Ir ao conteúdo

Qual placa de vídeo escolher: Radeon RX 6650 XT, RX 7600 ou GeForce RTX 4060?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou entre 3 placas de vídeo intermediarias.

RX 6650 XT 1.6

RX 7600 1.75

RTX 4060 1.8

Questão maior, seria pela AMD vs Nvidia e também o consumo.

Setup:

R5 4600G

A320

16GB

Fonte 400W

Sei que as placas de vídeo são meio over para esse kit, e sei que possívelmente vou ter um gargalo bem acentuado no processador.

Agora, a questão seria a Fonte, e as marcas.

a RTX 4060, roda bem tranquilo com uma fonte de 400w, porém a RX 7600, tem quase  65% de consumo a mais (110 4060, 180 7600), suponho que teria que fazer um undervolt para não ter problemas.

Porém em contra partida, a RTX 4060 é a mais cara das 3, e também eu por não fazer questão do ray tracing ( acho a perda de frames muito acentuada pelo que oferece), prefiro a AMD ( Mesmo com todos problemas de software ).

a AMD lançou recentemente o AFMF 2, que literalmente é um lossless integrado no próprio software, já a Nvidia é apenas em jogos que permitam o FG...

Agora, estou na duvida entre essas duas. A RX 6650 XT também não é ruim, porém eu sou bem hater de placas de vídeo da geração passada ( prefiro uma pior da geração nova, por exemplo ), pois sempre priorizam as novas gerações, tanto em novidades quando em solução de bugs, já tive vários problemas em relação a software que só ocorriam em gerações passadas..

porém né, 200 conto mais caro a RTX 4060....

Postado

É realmente um dilema interessante esse.

Se você escolher a GPU mais barata, pode acabar precisando trocar a fonte (trocar a fonte é o cenário mais caro)

Se você escolher a GPU mais cara, pode não precisar trocar a fonte por hora (cenário mais barato)

Por outro lado, concordo com você que nesse seu caso onde os recursos adicionais da NVidia não te interessam a AMD seria bem melhor, mas, parece inviável por motivos energéticos.

Recomendo fazer uma simulação no:

https://outervision.com/power-supply-calculator

https://br.msi.com/power-supply-calculator

Coloque as suas configurações e a Placas de Vídeo que te interessa e veja quanto os dois sites vão recomendar pra você de fonte em cada placa.

Provavelmente a RTX vai ganhar a disputa mesmo sendo mais cara por menor consumo que vai caber na sua fonte atual. Provavelmente.

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Qual placa de vídeo escolher: Radeon RX 6650 XT, RX 7600 ou GeForce RTX 4060?
  • Coordenador
Postado

@Loader105x Qual é o modelo exato da sua fonte? Se for ruim, terá que trocar, independentemente de qual placa de vídeo escolher. Se for boa, vai suportar qualquer uma dessas placas com extrema tranquilidade (inclusive, o consumo da RX 7600 é mais baixo que o valor que você relatou).

Ray tracing realmente não faz o menor sentido nessa faixa de preço, e a RTX 4060 tende a estar com preço muito elevado pelo que oferece. O desempenho das três fica em uma mesma faixa, com um pequeno distanciamento entre uma e outra (RTX 4060 > RX 7600 > RX 6650 XT, mas as três estão muito próximas).

odX4dmxSVcAKwfs6pcqvJL-970-80.png.webp

Quanto aos drivers, os da AMD são ótimos, assim como os da Nvidia também são. E seu processador vai suportar muito bem (não terá gargalo relevante).

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, KairanD disse:

@Loader105x Qual é o modelo exato da sua fonte? Se for ruim, terá que trocar, independentemente de qual placa de vídeo escolher. Se for boa, vai suportar qualquer uma dessas placas com extrema tranquilidade (inclusive, o consumo da RX 7600 é mais baixo que o valor que você relatou).

Ray tracing realmente não faz o menor sentido nessa faixa de preço, e a RTX 4060 tende a estar com preço muito elevado pelo que oferece. O desempenho das três fica em uma mesma faixa, com um pequeno distanciamento entre uma e outra (RTX 4060 > RX 7600 > RX 6650 XT, mas as três estão muito próximas).

odX4dmxSVcAKwfs6pcqvJL-970-80.png.webp

Quanto aos drivers, os da AMD são ótimos, assim como os da Nvidia também são. E seu processador vai suportar muito bem (não terá gargalo relevante).

é uma da Mancer, Thunder 400w.
e mano, sem ofensas, mas acho que no 100% ela bate 180w mesmo. a RX 6650 XT tem uma média de 130, se não me engano. Acho que, arriscar numa fonte que não tenho segurança, 180W, numa fonte de 400, não seja tão eficiente. seria mais viável então ter a RX 6650 XT, que é 130W. talvez tivesse que fazer um undervolt e até mesmo dar uma capada para não ter problemas com essa minha fonte, ai não seria tão interessante a RX 7600... 

quanto ao desempenho, eu nem considero que tenha diferença, visto que a % que tem da até para se enquadrar no erro de calculo ali, de um bench pra outro...

RT realmente é só interessante em, no mínimo, uma 4070 Mesmo. e eu não me interesso pelo RT, não vejo o motivo, para a perda de tantos FPS, pela qualidade de sombreamento que da. por exemplo, no RE4 tem cenários onde o RT ativado ou desativado, é igual...

e a RTX 4060 é 200$ mais cara que a 6650 XT, além do mais

Dito isso, eu já realizei a compra. Peguei a 4060 mesmo por 1760. Eu já tive por 2 anos de AMD, e realmente tive alguns problemas com o software, até mesmo com essa APU (Atualizei o software, e a APU não passava de 1ghz, e o pc todo travando.) 

• Coordenador
  • Solução
Postado

@Loader105x O consumo máximo sustentado da RX 7600 em jogos gira em torno de 150W. Os spikes de 20 ms podem alcançar um pouco mais de 180W: https://www.techpowerup.com/review/amd-radeon-rx-7600/38.html

O consumo máximo sustentado da RTX 4060 em jogos gira em torno de 120W. Os spikes de 20 ms podem chegar a 150W: https://www.techpowerup.com/review/msi-GeForce-RTX-4060-gaming-x/39.html

Com ambas as placas (a diferença no consumo é pequena), 400W são muito mais que suficientes para a configuração. Considerando a RTX 4060, seu computador inteiro dificilmente chegará sequer a 250W em carga máxima.

A Mancer Thunder é uma fonte de entrada, básica. Contudo, foi testada e aprovada pelo TecLab. Considerando a categoria da fonte (básica), fica a seu critério trocar ou não. Eu usaria (e inclusive tenho uma máquina em casa com consumo semelhante usando uma PCYes! Shocker 400W).

Sobre o ray tracing, é isso mesmo: acaba não fazendo sentido nessas placas de vídeo de entrada, pois a perda de desempenho é tão grande que, na prática, ninguém acaba usando. O RT começa a ser interessante nas placas intermediárias, a partir da RTX 4070.

A RTX 4060 é boa compra pelo valor que você mencionou (desde que não seja o modelo single fan da Galax ou Palit). Em promoções ela compensa. É uma compra ruim apenas quando está muito distante da RX 7600 em termos de valor.

• Curtir 2
Postado
55 minutos atrás, KairanD disse:

@Loader105x O consumo máximo sustentado da RX 7600 em jogos gira em torno de 150W. Os spikes de 20 ms podem alcançar um pouco mais de 180W: https://www.techpowerup.com/review/amd-radeon-rx-7600/38.html

O consumo máximo sustentado da RTX 4060 em jogos gira em torno de 120W. Os spikes de 20 ms podem chegar a 150W: https://www.techpowerup.com/review/msi-GeForce-RTX-4060-gaming-x/39.html

Com ambas as placas (a diferença no consumo é pequena), 400W são muito mais que suficientes para a configuração. Considerando a RTX 4060, seu computador inteiro dificilmente chegará sequer a 250W em carga máxima.

A Mancer Thunder é uma fonte de entrada, básica. Contudo, foi testada e aprovada pelo TecLab. Considerando a categoria da fonte (básica), fica a seu critério trocar ou não. Eu usaria (e inclusive tenho uma máquina em casa com consumo semelhante usando uma PCYes! Shocker 400W).

Sobre o ray tracing, é isso mesmo: acaba não fazendo sentido nessas placas de vídeo de entrada, pois a perda de desempenho é tão grande que, na prática, ninguém acaba usando. O RT começa a ser interessante nas placas intermediárias, a partir da RTX 4070.

A RTX 4060 é boa compra pelo valor que você mencionou (desde que não seja o modelo single fan da Galax ou Palit). Em promoções ela compensa. É uma compra ruim apenas quando está muito distante da RX 7600 em termos de valor.

Saquei. o Modelo foi dual fan da gigabyte, WindForce (Muitas reclamações sobre a temperatura, porém em todas as analises que vi com uma curvatura de fan decente, não passa dos 70 graus, achei bem estranho todas as reclamações, na realidade).

58 minutos atrás, KairanD disse:

Ah, outra coisa, essa 4060 do teste é um pouco overclokada(no caso, o próprio modelo em si, de fábrica mesmo), pelo que notei, um boost clock um pouquinho maior.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
10 horas atrás, Loader105x disse:

Saquei. o Modelo foi dual fan da gigabyte, WindForce (Muitas reclamações sobre a temperatura, porém em todas as analises que vi com uma curvatura de fan decente, não passa dos 70 graus, achei bem estranho todas as reclamações, na realidade).

Se você pegou o modelo da Gigabyte por aquele valor, foi boa compra (vale lembrar que tem 3 anos de garantia e, se você registrá-la em até 30 dias após a compra, ainda tem a possibilidade de ganhar mais 1 ano).

Esse valor de 70ºC é baixo. Muitas vezes as pessoas se assustam com esses números "elevados", mas isso é temperatura normal de operação. Não se preocupe com a temperatura (basta ter um gabinete razoável com frente em mesh e duas ventoinhas de 120 mm, uma na frente jogando o ar para dentro e outra na parte traseira jogando o ar para fora).

Uma dica: embora você possa, se quiser, aumentar a rotação dos fans para manter a placa mais fria em carga, nunca deve forçá-los a girar o tempo inteiro, ou seja, em idle. Além de gerar mais barulho, aumentar o consumo de energia e acumular sujeira mais rápido, isso encurta a vida útil dos fans (pois ficarão girando o tempo inteiro, mesmo quando totalmente em idle) e também a vida útil da placa de vídeo. A função central de parar a rotação dos fans para deixar a placa em uma temperatura idle mais alta é evitar os ciclos rápidos de aquecimento e resfriamento que causam o desgaste e a trinca das soldas (que tendem a ocorrer ao longo do tempo e inutilizar a GPU).

10 horas atrás, Loader105x disse:

Ah, outra coisa, essa 4060 do teste é um pouco overclokada(no caso, o próprio modelo em si, de fábrica mesmo), pelo que notei, um boost clock um pouquinho maior.

Sim, o clock é um pouquinho maior. Contudo, a diferença final é pequena. A RTX 4060 é mais eficiente que a RX 7600, mas não tanto quanto pode parecer. 😉

Postado
4 horas atrás, KairanD disse:

Se você pegou o modelo da Gigabyte por aquele valor, foi boa compra (vale lembrar que tem 3 anos de garantia e, se você registrá-la em até 30 dias após a compra, ainda tem a possibilidade de ganhar mais 1 ano).

Esse valor de 70ºC é baixo. Muitas vezes as pessoas se assustam com esses números "elevados", mas isso é temperatura normal de operação. Não se preocupe com a temperatura (basta ter um gabinete razoável com frente em mesh e duas ventoinhas de 120 mm, uma na frente jogando o ar para dentro e outra na parte traseira jogando o ar para fora).

Uma dica: embora você possa, se quiser, aumentar a rotação dos fans para manter a placa mais fria em carga, nunca deve forçá-los a girar o tempo inteiro, ou seja, em idle. Além de gerar mais barulho, aumentar o consumo de energia e acumular sujeira mais rápido, isso encurta a vida útil dos fans (pois ficarão girando o tempo inteiro, mesmo quando totalmente em idle) e também a vida útil da placa de vídeo. A função central de parar a rotação dos fans para deixar a placa em uma temperatura idle mais alta é evitar os ciclos rápidos de aquecimento e resfriamento que causam o desgaste e a trinca das soldas (que tendem a ocorrer ao longo do tempo e inutilizar a GPU).

Sim, o clock é um pouquinho maior. Contudo, a diferença final é pequena. A RTX 4060 é mais eficiente que a RX 7600, mas não tanto quanto pode parecer. 😉

Ei, uma ultima pergunta, sabe se consigo rodar em pci 3.0 x16, com esse processador ? A placa-mãe eu notei que aceita, porém o processador por ter graficos integrados aparentemente limita a 3.0 8x

• Coordenador
Postado

@Loader105x Seu sistema vai rodar em PCI-E 3.0 x8, já que a RTX 4060 é 4.0 x8. A perda será pequena desde que você ative o recurso de Resizable BAR (ReBAR) / Smart Access Memory (SAM) na BIOS.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...