a.png

Então o tal HUB tem um painel frontal onde vem escrito switch?

ok.

Comece por baixar o manual desse aparelho e voltar isso para o padrão de fábrica. Pode ver uma descrição em https://www.youtube.com/watch?v=6Qpjmi8EJFk

Abra um outro tópico começando por colocar o modelo no titulo....

Postado
Em 29/08/2024 às 19:39, LucasMZ2 disse:

No lugar onde eu trabalho estou com um problema seríssimo em dois computadores, basicamente eles estão na rede conectados a um hub  esse hub é ligado a um switch onde está o roteador porém não conseguem se conectar na internet como indica que tem sinal mas n tem como navegar. Ja tentei usar alguns comandos para diagnosticar como pingando ele mas aparecia como host inacessivel,ja refiz as postas dos cambos e ambas passavam sinal, ja tentei mudar o ip mas não era possível. Ja tentei também reiniciar o roteador e não volta a rede. Também há algumas impressoras na rede com o ip fixo ao contrario do resto que é via dhcp. Alguma sugestão do que pode ser?

Resolvido, se tratava de uma fissura no cabo no meio do cabo de rede. enfim agradeço a todos que colaboraram com este fórum. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

@LucasMZ2

Uma dica: como sua rede possui muitos pontos, é muito provável que novos problemas com cabos surjam, ainda mais se essa fissura fora provocada por talvez roedores ou manuseio inadequado, principalmente cabeamento das câmeras, então o equipamento abaixo irá te poupar muitas horas de troubleshoot:

image.png.b38a1f43e42a455a3bfb6688018a829a.png

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Linio Alan disse:

@LucasMZ2

Uma dica: como sua rede possui muitos pontos, é muito provável que novos problemas com cabos surjam, ainda mais se essa fissura fora provocada por talvez roedores ou manuseio inadequado, principalmente cabeamento das câmeras, então o equipamento abaixo irá te poupar muitas horas de troubleshoot:

image.png.b38a1f43e42a455a3bfb6688018a829a.png

Nesse caso em questão a possibilidade de roedores é bem baixa, pois se trata da rede de um hospital e fazemos desratização periódica a cada 6 meses. Então suponho que seja pelo manuseio mesmo.

Abrax pela dica

• Curtir 1
Postado
Em 30/08/2024 às 09:59, arfneto disse:

Você deve testar isso metodicamente. E explicar aqui também, para que possa ter uma ajuda adequada.

Isso é algo que pode mesmo considerar para o futuro. ao julgar como identificar um problema ou mesmo como conseguir suporte.

Seus computadores ligados ao switch que chamou de hub não tinham uma configuração de IP válida. Só isso.

Se nenhum aparelho ligado ao tal "hub" tinha --- e não tinha --- já sabia que tinha um problema ali.

Podia ter colocado esse aparelho em uma mesa ligado a um computador de teste e usado um cabo de rede que já sabia que funcionava, e testado a partir daí, sem sair mais da mesa até ter o aparelho conectado. 

Ao mesmo tempo podia ter usado qualquer computador ou AP que sabia estar funcionando e ligado naquele cabo onde estava o switch... E teria entendido que mais um aparelho não funcionava ali e assim o sinal de rede provavelmente não estava chegando...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!