Ir ao conteúdo

Overclock danifica componentes?

Ir à solução Resolvido por Swalls,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal peço desculpa pela pergunta boba mas gostaria que me ajudasse com essa duvida, é dito que o overclock danifica sim o componente. ( Na situação na qual estou dizendo aqui, quero dizer sobre a placa de Vídeo)

O overclock danifica por por conta da provavel temperatura alta na placa, ou só de aumentar o memory clock e o core clock dela no afterburner já é o suficiente?

Por que EXATAMENTE o overclock danifica o componente? 

Um overclock seguro danificaria a placa do mesmo jeito?

• Moderador
Postado
30 minutos atrás, Mop disse:

é dito que o overclock danifica sim o componente. ( Na situação na qual estou dizendo aqui, quero dizer sobre a placa de Vídeo)

Então, mas por que você está partindo do pressuposto que isso aí está certo?

Tudo depende das circunstâncias que o componente se encontra, qual a intensidade do overclock, as temperaturas que estão sendo atingidas. Lembrando que fazer overclock não necessariamente significa aumento de temperatura, até porque você pode fazer o OC junto com undervolt.

• Curtir 2
  • Solução
Postado

Vamos lá,

1. existe vários tipos de overclock: De placa-mãe, memória RAM, de placa de vídeo, de memória de vídeo, de processador e por adiante...
  2. 1 clock é 1 ciclo do processador, 1 Hz significa "1/s" ou seja 1 de qualquer coisa por segundo. um processador 1Ghz teoricamente faz 1 bilhão(giga) de ciclos por segundo(Hz).
  3. por ex, esse aqui é um processador de 3.5Ghz com conectividade padrão para ram de 3200MT/s. Ou seja, é um processador que teoricamente opera,por padrão , até 3 e meio bilhões de ciclo de clock por segundo e pode receber ,por padrão , até 3200 milhões de  transferências por segundo da memória RAM.
  4. over significa "acima/além/ultrapassando", e clock é o que eu expliquei no item 1, 2 e 3.. Ou seja, colocar acima do normal.
  5. overclock não significa que a vida útil do seu pc vai reduzir, isso é apenas lógica, se você usa algo mais, logo ele mais vai se desgastar.
  6. As empresas fabricantes estabelecem um "padrão" para o limite de velocidade de um determinado modelo, esse limite é o padrão de funcionamento obrigatório para esse modelo, ou seja, se não pegar até aí, tem defeito, se passar disso, é com você e deus.
  7. Esse "com você e deus" foi amenizado com o surgimento de "tecnologias" da BIOS e do hardware em sí, que lhe permitem ativar boost, xmp, etc.. padrões que fazem uma espécie de "controle de overclock" ou "otimização" pré programada.
  8. overclock é algo bem complexo de se fazer além desses padrões facilitados, você pode superaquecer, nem ligar, não permitir, ficar tudo instavel, etc.. Por ex, desse processador que eu citei há uma discussão gigante que é quase do tamanho da própria biblia aqui
  • Curtir 2
  • Gabriel Torres alterou o título para Overclock danifica componentes?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!