Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite! Estou com uma dúvida que vem me deixando perdido com relação ao que fazer. Estou montando um PC novo do zero e adquiri um SSD WD Black da Aliexpress (o mesmo aparenta ser original, pela quantidade de avaliações positivas e demonstrações da possibilidade de ativação da garantia). Ele é de 1TB. Entretanto, ouvi pessoas dizendo que seria bacana deixar o Sistema Operacional em um SSD separado, enquanto mantenho programas e jogos no outro. O que acham disso? É realmente necessário? Por ser um SSD de 1TB, não sei até que ponto isso se faria necessário. Outra dúvida que tenho é se mantiver o Sistema Operacional no mesmo SSD de jogos e programas, terei alguma perda de desempenho? O SSD poderia entregar mais para ambos estando separado como foi sugerido acima?

No meu pc atual (o antigo), sempre vivi com 1TB de HD e 256GB SSD NVMe, dentro disso, sempre usei no máximo 100GB do HD e uns 200GB do SSD ao todo, nunca chegou a passar disso.

Uma questão final, se fosse realmente válido e interessante o uso de dois SSDs, qual seria uma segunda boa opção? Tinha pensado em outro WD Black igual, de 500GB ou 1TB, mas dei uma lida e aparentemente, a depender da placa-mãe, a segunda entrada do SSD seria PCIE 3.0, algo assim, e aparentemente ele teria perda de desempenho (não entregaria tudo que promete sendo um PCIE 4.0). Se disse algo errado, peço ajuda para entender melhor e, se a informação procede, qual seria a alternativa mais viável? Nesse sentido também aceito sugestões de SSDs secundários. Não gostaria de gastar valores exorbitantes, no máximo, o valor de um WD Black 1TB atualmente.

Muito obrigado pela atenção até aqui!

Postado

@JohNLukzz se você utiliza em demasiado o espaço de armazenamento seria interessante ter outro SSD, mas 1tb já supre  a maioria das necessidades comuns. eu tenho dois NVMEs 1tb cada, pois comprei um e depois fiquei com receio de dar problema então esperei uma promoção e peguei outro, mas foi mais por puro capricho. Obs: os dois são do ali e funcionam bem.

Se você sente a necessidade de ter mais armazenamento então vai em frente, se você utiliza muito armazenamento, ou necessita de mais para grande transição de dados como no caso de quem trabalha com edição de vídeo então vai nessa e investe em mais armazenamento. mas se não tem uma demanda tão necessária ao meu ver não tem necessidade. Agora se quiser comprar de qualquer forma para se sentir mais confortável e seguro vai firme. 

• Curtir 2
Postado

Pode deixar tudo em um único SSD, não terá qualquer problema e nem haverá perda de desempenho.
Antigamente, quando os SSDs ainda eram caros, pessoas costumavam comprar um de tamanho que coubesse no bolso e determinar o que ficaria no novo SSD e o que ficaria no HD já existente. Mas hoje não tem mais disso.

Minha única preocupação quanto à armazenamento é preservar as coisas realmente importantes para mim, como fotos e vídeos e arquivos importantes em geral, fazendo backup das mesmas em um outro SSD/HD, em um HD externo, em nuvem, etc. de resto, nada importa.

Qual é seu Processador e placa-mãe?
Se colocar um NVMe 4.0 de velocidade acima de 3500mb/s em um slot M.2  PCIE 3.0, este trabalhará no máximo em 3500mb/s.

Postado
14 minutos atrás, TestePC disse:

@JohNLukzz se você utiliza em demasiado o espaço de armazenamento seria interessante ter outro SSD, mas 1tb já supre  a maioria das necessidades comuns. eu tenho dois NVMEs 1tb cada, pois comprei um e depois fiquei com receio de dar problema então esperei uma promoção e peguei outro, mas foi mais por puro capricho. Obs: os dois são do ali e funcionam bem.

Se você sente a necessidade de ter mais armazenamento então vai em frente, se você utiliza muito armazenamento, ou necessita de mais para grande transição de dados como no caso de quem trabalha com edição de vídeo então vai nessa e investe em mais armazenamento. mas se não tem uma demanda tão necessária ao meu ver não tem necessidade. Agora se quiser comprar de qualquer forma para se sentir mais confortável e seguro vai firme. 

Muito obrigado pela opinião. Creio que meu maior consumo seria com jogos mesmo, mas não me vejo como o tipo de pessoa que vai deixar 20 jogos instalados simultaneamente, então acredito que não terei problemas com 1TB.

13 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Pode deixar tudo em um único SSD, não terá qualquer problema e nem haverá perda de desempenho.
Antigamente, quando os SSDs ainda eram caros, pessoas costumavam comprar um de tamanho que coubesse no bolso e determinar o que ficaria no novo SSD e o que ficaria no HD já existente. Mas hoje não tem mais disso.

Minha única preocupação quanto à armazenamento é preservar as coisas realmente importantes para mim, como fotos e vídeos e arquivos importantes em geral, fazendo backup das mesmas em um outro SSD/HD, em um HD externo, em nuvem, etc. de resto, nada importa.

Qual é seu Processador e placa-mãe?
Se colocar um NVMe 4.0 de velocidade acima de 3500mb/s em um slot M.2  PCIE 3.0, este trabalhará no máximo em 3500mb/s.

Como falei pro colega acima, minha maior preocupação na questão de armazenamento seriam jogos mesmo, mas acredito que 1TB seja o suficiente (apesar de muitos jogos hoje em dia serem bem pesados no quesito armazenamento) e, as poucas coisas que preciso guardar como fotos, vídeos e arquivos, ocupam pouco espaço e consigo deixar na nuvem de qualquer maneira.

Sobre essa outra questão, não entendo muito disso de PCIE, mas vi que aparentemente a entrega de velocidade iria diminuir mesmo. Meu processador é o Ryzen 7 5700X3D e a placa-mãe uma MSI MPG B550 Gaming Plus.

Postado
3 minutos atrás, JohNLukzz disse:

Como falei pro colega acima, minha maior preocupação na questão de armazenamento seriam jogos mesmo, mas acredito que 1TB seja o suficiente (apesar de muitos jogos hoje em dia serem bem pesados no quesito armazenamento) e, as poucas coisas que preciso guardar como fotos, vídeos e arquivos, ocupam pouco espaço e consigo deixar na nuvem de qualquer maneira.

Sobre essa outra questão, não entendo muito disso de PCIE, mas vi que aparentemente a entrega de velocidade iria diminuir mesmo. Meu processador é o Ryzen 7 5700X3D e a placa-mãe uma MSI MPG B550 Gaming Plus.

O PCIE 4.0 é um barramento com maior largura de banda para dados transitarem que pode estar presente no slot PCIE x16 (Placa de Vídeo) e slot M.2 (SSD NVMe). O PCIE 4.0 tem o dobro de largura de banda em relação ao PCIE 3.0.

Na plataforma AM4, ele está presente nas Placas Mãe B550 e X570. Nas B550 que possuem dois slots M.2, apenas um deles é PCIE 4.0, enquanto que o outro, geralmente o debaixo, é 3.0.

Para fazer uso do PCIE 4.0, não basta que apensa o NVMe ou Placa de Vídeo sejam 4.0, é preciso que Processador e placa-mãe também possuam o recurso. 
Abaixo uma tabela de velocidades de cada versão. O X4 corresponde ao slot M.2 (NVMe), enquanto que o X16 ao slot PCIE X16 (Placa de Vídeo)

image.png.4067037529c344010c4923ef73c13736.png

Se colocar seu NVMe WD Black no slot 3.0 de sua placa-mãe, que é o debaixo, ele trabalhará mais ou menos em 3.500mb/s.

Agora, se precisa comprar outro NVMe, vai depender da sua necessidade de armazenamento e de backups que pretende ter. 

• Curtir 1
Postado
29 minutos atrás, Crixus Champion disse:

O PCIE 4.0 é um barramento com maior largura de banda para dados transitarem que pode estar presente no slot PCIE x16 (Placa de Vídeo) e slot M.2 (SSD NVMe). O PCIE 4.0 tem o dobro de largura de banda em relação ao PCIE 3.0.

Na plataforma AM4, ele está presente nas Placas Mãe B550 e X570. Nas B550 que possuem dois slots M.2, apenas um deles é PCIE 4.0, enquanto que o outro, geralmente o debaixo, é 3.0.

Para fazer uso do PCIE 4.0, não basta que apensa o NVMe ou Placa de Vídeo sejam 4.0, é preciso que Processador e placa-mãe também possuam o recurso. 
Abaixo uma tabela de velocidades de cada versão. O X4 corresponde ao slot M.2 (NVMe), enquanto que o X16 ao slot PCIE X16 (Placa de Vídeo)

image.png.4067037529c344010c4923ef73c13736.png

Se colocar seu NVMe WD Black no slot 3.0 de sua placa-mãe, que é o debaixo, ele trabalhará mais ou menos em 3.500mb/s.

Agora, se precisa comprar outro NVMe, vai depender da sua necessidade de armazenamento e de backups que pretende ter. 

Acho que comi bola então... Aparentemente só posso usar uma entrada PCIE 4.0 e ainda tenho que optar entre colocar o SSD nela ou a Placa de Vídeo, certo? Achei que um SSD já era certo de estar nessa entrada PCIE 4.0 e aí teria outras PCIE 3.0 para analisar, mas pelo visto me enganei. O SSD NVMe WD Black que já comprei terá que ir pra entrada de menor rendimento de qualquer maneira, por conta da placa de vídeo, ne?!

Já adiantando, a placa de vídeo seria uma RTX 4070 Super, a princípio.

Postado
Em 09/09/2024 às 22:55, JohNLukzz disse:

Aparentemente só posso usar uma entrada PCIE 4.0 e ainda tenho que optar entre colocar o SSD nela ou a Placa de Vídeo, certo?

Erradíssimo! Eu detalhei os slots anteriormente!
O slot da Placa de Vídeo é chamado de PCI Express X16, abreviado como PCIE X16, e ele é PCIE 4.0 na sua placa-mãe.
O slot do NVMe é chamado de M.2, e sua placa-mãe conta com dois deles, sendo que um é 4.0 e o outro 3.0. 

Abaixo uma imagem de sua placa-mãe com os slots melhores explicados.
Essa tampa preta que tem no slot M.2 PCIE 4.0 é um dissipador de calor, o NVMe ficará embaixo desse dissipador. 

image.png.baa74024feedc7b460d02b066dc5b5a1.png

• Membro VIP
Postado

Resumindo todo o exposto até o momento, e acrescentando algumas outras coisas:
1. Se o seu perfil de usuário não é do tipo que costuma movimentar muitos dados pelo SSD, usar somente um SSD deve ser o suficiente;
2. A capacidade de escrita total (TBW) dos SSDs modernos já chega na casa dos petabytes (ou milhares de terabytes) de dados. Por conta disso, mesmo um perfil de usuário razoavelmente mais exigente consegue se manter com um SSD de 1TB por bastante tempo;
3. PCIe são as trilhas de comunicação que passam entre as camadas de impressão da placa-mãe, e são responsáveis pelo tráfego de dados entre os componentes. Os slots M.2 em uma placa-mãe são os encaixes menores, exclusivamente para SSDs. E os encaixes de placa de vídeo são os chamados PCIe x8 (placas-mãe mais antigas) ou x16 (mais modernas). Não devem ser confundidos com as trilhas em si, apesar do nome.
4. Apesar da perda de velocidade teórica que existe entre as diferentes gerações de PCI Express, um usuário comum de SSD não consegue verificar facilmente, a olho nu, uma perca de performance considerável entre as duas portas, caso resolva usar as duas com SSDs na sua placa-mãe. E isso porque transferências de dados acima dos 3.500mb/s já estão muito acima do que um usuário comum normalmente precisa, então não se preocupe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!