Ir ao conteúdo

LAN capada na velocidade maxima de um access point

Ir à solução Resolvido por secton,

Posts recomendados

Postado

Pago 1000mb de internet e sempre chegou entre 800 e 900 o que é esperado e ok, porém instalei um access point(que é um archer c20 que eu já tinha, não quero investir nisso) em um dos quartos de meu apartamento que só suporta até 100mbs e só serviria pra melhorar o alcance wifi, conectei uma das portas LAN do roteador principal nesse AC e funcionou normal as outras portas LAN por um tempo até eu eu pedir a saída do CGNAT pro meu provedor e eles fazerem alterações no roteador principal, após isso todas as portas LAN estão alcançando no máximo 100mbs e ninguém do provedor consegue resolver remotamente, já tentei trocar os cabos que vão pro access point com os do pc e resetar o AC mas meu pc(conectado diretamente no roteador principal) continua achando estar conectado no AC.

Alguma ideia? Não sou experiente e estou aprendendo a fazer esse tipo de coisa.

Roteador principal: ZTE zxhn H199a

AC: Archer C20

Postado

@secton

1 hora atrás, secton disse:

após isso todas as portas LAN estão alcançando no máximo 100mbs e ninguém do provedor consegue resolver remotamente, já tentei trocar os cabos que vão pro access point com os do pc e resetar o AC mas meu pc(conectado diretamente no roteador principal) continua achando estar conectado no AC.

Seu computador estaria ligado por cabo ou pelo Wi-Fi neste roteador principal?

A princípio toda a conexão feita no seu Access Point será limitada na velocidade das portas e capacidade do dispositivo.

Confira também se os cabos conectados aos dispositivos são no mínimo Cat5E em relação ao roteador principal.

Postado

@secton

Provavelmente sua conexão seja por fibra, onde suponho que tenha uma ONU (caixinha quadrada) ou então uma conexão por cabo no seu apartamento vindo de um switch instalado no prédio.

No caso, a conexão até seu roteador principal deveria estar modulando em 1000Mbit/s. Isto já foi verificado pelo seu provedor, correto?

Eu sugiro tentar desconectar o seu Access Point e ver, se puder, se conectando ao roteador principal e ver se isto muda algo. Por via das dúvidas, retire da tomada também o roteador por alguns segundos para evitar qualquer tipo de conflito que possa ter ocorrido.

Se continuar ocorrendo o sintoma, provavelmente seja alguma configuração no roteador que seu provedor fez que está causando isto.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, secton disse:

... até eu eu pedir a saída do CGNAT pro meu provedor e eles fazerem alterações no roteador principal, após isso todas as portas LAN estão alcançando no máximo 100mbs e ninguém do provedor consegue resolver remotamente, já tentei trocar os cabos que vão pro access point com os do pc e resetar o AC mas meu pc(conectado diretamente no roteador principal) continua achando estar conectado no AC.

Isso significa que atualmente você está com link internet empresarial c/ IP público fixo?

Se sim, não faz sentido você estar tentando resolver o problema sozinho ainda mais sem a visita de um técnico presencialmente, eles deveriam até fornecer suporte com maior prioridade se o seu link teve uma alteração contratual mais específica, remotamente não se garante a entrega e comprovação de que o seu link está operando 100% dentro do esperado.

Após a visita técnica, volte ao seu tópico e nos atualize.

Postado

@pedzero ao selecionar 1gbps minha conexão no computador cai 

@Lost Byte não teve nenhuma mudança, interessante que o nome da conexão ethernet que consta em meu computador é o mesmo nome do access point mesmo com ele desligado.

@Linio Alan na verdade não teve alteração para IP fixo, apenas saída de CGNAT para que eu conseguisse redirecionar duas portas, quanto a visita técnica, cheguei a marcar pra essa semana, mas acho que faltou competência para os que me atenderam remotamente, parece que tudo que eles sabem fazer é reiniciar o roteador...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Entendo mas não tem muita opção entre "CGNAT" e "qualquer outra coisa", ou ocorre NAT ou você está usando o IP público exclusivamente para você sozinho. E isso pode estar indiretamente relacionado ao problema original/inicial, como está indefinido o que exatamente foi feito em termos de configuração de "saída" de CGNAT, significa que alguma configuração muito específica foi feita na ONU/ONT com relação às portas lógicas e perfis de autenticação, não é simples manter uma configuração específica para uma ONU em particular pois o provedor possui perfis padrão de configuração para todos os usuários na rede de acordo com o Plano contratado, e não com o que foi solicitado especificamente para um link específico na rede.

A probabilidade de você ainda estar com CGNAT ativo e uma ONU com configuração bagunçada me parece bem alta.

Postado

entendi, eu achei que tivesse dado certo pois foi dito pra mim que só seria possível fazer o redirecionamento se eu estivesse fora de CGNAT... após eles me "tirarem" o redirecionamento foi feito e constatei isso por que no jogo Warframe ele sempre pedia pra que essas portas fossem redirecionadas, e daí ele parou de reclamar sabe? vou continuar tentando alternativas enquanto o provedor não dá um jeito 😞

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, secton disse:

entendi, eu achei que tivesse dado certo pois foi dito pra mim que só seria possível fazer o redirecionamento se eu estivesse fora de CGNAT... após eles me "tirarem" o redirecionamento foi feito e constatei isso por que no jogo Warframe ele sempre pedia pra que essas portas fossem redirecionadas, e daí ele parou de reclamar sabe? vou continuar tentando alternativas enquanto o provedor não dá um jeito 😞

Sinceramente, acho que tem mais coisas ai no meio que seu provedor acabou alterando... Mesmo com estas alterações citadas, ao menos deveria continuar passando a velocidade do plano contratado.

31 minutos atrás, secton disse:

ao selecionar 1gbps minha conexão no computador cai 

A negociação forçada não está sendo aceita. Um dos lados, PC ou roteador não está conseguindo trabalhar em Gigabit, podendo ser algo físico ou configuração errada.

• Curtir 1
Postado
20 horas atrás, secton disse:

Pago 1000mb de internet e sempre chegou entre 800 e 900 o que é esperado e ok, porém instalei um access point(que é um archer c20 que eu já tinha, não quero investir nisso) em um dos quartos de meu apartamento que só suporta até 100mbs e só serviria pra melhorar o alcance wifi, conectei uma das portas LAN do roteador principal nesse AC e funcionou normal as outras portas LAN por um tempo

Nada tem a ver a existência ou banda contratada do provedor com a rede local. Todas as conexões são locais e coninuam funcionando igualzinho mesmo que cancele seu contrato ou desligue o cabo que vem do provedor.

Vai conectar a 10, 100 ou 1000 mbps com o H1999A e a 10 ou 100 com esse C20.

Você não disse como ligou esse C20 no outro roteador. Teria usado a porta WAN dele? E em que modo está usando? Router? AP? Extender? Faz muita diferença.

16 horas atrás, secton disse:

ao selecionar 1gbps minha conexão no computador cai 

Isso porque não é uma configuração e sim um limite. Se liga o PC no H1999 e não conecta em gigabit, e antes conectava é porque tem um problema no cabo de 8 vias, e um problema nos pinos 4 5 7 ou 8, e não nos outros. Conexões a 100 mbps usam apenas os fios 1 2 3 e 6. Teste o cabo , conectores, os filamentos metálicos no soquete da placa do PC, essas coisas. Seja metódico e anote tudo até isolar o problema.

15 horas atrás, Lost Byte disse:

A negociação forçada não está sendo aceita

Não é uma negociação forçada. É um limite inferior de velocidade e estado de duplex.

16 horas atrás, secton disse:

entendi, eu achei que tivesse dado certo pois foi dito pra mim que só seria possível fazer o redirecionamento se eu estivesse fora de CGNAT... após eles me "tirarem" o redirecionamento foi feito e constatei isso por que no jogo Warframe ele sempre pedia pra que essas portas fossem redirecionadas, e daí ele parou de reclamar sabe? vou continuar tentando alternativas enquanto o provedor não dá um jeito

Parece ser um problema em sua rede e nada ter a ver com o provedor. O suporte deles pode sim ajudar. A parte deles como diz foi feita.

Postado

olá! o c20 está conectado: wan na porta 3 do h1999, está em modo access point e o h1999 em controller(router) 

porém quando eu tiro esse cabo da porta 3 do principal e conecto diretamente no meu pc, invés do c20, ele permanece limitado a 100mb

Postado

@secton O C20 não vai servir para testar isso, já que não tem porta Gigabit. Se tem um cabo com problema nos pinos de que falei não vai fazer diferença. Não tem outro computador que tenha porta gigabit para testar? Não pode conseguir um notebook emprestado? Não pode levar seu cabo de rede em algum vizinho que tenha rede gigabit funcionando e simplesmente usar seu cabo lá? E se funcionar não pode levar seu PC lá e ligar na outra rede? Não tem muita ciência nessas coisas. Em geral a gente testa e compara só.

Postado

Foi testado também em outro notebook (que outrora já funcionou em cerca de 1000mbps) conectado diretamente via cabo no roteador principal com o C20 desligado, problema permanece.

Postado
4 minutos atrás, secton disse:

Foi testado também em outro notebook (que outrora já funcionou em cerca de 1000mbps) conectado diretamente via cabo no roteador principal com o C20 desligado, problema permanece.

Não funciona em "cerca de 1000 mbps". Funciona a 10,100 ou 1000 com esses equipamentos. São conexões locais e nada tem a ver com internet, com CGNAT ou o provedor em si.

Seu cabo deve ter problemas como eu disse. ou o soquete no PC.

• Membro VIP
Postado
37 minutos atrás, secton disse:

Por "roteador principal" você se refere ao equipamento da operadora? A ONU onde chega a fibra?

Se sim, e caso ambos computadores/laptops tenham interface Gigabit, e em ambos os testes com cabo mínimo Cat5e e conectados na primeira porta da ONU/"roteador principal", significa algum problema realmente com o equipamento do provedor.

MAS caso por "roteador principal" você se refira à equipamento seu, do seu arranjo MESH, neste caso o teste é inconclusivo e precisa ser realizado com o computador conectado diretamente ao equipamento da operadora para, finalmente, fazer o acionamento do técnico da operadora caso o problema persista, até porque essa visita muito provavelmente será cobrada da sua mensalidade (bem comum provedores terem uma cláusula para cobrança por visita improdutiva).

Postado
13 minutos atrás, Linio Alan disse:

Por "roteador principal" você se refere ao equipamento da operadora? A ONU onde chega a fibra?

Se sim, e caso ambos computadores/laptops tenham interface Gigabit, e em ambos os testes com cabo mínimo Cat5e e conectados na primeira porta da ONU/"roteador principal", significa algum problema realmente com o equipamento do provedor.

MAS caso por "roteador principal" você se refira à equipamento seu, do seu arranjo MESH, neste caso o teste é inconclusivo e precisa ser realizado com o computador conectado diretamente ao equipamento da operadora para, finalmente, fazer o acionamento do técnico da operadora caso o problema persista, até porque essa visita muito provavelmente será cobrada da sua mensalidade (bem comum provedores terem uma cláusula para cobrança por visita improdutiva).

sim, me refiro ao equipamento do provedor... portanto aguardarei a visita do suporte. Retorno com notícias 🙂

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!