Ir ao conteúdo

placa-mãe Gigabyte B760M Aorus Elite, devo comprar?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal,

Eu acabei de ver que a placa-mãe Gigabyte B760M Aorus Elite ta em promoção por R$890 na pichau, vcs acham que eu deveria comprar com essa promoção ou esperar outra melhor?

e vale a pena pagar para eles atualizarem a BIOS da placa-mãe ou da pra fazer em casa de boa?

Postado
47 minutos atrás, iso disse:

Eu acabei de ver que a placa-mãe Gigabyte B760M Aorus Elite ta em promoção por R$890 na pichau, vcs acham que eu deveria comprar com essa promoção ou esperar outra melhor?

Depende, você está montando um PC agora ou só está comprando por comprar? E qual seria a configuração desse PC?

47 minutos atrás, iso disse:

e vale a pena pagar para eles atualizarem a BIOS da placa-mãe ou da pra fazer em casa de boa?

Você pode atualizar a BIOS de graça em casa com a função Q-Flash Plus. Você só precisa de um pendrive configurado, uma fonte pra alimentar a placa-mãe e depois disso só apertar um botão.

Citação

Q-Flash Plus:Atualize o BIOS sem instalar a CPU, memória e placa gráfica

Postado

@GuilhermeGB Então, eu estou comprando as peças pra montar o pc 

Será um processador i5-14600kf ja comprei

placa de Vídeo 3060 ainda n comprei

memória RAM kingston fury beast entre 4800 e 6000mhz ainda n sei 2 de 16gb

SSD 1tb m2 SNV2S/1000G

water cooler n sei ainda

e a fonte é 750w

Postado
1 minuto atrás, iso disse:

placa de Vídeo 3060 ainda n comprei

E nem compre, não vale a pena. Essa placa custa o preço de uma RX 7600 e tem desempenho equivalente a uma RX 6600. O valor de mercado justo pra ela seria por volta dos R$1.400-1.500 (nova). Se quer tanto uma NVIDIA, melhor pegar pelo menos uma RTX 4060, placa com desempenho um pouco acima da RX 7600 e uns R$200-300 mais cara.

2 minutos atrás, iso disse:

e a fonte é 750w

Sua configuração com fonte de 550W ainda sobra uns 150-200W de folga usando uma placa de vídeo no nível das citadas acima. Cuidado pra não ficar focando demais em potência e acabar comprando uma fonte de baixa qualidade, o mercado está cheio disso. Para escolher fonte, em primeiro lugar vem a qualidade e em segundo a potência.

A linha Cooler Master MWE Bronze V2 oferece excelentes fontes intermediárias com bom preço e 5 anos de garantia, é o que eu recomendaria para o seu PC. O modelo de 550W dela está custando apenas R$390.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12115/fonte-cooler-master-mwe-v2-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-mpe-5501-acaab-br

A única coisa que posso dizer pra você é que está demais focando nas peças erradas. Você está investindo caro em CPU, placa-mãe e RAM DDR5, quando seu foco deveria ser na placa de vídeo. Fora que você também está investindo numa plataforma morta que não vai mais receber novos CPUs. Só seria justificável fazer um alto investimento em CPU com RAM DDR5 pensando no futuro, e a única plataforma que terá uma vida longa será a AM5 da AMD (terá novas gerações lançadas até 2027). Mas agora que você já comprou o processador, é seguir em frente.

13 minutos atrás, iso disse:

water cooler n sei ainda

Os processadores "K" da Intel possuem níveis de energia bastante altos em carga máxima, um Core i5 14600KF em estresse máximo pode passar dos 150W de consumo/dissipação de calor. Em jogos o consumo ainda é relativamente alto, ficando próximo dos 100W em games pesados. Seria interessante considerar pelo menos um Water Cooler de 240mm de boa qualidade (ou seja, nada de Rise Mode e similares).

Postado

se eu ainda n tivesse comprado o processador qual você recomendaria? porque tipo o 13600kf ta uns 1600 conto e eu comprei o meu 14600kf por 1550 com promoção e a fonte eu comprei esta daqui, vou colocar o link https://www.pichau.com.br/fonte-corsair-cv-750-750w-80-plus-bronze-preto-cp-9020237-br 

sobre o water cooler eu tava entre o Thermalright Aqua Elite 240 V3, o Water Cooler SuperFrame ISENGARD SMART de 240mm e o Water Cooler Gamdias Aura GL 240 V2, acha q esses dão conta?

E n entendi ainda, vale a pena ou não compra a placa-mãe com essa promoção?

Postado
29 minutos atrás, iso disse:

se eu ainda n tivesse comprado o processador qual você recomendaria?

Ryzen 5 7600 custa por volta dos R$1.250, o nível de desempenho em jogos dele já era próximo do 14600K antes, agora com a nova atualização do Windows 11 (que trouxe melhoria geral para CPUs Ryzen), ele provavelmente vai até superar o 14600K. Ele só não ganha em desempenho multi-core, mas isso só seria relevante se você fosse trabalhar no PC com atividades pesadas. No restante é só vantagem, principalmente porque ele é um CPU frio, com baixo consumo, até o cooler padrão da AMD daria conta, mas daria pra melhorar com um air cooler de 120mm de R$100-150.

É justamente esse tipo de fonte que eu me refiro. Fonte de entrada e absurdamente cara. Só uma dica pra você, Corsair só tem nome, e por causa desse nome que ela tem, muita gente acaba pagando caro nos produtos, mesmo sendo bem inferiores aos da concorrência.

Quase R$500 numa fonte de entrada, com um pouco mais você pegaria uma fonte high-end de primeira qualidade com 10 anos de garantia, como essa XPG Core Reactor:

(EDIT: O link que eu tinha colocado era da Core Reactor 2)

https://www.kabum.com.br/produto/103280/fonte-xpg-core-reactor-650w-80-plus-gold-modular?utm_id=21585251035

Até mais barata que ela tem fontes melhores, tipo a GX650 da Gamemax. Apesar de a Gamemax geralmente ter fontes muito de entrada, a GX650 é o melhor modelo deles, tem uma construção interna bem sólida. O único ponto fraco é que oferecem pouco tempo de garantia em relação a marcas maiores, só 3 anos.

https://www.kabum.com.br/produto/496001/fonte-gamemax-gx650-650w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo-com-cabo-preto-gx650mbkv1s7710br

sobre o water cooler eu tava entre o Thermalright Aqua Elite 240 V3, o Water Cooler SuperFrame ISENGARD SMART de 240mm e o Water Cooler Gamdias Aura GL 240 V2, acha q esses dão conta?

Thermaltight, sim, marca que vende excelentes coolers. As outras duas são marcas genéricas, coolers de menor qualidade e geralmente com desempenho um pouco abaixo de coolers de marcas boas.

E n entendi ainda, vale a pena ou não compra a placa-mãe com essa promoção?

Se você vai montar o PC, pode comprar. É uma boa placa e está com um bom preço.

EDIT: Mais acima eu falei sobre o Ryzen 5 7600 se você fosse investir em plataforma AM5. Mas no começo do post, a economia que eu estava me referindo seria investir numa plataforma AM4 com Ryzen 7 5700X3D e memória RAM DDR4. Você economizaria com memória RAM, placa-mãe e cooler.

Postado

@GuilhermeGB

muito obrigado por todas as dicas mano!!! meu amigo q entende de pc tava me ajudando a escolher as peças e tudo mais mas pelo visto ele n entende tanto assim kkkk. 

ele me recomendou essa fonte e achei q era um preço bom q ia aumentar ai comprei. Acho q no final vou comprar uma rx 7600 então, ela tem o preço bem parecido com a 3060 e é melhor.

• Solução
Postado

@iso fico feliz em ter ajudado. Esse negócio de PC é meio complicado mesmo, você tem que estar sempre pesquisando porque quase todo dia tem alguma informação nova. Mesmo assim você não consegue acompanhar tudo, então é sempre bom ter uma segunda ou terceira opinião.

• Amei 1
Postado

@GuilhermeGB esqueci de perguntar uma coisa, eu tinha visto um gabinete da superframe que eu achei bonito, você acha q mesmo sendo uma marca mais genérica vale a pena comprar por que é bonito ou eu deveria procurar outro gabinete? 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/24997/gabinete-gamer-superframe-super-x-argb-mid-tower-vidro-temperado-atx-sem-fonte-com-4-fans?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwz7C2BhDkARIsAA_SZKa3qKFd9qk-AT_Qvw37QNMOJ9C0-KdlvU12wSz4fgq28JP3vVpPK3EaAnQREALw_wcB

esse é o link do gabinete

Postado

@iso gabinetes de marcas genéricas ainda dá pra comprar dependendo do preço e do modelo. Mas você ainda corre o risco de receber ventoinhas de baixa qualidade, que as vezes só servem pra enfeitar, ou pode até ter problema naqueel painel frontal (tem USB, e tal). Meu gabinete Mancer mesmo veio com USBs bem ruins no painel frontal, os conectores de áudio também não prestam. Eu só confio nessas portas USB pra ligar coisa mais leves, tipo um controle USB pra jogar, qualquer outra coisa eu conecto atrás da placa-mãe.

O gabinete acima é interessante, minha preocupação é mais com a qualidade das ventoinhas mesmo, porque boas ventoinhas com ARGB não são baratas. Eu vi um vídeo no próprio canal da SuperFrame no Youtube mencionando que são ventoinhas ligadas diretamenten o Molex da fonte, ou seja, ventoinhas sem nenhum controle de rotação, provando que são ventoinhas baratas. Se forem ventoinhas barulhentas, você terá que simplesmente aprender a conviver, porque não vai dar pra reduzir a velocidade. Fora que nem sabemos se elas são boas mesmo de ventilação, ou a função principal delas é só enfeitar o gabinete.

O Montech Air 100 ARGB, um gabinete de boa marca e que vem com 4 ventoinhas 120mm ARGB e que custa R$300. São ventoinhas até decentes, não tem suporte para controle de velocidade via PWM, mas o controle de velocidade pode ser feito por meio da tensão, que suporta uma faixa menor de variação de velocidade. Ainda assim é melhor do que não poder controlar nada. Não sei se o visual dele seria do seu interesse.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18715/gabinete-gamer-montech-air-100-argb-mini-tower-vidro-temperado-black-micro-atx

Tem um review dele aqui:

https://www.techpowerup.com/review/montech-air-100-argb/

Postado

@GuilhermeGB

não gostei muito desse gabinete não mano e eu gostaria de pegar um que fosse mid tower, você pode me fala algumas marcas boas pra gabinete pra eu procurar algum q eu goste?

Postado

@iso depois desse aí, o único que eu posso te recomendar porque sei que é um bom produto é o Montech Air 903. Ele tem a versão Base com 2 ventoinhas 140mm frontais sem RGB + 1 traseira 120mm sem RGB, e a versão Max com 3 ventoinhas 120mm frontais com ARGB e a traseira 120mm ainda sem RGB. Em ambas as versões as ventoinhas tem controle PWM. É um modelo de gabinete super espaçoso e bem ventilado, a versão Base custa R$350 e a versão Max R$400. São duas das melhores opções em suas faixas de preço.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25213/gabinete-gamer-montech-air-903-base-mid-tower-e-atx-black-sem-fonte-com-3-fans

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25220/gabinete-gamer-montech-air-903-max-mid-tower-e-atx-black-sem-fonte-com-4-fans

Agora, se você quer comprar um gabinete barato de marca genérica, eu sugiro você pegar um modelo que não tenha ventoinhas e compre as ventoinhas a parte. No fim das contas pode acabar saindo até mais caro do que os modelos acima, porque, como eu disse antes, ventoinhas boas não são baratas.

23 minutos atrás, iso disse:

gostaria de pegar um que fosse mid tower

Por acaso você pensa em usar placa-mãe tamanho ATX? Porque vejo isso como única explicação. Apesar do nome "Mini Tower", ele é um gabinete com dimensões equivalentes a vários modelos "Mid Tower", já vi modelos "Mid Tower" até menores. Ele só não é "Mid Tower" por não tem espaço para placas-mãe do tamanho ATX, só micro ATX e mini ITX. A placa-mãe Gigabyte B760M Aorus Elite não é uma placa ATX, e sim micro ATX.

Postado

@GuilhermeGB

eu queria um modelo mid tower porque meu pc atual é mid tower naverdade ai ja to mais acostumado mas pensando bem acho q um mini tower é até melhor porque eu levo meu pc bastante de um lugar pra o outro.

A diferença entre um mini tower e um mid tower é só porque um é mais alto q o outro ou to chapando?

Postado
Em 31/08/2024 às 23:49, iso disse:

A diferença entre um mini tower e um mid tower é só porque um é mais alto q o outro ou to chapando?

Para um gabinete ser considerado "Mid Tower", ele precisa ter espaço para placa-mãe ATX, que são aquelas placas maiores. Os gabinetes considerados "Mini Tower" só tem espaço para placa-mãe micro ATX, que é o padrão mais usado hoje. Na prática, só vai mudar um pouco a altura dele mesmo, mas também depende de como o gabinete distribui seu espaço internamente.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...