Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! 

Adquiri um processador usado, o Ryzen 5 3600X, e quando chegou percebi que um pino estava levemente torto, mas não o suficiente para causar um problema e nem encaixar no socket, ao meu ver. Então fiz a troca, passei a pasta térmica e comecei os testes.

O computador ligou, funcionou corretamente. Em testes de estresse e em jogos, a temperatura e os clocks pareciam estáveis. 

Então aparentemente está ok, mas gostaria de saber se isso futuramente pode ser prejudicial.

Agradeço desde já!

Postado

dependendo do pino pode ser catastrófico.

dependendo do pino não.

se está "levemente torto" e não prejudicou a entrada no soquete, se não tiver com o contato prejudicado não terá problema, mas dado o tamanho do investimento eu pedia troca.

Postado

Mas será mesmo que ele consegue fazer a troca?

47 minutos atrás, Ab1su disse:

Adquiri um processador usado

A não ser que tenha sido por meio de algum open box (e estivesse claro no ato da compra que o processador tinha um pino torto) acho difícil ele conseguir devolvê-lo, a não ser que o marketplace ofereça suporte e o vendedor seja uma boa alma.

De qualquer forma, se até agora não deu problema significa que o pino danificado era "inútil", os processadores AM4 têm diversos deles e muitos acabam sendo assim. Se fosse um pino essencial nem teria dado imagem, muito menos estaria com um sistema estável.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Mas será mesmo que ele consegue fazer a troca?

Não lí a parte "usado", perdão.

bom.. se está funcionando perfeitamente está bom.

Postado

Obrigado pelas respostas, pessoal! 

6 horas atrás, Eder Neumann disse:

dependendo do pino pode ser catastrófico.

dependendo do pino não.

Não conheço muito a fundo sobre o diagrama dos pinos AM4, mas de acordo com o que eu encontrei na internet, o pino é o MB_DATA[26]. Aparentemente, se estivesse danificado, um dos canais de memória não iria funcionar, mas estão todos ok aqui no meu sistema.

https://www.docdroid.net/6cDW11N/am4-pinout-diagram-pdf

5 horas atrás, RonaldoXbox disse:

A não ser que tenha sido por meio de algum open box (e estivesse claro no ato da compra que o processador tinha um pino torto) acho difícil ele conseguir devolvê-lo, a não ser que o marketplace ofereça suporte e o vendedor seja uma boa alma.

Eu comprei pela OLX e ainda está na garantia, então eu conseguiria sim, ainda mais por ter gravado a abertura e feito a captura completa do processador. Mas a grande questão é se realmente isso é necessário. 🫠

Se isso for realmente for um problema, quanto tempo até dar alguma pane? Porque eu fiquei quase 3h estressando o processador de todas as formas possíveis e não obtive nenhuma falha, e pelo preço, acho que foi um bom investimento. Agora resta saber se o barato vai sair caro KKKKKK

• Simuroc alterou o título para Quão prejudicial é um pino torto (Ryzen 5 3600X) ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...