Ir ao conteúdo

Cabo Adaptador 6 Pin Para 3 Pin - Air Cooler

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos, tenho um Gabinete Nox Hummer Fusion com um Cooler Fan de 6 Pinos que vai na controladora que veio no Gabinete.

Comprei um tempo atrás um WaterCooler e duas Cooler Fan 3 Pinos e coloquei numa nova controladora 3 Pinos, claro.

Obviamente agora ficou duas controladoras, e eu gostaria de colocar o Cooler Fan de 6 Pinos, juntos aos outros LEDs/Cooler Fan de 3 Pinos. Queria saber se caso eu compre um adaptador de 6 Pinos para 3 Pinos vai dar tudo certo, e não vai queimar nada.

Segundo o site do Gabinete, diz que o Cooler Fan é RGB, já as que eu comprei são ARGB, isso quer dizer que não seria possível?

Tudo o que eu tenho:

Gabinete Nox Hummer Fusion

Water Cooler Rise Mode 240mm ARGB

Cooler Fan Rise Mode 140mm ARGB 5V

Controladora LC-S50R 5V 3 Pin ARGB

O que eu acho que preciso:

Adaptador 6 Pinos Para 3 Pinos 5VScreenshot_20240910_091010_Google.thumb.jpg.4ac16748c9fa9b163bb19a47a616caff.jpgScreenshot_20240910_083721_AliExpress.thumb.jpg.e4b61a8f68ae2ebc2d717a8af28b5779.jpgScreenshot_20240910_090359_AliExpress.thumb.jpg.7eb87eb3e249a91acd65bfb0bff5d242.jpgScreenshot_20240910_091815_Edge.thumb.jpg.22a3dee5e7f1796eba03b55785364cf7.jpg

Postado

Bom dia, amigo. Esses conectores de 6 pinos juntam a alimentação/controle de rotação da ventoinha junto com o RGB num conector só. Esse adaptador que você está comprando serviria para separar apenas a parte do RGB, no caso de um fan que é compatível com ARGB (3 pinos). Se sua fan realmente for o padrão antigo de RGB (4 pinos), simplesmente não irá funcionar e você pode até danificar alguma coisa. E mesmo assim, você só conseguiria controlar o LED, a fan ainda ficaria parada.

OBS: Eu não tenho certeza sobre isso, mas acredito que nem todos os conectores 6 pinos são iguais, é meio bagunçado isso aí por não existir um padrão pra isso. Só dá pra confiar ligar uma fan de 6 pinos numa controladora de 6 pinos que seja própria pra aquela fan.

• Obrigado 1
Postado

Entendi, acho que o ideal seria comprar uma nova Cooler Fan com 3 Pinos, para evitar qualquer problema. Mesmo que acabe saindo mais caro no final, é mais certeza que vai dar certo e que não vai danificar nada.

• Solução
Postado

Nesses fans de 6 pinos os LED são ARGB (5v). 

.

Mas como explicado acima esse cabo adaptador resolverá só a parte do "frufru", o motor da ventoinha (a parte de que faz vento) ficará sem a alimentação, a não ser que não se importe com isso, afinal esses fans de 6 pinos são fracos de CFM, servem basicamente "de enfeite". 🤩

Esse adaptador deve ter sido pensado para fitas de LED de gabinetes que venham com o abacaxi do conector de 6 pinos, porque se usado para fan, transforma o fan em  "vento'less". 😜 

Se você tem noção de eletricidade, habilidade manual, ferro de solda... pode ligar o motor da ventoinha direto na fonte,* separando do conector do fan os fios do +12v e Gnd, como explicado neste vídeo. porém, dizem que os Chineses não seguem um padrão nestes conectores, então tem que medir com multímetro para evitar desastre.

* Pode até mesmo ligar os dois fios num conector PWM como no vídeo, mas o risco de errar e danificar a placa-mãe existe.

Mas se não noção nem pense, e também não tente fazer gambiarra nas ligações, recentemente uma pessoa danificou a placa-mãe ligando dois conectores ARGB em paralelo na placa-mãe, sem entender o que estava fazendo.

Um fan deste que veio no gabinete não vale mais do que R$ 10,00 pode jogar fora sem remorso. 😉 

• Obrigado 1
Postado

Aos 5:22 deste vídeo mostra que a controladora de LED do gabinete tem vários conectores, então tem a opção de usar cabo adaptador ARGB 3 pinos (macho)* para o "abacaxi" 6 pinos e ligar os LEDs dos fans do radiador nesta controladora do gabinete, assim mantem o fan do gabinete ventando.

* Note que vem uma barra de 3 pinos macho para fazer a mudança de sexo do conector ARGB 3 pinos [oo o] fêmea do cabo adaptador, se forma a encaixar no conector ARGB 3 pinos [oo o] fêmea do cabos dos fans do WC.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!