Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Utilizei um HyperX Alloy Origins Core com Switches HyperX Red por aproximadamente 3,5 anos. Adoro o teclado, pois as teclas são telepaticamente macias, muito bem tensionadas e relativamente silenciosas. Nunca tive dores ao digitar ou jogar.

O problema é que nos últimos meses diversas teclas começaram a funcionar mal, tendo que apertar várias vezes pra funcionar, às vezes com duplo clique, e por aí vai. O que o está enterrando é que não achei switches à venda nem no Brasil e nem na China, e pra piorar parece que eles são soldados na placa.

Isto também aconteceu com o meu antigo Red Dragon Kumara Outemu Red, só que em escala muito maior e em muito menos tempo. Precisava de WD-40 cada dia em um switch diferente (era rir pra não chorar).

Agora estou usando temporariamente um Logitech sem fio que comprei pra outro fim, mas não estou gostando porque as teclas são duras e porque a presença do teclado numérico à direita restringe muito o movimento do mouse.

Resumidamente, o teclado será usado para digitação diariamente, e de vez em quando vou usar em um FPS, RPG ou assemelhado. Quanto a requisitos, preciso de um teclado:

1. Sem o numérico (ou com ele na esquerda, o que é raro);
  2. Durável (mais que os citados pelo menos);
  3. Se mecânico (não precisa ser), de preferência um que aceite a troca dos switches em caso de defeitos e que seja possível encontrar os mesmos no mercado;
  4. E com teclas macias como as que estou acostumado;
  5. Que tenha teclas multimídia pra aumentar e diminuir volume (ainda que seja por tecla FN).

O orçamento é maleável, cravei esse número porque acho que é um valor justo/suficiente pra esse item com as qualidades que procuro. Pra ser mais caro tem que ser algo realmente muito bom, e se for mais barato o bolso agradece 🙂

Por fim, vi que estão recomendando bastante o Fallen Pantera ECO. Ele serve pro meu contexto ou tem coisa melhor? E se eu ficar no mecânico, continuo nos switches red ou os brown seriam uma opção?

Grato desde já, se desse pra dar um superchat da vida eu daria rsrs.

Postado
12 horas atrás, Saiko disse:

Por fim, vi que estão recomendando bastante o Fallen Pantera ECO. Ele serve pro meu contexto ou tem coisa melhor? E se eu ficar no mecânico, continuo nos switches red ou os brown seriam uma opção?

Pantera Eco é um ótimo teclado de membrana, não sei o desenvolvimento dele para jogar algum jogo pois nunca tive, mas pode ser que a sensação de acionamento da tecla por ser um pouco mais duro, possa passar uma certa insatisfação. Mas como eu disse... Nunca tive o teclado, e até mesmo essa informação de que o acionamento das teclas é mais duro, pode ser improvável.

No mais, é um teclado perfeito para digitação, programar e algumas outras práticas. Além de lindo, sua qualidade é realmente boa para o preço proposto.

O Switch Brown vai ser uma junção do Switch Blue com o Switch Red, então pode ser que ele seja um pouquinho mais barulhento, mas com uma sensação de digitação diferente. A experiência que tive com esse Switch no teclado do meu irmão, é que se parece bastante com o Switch Yellow, ele tem um acionamento macio e um barulho que parece ''oco''.

Como você não citou que o teclado precisa ser ABNT2, vou te dar algumas opções, além do Fallen Eco é claro.

O teclado que mais se encaixa com tudo, é o Akko 5075s Switch cream black V3. Além de possuir uma qualidade de material boa e a rodinha para abaixar e diminuir o volume, tem um Switch que além de ter uma qualidade muito alta, é silencioso, e pela sua descrição, é ótima para lugares onde o ruído é um problema. Esse teclado também é ótimo para games FPS, eu mesmo utilizo um Akko.

Akko 3068S Switch Akko Pink. Além desse ser ABNT2, ele é um pouco mais compacto e não possui a rodinha de aumentar e diminuir o volume, muito menos as teclas F1, F2, F3 e por ai vai, é um teclado 60%, diferente do outro que é 75%. Seu Switch também é de qualidade, sendo o Akko Pink que também é silencioso.

Fallen Falcãozinho Switch Red. Este é 75% e ABNT2, também não possui a teclado do volume. Seu Switch é o que você já utiliza, o Switch Red, sendo Gateron, uma marca famosa e de bastante qualidade. Eu tive um antecessor desse, e me durou 4 anos e meio, sendo efetuado a troca pois seus leds tiveram alguns problemas por conta da umidade do meu Estado e seu tamanho full-size atrapalhava a remada do meu mouse, já bati ele diversas vezes no teclado......

O colega @Mikhail Kosevich Volkov também pode te dar ótimas recomendações e explicar um pouco mais a fundo sobre o assunto, caso eu tenha deixado algo raso.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, Middoken disse:

Pantera Eco é um ótimo teclado de membrana, não sei o desenvolvimento dele para jogar algum jogo pois nunca tive, mas pode ser que a sensação de acionamento da tecla por ser um pouco mais duro, possa passar uma certa insatisfação. Mas como eu disse... Nunca tive o teclado, e até mesmo essa informação de que o acionamento das teclas é mais duro, pode ser improvável.

No mais, é um teclado perfeito para digitação, programar e algumas outras práticas. Além de lindo, sua qualidade é realmente boa para o preço proposto.

O Switch Brown vai ser uma junção do Switch Blue com o Switch Red, então pode ser que ele seja um pouquinho mais barulhento, mas com uma sensação de digitação diferente. A experiência que tive com esse Switch no teclado do meu irmão, é que se parece bastante com o Switch Yellow, ele tem um acionamento macio e um barulho que parece ''oco''.

Como você não citou que o teclado precisa ser ABNT2, vou te dar algumas opções, além do Fallen Eco é claro.

O teclado que mais se encaixa com tudo, é o Akko 5075s Switch cream black V3. Além de possuir uma qualidade de material boa e a rodinha para abaixar e diminuir o volume, tem um Switch que além de ter uma qualidade muito alta, é silencioso, e pela sua descrição, é ótima para lugares onde o ruído é um problema. Esse teclado também é ótimo para games FPS, eu mesmo utilizo um Akko.

Akko 3068S Switch Akko Pink. Além desse ser ABNT2, ele é um pouco mais compacto e não possui a rodinha de aumentar e diminuir o volume, muito menos as teclas F1, F2, F3 e por ai vai, é um teclado 60%, diferente do outro que é 75%. Seu Switch também é de qualidade, sendo o Akko Pink que também é silencioso.

Fallen Falcãozinho Switch Red. Este é 75% e ABNT2, também não possui a teclado do volume. Seu Switch é o que você já utiliza, o Switch Red, sendo Gateron, uma marca famosa e de bastante qualidade. Eu tive um antecessor desse, e me durou 4 anos e meio, sendo efetuado a troca pois seus leds tiveram alguns problemas por conta da umidade do meu Estado e seu tamanho full-size atrapalhava a remada do meu mouse, já bati ele diversas vezes no teclado......

O colega @Mikhail Kosevich Volkov também pode te dar ótimas recomendações e explicar um pouco mais a fundo sobre o assunto, caso eu tenha deixado algo raso.

Muito obrigado!

Sobre os pontos que você citou, esclareço que seria bastante preferível sim o ABNT2, então é importante ter opções, mas é algo que eu poderia talvez abrir mão caso a qualidade do teclado compense.

O barulho também não é tão relevante assim. Claro que agrada um teclado silencioso, mas eu prezo mais o conforto ao digitar.

Sobre switch, estou muito aberto a todos os tipos, é que pessoalmente só tive a oportunidade de conhecer o red e tive curiosidade de conhecer o brown. Importante mesmo é presevar o conforto na digitação (algo que eu encontrei em teclas menos duras), e se um switch blue for capaz de proporcionar isso eu não me importaria. A questão é que o meu Logitech de membrada é BEM duro rsrs, tem bastante diferença pro mecânico.

Por fim, gostaria que o teclado tivesse o mesmo layout do meu atual (80% que se chama, correto?), com teclas home, end, insert e delete acima das setas. Uso muito essas teclas (principalmente o insert) e elas precisam ser acessíveis.

Por exemplo, uso muito os atalhos Ctrl (direito) + Insert e Shift (direito) + insert, que são basicamente os comandos de copiar e colar, mas que funcionam melhor pra colar dados em terminal/linha de comando.

• Moderador
Postado

@Saiko, boa noite!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!
Eu concordo em grande parte com o comentário do @Middoken, com adendo importante que os AKKO não são ABNT2 de verdade, poderás ver se prestar atenção que falta uma tecla na segunda fileira de baixo pra cima, do lado do shift direito. Sem mais recomendações fora isso.

7 horas atrás, Middoken disse:

Geralmente teclados de membrana são mais macios, quando têm membranas bem projetadas, por ter amortecimento no fim da tecla ao contrário de mecânicos que batem seco no fim de curso.

7 horas atrás, Middoken disse:

A questão de som do switch brown em comparação ao Red chega a ser desprezível, eu creio que a diferença aí teria sido apenas de material. Switch yellow mesmo tem a mesma construção do red, do black e outros lineares, então não haverá diferença notável de som mesmo que o perfil e peso da mola seja diferente entre eles. Escolha de materiais no switch específico, como utilizar nylon puro, nylon com carga material de policarbonato, ou policarbonato puro, ou miolo de POM ou policarbonato (raros casos usam) são o que mais influencia o som do switch, fora lubrificação e se ele é amortecido (tipo silent) ou não.

4 horas atrás, Saiko disse:

Por fim, gostaria que o teclado tivesse o mesmo layout do meu atual (80% que se chama, correto?), com teclas home, end, insert e delete acima das setas. Uso muito essas teclas (principalmente o insert) e elas precisam ser acessíveis.

Creio a melhor opção para configuração tenkeyless seja o Fallen Pantera Eco TKL mesmo. Recomendo testá-lo ao menos, eu mesmo não tenho problemas em usar teclados de cúpula de borracha ainda que eu tenha 3 teclados mecânicos funcionais em casa, rs.

• Curtir 2
Postado
Em 06/09/2024 às 18:33, Mikhail Kosevich Volkov disse:

@Saiko, boa noite!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!
Eu concordo em grande parte com o comentário do @Middoken, com adendo importante que os AKKO não são ABNT2 de verdade, poderás ver se prestar atenção que falta uma tecla na segunda fileira de baixo pra cima, do lado do shift direito. Sem mais recomendações fora isso.

Geralmente teclados de membrana são mais macios, quando têm membranas bem projetadas, por ter amortecimento no fim da tecla ao contrário de mecânicos que batem seco no fim de curso.

A questão de som do switch brown em comparação ao Red chega a ser desprezível, eu creio que a diferença aí teria sido apenas de material. Switch yellow mesmo tem a mesma construção do red, do black e outros lineares, então não haverá diferença notável de som mesmo que o perfil e peso da mola seja diferente entre eles. Escolha de materiais no switch específico, como utilizar nylon puro, nylon com carga material de policarbonato, ou policarbonato puro, ou miolo de POM ou policarbonato (raros casos usam) são o que mais influencia o som do switch, fora lubrificação e se ele é amortecido (tipo silent) ou não.

Creio a melhor opção para configuração tenkeyless seja o Fallen Pantera Eco TKL mesmo. Recomendo testá-lo ao menos, eu mesmo não tenho problemas em usar teclados de cúpula de borracha ainda que eu tenha 3 teclados mecânicos funcionais em casa, rs.

Agradeço as dicas, encomendei ontem um Akko 5075S com switch black, o mesmo que o Middoken mencionou, agora é esperar chegar. Cheguei à conclusão que eu realmente não queria voltar pra membrana, e no conjunto da obra de fato este é o que parece atender melhor.

Estava olhando os vídeos do software da Akko e parece que dá pra remapear as teclas, então vou sacrificar Pg Up e Pg Down pra atribuir respectivamente a combinação de Shift + Insert e Ctrl + Insert, se der certo vai ficar sensacional. Ainda tenho que escolher outra tecla pra sacrificar e estabelecer o Print Screen.

No mais, se eu esgotar os switches reserva e eu não achar da Akko, consigo colocar um Gateron ou algum outro pra quebrar o galho?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
7 horas atrás, Saiko disse:

No mais, se eu esgotar os switches reserva e eu não achar da Akko, consigo colocar um Gateron ou algum outro pra quebrar o galho?

O estilo de encaixes utilizado por ele permite qualquer switch com furação MX, seja 3 ou 5 pinos. Pode colocar Gateron, Cherry, Kailh, TTC ou qualquer outro recomendado se quiser.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!