Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vou usar tanto pra trabalhar com programação e para jogos também, qual é melhor? tô com medo de pegar a 6750 por causa dos frequentes erros de drive que ela dá 

• Pedroou alterou o título para Radeon RX 6750XT OC MSI ou GeForce RTX 4060 TI?
Postado

Se a programação que você mexe se resume somente a códigos mesmo, placa de vídeo não vai interferir em nada. Agora se você precisar trabalhar com algum tipo de programa que depende de aceleração gráfica, então a placa de vídeo pode acabar impactando, e as placas NVIDIA tem bem mais suporte para esse tipo de aplicações. Já vi pessoas que trabalham com placas AMD nos mais diversos tipos de área relatando que às vezes perdem mais tempo correndo atrás de correções para bugs do que realmente trabalhando.

Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

Vai de Nvidia. 15 dias atrás eu recomendaria a AMD, hoje não.

Eu ia recomenda a RX, tem 12gb ram e é 5% superior, porque não recomenda?

• Membro VIP
Postado

Problemas com a AMD. Tem um erro sabe-se lá do que, faz meses e até agora ninguém sabe o que é. Comigo começou tem uns 15 dias.

Então não vou recomendar AMD por hora.

• Curtir 1
  • Triste 1
Postado
3 minutos atrás, Pedroou disse:

Problemas com a AMD. Tem um erro sabe-se lá do que, faz meses e até agora ninguém sabe o que é. Comigo começou tem uns 15 dias.

Então não vou recomendar AMD por hora.

poderia me enviar link ou me dar informações sobre esse erro? seria uma versão do driver ou sua placa de vídeo deu problema? em que versão de S.O isso ocorre? ou você se refere a CPU? O erro seria de desempenho, funcionamento, segurança ou telemetria? seja mais especifico mestre.

• Membro VIP
Postado

Parece acontecer com mais frequência na série RX 7000. Mas tem relatos constantes em outras.

O erro acontece em alguns jogos apenas. 

• Triste 1
  • Coordenador
Postado

@gguimaraesilva A RTX 4060 Ti sempre foi péssimo custo-benefício, desde que foi lançada. E não existe essa história de "placas da AMD dão problemas de drivers frequentemente":

Problemas podem ocorrer, principalmente no caso das pessoas que ficam atualizando driver constantemente e sem necessidade. Mas problemas também ocorrem com a Nvidia (uma simples pesquisa no Google vai trazer milhares de resultados).

• Curtir 1
Postado

@Pedroou achei uma solução num tópico gringo postado a 2 dias atrás dizendo que era só baixar uma versão especifica do adrenaline, te mandei a versão no seu post.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@gguimaraesilva Nessa faixa de preço você já consegue pegar a Radeon RX 7700 XT. Ela esmaga a RTX 4060 Ti 8GB/16GB em rasterização (não fica muito distante da RTX 4070) e entrega quase a mesma performance em ray tracing.

Postado
1 hora atrás, KairanD disse:

Problemas podem ocorrer, principalmente no caso das pessoas que ficam atualizando driver constantemente e sem necessidade.

Eu utilizo placas da NVIDIA por quase 10 anos, nunca tive nenhum problema de driver, e até pouco tempo atrás eu atualizava o driver sempre que uma nova versão estava disponível, agora eu quase estou jogando no PC, então nem ligo de atualizar. Mas eu já ouvi algumas pessoas falando para evitar atualizar driver direto pelo GeForce Experience, a forma correta de instalar é sempre baixar o instalador direto do site da NVIDIA e instalar. Mesmo atualizando pelo GeForce Experience, eu nunca tive complicações.

Mas eu concordo que o custo-benefício da RTX 4060 Ti é bem ruim olhando apenas para o desempenho dela, placa super capada com quase nenhum ganho em relação a sua versão anterior (RTX 3060 Ti). Mas a AMD também não fez nada para forçar concorrência contra a NVIDIA, e olha que ela teve muitas oportunidades. RX 7700 XT é uma placa boa, mas também poderia ser mais barata.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
27 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu utilizo placas da NVIDIA por quase 10 anos, nunca tive nenhum problema de driver, e até pouco tempo atrás eu atualizava o driver sempre que uma nova versão estava disponível, agora eu quase estou jogando no PC, então nem ligo de atualizar.

Eu também utilizei placas modernas (se contar as antigas AGP vai bem além disso) da Nvidia por quase 10 anos e tenho um belo histórico problemas de driver. Inclusive um deles ocorreu há poucos dias atrás, já que coloquei minha antiga GTX 1070 Ti em outro PC e o driver de vídeo quebrou após atualizar. Precisei desinstalar usando o DDU e voltar para a versão anterior. Os 5 anos de placas de vídeo da AMD foram bem mais tranquilos.

O que sempre digo é que nunca devemos tomar experiências pessoais como casos gerais. A minha experiência não quer dizer que as placas da Nvidia são ruins, e nem que as placas da AMD são melhores. Existe um número praticamente infindável de fatores que podem influenciar nisso (quais são os outros componentes do computador, se a máquina suporta ReBAR/SAM, quais jogos você joga, em qual resolução, se tem mais de um monitor, qual sistema usa, com que frequência atualiza o sistema, com que frequência atualiza o driver de vídeo, como atualiza o driver de vídeo, se utiliza alguma tecnologia como Freesync/G-Sync e por aí vai...).

Eu não deixaria de recomendar placas da Nvidia por conta da minha experiência. Quando olhamos para os dados (conforme os vídeos que indiquei anteriormente), o que fica evidenciado é que ambos os "lados" podem ter problemas. Contudo, existe um peso desproporcional injustamente colocado pelo público sobre as placas da AMD.

Inclusive, como mencionei, basta olhar os fóruns da Nvidia (https://www.nvidia.com/en-us/GeForce/forums/game-ready-drivers/13/) para encontrar inúmeros problemas trazidos por atualizações de drivers, como jogos que param de funcionar, sistema que não consegue voltar da suspensão, tela piscando e outros. Isso é normal e tende a fazer parte do cotidiano de jogos no PC, independentemente se o hardware é Intel, AMD ou Nvidia.

Mas eu já ouvi algumas pessoas falando para evitar atualizar driver direto pelo GeForce Experience, a forma correta de instalar é sempre baixar o instalador direto do site da NVIDIA e instalar. Mesmo atualizando pelo GeForce Experience, eu nunca tive complicações.

Obrigado pela dica. Mas, nesse caso, você sugere sempre desinstalar o driver antigo usando o DDU antes?

Mas eu concordo que o custo-benefício da RTX 4060 Ti é bem ruim olhando apenas para o desempenho dela, placa super capada com quase nenhum ganho em relação a sua versão anterior (RTX 3060 Ti). Mas a AMD também não fez nada para forçar concorrência contra a NVIDIA, e olha que ela teve muitas oportunidades. RX 7700 XT é uma placa boa, mas também poderia ser mais barata.

Eu considero insanidade pagar os absurdos R$ 2.600,00 pedidos atualmente na RTX 4060 Ti de 8GB. Essa placa nem sequer consegue alcançar a RX 6750 XT em rasterização e vai sofrer um bocado com a falta de VRAM em um futuro talvez nem tão distante:

É abusivo que exista uma placa de 8GB nessa faixa de desempenho e valor. E a versão de 16GB também não faz sentido, já que está custando R$ 3.000,00 ou mais e, por esse preço, a RX 7700 XT é um produto mais interessante, já que a diferença no desempenho de rasterização é muito grande (são segmentos diferentes).

Concordo que a RX 7700 XT também poderia ser mais barata. E a AMD teve a oportunidade de lançar uma RX 7600 XT usando o chip Navi 32 da RX 7700 XT em versão reduzida. Mas não... Ela lançou a RX 7600 XT como uma RX 7600 "anabolizada", com chip Navi 33. A AMD é expert em fazer esse tipo de besteira e jogar oportunidades fora.

De certa forma, acaba existindo um "buraco" na faixa de preço onde estão localizadas placas como a RX 7600 XT e a RTX 4060 Ti. Elas são péssimas compras (sim, eu sei que tenho a RX 7600 XT, mas isso apenas porque paguei R$ 2.049,90, já que não faria qualquer sentido comprar uma RX 7600 XT pelos valores insanos que andam pedindo, já que ela é mais fraca que a RX 6750 XT). Alguns amigos me perguntaram se vale a pena pegar a RX 7600 XT que tenho e sempre digo que não (exceto em promoções beeeem diferenciadas, é claro).

Na minha opinião, as placas da Nvidia começam a brilhar apenas no segmento intermediário (RTX 4070 para cima). Aí elementos como o ray tracing e o DLSS3 (para resoluções altíssimas) podem ter mais peso (embora o AFMF da AMD também seja um atrativo).

• Curtir 3
Postado
agora, KairanD disse:

Obrigado pela dica. Mas, nesse caso, você sugere sempre desinstalar o driver antigo usando o DDU antes?

Eu só instalo por cima mesmo, mas acho que não faz fazer uma instalação limpa de vez em quando, principalmente se você atualiza driver com pouca frequência. O problema de instalar um driver limpo é que você perde o shader cache dos jogos.

Eu concordo com sua opinião, na maioria das vezes eu só recomendo placas AMD com orçamento de R$3.000 pra baixo, porque acho que todas as placas da NVIDIA abaixo dessa valor estão ali só pra tapar buraco, e mesmo assim tem muito buraco sem tapar. Mesmo assim eu não passo pano pra AMD, eu não tenho experiência com as placas, mas aqui no fórum, a maioria dos tópicos que vejo reclamando de problemas de drivers é do lado da AMD. Quando vou pesquisar sobre o uso de alguma aplicação fora do mundo dos jogos, vejo mais reclamações de problemas com placas AMD. Então eu prefiro não recomendar placas AMD pra usuários que vão fazer outra coisa no PC além de jogar.

Esse vídeo do Hardware Unboxed é muito bom, eu assisti ele assim que saiu. Eu acho muito importante que canais relevantes como esse denuncie os abusos que essas empresas de hardware estão cometendo. Espero que usuários comuns fiquem mais conscientes sobre esses problemas e não aceitem migalhas de empresa alguma. Essas empresas só mudam quando começam a sentir no bolso, seja porque os consumidores não estão comprando, ou seja porque a reputação da empresa está ameaçada, causando uma queda no valor de mercado.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
54 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Mesmo assim eu não passo pano pra AMD, eu não tenho experiência com as placas, mas aqui no fórum, a maioria dos tópicos que vejo reclamando de problemas de drivers é do lado da AMD

É bom lembrar também que o market share da Nvidia é imensamente maior que o da AMD, ou seja, mesmo que a quantidade de problemas com drivers fosse a mesma, isso ainda significaria que as placas da AMD são proporcionalmente mais propensas a dar problema.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Mesmo assim eu não passo pano pra AMD, eu não tenho experiência com as placas, mas aqui no fórum, a maioria dos tópicos que vejo reclamando de problemas de drivers é do lado da AMD. Quando vou pesquisar sobre o uso de alguma aplicação fora do mundo dos jogos, vejo mais reclamações de problemas com placas AMD.

11 minutos atrás, Batata Defumada disse:

É bom lembrar também que o market share da Nvidia é imensamente maior que o da AMD, ou seja, mesmo que a quantidade de problemas com drivers fosse a mesma, isso ainda significaria que as placas da AMD são proporcionalmente mais propensas a dar problema.

Um dos vídeos que mencionei lá atrás trata justamente do estabelecimento de uma métrica para avaliar isso (o que não é fácil): relatórios de problemas corrigidos nos drivers. Dessa forma, fatores como o market share e a disposição de usuários em relatar bugs não interferem na análise. Isso não é perfeito, mas fornece uma análise mais imparcial.

Em algumas variáveis, os drivers da AMD apresentaram mais problemas. Em outras, os drivers da Nvidia. Em termos de números gerais, os drivers da Nvidia apresentaram maior número de falhas. Pegando apenas os problemas graves em jogos - como não abrir -, os drivers da AMD foram piores, mas sem que a diferença pudesse ser considerada realmente relevante. A conclusão é que os dados não indicam que exista diferença a ponto de dizer que os drivers da AMD são menos estáveis.

O outro vídeo também reforça isso, e relata que existe uma vocalização muito forte de usuários em locais como o Reddit que atacam fortemente qualquer erro da AMD, enquanto pegam muito mais leve com os erros da Nvidia.

Quando vou pesquisar sobre o uso de alguma aplicação fora do mundo dos jogos, vejo mais reclamações de problemas com placas AMD. Então eu prefiro não recomendar placas AMD pra usuários que vão fazer outra coisa no PC além de jogar.

As placas da AMD realmente estão bem atrás das placas da Nvidia para tarefas profissionais, e isso é fato. Para tarefas como a renderização no Blender, o desempenho da Nvidia é melhor por conta da tecnologia CUDA. Para tarefas envolvendo IA, o suporte da Nvidia também é claramente melhor, e alguns algoritmos nem sequer funcionam em placas da AMD (ou demandam soluções alternativas complexas). Nessas situações eu também recomendo placas da Nvidia.

As coisas estão melhorando, e talvez no futuro a AMD consiga uma fatia maior desse mercado. Interesse ela tem:

Esse vídeo do Hardware Unboxed é muito bom, eu assisti ele assim que saiu. Eu acho muito importante que canais relevantes como esse denuncie os abusos que essas empresas de hardware estão cometendo. Espero que usuários comuns fiquem mais conscientes sobre esses problemas e não aceitem migalhas de empresa alguma.

Inclusive, quando a RTX 4060 Ti foi lançada, eles argumentaram que ela seria um dos piores lançamentos da Nvidia de todos os tempos (chegaram a chamar a placa de "lixo"):

Realmente não há como justificar a compra de uma RTX 4060 Ti, a menos que o usuário realize alguma tarefa de trabalho bem específica e tenha capital disponível apenas para essa faixa de preço.

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, KairanD disse:

Nessa faixa de preço você já consegue pegar a Radeon RX 7700 XT

o processador R7 5700x3d daria conta dela? a fonte e a placa-mãe dariam conta dela também? 

• Coordenador
Postado

@gguimaraesilva Sim. Você escolheu um kit muito bom.

Se quiser uma opção mais em conta (o que o @GuilhermeGB falou sobre a RX 7700 XT também estar inflacionada é fato), pode ir na RX 6750 XT. Ela vai te entregar quase o mesmo desempenho de rasterização da RTX 4060 Ti 8GB (a RX é um pouquinho mais rápida), mas é bem mais barata e tem 12GB de VRAM (que vão fazer toda a diferença no futuro próximo). Este modelo da XFX na Pichau está custando R$ 2.290,00: https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-xfx-radeon-rx-6750-xt-speedster-quick319-12gb-gddr6-192-bit-rx-675xyjfdp

Se fizer questão de Nvidia, recomendo esticar o orçamento e pegar a RTX 4070. A RTX 4060 Ti eu não consigo recomendar (ela e a RX 7600 XT simplesmente não compensam).

• Curtir 1
Postado

@KairanD Mas a diferença entre a 6750 e a 7700 é muito grande? esse modelo da XFX da 6750 é melhor que o modelo da MSI? e as config que eu fiz daria conta da 7700 sem dar nenhum gargalo nem nd?

• Moderador
Postado
5 horas atrás, KairanD disse:

O outro vídeo também reforça isso, e relata que existe uma vocalização muito forte de usuários em locais como o Reddit que atacam fortemente qualquer erro da AMD, enquanto pegam muito mais leve com os erros da Nvidia.

Nós podemos observar algo semelhante com a questão de certas pessoas ainda terem desconfiança/trauma com a AMD em relação aos processadores. Às vezes tem gente que chega aqui falando que quer Intel porque os processadores da AMD esquentam demais... é cômico. Erros do passado continuam se perpetuando na percepção das pessoas no presente.

4 horas atrás, gguimaraesilva disse:

Mas a diferença entre a 6750 e a 7700 é muito grande? esse modelo da XFX da 6750 é melhor que o modelo da MSI? e as config que eu fiz daria conta da 7700 sem dar nenhum gargalo nem nd?

Não é uma diferença grande em desempenho bruto, é bem pequena na verdade. Onde você encontrou o modelo da MSI? Porque eu nem estou achando.

Em relação ao gargalo, esqueça o gargalo. O 5700X3D vai levar qualquer GPU que você parear com ele, especialmente uma no nível de uma 6750XT/7700XT.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
10 horas atrás, gguimaraesilva disse:

Mas a diferença entre a 6750 e a 7700 é muito grande? esse modelo da XFX da 6750 é melhor que o modelo da MSI? e as config que eu fiz daria conta da 7700 sem dar nenhum gargalo nem nd?

Sim, a diferença entre a RX 6750 XT e a RX 7700 XT é bem grande:

odX4dmxSVcAKwfs6pcqvJL-970-80.png.webp

E, sim, o modelo da XFX será grosseiramente superior à MSI MECH dual-fan. Não em desempenho, mas em qualidade de construção e temperatura. Contudo, a garantia é menor.

E, sim, sua configuração suportaria a RX 7700 XT sem nenhum gargalo (poderia até mesmo colocar placas bem mais potentes que ela).

6 horas atrás, Batata Defumada disse:

Nós podemos observar algo semelhante com a questão de certas pessoas ainda terem desconfiança/trauma com a AMD em relação aos processadores. Às vezes tem gente que chega aqui falando que quer Intel porque os processadores da AMD esquentam demais... é cômico. Erros do passado continuam se perpetuando na percepção das pessoas no presente.

Bem lembrado. É muito comum vermos pessoas recusando configurações com Ryzen por aqui porque "AMD esquenta demais" ou "AMD gasta muita energia" ou "AMD dá problema". No passado isso já foi verdade (linha FX). No passado também já foi verdade que os drivers de vídeo da AMD eram problemáticos, já que ela havia acabado de comprar a ATI e ainda estava perdida (linhas pré RX 400). Muita gente continua simplesmente repetindo esses discursos.

Outro ponto relevante sobre marketshare: Intel e Nvidia continuam dominando o mercado. Portanto, a quantidade de pessoas que as "glorificam" também tende a ser mais alta. A Nvidia, em especial, conseguiu construir um culto semelhante ao da Apple: com o peso da marca, conseguem lançar produtos controversos como a RTX 4060 Ti e ainda encontram quem compre.

• Curtir 2
Postado
10 horas atrás, Batata Defumada disse:

Não é uma diferença grande em desempenho bruto, é bem pequena na verdade. Onde você encontrou o modelo da MSI? Porque eu nem estou achando

Não achei também, mas só para saber mesmo 

10 horas atrás, Batata Defumada disse:

Em relação ao gargalo, esqueça o gargalo. O 5700X3D vai levar qualquer GPU que você parear com ele, especialmente uma no nível de uma 6750XT/7700XT

ok obrigado 

3 horas atrás, KairanD disse:

E, sim, o modelo da XFX será grosseiramente superior à MSI MECH dual-fan. Não em desempenho, mas em qualidade de construção e temperatura. Contudo, a garantia é menor.

a diferença é muito grande de desempenho?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!