Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Gamer com Core i7, RTX 3060, fonte de 850W - até R$13.000,00


Posts recomendados

Boa noite, pessoal.

 

Tenho uma RTX 3060 (ASUS 12 Gb - 2 coolers) e a fonte XPG Gold de 850W. Quero um core i7 e gostaria de ajuda para montar um PC Gamer compatível com esse hardware que já tenho. Também gostaria do orçamento mais enxuto possível. Eu gostaria de comprar as peças avulsas (onde for mais barato) e vou dar um jeito de montar aqui mesmo, sem pressa, pois já tenho um note gamer que me atende bem. Devo comprar as peças até o ano que vem (vou comprar aos poucos).

 

Exigências mínimas: 

 

Core i7;

32 Gb de RAM (solicito recomendação de uma compatível de 64 Gb também);

SSD de 2 TB;

HD de 1 TB;

Wi-fi integrado;

Bluetooth.

 

Placa-mãe, refrigeração, gabinete e outras coisas eu não faço questão de serem os melhores. Gostaria do hardware mais enxuto financeiramente possível, porém, de qualidade também (não adianta comprar gato por lebre).

 

Orçamento máximo 13K BRL.

 

Se alguém puder dar uma moral, agradeço.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para "PC Gamer"o Ryzen 7 7800X3D faz mais sentido, consome menos, esquenta menos e rende mais FPS, e pelo AM5 ser uma plataforma relativamente nova, permite atualização de CPU sem trocar os demais componentes.

 

Lembre-se que os i7, i9 da 13ª, 14ª tiveram o problema da "oxidação", instabilidade, degradação por erro no código que gerencia a alimentação do CPU, e para evitar que os que ainda não foram danificados permanentemente os novos BIOS reduzem alguma coisa da performance, e tem também o fato que o LGA 1700  chegou ao fim, a 15ª geração da Intel que sai neste final de ano usará soquete LGA 1851.

 

Além disso consome horrores e esquentam demais, bater 100 graus é fácil, então essa economi"  em "Placa-mãe, refrigeração, gabinete e outras coisas eu não faço questão de serem os melhores",

não faz sentido, é justamente o contrário, precisa de uma  placa-mãe com bom VRM para suprir o i7 - além do que placa-mãe simples/barata não vem com WiFi, Bluetooth; um bom water cooler 360mm e um gabinete com bom airflow e fans de boa qualidade (CFM e pressão) para evitar os 100 graus.

 

Em todo caso, na Performance Solutions o i7-14700KF é R$ 2.436,00 - com 20 dias para entrega, o que sugere "esquema Ciudade Del Este", você compra, paga e eles encomendam do Paraguai. 😜  Na Pichau é R$ 2.628,00.

 

Gabinete pegue um dos Montech Air 903, que tem ótimo airflow e performance térmica, vem com fans com boa qualidade - 140mm, PWM, CFM 85, pressão 2.5 que se comprados avulsos custariam uns R$ 180,00. Na faixa dos R$ 300 - 400,00 não tem nenhum outro gabinete que tenha "custo-benefício" e performance similar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top demais, amigo. Muito obrigado.

 

Nunca usei nada da AMD, mas vou trocar o processador então. Sempre tive o pé atrás com esses Ryzen, mas mais por questão de costume mesmo (tenho Intel desde o meu primeiro PC há mais de 19 anos), pois não tenho conhecimento técnico. É aquele negócio de se acostumar e ir usando porque fulano ou cicrano sempre disseram que é bom. Eu achava que o i7 seria melhor.

 

Por cerca de R$ 100,00 a mais daria pra pegar o AMD Ryzen 9 7900X3D - 5rd Gen - 12-Core 4.4 GHz na Performance Solutions. Vale a pena?

 

Qual placa-mãe você me recomenda para esse processador? E ele é o concorrente direto dos i7? Atende bem streaming e renderização de vídeo? (trabalho muito com edição de áudio/vídeo para mim mesmo). Peço uma sugestão de placa-mãe com wi-fi e o bluetooth por favor.

 

Sobre o gabinete e a refrigeração, você acha que vale a pena colocar resfriamento líquido? Ou uns fans já atenderiam perfeitamente bem? Parece que a refrigeração líquida é mais eficiente, né? E com uns 64 Gb de RAM, além da placa de vídeo e outras coisas, deve esquentar bastante, né? 

 

Você me recomenda alguma memória também? Não preciso de RGB, não tenho esses fetiches. Meu negócio é jogar o que eu quiser e trabalhar sem lag, sem bugs etc., com o máximo de rendimento.

 

Tmj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

 

2 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

Por cerca de R$ 100,00 a mais daria pra pegar o AMD Ryzen 9 7900X3D - 5rd Gen - 12-Core 4.4 GHz na Performance Solutions. Vale a pena?

Não, por algum motivo ele até perde para o 7800X3D em jogos, não é a toa que chamam ele de o melhor processador para jogos atualmente.

image.thumb.png.c6e4d0fdc710ae30de0246714f54c061.png

Teste completo do TechSpot

 

Vamos uma pergunta por vez:

2 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

Qual placa-mãe você me recomenda para esse processador?

 

E ele é o concorrente direto dos i7?

 

Atende bem streaming e renderização de vídeo? (trabalho muito com edição de áudio/vídeo para mim mesmo).

 

Peço uma sugestão de placa-mãe com wi-fi e o bluetooth por favor.

Depende de como ficará a configuração final e quanto dinheiro poderá alocar à ela, mas a ASUS TUF B650M - Plus Wi-Fi é uma incrível placa que não custa tanto, além de cumprir seus requisitos.

 

Depende do i7 que estiver se referindo, lembrando que a Intel utiliza esta nomenclatura desde a primeira geração dos processadores Core, mas pegarei de referência um processador recente, o i7 14700K.

No desempenho em jogos ele perde por pouco para o 7800X3D, já na eficiência energética a diferença aumenta, o 14700K consome 2 a 3 vezes mais que o 7800X3D na mesma ocasião. Na temperatura isso se repete, mais altas para o lado da Intel.

Na produtividade o 14700K ganha.

Em questão de preço, a CPU da AMD atualmente está mais cara mas neste caso eu considero este dinheiro bem investido, vai ter de passar por muita dor de cabeça com Intel.

Review TechPowerUp i7 14700K

Review TechPowerUp R7 7800X3D

O colega citou acima diversas razões para se evitar os processadores topo de linha da Intel agora, estará melhor servido com um Ryzen.

 

 

2 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

Sobre o gabinete e a refrigeração, você acha que vale a pena colocar resfriamento líquido?

Depende da configuração final, mas caso opte pela plataforma AM5 um air cooler de torre dupla é suficiente, mas um water cooler também não é uma má compra. Já para os "fornos" da Intel deve se usar o melhor sistema de refrigeração possível, em muitos casos um AIO de 360mm não consegue dar conta deles.

 

2 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

Ou uns fans já atenderiam perfeitamente bem?

A combinação das que vêm no gabinete indicado pelo amigo são suficientes, possuem alto desempenho e são bastante silenciosas.

 

3 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

E com uns 64 Gb de RAM, além da placa de vídeo e outras coisas, deve esquentar bastante, né

Que eu saiba memória RAM não é o tipo de componente a sobre aquecer, tanto que é utilizado um simples dissipador em basicamente todos os modelos. Também vai depender da escolha final, mas se optar pelo case indicado não terão temperaturas tão altas, mas para hardware exigente costuma haver uma geração maior de calor.

 

3 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

Você me recomenda alguma memória também? Não preciso de RGB, não tenho esses fetiches. Meu negócio é jogar o que eu quiser e trabalhar sem lag, sem bugs etc., com o máximo de rendimento.

XPG Lancer 32GB (2x16GB) 6000MT/s C30, caso não queira que as "luzinhas" te atrapalhem pode desativá-las via software.

 

 

Antes de efetuar as compras quero te dar uma sugestão, venda sua RTX 3060. Qualquer configuração que montar com a grana que tens disponível (sem GPU) ficará desequilibrada (não confunda com gargalo!), a não ser que desejasse altíssimo rendimento em jogos do gênero FPS. 

Não sei qual a resolução do seu atual monitor, mas caso queira tenha em mente que uma configuração de R$ ~14.000 pode tranquilamente rodar qualquer jogo em 1440p e grande parte deles em 4K, algo que sua atual placa não chega nem perto de cumprir. Para seu uso profissional também terá uma experiência melhor com uma configuração melhor balanceada.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox Excelente, amigo.

 

Já me decidi, vou comprar o Ryzen mesmo e será esse 7 7800X3D. Engraçado que o 9, que deveria ser superior, está mais barato que esse 7 aí. Achei interessante, porque tava pensando em pegar o 9 mesmo.

 

Acredito que devo pegar algum WC e 64 Gb de RAM mesmo, porque 16 já está muito pouco (tenho no meu note gamer) e 32 acho que daqui uns 2 ou 3 anos também já será pouco para algumas coisas (tem hora que não consigo manter tudo aberto no meu sistema e ele simplesmente buga - 3 navegadores com dezenas de abas, programa de edição de vídeo, Steam e outras coisas - tudo ao mesmo tempo).

 

Vou pegar esse gabinete que o colega lokos recomendou.

 

Sobre a placa de vídeo, pra ser adequadamente compatível com esse setup eu teria que pegar uma da série 4 da NVidia por exemplo? (4080, 4090 etc). Ou será que uma Radeon vale a pena também? Tipo, eu penso em fazer streaming de jogos, então não faço ideia se essa 3060 daria conta do recado, né? De fato parece ser uma GPU que está um pouco ultrapassada.

 

Tem algum problema em pegar um processador AMD e uma placa de vídeo NVidia por exemplo? Eu sei que no caso dos monitores, é necessário se atentar ao G-sync ou ao Free-sync (e há monitores compatíveis com os dois), pra não dar alguns gargalos no rendimento, né?

 

O monitor eu tenho um ASUS TUF Gaming de '32 e 240 Hz (só consigo usar 165 no meu note usando a mini display port), mas vou precisar de um outro equivalente para esse novo setup, porque não quero ter que ficar ligando e desligando ele e não vou me desfazer do note gamer por enquanto (talvez depois eu venda ele e fique apenas com o desktop).

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para PC Gamer com Core i7, RTX 3060, fonte de 850W - até R$13.000,00
12 horas atrás, RonaldoXbox disse:
Citação

Por cerca de R$ 100,00 a mais daria pra pegar o AMD Ryzen 9 7900X3D 

Não, por algum motivo ele até perde para o 7800X3D em jogos, não é a toa que chamam ele de o melhor processador para jogos atualmente.

 

Porque sendo 16 cores (núcleos) o 7950X3D  (e 7900x, 7950X, 9900X, 9950X) é dividido em dois CCD, e a comunicação entre os dois CCD gera latência, como jogos não dão bola para para "99 cores", a maior latência acaba influenciando negativamente o 7950X3D em jogos, fazendo com que não ofereça vantagem significativa sobre o 7800X3D, que não este problema por ter apenas um CCD, mas que por ser deslocado do centro do PCM torna a refrigeração mais complicada, o porque da Noctua ter opção de offset para AM5 em seus coolers.


Segundo a Anandtechs essa latência piorou nos Ryzen 9000.

 

https://www.anandtech.com/show/21524/the-amd-Ryzen-9-9950x-and-Ryzen-9-9900x-review/3

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Sensacional, amigo. Interessante demais.

 

Já estou orçando com a loja recomendada e devo começar comprando o processador e o gabinete (pra ajudar a mentalizar esse setup lindo completinho lá no futuro hehe).

 

Vocês sabem se em alguma época do ano costuma ter promoções bacanas lá no PY que compense aguardar? Black fraude eu não boto fé, então não sei se vale a pena, até porque não acompanhei os preços desde o início do ano e não sei se estão caros ou baratos agora.

 

Sobre a placa de vídeo, compensa pegar uma 3080 ou uma 3090 pra não encarecer demais o orçamento fixado? Porque se eu soltar as rédeas, sei que vai pra 15, 16k fácil.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Diego Emmanuel disse:

@RonaldoXbox Excelente, amigo.

 

Já me decidi, vou comprar o Ryzen mesmo e será esse 7 7800X3D. Engraçado que o 9, que deveria ser superior, está mais barato que esse 7 aí. Achei interessante, porque tava pensando em pegar o 9 mesmo.

 

Acredito que devo pegar algum WC e 64 Gb de RAM mesmo, porque 16 já está muito pouco (tenho no meu note gamer) e 32 acho que daqui uns 2 ou 3 anos também já será pouco para algumas coisas (tem hora que não consigo manter tudo aberto no meu sistema e ele simplesmente buga - 3 navegadores com dezenas de abas, programa de edição de vídeo, Steam e outras coisas - tudo ao mesmo tempo).

 

Vou pegar esse gabinete que o colega lokos recomendou.

 

Sobre a placa de vídeo, pra ser adequadamente compatível com esse setup eu teria que pegar uma da série 4 da NVidia por exemplo? (4080, 4090 etc). Ou será que uma Radeon vale a pena também? Tipo, eu penso em fazer streaming de jogos, então não faço ideia se essa 3060 daria conta do recado, né? De fato parece ser uma GPU que está um pouco ultrapassada.

 

Tem algum problema em pegar um processador AMD e uma placa de vídeo NVidia por exemplo? Eu sei que no caso dos monitores, é necessário se atentar ao G-sync ou ao Free-sync (e há monitores compatíveis com os dois), pra não dar alguns gargalos no rendimento, né?

 

O monitor eu tenho um ASUS TUF Gaming de '32 e 240 Hz (só consigo usar 165 no meu note usando a mini display port), mas vou precisar de um outro equivalente para esse novo setup, porque não quero ter que ficar ligando e desligando ele e não vou me desfazer do note gamer por enquanto (talvez depois eu venda ele e fique apenas com o desktop).

 

 

 

 

Se o orçamento permitir, eu pegaria 64Gb Ram. 


Meu PC tem 64Gb RAM e até então o meu uso nem chegava perto disso. No último mês resolvi come;car a mexer com AI, Stable Diffusion, Face Swap, etc... (E me apaixonei pela tecnologia, evoluiu demais, e atualmente consegue-se fazer tudo localmente, sem depender de cloud, ou ser obrigado a pagar por imagem/Vídeo gerado).

Usando Stable Diffusion para gerar imagens, normalmente usa-se uns 40Gb/45Gb de Ram e uns 12Gb de VRAM. Agora, usando Faceswap em um vídeo por exemplo, chega a usar 100% dos 64Gb de RAM praticamente e os 16Gb de VRAM também.

Enfim, não sei se seria seu caso, mas se um dia resolver adentrar neste mundo AI, os 64Gb de RAM serão muito bem utilizados (E até mais na verdade kkk)

Sobre a GPU, se estiver com o orçamento apertado agora, dá pra ir rodando com a 3060. Espera sair a série 5000 da Nvidia (Quer aí as gerações atuais tendem a baixar o preço) e aí você pega uma 4080 pra cima (Se tiver intenção no futuro de mexer com AI, surigo mt fortemente uma 4090 pela VRAM). Se não for mexer com AI, só games, aí pode ver tb as Radeon 7900 pra cima. Essas GPUs irão ficar mais de acordo com sua CPU hehehe.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rikawa Eita, teu setup deve ser lindo, man 😆🤣, sensacional.

 

Obrigado pelas dicas.

 

Tenho uns canais dark, então agora tô começando a entrar nesse universo de AI sim, porém, sou usuário iniciante na parte de imagens (aqueles promptzinhos etc). Com certeza me interesso pelo assunto, mas mais voltado para a questão comercial mesmo, de usar nos canais. Inclusive vou dar uma olhada nesses temas que você citou, pois algo pode me ser útil. Inclusive, se possível, você poderia me dar mais umas dicas aí no privado hehe 😬 (bora trocar umas ideias) - já minerei criptoativos usando a GPU, ouvi dizer que tem uma galera fazendo um extra cash cedendo poder computacional pra empresas de AI (quem sabe não é mais um motivo pra eu entrar de cabeça nesse universo, apesar de eu não ser profissional de TI/Computação).

 

Esse é um dos grandes motivos pelos quais quero os 64Gb: ter liberdade para fazer o que eu quiser sem ficar me preocupando se o sistema vai apresentar problemas, porque com 16Gb aqui tem hora que nem editar vídeos grandes eu consigo. Às vezes pego uns samples gigantes, com alta resolução (4k por exemplo) e o sistema simplesmente buga, reinicia, fecha programas etc., e sei que é por causa da memória. Vou dar um jeito de incluir esses 64 Gb no budget, de qualquer jeito. Nem que eu sacrifique algum outro quesito ou demore mais pra montar o setup.

 

Sobre a GPU, tá fogo. Andei pesquisando e a conta provavelmente não vai fechar se eu pular pra série 4 da NVidia. Até a 3090 vai ficar mais pesado pra mim agora. Tô focando na 3080 pra baixo e pensando seriamente em ficar com a 3060 mesmo, como você falou, porque já tenho ela e eu ganho tempo até dar um futuro upgrade. Como tenho até ano que vem no planejamento que tracei, dá pra ir processando isso e definir mais pra frente, até porque como você disse, os preços devem cair quando vierem as novas gerações.

 

Como sempre fui usuário NVidia, pra bater de frente com uma 3070 TI ou uma 3080 por exemplo, você recomendaria qual GPU da AMD na casa dos 3.500,00? Tem alguma top que atenderia bem essa questão de uso e edição de vídeos usando alguns recursos de AI e a questão dos jogos?

 

Meu foco atual é trabalho/gerar renda. Games são um hobby (apesar de eu não descartar algum uso profissional em termos de streaming por exemplo no futuro).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Emmanuel Se você tem essa intenção de começar no AI, seria legal ficar nas NVIDIA porque o suporte pras AMDS nessa área é muito ruim. Ainda mais a nível profissional. 

 

E sugiro mt fortemente ficar na 4090 por causa dos 24 de VRAM. Ou senão uma 3090 já atende mt bem (pelo mesmo motivo dos 24gb). 

 

Eu tenho uma 4080. Mas confesso que se soubesse que mexeria com AI (sou iniciante Tb) eu esperaria mais um pouco e pegava uma 4090.

 

Os 16gb da 4080 permitem fazer mts coisas na verdade. Mas os 24gb de VRAM te dão mt mais liberdade e possibilidades. 

 

Enfim, eu no seu caso ficaria com a 3060 e ficaria em uma dessas duas que falei. A não ser que nesse meio tempo as AMDS fiquem de igual pra igual. Mas acho isso bem improvável de ocorrer ns gerações atuais. 

 

Ah outra coisa, como você não joga mt, recomendaria um Ryzen 7900 ou até mesmo um 7700 ao invés do 7800x3d. Em produtividade o 7700 é superior ao 7800x3d. Que dirá o 7900

 

Qq duvida manda msg. Não sei mt, mas no que puder ajudar hehheh. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rikawa Andei pesquisando e realmente as AMD estão bem atrás em alguns quesitos como você disse, inclusive na questão de DLSS e RT para jogos, então vou até tirar elas da lista, porque eu já tava estudando a RX 7900XTX (mais pela questão preço).

 

A 4090 tá fora do meu budget atual. Talvez quando vierem as da série 5 dê pra surfar as quedas nos preços, mas por enquanto eu já vou colocar a 3090 na lista ou uma 4080 então, vou estudar direito. Tô vendo umas avaliações e tava até pensando na 3070 Ti Super, mas a 4080 ganha e como você falou da questão da VRAM, acredito que é uma boa pedida.

 

Sobre o processador, realmente meu foco é trabalho atualmente. Para os games que jogo casualmente, acredito que um setup desses seria mais que suficiente pra dar a experiência que eu quero, já que não jogo profissionalmente e não sou tarado com FPS. Vou estudar esse 7900 aí então.

 

Você comprou seu setup aqui no BR mesmo? Recomenda alguma loja? Pegou alguma promoção? 

 

Valeu pelas dicas e vamos trocando ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Emmanuel Eu moro na Austrália, o meu setup é esse 

 

Ryzen 7700

MSI B650i Edge WiFi

64Gb 6000mhz Corsair

PNY RTX 4080

4TB Lexar NM790

2TB Crucial P5 Plus

Corsair SF750 Platinum
Corsair iCUE H115i RGB Pro XT

SSUPD Meshlicious

Dell 4k 32" 144hz

 

Infelizmente preço BR eu estou meio por fora. Não vou poder te ajudar mt. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rikawa Teu setup é show de bola. Aqui no BR tá tudo muito caro, como não poderia deixar de ser, né? O negócio é ir comprando devagar no meu caso e tentar aproveitar promoções (e ver se consigo comprar algo no Paraguai).

 

Tava dando uma olhada na questão do processador e vi diversos comentários falando que os Intel (core i7 de 13th gen por exemplo) são muito melhores que os AMD Ryzen quando se trata de multi-tarefas, que eles conseguem entregar desempenho superior nesse quesito e que os Ryzen não muito bons em renderização de vídeo. Será que isso procede? Bateu a dúvida aqui agora, já que meu foco será justamente em multi-tasking.

 

O 7900 que você mencionou é da série 7 ou é da 9? 

 

Obs.: tentei te enviar uma mensagem privada e o sistema não permitiu, sabe por quê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Emmanuel Então a diferença de desempenho (que já não é muita) na minha opinião não compensa as desvantagens já apontadas pelo nosso amigo @1lokos aqui neste tópico.

Não sei o que você quis dizer com série, mas o 7900 é Ryzen de 12 cores/ 24 threads, 65W (Podendo passar dos 100w via PBO), Zen4. Se você estiver se referindo ao úlitma geração de CPU, seria a 9 (As cpus começam com o número 9 e não 7).
O 7700 tem menos cores/threads, mas na minha opinião atende perfeitamente dependendo do objetivo.

Não sei exatamente para qual objetivo será usado esse PC, mas nem tudo é CPU... Por exemplo, ediçao de vídeo, eu uso Davinci Resolve, CPU quase não faz diferença, GPU é o que conta mais. Se for usar Premiere, aí CPU já dá mais diferença um pouco.... 

No caso de AI, praticamente nem usa CPU. é quase que 100% dependente de GPU.

No meu caso eu potei em pegar um 7700 (ao invés de um 7900) pois me atenderia com folga e sobraria mais grana pra investir na GPU (RTX 4080). Por isso é importante analisar bem as peças para evitar gastos desnecessários e assim conseguir otimizar ao máximo o conjunto. Até porque 99% daqui não tem orçamento ilimitado né heheheh

Enfim, foram só alguns exemplos, mas aí no final é você quem tem que avaliar o melhor para o seu caso.

obs. não sei porque deu erro na MP não. Minha caixa de entrada está só com 15% de uso.
 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rikawa Entendi, amigo. 

 

É, meu orçamento é limitado e não posso abrir as pernas, senão vai demorar demais pra completar o setup 😬. Eu até posso comprar o 9 7950X3D por exemplo, mas não sei se essa diferença de preço e rendimento compensam, como você bem disse. Fora que isso comprometerá a aquisição de uma GPU melhor.

 

O que pega é que a gente fica perdido em tanta nomenclatura e opções. Talvez, no final das contas, seja melhor eu ficar com esse 7800X3D mesmo ao invés de um da série 9 (era geração a que eu me referia mesmo).

 

A placa-mãe ASUS TUF B650M - Plus Wi-Fi que foi recomendada pelos colegas permite que eu faça upgrades para a geração 9 no futuro, caso eu opte por fazer o upgrade? Pergunto porque dependendo, pela diferença de preço, compense eu gastar um pouco mais nesse item pra ter essa possibilidade. Se ela permitir, aí não vale a pena gastar a mais com isso.

 

Em uso normal, o seu processador atende perfeitamente bem? Tipo, pra games, não sei se você é jogador casual como eu, você sente algum gargalo ou coisa do tipo ou roda tudo liso?

 

Sobre a MP, acho que deve ser porque eu sou muito novo no fórum, sei lá. Depois eu tento novamente.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Emmanuel 7800X3D será mais rápido pra games e mais lento para produtividade em relação ao 7700 e 7900. Cabe a você decidir dependendo do seu objetivo.

B650 suporta os novos Ryzen

O 7700 pra Games sobra, principalmente no meu caso que jogo a 4k. A RTX 4080 é o gagalo.

OBS. Olha a importância de VRAM pra AI. Tirei um print durante um dos processos ed inpainting no ComfyUI. Usando um pouco mais de 21Gb de VRAM (16Gb + 5 Shared) hehehe
image.thumb.png.8fb8d2e8135da13af7fddaf8a5558118.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rikawa Pois é, tô achando que o 7950X será um exagero, inclusive porque meu orçamento é limitado. Mais pra frente, posso dar um up para este modelo, já que a placa-mãe permite. Acredito que devo pegar o 7700 como você, pois a diferença de preço está grande (1.200,00 mais ou menos, dependendo do lugar onde se cota e do modelo do processador).

 

No que tange a manipulação de imagens usando AI, dei uma pesquisa no YT e achei muito interessante. Dessa forma dá pra usar as mesmas funcionalidades de serviços pagos como Leonardo e Midjourney, porém na minha máquina, rodando um node na nuvem? Se for, é sensacional. É necessário treinar os modelos ou o prompt geral da AI já vem pré-configurado, bastando fazer os prompts específicos para cada tarefa? Gostei demais desse assunto, porque apesar de haver agregadores de AI por aí, além dos serviços não serem 100% confiáveis e, por vezes, instáveis, tem também o problema de privacidade, pois muitos desses serviços compartilham suas informações numa mesma área geral de prompts para todos os usuários, como no caso do CGPT (estrategicamente falando, pra quem quer manter o sigilo de trabalhos comerciais por exemplo, não é interessante). 

 

Sobre o arrefecimento, você usa quais WCs? Já vi muita gente reclamando de problemas nos WCs (vazamentos por exemplo), apesar deles serem muito mais eficientes do que os coolers comuns. Vale a pena? Fico com receio de colocar um, ocorrer algum vazamento e eu ter um prejuízo grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Diego Emmanuel disse:

Pois é, tô achando que o 7950X será um exagero, inclusive porque meu orçamento é limitado. Mais pra frente, posso dar um up para este modelo, já que a placa-mãe permite. Acredito que devo pegar o 7700 como você, pois a diferença de preço está grande (1.200,00 mais ou menos, dependendo do lugar onde se cota e do modelo do processador).

Por ae... CPU qt mais top, pior o custo-benefício. Por isso é importante saber o uso da, máquina. 

 

1 hora atrás, Diego Emmanuel disse:

Dessa forma dá pra usar as mesmas funcionalidades de serviços pagos como Leonardo e Midjourney, porém na minha máquina, rodando um node na nuvem? Se for, é sensacional. É necessário treinar os modelos ou o prompt geral da AI já vem pré-configurado, bastando fazer os prompts específicos para cada tarefa?

Eu rodo tudo local. Nada na Nuvem. Hoje em dia com a evolução, usando FLUX, consegue-se resultados já do nível de midjourney. Isso tudo open source e desgraça. você pode criar uma quantidade ilimitada de imagens sem nenhum custo, diferente do midjourney. E tudo local. 

 

Só precisa treinar os LORA customizados uma única vez (por exemplo, seu rosto). O restante não precisa treinar. 

 

Tudo muito prático. 

 

1 hora atrás, Diego Emmanuel disse:

Sobre o arrefecimento, você usa quais WCs? Já vi muita gente reclamando de problemas nos WCs (vazamentos por exemplo), apesar deles serem muito mais eficientes do que os coolers comuns. Vale a pena? Fico com receio de colocar um, ocorrer algum vazamento e eu ter um prejuízo grande

Eu prefiro um bom Aircooler por motivos óbvios (confiabilidade e simplicidade). Mas na minha máquina atual como eu resolvi montar Mini ITX, meu gabinete não tem espaço pra um Air cooler (15 litros de volume total). 

 

Aí não tinha opção senão WC. Uso um da Corsair 280mm (o maior que cabe nesse gabinete). Atualmente os WC estão bem melhores, bem mais robustos e confiáveis do que antigamente. 

 

Enfim, a decisão entre Air ou WC é pessoal e vai depender do espaço disponível dentro do gabinete. Outra grande vantagem do Ryzen 7700 é que é uma das CPUs mais eficientes do Mundo. Bem tranquilo de refrigerar, um Aircooler mediano já dá conta. 

 

Obs. Olha como um prompt mais básico possível já gera uma imagem satisfatória (leva uns 24 segundos pra gerar na minha máquina) 

IMG-20240904-WA0041(1).jpg

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rikawa Excelente, viu. Tô gostando demais dessas possibilidades com AI aí. Simplesmente sensacional. Que resultado fenomenal. E pensar que uma imagem dessas fica pronta tão rápido, é incrível. Fora a grana que se pode economizar. As imagens que você gera e os prompts que você us são públicos ou dá pra deixar privado? 

 

Sobre o processador. Vou orçar com calma, pois tudo depende de preço. Já estou olhando os três modelos principais que discutimos aqui no tópico, inclusive o que você usa. Devo comprar em breve.

 

Sobre a refrigeração, pois é. Também tenho o mesmo receio e pensamento. Como vou comprar o gabinete Montech Air 903 Max indicado (mid-tower), acredito que talvez dê pra usar air coolers mesmo, sem a necessidade de um WC. Vou estudar melhor isso. E é aquele negócio, posso comprar, testar e se não gostar (talvez a temperatura ficar muito alta), vender e comprar um WC top. Inclusive andei vendo uns modelos custom que têm uma confiabilidade superior, apesar de serem bem mais caros.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/09/2024 às 15:02, Diego Emmanuel disse:

@rikawa As imagens que você gera e os prompts que você us são públicos ou dá pra deixar privado? 

Como eu faço tudo local, é tudo privado.

Em 15/09/2024 às 15:02, Diego Emmanuel disse:

Inclusive andei vendo uns modelos custom que têm uma confiabilidade superior, apesar de serem bem mais caros.

Na verdade WC Custom a confiabilidade e manutenção é pior que um AIO hehe

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rikawa Em relação à AI, show de bola. Falei com um membro do staff e vou tentar te enviar uma MP depois pra gente trocar umas ideias sobre o assunto então. 

 

Quanto à refrigeração, vamos ter que ver (risos), pois comprei o Ryzen 9 7900X. Tava num preço muito bom e toquei o "*****" aheuheauha. Deve chegar até o início da próxima semana (postarei fotos). Se se provar uma escolha ruim no futuro, vendo, não tenho apego (risos).

 

Fiz contato com o dono de um canal do YT especializado em computação e games e ele quer me vender a RX 7900XT dele por R$ 4.500,00. Ainda vou pegar detalhes como tempo de uso, se tem NF, se foi usada para mineração, marca etc., mas será que é uma boa placa? Tava vendo uns reviews e parece que ela perde em tudo pra 4080 normal e há cerca de um ano era uma escolha "cara" se comparada à XTX. A questão seria o custo-benefício mesmo. Parece que a placa não tem muito tempo de uso. 

 

Ou será que aguardo o lançamento das próximas gerações da NVidia e da AMD (que deve ser ainda esse ano ou bem no início do próximo) pra tentar preços melhores?

 

Pra esse processador, será que os itens sugeridos pelos colegas aqui do fórum ainda conseguem atender? (memória, placa-mãe, refrigeração etc.).

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Diego Emmanuel A RX 7900 XT é um monstro de placa de vídeo, mas não está no mesmo patamar da RTX 4080 em rasterização e fica bem atrás em ray tracing. Considerando 4K Ultra (que é o foco de placas desse nível), aqui está a comparação em rasterização:

 

BAGV2GBMHHE4gkb7ZzTxwK-1200-80.png.webp

 

No mais, a próxima geração da AMD deve chegar ainda este ano. Contudo, ao que tudo indica, o foco será no segmento intermediário.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Muito obrigado também, amigo. Entendi.

 

Mas tipo, o que tá me batendo de dúvida é isso: será que compensa eu pegar? E agora? Será que espero? Dúvida cruel. Como não acompanho esse mercado, mas de maneira intuitiva, acredito que após o lançamento da próxima geração das AMD e NVidia, deve haver uma queda no preço das gerações anteriores, né?

 

Inclusive eu tô olhando a 7800XT também e tá com o preço ainda melhor, porém, fico naquela de saber se vale ou não, ainda mais por essas questões de rendimento aí que você e os demais colegas citaram, levando em consideração que meu uso principal será para audiovisual e multi-tasking. Jogos mesmo eu nem faço tanta questão de jogar em 4K (apesar que deve ser uma experiência sensacional - nunca joguei nessa resolução porque o meu note gamer com i7 e uma 1660Ti não aguenta).

 

Aí eu fico naquela (levando em consideração todas as contribuições dos colegas aqui): pego uma 4080, uma 4080 Super ou uma dessas Radeon tops por causa do custo-benefício etc... decisão bem difícil, viu ahuehauaehu.

 

E outra: a placa B650M Plus com wifi será que aguenta bem o tranco desse conjunto? Porque até isso eu tenho que analisar, pois senão terei que dar um upgrade no level da placa-mãe e na refrigeração também, aí uma coisa vai levando à outra.

 

Eu já tô largando de mão de ficar nesses 13k de reais, porque tô vendo que vou passar aehueaheu. Tá fogo. 

 

E aí vão surgindo umas propostas e oportunidades e fico na dúvida se faço negócio ou não.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Diego Emmanuel Sim, certamente haverá uma queda de preço das gerações anteriores. Contudo, isso pode demorar alguns meses após o lançamento para ocorrer. No caso da AMD, é incerto, pois é possível que a próxima geração nem tenha placas no segmento de desempenho da RX 7900 XT, já que desejam focar no mercado intermediário. A AMD está preparando uma grande atualização é para a geração futura, após aquela que será lançada em breve, e essa deve ter produtos bem mais avançados.

 

Sobre jogar em 4K, sinceramente, não é uma experiência tão surreal assim. Pelo que pesquisei, seu monitor parece ser 1440p e, dado o tamanho da tela, eu diria que a diferença para um monitor 4K nem seria tão relevante. O 1440p acaba sendo uma posição bem confortável.

 

Você consegue achar a RX 7900 XT nova perto dos R$ 5.150,00. Se a placa usada compensa ou não, depende bastante se você tem confiança em quem está vendendo. E você precisa saber o modelo exato.

 

Em termos de jogos e streaming de jogos, as Radeon vão te atender extremamente bem. Inclusive o Lucas Peperaio usa justamente uma RX 7900 XT para isso. Contudo, se ray tracing for importante para você, as placas da Nvidia têm desempenho superior, além de serem melhor capacitadas para tarefas profissionais envolvendo IA e modelagem. Não é como se a Radeon impossibilitasse isso (inclusive o vídeo abaixo demonstra uma RX 7600 XT nessas atividades), mas a Nvidia leva vantagem, e alguns algoritmos só suportam a tecnologia CUDA.

 

 

Mesmo com a possibilidade de trabalhar com IA no futuro, eu peguei uma Radeon. Contudo, o segmento da minha nem se compara com as que você está olhando, ou seja, o contexto é bem diferente... Esta é a comparação para a resolução do seu monitor (observe que mesmo a RX 7800 XT já teria desempenho de sobra em rasterização):

 

3BUQTn5dZgQi7zL8Xs4WUL-1200-80.png.webp

 

Eu não dou a mínima para ray tracing, mas nessa faixa de preço da RX 7800 XT já pode começar a ser mais relevante. Esta é a comparação envolvendo ray tracing:

 

GQofC5RFonswVPJ7E5VqBM-1200-80.png.webp

 

Sobre a placa-mãe, a que você mencionou parece interessante. Sobre a refrigeração, prefiro aguardar os colegas, mas os Ryzen 7000 consomem bem menos e são bem menos esquentados que os Intel 14000 topo de linha. Hoje em dia não anda fazendo muito sentido pegar Intel, ainda mais depois dos problemas.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!