Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos.

Atualmente eu possuo um PC com uma placa-mãe B450m steel legends, processador Ryzen 7 1700, SSD M.2 1tb, 2x8gb dd44 2666 e uma fonte 650w. Comprei diretamente do meu primo em 2019. A minha placa de Vídeo atual (reddragon rx 570 4gb) esta dando por muitas vezes artefatos na tela, sempre travando e reiniciando o PC em alguns jogos. Quando ela engata para funcionar, o problema para de aparecer, mas até isso acontecer incomoda muito. Então já esta na hora de eu realizar o upgrade do PC (parcialmente) 100% focado em jogos e algumas tarefas basicas de escritorio. Vale lembrar que meu monitor é um AOC Sniper 24" 1080p, e eu não penso em trocar ele no momento, pois me agrada bastante.

Meu orçamento de gasto está na faixa  de R$5,000. Acontece que por indicação de um amigo, ele me disse para realizar a compra de uma 6700 XT junto com o processador Ryzen 7 5700x3d... porém a placa 6700XT não se encontra mais para compra e a similar que seria a 6750xt 12gb esta R$ 2300 ou seja, R$1000 a menos que a 7800xt. E a 7700xt esta R$300 a menos que a 7800xt.

Eu como entendo muito pouco, acabei por fazer a compra da placa 7800xt junto com o processador Ryzen 7 5700X3D. No total saiu 3300R$ a gpu e R$1300 o cpu.

Vocês acham que é muito overkill este atual setup para esta resolução 1080p? Pensando na longevidade da placa, que seria para não trocar em no minimo 5 anos. Talvez uma placa inferior? O pedido não chegou ainda, posso realizar a devolução se necessario. 
FIquei com essa duvida pois após realizar a compra vi bastante gente recomendando placas inferiores... acontece que não tem muita opção no mercado e a diferença da 6750xt pra 7800xt é de R$1000...

ps: sei que devo trocar a ram também por uma 3600 +-.

Desculpa se ficou meio confuso... qualquer duvida eu estou pronto a responder aqui.

Muito obrigado desde ja!

• Batata Defumada alterou o título para Muito overklill/exagero setup GPU 7800XT com AMD Ryzen 5700X3D resolução 1080p?
  • Moderador
Postado
8 minutos atrás, Allucards disse:

Vocês acham que é muito overkill este atual setup para esta resolução 1080p? Pensando na longevidade da placa, que seria para não trocar em no minimo 5 anos

Overkill é, mas se você queria ficar no mínimo 5 anos sem preocupar em trocar a GPU então você conseguiu, e isso rodando tudo no ultra.

Esse monitor é apenas 75HZ? Se sim, eu recomendo que troque esse monitor eventualmente para aproveitar melhor esse hardware, pegando um monitor de pelo menos uns 144HZ, até porque esse processador é um monstro que consegue empurrar muitos frames na GPU.

A 7800XT é voltada pra resolução mais altas como Quad HD, então essa é outra possibilidade quando/se for trocar o monitor.

• Curtir 1
Postado

É um bom setup e vai ter desempenho extremo em 1080p, mas você não disse o principal, qual a fonte (nome, modelo e marca) e placa-mãe? essa placa de vídeo é gulosa em energia.

• Curtir 2
Postado
7 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Overkill é, mas se você queria ficar no mínimo 5 anos sem preocupar em trocar a GPU então você conseguiu, e isso rodando tudo no ultra.

Esse monitor é apenas 75HZ? Se sim, eu recomendo que troque esse monitor eventualmente para aproveitar melhor esse hardware, pegando um monitor de pelo menos uns 144HZ, até porque esse processador é um monstro que consegue empurrar muitos frames na GPU.

A 7800XT é voltada pra resolução mais altas como Quad HD, então essa é outra possibilidade quando/se for trocar o monitor.

Sim, o monitor é 75hz, bem fraco por sinal. É esse aqui do LINK.

E como sou sequelado comprei para depois pesquisar. E parece que o proximo passo é trocar o monitor mesmo.... mas isso não vou conseguir fazer nos proximos 12 meses... talvez até mais.
Valeu!

7 minutos atrás, Swalls disse:

É um bom setup e vai ter desempenho extremo em 1080p, mas você não disse o principal, qual a fonte (nome, modelo e marca) e placa-mãe? essa placa de vídeo é gulosa em energia.

A minha placa é esta aqui: https://www.ASRock.com/mb/AMD/B450M Steel Legend/index.pt.asp

A fonte eu só vou conseguir pegar os dados certinhos quando desmontar o PC. Mas sei que é modular de 650w reais, agora de fato a marca não sei agora. Mas isso também não seria um "problema", pois qualquer coisa seria comprar uma nova fonte, passando um pouco do orçamento, mas resolvendo caso falte W

Valeu.

• Moderador
Postado
5 minutos atrás, Allucards disse:

Sim, o monitor é 75hz, bem fraco por sinal. É esse aqui do LINK.

E como sou sequelado comprei para depois pesquisar. E parece que o proximo passo é trocar o monitor mesmo.... mas isso não vou conseguir fazer nos proximos 12 meses... talvez até mais.
Valeu!

Entendi, aí fica a seu critério. Entre devolver as peças e pegar algo mais compatível com o seu monitor (eu diria um Ryzen 5 5600 + RX 7600) ou manter as peças e depois investir num monitor melhor.

5 minutos atrás, Allucards disse:

A fonte eu só vou conseguir pegar os dados certinhos quando desmontar o PC. Mas sei que é modular de 650w reais, agora de fato a marca não sei agora. Mas isso também não seria um "problema", pois qualquer coisa seria comprar uma nova fonte, passando um pouco do orçamento, mas resolvendo caso falte W

Às vezes o problema não é a potência, mas a qualidade. Quando souber o modelo da fonte  nos informe, 650W é o suficiente se a fonte for boa.

• Curtir 3
Postado

opa, não siga esse pensamento de "resolve caso falte Watts", isso é o mínimo que uma fonte tem que dar, o mais importante é a fonte ser boa, ter uma boa construção e ser bem revisada. Existe muitas fontes de 450W por aí que é 200 vezes melhor que genericas de 800W.

Essa placa de vídeo bebe energia, tem que ser algo de qualidade para segurar.

3 minutos atrás, Batata Defumada disse:

RX 7600

a rx 7600 está toda problemática, vi tantas reclamações nos ultimos 3 meses que parei de recomendar.

• Curtir 2
  • Pedroou alterou o título para Muito exagero PC com Radeon RX 7800XT e Ryzen 7 5700X3D para resolução 1080p?
  • Membro VIP
Postado

Se já comprou não vejo motivo para devolver, troque de monitor no futuro. Talvez um 27" QHD 144hz.

Não entendi qual fonte tem ou comprou, mas é bom pegar uma boa fonte.

• Curtir 3
Postado
13 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Entendi, aí fica a seu critério. Entre devolver as peças e pegar algo mais compatível com o seu monitor (eu diria um Ryzen 5 5600 + RX 7600) ou manter as peças e depois investir num monitor melhor.

Às vezes o problema não é a potência, mas a qualidade. Quando souber o modelo da fonte  nos informe, 650W é o suficiente se a fonte for boa.

beleza! Obrigado pela resposta. Acredito que vou manter isso então e quando der troco o monitor. porque também levando em consideração, vou ter folga de GPU por 5 anos. Acredito que a 7600XT também dê, mas queria uma folga a mais mesmo. 

Sim, esse final de semana vou desmontar o PC e informo qual a fonte. Obrigado novamente. 

14 minutos atrás, Swalls disse:

opa, não siga esse pensamento de "resolve caso falte Watts", isso é o mínimo que uma fonte tem que dar, o mais importante é a fonte ser boa, ter uma boa construção e ser bem revisada. Existe muitas fontes de 450W por aí que é 200 vezes melhor que genericas de 800W.

Essa placa de vídeo bebe energia, tem que ser algo de qualidade para segurar.

a rx 7600 está toda problemática, vi tantas reclamações nos ultimos 3 meses que parei de recomendar.

Ok Swalls, como disse sou bastante leigo. Agradeço pela orientação. 

Mas como respondi ao batata, vou acabar mantendo a 7800xt mesmo pra ter uma folga em gpu pelo proximos 5 anos. Assim que souber a fonte que eu tenho venho informar aqui. Obrigado.

• Curtir 2
Postado

@Pedroou @Swalls @Batata Defumada 

boa noite... desculpa marcar vcs aqui, mas precisei viajar de emergencia e não estou com o pc.

Poderiam por favor indicar de antemão qual a fonte comprar? Pois ja vou deixar ela no jeito. Vou retornar apenas na segunda e não gostaria de ter imprevisto quando o pessoal da loja for montar alegando que minha fonte não vai servir.

Vou comprar ela.... caso a minha sirva, eu devolvo em até 7 dias... e não não dê, ja vou ter a fonte..

Obriigado!

Lembrando que o setup vai ser:

placa-mãe ASRock steel legends 450m

proc 5700x3d

7800xt

1tb SSD M.2

1 SSD 500gb

2x8gb ram

Postado
1 hora atrás, Swalls disse:

COOLER MASTER MWE 600, 600W

Super Flower LEADEX III ARGB 650W

COOLER MASTER MWE 750, 750W (um pouco superdimensionado mas é boa também)

Me enviaram uma foto da fonte , eh essa

Thermaltake 80 plus bronze smart pro RGB 750w.

https://imgur.com/a/775u3I8

Ela da conta no caso? Eh uma boa fonte ? Obrigado 

Postado
16 horas atrás, Swalls disse:

@Allucards mas qual é a fonte??? falta de dinheiro? essa é a q você já tem?

Sim, a Thermaltake 80 plus bronze smart pro RGB 750w é a minha fonte atual. Se da pra esperar um pouco que assim seja kk

E é falta de dinheiro sim, pois pretendo migrar pra um monitor qHD 27", ai qualquer economia ajuda. Vou esperar a black friday pra ver se consigo algo mais em conta.

• Moderador
Postado
Em 06/09/2024 às 01:57, Allucards disse:

Poderiam por favor indicar de antemão qual a fonte comprar? Pois ja vou deixar ela no jeito. Vou retornar apenas na segunda e não gostaria de ter imprevisto quando o pessoal da loja for montar alegando que minha fonte não vai servir.

Eu recomendo a Super Flower LEADEX III ARGB 750W.

Em 06/09/2024 às 15:37, Allucards disse:

Thermaltake 80 plus bronze smart pro RGB 750w.

Essa linha Smart Pro RGB da Thermaltake não é indicada, basicamente eles investiram em coisas que não deviam ter prioridade, como por exemplo fan RGB, sistema de operação semi-passiva e layout modular em vez de investirem em componentes internos de maior qualidade, especialmente pensando nos capacitores de filtragem que não inspiram confiança à longo prazo. A garantia de 7 anos que a Thermaltake oferece com essa linha não é um sinal da confiança deles com a qualidade do produto, é mais uma jogada de marketing.

Além disso é uma fonte com baixa eficiência, um fan profile mal configurado, performance ruim na linha de 3.3V e apenas um conector EPS. Surpreendentemente é DC-DC, mas isso não salva ela não.

Em resumo, não recomendo que a mantenha na nova configuração, quando as novas peças chegarem não as utilize com essa fonte da Thermaltake.

Em 06/09/2024 às 16:58, Swalls disse:

Não recomendo, a maioria das fontes testadas nessa marca não passam em testes.

por ex uma dessas de 750W foi testada aqui no clubedohardware.

A Thermaltake possui fontes muito boas, dá uma olhada na Tier List do site Cultists Network. Além disso esse teste é de 2010, não dá pra se embasar nele para não recomendar um modelo completamente diferente.

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Batata Defumada disse:

Eu recomendo a Super Flower LEADEX III ARGB 750W.

Essa linha Smart Pro RGB da Thermaltake não é indicada, basicamente eles investiram em coisas que não deviam ter prioridade, como por exemplo fan RGB, sistema de operação semi-passiva e layout modular em vez de investirem em componentes internos de maior qualidade, especialmente pensando nos capacitores de filtragem que não inspiram confiança à longo prazo. A garantia de 7 anos que a Thermaltake oferece com essa linha não é um sinal da confiança deles com a qualidade do produto, é mais uma jogada de marketing.

Além disso é uma fonte com baixa eficiência, um fan profile mal configurado, performance ruim na linha de 3.3V e apenas um conector EPS. Surpreendentemente é DC-DC, mas isso não salva ela não.

Em resumo, não recomendo que a mantenha na nova configuração, quando as novas peças chegarem não as utilize com essa fonte da Thermaltake.

A Thermaltake possui fontes muito boas, dá uma olhada na Tier List do site Cultists Network. Além disso esse teste é de 2010, não dá pra se embasar nele para não recomendar um modelo completamente diferente.

Muito obrigado mais uma vez pela resposta...

Mas agora eu fiquei cabreiro... porque ja gastei 5mil e não tenho quase mais dinheiro pra investir no PC... o que eu estava pensando era pegar um monitor de 144p, mas agora com essa sua mensagem, você acha que eu deveria cancelar o monitor e investir na fonte então? Pode dar muita ***** se usar ela por esse periodo?

Como falei daria pra trocar ela daqui uns 6 meses, ou agora e cancelar o monitor.

Agradeço a resposta!

• Amei 1
  • Moderador
Postado
10 horas atrás, Allucards disse:

você acha que eu deveria cancelar o monitor e investir na fonte então? Pode dar muita ***** se usar ela por esse periodo?

Eu não posso afirmar nada, claro. Contudo, sempre existe a possibilidade de acontecer algum problema. Pode ser que a fonte falhe e queime, pode ser que ela faça isso sem danificar mais nada, ou pode ser que danifique, pode ser que nada disso acontecesse também. Eu acho que pra ficar mais seguro é melhor primeiro pegar a fonte nova, a que eu recomendei nem é tão cara assim e é de alta qualidade.

Além disso para maior proteção, recomendo fortemente comprar um filtro de linha iClamper 5 com proteção contra surtos elétricos.

• Curtir 2
  • 3 meses depois...
Postado
Em 08/09/2024 às 10:39, Batata Defumada disse:

Eu não posso afirmar nada, claro. Contudo, sempre existe a possibilidade de acontecer algum problema. Pode ser que a fonte falhe e queime, pode ser que ela faça isso sem danificar mais nada, ou pode ser que danifique, pode ser que nada disso acontecesse também. Eu acho que pra ficar mais seguro é melhor primeiro pegar a fonte nova, a que eu recomendei nem é tão cara assim e é de alta qualidade.

Além disso para maior proteção, recomendo fortemente comprar um filtro de linha iClamper 5 com proteção contra surtos elétricos.

Opa, fala ai Batata.

Primeiramente peço desculpas por reviver o topico, mas achei melhor responder aqui do criar um novo.

Gostaria de agradecer novamente pela ajuda que vcs me deram, foram bastante uteis.

As peças do PC chegaram, com isso troquei o processador, placa de Vídeo e agora memória. Acabei também pegando um monitor 27 qhd.

As configurações ficaram as seguintes:

placa-mãe ASRock b450m steel legends
processador Ryzen 5700x3d

placa de Vídeo 7800xt 16gb

memória 2x32gb

SSD M.2 1tb

SSD 500gb

Poderia me indicar uma fonte adequada novamennte por favor? Aquela que você postou anteriormente não esta mais em estoque (modelo Super Flower Leadex).

Obrigado! 

• Amei 1
  • Moderador
Postado
15 horas atrás, Allucards disse:

Poderia me indicar uma fonte adequada novamennte por favor?

Olá, sem problemas, me diga se essa fonte aqui encaixa no seu orçamento: Corsair RM750X. Ela é até melhor que a Super Flower que eu havia recomendado, tem 11 anos de garantia, excelente qualidade. Só que o preço é meio salgado.

• Amei 1
Postado
17 horas atrás, Batata Defumada disse:

Olá, sem problemas, me diga se essa fonte aqui encaixa no seu orçamento: Corsair RM750X. Ela é até melhor que a Super Flower que eu havia recomendado, tem 11 anos de garantia, excelente qualidade. Só que o preço é meio salgado.

Olha, até que cabe sim. Se fosse um pouco mais em conta seria melhor. Apesar de que não adianta tentar economizar em fonte eu acho. A garantia de 11 anos realmente é algo a se levar em conta. Tirando essa que você citou, qual outra seria? Achei esta aqui também de 850w, da mesma marca que você havia dito: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15928/fonte-super-flower-leadex-iii-argb-850w-80-plus-gold-black-pfc-ativo-sf-850f14rgbk-com-cabo-de-forca?gad_source=1 porém com 5 anos de garantia.

A diferença de 100w não faz falta no meu caso correto? Acho que é mais jogo pagar 100 a mais e ter +5 de garantia que a super?

No site da kabum fala que a garantia é de apenas 01 ano. Procede essa garantia de 10 anos ?

Obrigado mais uma vez.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
4 horas atrás, Allucards disse:

No site da kabum fala que a garantia é de apenas 01 ano. Procede essa garantia de 10 anos ?

Eles colocaram de uma forma meio confusa, é 1 ano + 10 anos:

image.png

4 horas atrás, Allucards disse:

A diferença de 100w não faz falta no meu caso correto? Acho que é mais jogo pagar 100 a mais e ter +5 de garantia que a super?

É, não faz falta, 750W já dá e sobra. Mas essa Super Flower é muito boa também, qualquer uma delas é uma boa escolha.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!