Ir ao conteúdo

GeForce RTX 3080 ou RTX 4060Ti?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Estou em dúvida em relação as duas placas do título, encontrei ambas em preços semelhantes (olhando usadas e novas) e estou com muita dúvida em relação a qual comprar, qual a mais indicada?

Pretendo usar pra jogar alguns jogos atuais, entre 1080p e 2k, e utilizar programas de edição de imagens e vídeos. 

OBS: Não sou um tarado por FPS, rodar jogos a 60 fps com uma qualidade visual boa já me satisfaz.

Meu processador é um Ryzen 5600g e não pretendo trocar ele no momento.

• Moderador
Postado
12 minutos atrás, LuizOstt disse:

Estou em dúvida em relação as duas placas do título, encontrei ambas em preços semelhantes (olhando usadas e novas) e estou com muita dúvida em relação a qual comprar, qual a mais indicada?

Qual 4060 Ti? Somente a de 16GB vale a pena. Mas a RTX 3080 é mais potente que a 4060 Ti, embora seja bem menos eficiente energeticamente. Quais os preços que você encontrou?

Qual placa-mãe e fonte você possui?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@LuizOstt Por acaso essa 3080 é a de 10GB ou 12GB? Por quanto você está achando?

12 minutos atrás, LuizOstt disse:

minha fonte é uma XPG Pylon 650W.

Sinceramente, essa fonte não é boa, e ela ainda teve o escândalo da piora do projeto:

Além de ripple elevado, apresenta altas temperaturas. Como essa fonte vai se comportar com uma 3080 consumindo seus 300W eu não sei, não é o ideal, isso é certo.

Lembrando que a 4060 Ti consome metade da energia que a 3080 consome.

• Curtir 3
Postado

@Batata Defumada 10gb e entre R$2600 e R$2700.

Sobre a fonte, eu tava meio por fora, inclusive por ter comprado ela antes de rolar esse escândalo, vou ficar atento a isso e vou trocar ela futuramente.

Em relação ao consumo energético, eu tinha visto essa diferença também, algo que também tá colaborando pra essa dúvida.

Então nesse caso, considerando esses pontos, principalmente relacionado a fonte, você indica a 4060?

Postado

@GuilhermeGB Sei que não é isso que consome e agora tô mais ciente da qualidade da fonte, mas considerando apenas o processador e a 3080 daria uns 385W, a fonte não daria uma segurada não? Nem que fosse por um tempo e depois ser trocada

• Moderador
Postado
17 minutos atrás, LuizOstt disse:

10gb e entre R$2600 e R$2700.

É um preço bacana considerando que a 4060 Ti 16GB tá uns R$500,00 mais cara.

Não tem interesse em GPU da AMD? Nova tem a RX 7700XT 12GB, mais potente que a 4060 Ti. Usada talvez você encontre alguma 6800XT.

17 minutos atrás, LuizOstt disse:

Sobre a fonte, eu tava meio por fora, inclusive por ter comprado ela antes de rolar esse escândalo, vou ficar atento a isso e vou trocar ela futuramente.

Até onde sabemos ela não oferece riscos pro seu hardware, mas o desempenho dela realmente deixa a desejar.

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O que fica contra ela é só o consumo de energia mesmo.

Tem também a questão de não ter suporte ao Frame Generation do DLSS 3 e 3.5 que a 4060 Ti tem. Com essa tecnologia a 4060 Ti acaba conseguindo taxas de quadros superiores quando o jogo permite usar.

2 minutos atrás, LuizOstt disse:

Sei que não é isso que consome e agora tô mais ciente da qualidade da fonte, mas considerando apenas o processador e a 3080 daria uns 365W, a fonte não daria uma segurada não? Nem que fosse por um tempo e depois ser trocada

Se a sua preocupação com o consumo de energia é só por causa da fonte e não por causa de querer economizar na conta de luz, então pode considerar sim a 3080, especialmente se for temporariamente apenas.

• Curtir 1
  • Pedroou alterou o título para GeForce RTX 3080 ou RTX 4060Ti?
Postado

Não sei se é uma opção tão boa, no mesmo nível de desempenho em rasterização você encontra a RX 7800 XT, que conta com mais VRAM e um consumo drasticamente menor (não é o fim do mundo ter uma placa gulosa, mas ter hardware eficiente é um pró). Semana passada estava por R$ 3.000 o modelo novo da ASUS, se os preços voltarem a este patamar ao meu ver compensa muito. Claro, é preciso ver se você têm interesse em utilizar recursos de geração de quadros (DLSS), habilitar Ray Tracing ou mexer em aplicações profissionais, aí sim a 3080 seria a melhor escolha.

Eu vejo que (infelizmente) placas com menos de 12GB de VRAM não conseguirão rodar jogos lançamento por muito tempo, uma nova geração de games está por vir e o indicativo é cada vez mais maiores quantidades serão obrigatórias só para abrir o jogo, então precisa ver se você quer rodar todos os títulos mais recentes ou se alguns games seletos já serão suficientes para você.

Mas se não quiser rodar os lançamentos, a placa estar bem cuidado e estiver pagando R$ ~2.600 é uma ótima compra, só dei meu ponto de vista para você ponderar se realmente é uma boa compra para você, no final a decisão é sua.

1 hora atrás, Batata Defumada disse:

Tem também a questão de não ter suporte ao Frame Generation do DLSS 3 e 3.5 que a 4060 Ti tem. Com essa tecnologia a 4060 Ti acaba conseguindo taxas de quadros superiores quando o jogo permite usar.

Verdade, em muitos casos ele pode até fazer com que a placa entregue o desempenho de uma outra mais potente, mas pelo menos a 3080 suporta o DLSS o que já acaba sendo suficiente atualmente.

Mas ainda não consigo ver ela como uma boa recomendação, é grana demais para que a placa entregue uma experiência decente só por meio de upscalling.

• Curtir 2
  • Moderador
  • Solução
Postado
1 minuto atrás, LuizOstt disse:

Dei uma olhada na RX 6800XT 16gb e achei por um preço semelhante a 3080.

Ela seria uma opção muito interessante, conseguindo mais frames que a 3080 em Full HD e Quad HD, embora tenha um pouco menos de performance em 4K. Além disso conta com 16GB de VRAM, que é muito bem-vindo e vai te deixar sossegado.

3 minutos atrás, LuizOstt disse:

Só que pensando em longevidade, a 4060 ti compensaria mais que a 6800XT e 3080?

Eu acho que a 6800XT se torna a melhor opção caso você não se importe com Ray Tracing e não vá utilizar aplicações profissionais, setor que a Nvidia tem uma vantagem. Só pra jogos a 6800XT é uma boa pedida.

• Curtir 2
Postado

@RonaldoXbox No meu caso seria um grupo seleto de jogos da nova geração, por exemplo, no momento o único jogo de lançamento que quis jogar foi Wukong, geralmente eu oscilo muito entre jogos mais antigos e mais atuais.

A 7800XT já fica fora do meu orçamento, mas ainda tenho que ver como vai ser até o fim do ano.

@Batata Defumada Quando você fala das aplicações profissionais, quer dizer que a 6800XT é uma negação em relação a isso, ou só entrega um desempenho menos eficiente que a RTX? Porque vou usar pra algumas aplicações, só que coisas não tão pesadas, edições mais simples e manipulação de imagens em programas da Adobe.

• Moderador
Postado
8 minutos atrás, LuizOstt disse:

quer dizer que a 6800XT é uma negação em relação a isso, ou só entrega um desempenho menos eficiente que a RTX?

É menos eficiente, não vai ser uma negação. Até porque ela continua sendo uma GPU muito poderosa não importa a situação.

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada Entendi, acredito que vou de 6800XT então e talvez, dependendo de como estiver as promoções no fim do ano, eu pego uma 7800XT.

Inclusive, só a título de curiosidade, tô saindo de uma GTX 1660 Super.

• Curtir 1
Postado

É mais uma dúvida, como está aquela questão dos drivers para as placas da AMD atualmente? Antes eu via várias pessoas reclamando disso

Postado
2 horas atrás, Batata Defumada disse:

É, mas nesse ponto do Frame Generation, seria a mesma coisa que pegar uma placa AMD RX. Pelo menos uma RTX 3000 ainda tem suporte a DLSS, que é melhor que o FSR. E esse Frame Generation só consideraria pra jogar games single-player que já rodam a 60+ FPS, e assim conseguir 100+ FPS como resultado final. Mas é bom lembrar que o Frame Generation consome bastante VRAM, tem jogos que placas de 8GB não consegue rodar tão com essa opção ativada.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
11 minutos atrás, LuizOstt disse:

É mais uma dúvida, como está aquela questão dos drivers para as placas da AMD atualmente? Antes eu via várias pessoas reclamando disso

Você vai continuar encontrando muita gente reclamando, tanto da AMD quanto da Nvidia. Pessoalmente eu nunca tive GPU da AMD, mas são 6 anos utilizando Nvidia e não tive problemas.

Claro que é mais comum a narrativa dos drivers ruins contra a AMD, até porque no passado eles eram realmente terríveis, mas houve uma evolução nesse aspecto.

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Mas é bom lembrar que o Frame Generation consome bastante VRAM, tem jogos que placas de 8GB não consegue rodar tão com essa opção ativada.

É, contudo já informei para o autor do tópico desconsiderar a 4060 Ti de 8GB, independente de Frame Generation, 8GB de VRAM é triste para uma GPU nessa faixa de preço.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB considerando isso que foi dito em relação ao frame gen pra jogos que já rodam acima de 60, tá tranquilo então porque como disse lá no início, não sou muito bitolado com fps, rodando 60 estável com uma qualidade boa, tá ótimo.

@Batata Defumada Entendi, vou ficar mais tranquilo em relação a isso então.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!