Ir ao conteúdo

Usar 2x 16gb RAM com frequência baixa ou 2x 8gb com frequência maior?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, eu estou comprando as peças para montar um PC novo, eu pretendia comprar 2 pentes de memória RAM DDR5 de 16gb, mas acaba saindo muito mais caro então eu pensei se n era melhor eu pega dois pentes de 8 e pegar uma frequência de MHz mais alta tipo 5600 ou 6000mhz.

O que eu deveria fazer?

• Pedroou alterou o título para Usar 2x 16gb RAM com frequência baixa ou 2x 8gb com frequência maior?
Postado

Se for usar com placa de vídeo dedicada, coloca maior quantidade, mesmo numa frequência menor... o uso de memória só está aumentando no jogos ultimamente... Apesar de muitos jogos recomendarem 16G, 32G (ou 24G, já que DDR5 não é binário) seria mais recomendado...

Postado
1 hora atrás, Rodrigo J Polette disse:

Se for usar com placa de vídeo dedicada, coloca maior quantidade, mesmo numa frequência menor... o uso de memória só está aumentando no jogos ultimamente... Apesar de muitos jogos recomendarem 16G, 32G (ou 24G, já que DDR5 não é binário) seria mais recomendado...

Eu pretendo comprar ou uma 4060 ou uma rx 7600

Postado

@Rodrigo J Polette n entendi mt bem o que você quer dizer porque tipo, os processadores hoje em dia suportam até 5600mhz de ram DDR5 de acordo com o recomendado, então não teria muito como usar potencias tão altas assim, mas fora isso, é melhor eu pegar 32gb mesmo ent?

Postado

@iso Sim, eu pegaria maior quantidade.

O que quis dizer é que as DDR5 ainda precisam melhorar mais para estarem tão "maduras" quanto estão as DDR4 hoje. Terem menores latências e mais velocidade ainda...

As minhas DDR4 são 32G mas é 3200Mhz, porém, a latência comum para essa velocidade é CL16, mas as minhas são CL18, mesmo assim é vantagem ter mais quantidade.

Já tive DDR4 16G de 4000Mhz, essas funcionavam a CL19, essas alcançavam mais de 60G/s, uma transferência bem alta para DDR4...

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

@iso Sim, eu pegaria maior quantidade.

O que quis dizer é que as DDR5 ainda precisam melhorar mais para estarem tão "maduras" quanto estão as DDR4 hoje. Terem menores latências e mais velocidade ainda...

As minhas DDR4 são 32G mas é 3200Mhz, porém, a latência comum para essa velocidade é CL16, mas as minhas são CL18, mesmo assim é vantagem ter mais quantidade.

Já tive DDR4 16G de 4000Mhz, essas funcionavam a CL19, essas alcançavam mais de 60G/s, uma transferência bem alta para DDR4...

aataa agora entendi valeu mano!

• Curtir 1
Postado

Se estiver pensando em investimento a longo prazo, 2x16GB 6000MHz CL30 será o melhor investimento. Se você pretende comprar memórias baratas para usar como "step" até um dia poder comprar algo melhor, então sugiro ficar num kit 2x8GB mais barato que encontrar.

Acredito que com o tempo teremos maiores opções de memórias de frequências bem elevadas acima de 8000MHz, mas o custo-benefício ainda será entre de 7000-8000MHz (na minha opinião). Mas o que mais vai mudar é a questão da latência, a maioria dos modelos atuais possuem latências bem elevadas, tipo CL36 e CL40, isso em frequências abaixo de 6000MHz, o que é pior ainda. A latência idealmente aceita para 6000MHz é CL30, enquanto menor a frequência, mas baixa a latência precisaria ser também, mas você verá muitas memórias 5600MHz CL40 por aí. Com o tempo será mais comum encontrar memórias de latências baixas por preços mais interessantes.

Um kit 2x16GB 6000MHz CL30 hoje está custando por volta dos R$1.000, às vezes um pouco menos, às vezes um pouco mais.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Então pra escolher uma memória boa eu preciso prestar mais atenção na latência do que na frequência? Ou preciso ver alguma memória que tenha os dois equilibrados?

• Solução
Postado

@iso de preferência para o equilíbrio, só que você não achará facilmente e com preço viável a venda memórias abaixo de 6000MHz com latência baixa.

Se não tiver como comprar memórias boas agora, pega um kit comum, tipo esse aqui, 5200MHz CL40, menos de R$410 no kit.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23963/memória-DDR5-kingston-fury-beast-16gb-2x8gb-5200mhz-black-kf552c40bbk2-16

Provavelmente você ainda teria uma margem para overclock, talvez pegar até uns 5600MHz e talvez reduzir um pouco as latências, isso se tiver paciência.

Bem provável que daqui 1-2 anos você encontre uma grande variedade de memórias acima de 6000MHz com boas latências e preços competitivos. Se preocupar com RAMs acima de 6000MHz agora não é muito interessante, porque o máximo que a AMD "garante" para os Ryzen 7000 é DDR5 6000MHz, isso por causa das limitações do Infinity Fabric. Um ou outro modelo "sorteado" consegue ir além, mas não é algo tão comum. Agora nos Ryzen 9000 parece que o limite subiu um pouco para 6400MHz.

• Curtir 1
Postado

25 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@iso de preferência para o equilíbrio, só que você não achará facilmente e com preço viável a venda memórias abaixo de 6000MHz com latência baixa.

Se não tiver como comprar memórias boas agora, pega um kit comum, tipo esse aqui, 5200MHz CL40, menos de R$410 no kit.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23963/memória-DDR5-kingston-fury-beast-16gb-2x8gb-5200mhz-black-kf552c40bbk2-16

Provavelmente você ainda teria uma margem para overclock, talvez pegar até uns 5600MHz e talvez reduzir um pouco as latências, isso se tiver paciência.

Bem provável que daqui 1-2 anos você encontre uma grande variedade de memórias acima de 6000MHz com boas latências e preços competitivos. Se preocupar com RAMs acima de 6000MHz agora não é muito interessante, porque o máximo que a AMD "garante" para os Ryzen 7000 é DDR5 6000MHz, isso por causa das limitações do Infinity Fabric. Um ou outro modelo "sorteado" consegue ir além, mas não é algo tão comum. Agora nos Ryzen 9000 parece que o limite subiu um pouco para 6400MHz.

acho que vou pegar dois pentes de 8gb e 5600mhz ai no futuro eu troco pra 32gb e mais frequência. Obrigado pelas dicas mano!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...