Ir ao conteúdo

Atualização de BIOS na placa Pichau Danuri b550.

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Comprei a Pichau Danuri pra utilizar com um Ryzen 7 5700x3d. Vou precisar atualizar a BIOS pra ao menos conseguir ligar a placa? Pois tenho o receio de nem conseguir entrar na BIOS. Como não tenho outra CPU, vai me atrapalhar de mais se não inicializar. A CPU ainda não chegou, daí vou tentar testar a placa com um Ryzen 5 5500 de um amigo. Espero que ligue, pois aí já att a BIOS.

Postado

@Marcilio Dias depende se eles vão mandar essa placa já com uma versão mais atual da BIOS ou não. E se não tiver atualizada também, você será obrigado e ter um CPU mais antigo pra atualizar.

Uma dúvida, você chegou a pesquisar bem antes de adquirir essa placa? Porque produtos da Mancer, no geral, costumam ter uma qualidade bem abaixo da média, principalmente em relação a BIOS. Infelizmente, muitos usuários acabam caindo na armadilha dos influenciadores pagos na internet. Lembrando que Mancer é uma marca que pertence a loja Pichau, então quem é patrocinado por ela meio que é o obrigado a falar bem dos produtos deles.

Postado

EDIT - Neste vídeo - aos 9:27; o Guiga Games diz  que a placa vem atualizada para todos os CPUs AM4. Também explica o caminho para atualizar o BIOS - tem que desativar uma proteção antes.

A Pichau cobra R$ 20,00 para atualizar o BIOS, deveria ter comprado atualizado, assim evitaria ficar com um abacaxi para descascar, que pode sair caro, uma assistência local pode cobrar 10x este valor para atualizar.

B550M-PX.jpg

Bom, "Inês é morta". Sugiro entrar em contato com o suporte da Pichau e perguntar qual BIOS vem e se não for o necessário devolver a placa - você tem 7 dias para fazer isso.

Em todo caso, na página de Suporte da Pichau tem um um arquivo de BIOS para download, mas não informa o que muda, nem que CPUs suporta. No arquivo tem duas verões de BIOS.

https://pichaugaming.com.br/drivers-e-programas/

No texto incluso no arquivo do BIOS diz em Chinês e Inglês:

Citação

注:  
>33版本: 支持3xxx独显(Matisse) / 4xxx

集显(Renoir) / 5xxx

独显(Vemeer) / 5xxx集显(Cezanne)
<33版本: 支持1xxx独显

(Summit) / 2xxx集显(

Raven1/2) / 2xxx独显(Pinnacle) / 3xxx

集显(Picasso) /

支持3xxx独显(Matisse) / 4xxx

集显(Renoir) / 5xxx

独显CPU(Vemeer)

PICHAUB550M.003(2023-01-03)(CheckSum-FA81) 

1.更换BIOS背景皮肤;

PICHAUB550M.002(2022-12-15)(CheckSum-F96D)

1.默认开启 Erase fTPM NV for factory reset

以避免更换CPU时TPM设备不能正常出来;
  (这是正常的, 内置TPM是CPU自带的, 更换CPU后, 需重置fTPM才能正常使用TPM功能, 
   此选项开启后, 更换CPU以后开机界面会出现提示是否重置) 

PICHAUB550M.001(2022-12-15)(CheckSum-F274) 

1.客制BIOS for SK;
2.支持897声卡;(同步验证662/897声卡)
3.默认开启TPM;
4.System Fan支持smart fan设置并默认为Auto模式;
5.支持PBO选项;(1.仅B550芯片支持; 2. 在Advanced->AMD OverClocking里面)

O que o Google Translator diz ser:

Citação

Nota:

>Versão 33: Suporta gráficos discretos 3xxx (Matisse) / 4xxx

Gráficos integrados (Renoir) / 5xxx

Gráficos independentes (Vemeer) / gráficos integrados 5xxx (Cezanne)

<Versão 33: Suporta gráficos discretos 1xxx

(Summit) / gráficos integrados 2xxx (Raven1/2) / gráficos discretos 2xxx (Pinnacle) / 3xxx

Gráficos integrados (Picasso) / Suporta gráficos discretos 3xxx (Matisse) / 4xxx

Gráficos integrados (Renoir) / CPU de gráficos independentes 5xxx (Vemeer)

PICHAUB550M.003 (2023-01-03) (CheckSum-FA81)

1. Altera skin de fundo do BIOS;

PICHAUB550M.002 (2022-12-15) (CheckSum-F96D)

1. Apagar fTPM é habilitado por padrão NV para redefinição de fábrica

Para evitar que o dispositivo TPM não consiga sair normalmente quando a CPU for substituída; (Isso é normal. O TPM integrado é integrado à CPU. Após substituir a CPU, você precisa redefinir o fTPM para usar a função TPM normalmente. Após esta opção ser ativada, a interface de inicialização perguntará se deseja redefinir após substituir a CPU)

PICHAUB550M.001(2022-12-15)(CheckSum-F274)

1. BIOS personalizado para SK;

2. Suporta placa de som 897; (Verificação síncrona da placa de som 662/897)

3. O TPM é ativado por padrão;

4. O ventilador do sistema suporta configurações de ventilador inteligente e o padrão é o modo Automático;

5. Suporta opções PBO;
(1. Apenas chips B550 suportam; 2. Em Advanced->AMD OverClocking)

O Ryzen 5700X3D é da família Vermeer, e como disse o Guiga " a B550M-PX suporta ele".

Postado

@1lokos Putz, pior que não vi essa opção de update no dia que comprei. Ainda estou na garantia de 7 dias. Graças a Deus meu amigo tem a CPU que citei, vai testar hj. Oremos.

@GuilhermeGB É uma Danuri B550. Eu esperei isso também, que ela venha compatível com aquele socket que propõe no anúncio.

@GuilhermeGB Fiz um post aqui antes de comprar ela, o próprio @1lokos me indicou um Review, gostei do que vi. Acreditei que ela seria uma boa opção, já que pelo preço, aguentaria de boa meu Ryzen 7 5700x3d.

• Curtir 1
Postado

A Pichau Danuri B550M-PX é versão OEM da MaxSun B550M Terminator, da qual tem também uma versão Soyo B550M Challenger,  tentativa - sem muito sucesso, de "ressussitar" a marca Soyo que foi popular no BR lá pelos anos 2000's. Todas estas placas são fabricadas pelo grupo Chinês Shangke, que é dono das marcas MaxSun, Soyo e Teclast.

Parece que na China as  placas da MaxSun tem certa popularidade, já vi algumas sendo usadas nas montages mini-ITX da/o Foni, vide a mais recente:

No review do Guiga Games tanto a MaxSun B550M Terminador como a Danuri B550M-PX mostrou um VRM adequado para um PC Gamer com Ryzen 5700X3D, sendo equivalente ou melhor que o VRM da popular Gigabyte B550M Aorus Elite, que é uns 40% mais cara. Foi o Guiga Games que influenciou a Terabyte a importar a MaxSun B550M Terminator, colocando as partes em contato.

No review da Danuri B550M-PX ele mostra o básico do BIOS.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB @1lokos

Meu amigo fez o teste na casa dele, deu essa tela ao iniciar. Isso indica algum possível problema na placa ou é normal?IMG-20240904-WA0047.thumb.jpg.9ec66df82bca4ef072b7cf0fb6ee833c.jpg

11 minutos atrás, Marcilio Dias disse:

@GuilhermeGB @1lokos

Meu amigo fez o teste na casa dele, deu essa tela ao iniciar. Isso indica algum possível problema na placa ou é normal?IMG-20240904-WA0047.thumb.jpg.9ec66df82bca4ef072b7cf0fb6ee833c.jpg

Eu achei outro topico relatando o mesmo erro, indicou esse vídeo. 

ainda não testei.. Provavelmente tem solução pra mim...

• Solução
Postado

É normal ao colocar um novo CPU o TPM resetar, inclusive fala naquele texto que tem dentro do arquivo do BIOS. É só apertar o "Y".

O BIOS gravado é o B1.2G de 01.03.2023 - que é o que relaciona todos os Ryzen 1xxx a 5xxx. Não vai ter problema.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...