Ir ao conteúdo

Erro ao ativar perfil XMP na placa-mãe Biostar B450MHP

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Salve pessoal! Consegui montar um PC com um bom setup, mas estou tendo problemas para ativar o perfil XMP, podem me ajudar?

Seguinte, eu entro na BIOS para ativar o Perfil XMP de 3200MHZ, ativo, salvo e saio, o PC reinicia 3 vezes, creio que para tentar setar a config., porém, ao reiniciar definitivamente, ele simplesmente retorna um erro informando "Memory OC fail" e reseta as configurações para 2400MHZ e reinicia corretamente, porém, sem o XMP ativado.

Fiz algumas pesquisas, atualizei a BIOS para a última versão (19-08-2024) para ver se podia ser algum bug da versão antiga, mas nada solucionou e persisto sem conseguir ativar o perfil XMP. Consultei as configurações do perfil XMP que quero ativar e vi também que ele aparentemente está correto, ajustando a tensão para 1.35v e frequência para 3200mhz. 

Em relação aos limites do setup, vejo que a CPU e a placa-mãe suportam tranquilamente a frequência de 3200MHZ, mas ainda não consegui ajustar... Podem me auxiliar a solucionar?

Deixo abaixo a config. e algumas fotos dos detalhes. Valeu demais!!

GPU: NVIDIA RTX 3070 8GB ZOTAC

CPU: Ryzen 7 5700x 

placa-mãe: Biostar B450MHP 6.2

RAM: T-Force 32GB (2x16GB) 3200MHZ

Suporte AMD Ryzen 7 5700x.png

Memory OC fail.png

Frequência da RAM no gerenciador e CPU-Z a 2400mhz.png

Versão BIOS.png

Detalhes do perfil XMP.png

XMP na BIOS.png

Suporte B450MHP 6.2 Biostar.png

Postado
39 minutos atrás, MatSilva11 disse:

ajustando a tensão para 1.35v e frequência para 3200mhz. 

Tente deixar em 3000Mhz pra ver se fica estável, já é sabido que essas placas mãe da biostar são bem básicas.

• Curtir 2
Postado

@MatSilva11 placas Biostar são bem problemáticas na questão de compatibilidade, se fosse pra chutar, eu diria que o problema aí é ela. Sugiro a mesma coisa que o colega acima, ir tentando frequências mais baixas, só pra não ficar limitado nos 2400MHz.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Tiberio disse:

Tente deixar em 3000Mhz pra ver se fica estável, já é sabido que essas placas mãe da biostar são bem básicas.

Obrigado pela resposta! Nesse caso, devo alterar manualmente, certo? Entro na BIOS, altero o perfil para manual, seto em 3000mhz, e deixo a tensão em 1.35v? Certo? Devo alterar algo a mais? Sou meio leigo rs...

@GuilhermeGB se for o caso vou estudar troca! obrigado pelo retorno!

10 minutos atrás, Tiberio disse:

Obrigado pela resposta! Nesse caso, devo alterar manualmente, certo? Entro na BIOS, altero o perfil para manual, seto em 3000mhz, e deixo a tensão em 1.35v? Certo? Devo alterar algo a mais? Sou meio leigo rs...

Postado
1 minuto atrás, MatSilva11 disse:

Basta setar na BIOS a frequência de 2933Mhz sem ativar o XMP, pois nas especificações não tem a opção de 3000Mhz e sim 2933Mhz.

Captura de tela de 2024-08-30 11-16-32.png

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Setei o perfil XMP na BIOS e a frequência a 2933mhz. Deu certo! Infelizmente a placa-mãe não suportou 3200mhz que são suportados pela CPU e RAM, mas já melhorou! Vou ver se encontro alguma boa placa custo-benefício pra usufruir ao máximo desse setup...

• Curtir 1
Postado

@MatSilva11 se você tiver algum amigo com PC com suporte a DDR4 e que esteja funcionando com 3200MHz, peça pra ele testar suas memórias, assim você tem 100% de certeza que elas conseguem operar corretamente no XMP. Eu daria 90% de certeza que o problema é a placa-mãe, mas tem aqueles 10% de chance de ser outra coisa.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...