Ir ao conteúdo

Limpo meu filtro de linha com uma lata de ar comprimido?

Ir à solução Resolvido por Eder Neumann,

Posts recomendados

Postado

Eu não tenho o costume de limpar meu quarto, demoro meses pra limpar ele. Acho que já danifiquei vários filtros de linha de qualidade da iClamper por causa disso, depois de alguns meses após eu comprar um novo algumas tomadas fazem um pequeno barulho de eletricidade quando eu conecto um plug, o da fonte do PC por exemplo. O meu atual é um filtro de Linha DPS iClamper Energia 8 Tomadas, e ele está fazendo esse barulho pequeno. O que faço? Será que é a sujeira? Tem como limpar ele? Compro um novo? Ele pode acabar queimado meu PC?

O chatGPT disse o seguinte: 

"É possível que a sujeira acumulada no seu quarto esteja afetando o desempenho dos filtros de linha, especialmente se há poeira acumulada nas conexões elétricas. Poeira pode se acumular dentro dos componentes eletrônicos, causando mau contato, sobreaquecimento ou até mesmo pequenos curtos, que podem ser a causa dos barulhos que você está ouvindo.

Aqui estão algumas sugestões do que você pode fazer":

1. Limpeza Geral

"Limpe o quarto regularmente: Isso inclui passar pano ou aspirador no chão, limpar superfícies e, se possível, evitar o acúmulo de poeira.

Limpeza dos filtros de linha: Desconecte o filtro de linha da tomada e dos dispositivos. Use uma lata de ar comprimido para remover poeira de dentro das entradas de tomada e ao redor do filtro. Tome cuidado para não inserir objetos nas tomadas".

Verificação visual: Após a limpeza, inspecione visualmente o filtro de linha para ver se há sinais de danos visíveis, como queimaduras, derretimentos ou peças soltas".

2. Substituição

"Se após a limpeza o barulho persistir, pode ser um sinal de que o filtro de linha já está comprometido e pode não estar funcionando corretamente. Nessa situação, é aconselhável substituir o filtro de linha por um novo. Filtros de linha que estão em más condições podem, sim, danificar os equipamentos conectados a eles, incluindo o seu PC".

3. Verificação Elétrica

"Verifique a instalação elétrica: Em alguns casos, o problema pode estar na tomada ou na instalação elétrica, e não no filtro de linha. Se você notar problemas recorrentes com diferentes filtros de linha, pode ser útil chamar um eletricista para verificar a instalação elétrica do seu quarto".

4. Cuidados Futuramente

"Use um No-Break: Se você tem equipamentos caros como o seu PC, investir em um No-Break pode ser uma boa ideia, pois ele oferece proteção adicional contra picos de tensão e mantém a energia estável em caso de quedas".

5. Verificação Regular

"Verifique o filtro de linha regularmente: É importante verificar regularmente se o filtro de linha está funcionando bem, sem fazer barulhos ou aquecer excessivamente.

Se o filtro de linha continuar apresentando problemas mesmo após a limpeza, é melhor não arriscar e comprar um novo, especialmente porque os dispositivos conectados a ele, como o seu PC, podem ser danificados".

Filtro de Linha.jpeg

• Ginke alterou o título para Limpo meu filtro de linha com uma lata de ar comprimido?
Postado

até onde sei, não costuma "entrar" sujeira no filtro de linha, ao menos não ao ponto de causar danos, já que não há circulação de ar nele, os ruidos podem ser resultado de mau contato ou componentes internos soltos (em especial bobinas) ou danificados (varistores ou capacitores), já se o barulho for na tomada onde você liga o filtro, troque a tomada, compre uma de boa qualidade e não terá problemas por um longo periodo.

se for usar ar-comprimido spray, certifgique-se de desligar da tomada e dar um tempo (alguns minutos na posição vertical) antes de ligar qualquer coisa pois o "ar-comprimido spray" é na verdade propelente inflamável puro e se ligar com gás dentro pode virar um rojão.

sempre que possível use este tipo de produto (spray) em ambientes abertos conforme recomendação da embalagem.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Ginke disse:

Eu não tenho o costume de limpar meu quarto, demoro meses pra limpar ele.

Isso só é terrível pra tua saúde física e mental, mas não deve afetar o filtro de linha... Consegue gravar esse barulhinho?

1 hora atrás, Ginke disse:

O chatGPT disse o seguinte: 

ChatGPT é simplesmente um gerador de lero-lero que encadeia palavras de forma que parece fazer sentido. Ele não "sabe" de nada, inventa informação falsa pra caramba (mesmo quando instruído explicitamente pra não) e é um péssimo lugar pra fazer pesquisas de quase qualquer tipo. Tem alguns usos pro qual faz sentido, substituir motor de busca não é um deles.

• Amei 1
Postado

Eu nunca limpei um filtro de linha kkk, tem um nos servidores aqui no trabalho que já está ali uns 7 anos parado. Eles muito raramente dão problemas.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Shaman93 disse:

Isso só é terrível pra tua saúde física e mental, mas não deve afetar o filtro de linha... Consegue gravar esse barulhinho?

Pois é, sou um porco, mas vou parar com isso. Aqui está a gravação, ou o barulho foi inaudível quando conectei o plug da fonte no filtro ou não teve barulho dessa vez. Da segunda vez acho que não deu barulho também.

• Solução
Postado

barulho no ato da conexão é normal, pode dar uma faisquinha.

agora se ele fica fazendo um som "bzzzzzzzzzzzzzzzzz" constante (mesmo sem nada ligado) dai é bo dar uma olhada, senão pode tocar ficha que ta tudo certo

• Amei 1
Postado
2 horas atrás, Ginke disse:

Acho que já danifiquei vários filtros de linha de qualidade da iClamper por causa disso, depois de alguns meses após eu comprar um novo algumas tomadas fazem um pequeno barulho de eletricidade quando eu conecto um plug, o da fonte do PC por exemplo.

Já analisou se o problema não esta sendo causado pela tomada, que pode estar com folga nos contados. Troque o miolo da tomada, ou melhor a toma inteira.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!