Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Espero que todo mundo esteja bem

Eu quero conectar meu modem, meu Pc, meu monitor novo e mais uma ou duas tomadas. Comprei um filtro de linha de 8 entradas, que é esse: Force Line, 8 Tomadas, Bivolt, Preto - 0060800004 . Porém, achei que a embalagem estava violada, resolvi devolver e penso em compra um novo, que é o : Filtro de Linha + DPS iClamper Energia 8, 8 Tomadas, Bivolt, Transparente - 26776 . 

Minhas questões: para  o que eu quero conectar, o anterior já dava conta? E outra coisa, esse outro é melhor e também dará conta? Posso conectar mais coisas? Fiquei com medo. Poderiam me ajudar?

(não consegui colar os links dos protudos, por isso coloquei nome todo que encontrei na Kabum)

• Moderador
Postado
Em 12/09/2024 às 13:50, Sther disse:

E tem diferença entre iclamper ou clamper  ? Qual é melhor?

É a mesma coisa.

Clamper é o nome da marca (fabricante), que por sinal é muito bem renomeada nesse segmento, já iClamper é o nome dado ao dispositivo em questão, como se fosse o nome do produto, exemplo: "iClamper Energia 5" ou "iClamper Energia 8", ambos produzidos pela Clamper.

Por fim, pode comprar tranquilo um iClamper, estará muito bem servido e seguro. 🙂

Abraço!  

• guilherme_dr alterou o título para Preciso de um bom filtro de linha, qual indicam?
Postado

Se você não tem aterramento recomendo uma régua sem filtragem, tipo a Intelbras EPE1006 ou EPE 205BR
Eu mesmo utilizo uma EPE 205 com um iClamper pocket LCF 3 pinos
EPE fornece proteção de sobrecarga (disjuntor gangorra) junto com iPocket que oferece proteção por varistor e a nova versão dos modelos iClamper com LCF fornece ainda centelhador. Esse centelhador é se fosse um varistor extra só que o centelhador em teoria tem uma forma de atuação diferente, que combinada com varistor protege bem contra raios e surtos induzidos

uGkeIau.png

image.png.277de74e62ed41be7c301e26e337fd7d.png

Se o seu medo é proteção contra raios, utilize o iclamper pocket, iclamper 3, iclamper 5 ou iclamper 8 com LCF

Não se preocupe muito com o estágio de filtragem. A vantagem do iClamper 5 e o 8 com LCF é que ele combina disjuntor com varistor e centelhador. 

A vantagem do iClamper pocket é que ele é mais barato (em média 34 reais) e caso caia um raio onde o varistor e centelhador consiga atuar, você apenas joga fora e compra outro iClamper pocket. 

Aqui nesse site tem uma explicação sobre centelhador e varistor (que é chamado de DPS)

https://tel.com.br/dps-centelhadores/

alguns DPS que são instalados no quadro de medição ou no QDC são apenas um grande varistor, outros são tecnologias mais avançadas como centelhador com varistor.

Mas 99% dos eletricistas não sabem fazer instalação correta do DPS no quadro, então é melhor, ao meu ver, usar uma proteção tipo iPocket e se for o caso colocar um DPS Classe I lá no quadro da rua junto com relógio medidor.

• Curtir 1
Postado

@msupern @guilherme_dr @Jougiska gente, desculpa a demora!
obrigada pelas informações. 
Pelo jeito, vou ficar com esse Force Line, 8 Tomadas, Bivolt, Preto - 0060800004  por enquanto, porém ele não chega na minha tomada.  Acabei colocando uma extensão, conectei ele e os aparelhos (pc, monitor, modem e carregador) nele. Isso pode? Dá algum problema? É última dúvida sobre, kkkk

A extensão está descrita assim:
127V - 1270W
220V / 2200W
10A  / 250V-

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Sther disse:

Pelo jeito, vou ficar com esse Force Line, 8 Tomadas, Bivolt, Preto - 0060800004  por enquanto, porém ele não chega na minha tomada.  Acabei colocando uma extensão, conectei ele e os aparelhos (pc, monitor, modem e carregador) nele. Isso pode? Dá algum problema?

Desde que o filtro de linha esteja entre os aparelhos e a extensão, ou seja, os aparelhos ligados no filtro, o filtro ligado na extensão e a extensão ligada na tomada, nenhum problema.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 15/09/2024 às 11:35, Sther disse:

@msupern @guilherme_dr @Jougiska gente, desculpa a demora!
obrigada pelas informações. 
Pelo jeito, vou ficar com esse Force Line, 8 Tomadas, Bivolt, Preto - 0060800004  por enquanto, porém ele não chega na minha tomada.  Acabei colocando uma extensão, conectei ele e os aparelhos (pc, monitor, modem e carregador) nele. Isso pode? Dá algum problema? É última dúvida sobre, kkkk

A extensão está descrita assim:
127V - 1270W
220V / 2200W
10A  / 250V-

Por experiencia própria só se deve usar extensão + filtro de linha em ultimo caso ou quando você tiver certeza que a conexão mecanica da extensão é boa. Já vi extensão Tramontina que é uma das mais robustas do mercado não aguentar 1500W durante longas horas, ela queima e derre o plug, mesmo sendo só 3 metros, por ser fio 0,75mm²

Se fosse fio 1,5mm² acho que não derreteria, mas hoje em dia tá difícil achar extensão elétrica com fio 1.5mm² ou 2.5mm² com plug 10A. Talvez você ache com plug 20A

O Forceline 8 tomadas é porcaria. Compra o Intelbras 8 tomadas que vai te servir. Em relação a extensão, olhe o plug dela a cada 2 meses para ver se não está com marcas de superaquecimento. Geralmente sao pontos pretos no pluge e amarelados no cabo. 
Na verdade até existe extensao com bitola 1.5mm²  mas sao aquelas de 10 ou 15 metros

talvez esse aqui resolva teu problema

https://www.hdfshop.com.br/MLB-4290991814-filtro-de-linha-5-tomadas-5-metros-preto-margirius-_JM

• 3 semanas depois...
Postado
Em 13/09/2024 às 16:35, msupern disse:

Se você não tem aterramento recomendo uma régua sem filtragem, tipo a Intelbras EPE1006 ou EPE 205BR
Eu mesmo utilizo uma EPE 205 com um iClamper pocket LCF 3 pinos
EPE fornece proteção de sobrecarga (disjuntor gangorra) junto com iPocket que oferece proteção por varistor e a nova versão dos modelos iClamper com LCF fornece ainda centelhador. Esse centelhador é se fosse um varistor extra só que o centelhador em teoria tem uma forma de atuação diferente, que combinada com varistor protege bem contra raios e surtos induzidos

uGkeIau.png

image.png.277de74e62ed41be7c301e26e337fd7d.png

Se o seu medo é proteção contra raios, utilize o iclamper pocket, iclamper 3, iclamper 5 ou iclamper 8 com LCF

Não se preocupe muito com o estágio de filtragem. A vantagem do iClamper 5 e o 8 com LCF é que ele combina disjuntor com varistor e centelhador. 

A vantagem do iClamper pocket é que ele é mais barato (em média 34 reais) e caso caia um raio onde o varistor e centelhador consiga atuar, você apenas joga fora e compra outro iClamper pocket. 

Aqui nesse site tem uma explicação sobre centelhador e varistor (que é chamado de DPS)

https://tel.com.br/dps-centelhadores/

alguns DPS que são instalados no quadro de medição ou no QDC são apenas um grande varistor, outros são tecnologias mais avançadas como centelhador com varistor.

Mas 99% dos eletricistas não sabem fazer instalação correta do DPS no quadro, então é melhor, ao meu ver, usar uma proteção tipo iPocket e se for o caso colocar um DPS Classe I lá no quadro da rua junto com relógio medidor.

alguém aí já testou o iClamper com centelhador? fase-fase/fase-neutro e neutro/terra protegido por ele?

• Membro VIP
Postado

@msupern Mesmo quem tenha um exemplar desses, meio difícil saber se realmente protege mais em uso normal. Porque mesmo que esteja usando computador em tempestade de raios e não tenha dado problema nenhum, só dá pra saber se o filtro absorveu algum surto se manter um osciloscópio ligado na mesma tomada do filtro. E teria que ligar o osciloscópio também na saída tanto de um filtro com centelhador quanto sem centelhador, e ver qual absorveu melhor o surto. Mesmo assim é um teste relativo, pois pode acontecer de ambos os filtros absorverem o surto da exata mesma forma.
Só se alguém aqui fez algum teste em laboratório, mas mesmo assim, teoricamente se o filtro tem um centelhador junto com varistor, tende a ser mais eficiente que um que só tenha varistor. Então sim, pode confiar na proteção dele.

Em 27/09/2024 às 09:25, msupern disse:

Por experiencia própria só se deve usar extensão + filtro de linha em ultimo caso ou quando você tiver certeza que a conexão mecanica da extensão é boa. Já vi extensão Tramontina que é uma das mais robustas do mercado não aguentar 1500W durante longas horas, ela queima e derre o plug, mesmo sendo só 3 metros, por ser fio 0,75mm²

Tem que ver também a qualidade de instalação, a norma do Inmetro obriga as extensões a serem dimensionadas para suportar no mínimo 10A, mas se a fiação da tomada da sua casa for de 1,5mm ou se a tomada for de marca duvidosa, não adianta muita coisa. (Nas tomadas a norma exige no mínimo 2,5mm para a fiação de 10A, devido ao comprimento maior dos fios).
Então no teu caso pode não ter sido problema da extensão, e sim da tomada. Principalmente porque foi o plugue que derreteu e não o fio.

Eu particularmente se for usar extensão para cargas que exijam maior potência, prefiro fazer a minha própria extensão com cabo PP e bons conectores como Daneva ou Pial. Mas para computador, sendo uma extensão de boa marca homologada pelo Inmetro, já basta.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

@msupern Mesmo quem tenha um exemplar desses, meio difícil saber se realmente protege mais em uso normal. Porque mesmo que esteja usando computador em tempestade de raios e não tenha dado problema nenhum, só dá pra saber se o filtro absorveu algum surto se manter um osciloscópio ligado na mesma tomada do filtro. E teria que ligar o osciloscópio também na saída tanto de um filtro com centelhador quanto sem centelhador, e ver qual absorveu melhor o surto. Mesmo assim é um teste relativo, pois pode acontecer de ambos os filtros absorverem o surto da exata mesma forma.
Só se alguém aqui fez algum teste em laboratório, mas mesmo assim, teoricamente se o filtro tem um centelhador junto com varistor, tende a ser mais eficiente que um que só tenha varistor. Então sim, pode confiar na proteção dele.

Tem que ver também a qualidade de instalação, a norma do Inmetro obriga as extensões a serem dimensionadas para suportar no mínimo 10A, mas se a fiação da tomada da sua casa for de 1,5mm ou se a tomada for de marca duvidosa, não adianta muita coisa. (Nas tomadas a norma exige no mínimo 2,5mm para a fiação de 10A, devido ao comprimento maior dos fios).
Então no teu caso pode não ter sido problema da extensão, e sim da tomada. Principalmente porque foi o plugue que derreteu e não o fio.

Eu particularmente se for usar extensão para cargas que exijam maior potência, prefiro fazer a minha própria extensão com cabo PP e bons conectores como Daneva ou Pial. Mas para computador, sendo uma extensão de boa marca homologada pelo Inmetro, já basta.

Obrigado pela resposta
Essa extensao tramontina me deixou bastante decepcionado, pois realmente eu pensei que pudesse ter sido o plug da tomada (era uma tomada comprada em 2022 da FAME bem instalada) mas o fio e o plug da tomada estavam totalmente normais. Talvez pudesse ter havido alguma frouxidao nos conectores, o que forçou o plug da extensao. Pode ter sido isso

Porém eu acho muito "justinho" 3 metros ter apenas 0,75mm. Deveria ter, pelo menos, 1,0mm². Uma vez abri um manual de ar condicionado da Argentina, e assim como no japão, mesmo sendo 220V, algumas marcas utilizam plug para ar condicionado 9, 10 ou 12 mil btus. E esse plug é ligado a qualquer tomada normal que tenha aterramento. E no manual pedia apenas uma fiação de 1,0mm². Coisa que no Brasil nem existe para vender, mas seria o 1,5mm² nosso. Até faz sentido; um ar apesar de dar uma arrancada de mais de 17A em média quando o motor liga, em funcionamento o ar de 12 mil btus não consume mais de 7A. 

Porém, o que achei mais interessante, é que o plug era aquele plug grosso, especial, não o normal que eles usam para tomadas 10A (Argentina irão 2073 & 2071). Acho que o fabricante achou melhor dar uma atençao especial ao plug, por algum motivo, do que pela bitola. Não tinha informação da grossura do fio do plug do ar  condicionado, mas duvido que fosse acima de 1,5mm². Talvez também essa questão do plug 20A seja para evitar que a pessoa plug em qualquer circuito... ou não sei o motivo

em todo caso, um aquecedor de apenas 1500W derreter um plug de 10A me decepcionou, mesmo considerando que a extensao é de 3 metros. Talvez fosse realmente um problema da frouxidão do material de conexão, o latao, da tomada FAME. em todo caso já não uso mais extensão da Tramontina. Eu usava uma pro meu notebook, mas agora uso da Forceline https://www.forceline.com.br/produto/4953-cordao-prolongador-10a-3m/

Você sabe onde posso comprar cabo PP + conectores da Daneva ? queria de 1,5mm² ou 2,5mm² (3x1,5mm² terra-fase-neutro) e plugs 10A. 

• Membro VIP
Postado

@msupernEncontrei uma tabela que diz que, em 30m, 0,75mm² suporta 9A.
image.png

Em 3m, essa bitola vai suportar mais do que isso, talvez chegue próximo dos 20A.
Em instalações residenciais, a norma para tomadas é fio de 2,5mm² para tomadas e 1,5mm² para lâmpadas devido à corrente total que irá passar pelo circuito, os fios precisam suportar 10A em várias tomadas ao mesmo tempo segundo a norma. Então isso exige bitola maior. Também a quantidade de cabos passando dentro do mesmo eletroduto interferem na capacidade de corrente suportada. Então resumindo, o problema da extensão não está no uso de cabo 0,75mm², e sim na qualidade dos conectores dela, a sua deve ter vindo com defeito de fabricação ou a tomada onde ela foi instalada estava oxidada/frouxa (caso tenha derretido no plugue). 0,75mm² é bitola padrão de extensões e cabos de força comerciais, e nunca vi nenhum dar problema a menos que tenha excedido os 10A.

Em 17/10/2024 às 23:09, msupern disse:

mesmo sendo 220V, algumas marcas utilizam plug para ar condicionado 9, 10 ou 12 mil btus. E esse plug é ligado a qualquer tomada normal que tenha aterramento. E no manual pedia apenas uma fiação de 1,0mm². Coisa que no Brasil nem existe para vender, mas seria o 1,5mm² nosso. Até faz sentido; um ar apesar de dar uma arrancada de mais de 17A em média quando o motor liga, em funcionamento o ar de 12 mil btus não consume mais de 7A. 

Na Argentina a norma de eletricidade com certeza é diferente, eles devem exigir mais divisões de circuitos e disjuntores para a instalação residencial, utilizando assim cabos mais finos. No Brasil a norma foi projetada para instalações onde muitas coisas são ligadas no mesmo circuito, e apesar da norma proibir a instalação de ar condicionado no mesmo disjuntor das TUGs, eles sabem que o Brasileiro não vai respeitar isso e por isso proíbem a venda de fios menores que 1,5mm² (que já é proibido pela norma de ser usado em tomadas, mesmo que na prática não tenha problema em certas aplicações).

Porém, o que achei mais interessante, é que o plug era aquele plug grosso, especial, não o normal que eles usam para tomadas 10A (Argentina irão 2073 & 2071). Acho que o fabricante achou melhor dar uma atençao especial ao plug, por algum motivo, do que pela bitola. Não tinha informação da grossura do fio do plug do ar  condicionado, mas duvido que fosse acima de 1,5mm². Talvez também essa questão do plug 20A seja para evitar que a pessoa plug em qualquer circuito... ou não sei o motivo

Faz sentido que tenham coloado plugue de 20/15A ao invés de 10A para evitar que plugue em qualquer circuito. Se o Brasil ainda usasse o padrão de tomada australiana para ares condicionados, também teríamos essa solução, permitindo ser menos exigente na bitola da instalação do ar condicionado.

ocê sabe onde posso comprar cabo PP + conectores da Daneva ? queria de 1,5mm² ou 2,5mm² (3x1,5mm² terra-fase-neutro) e plugs 10A. 

Lojas de materias elétricos ou lojas "tem de tudo" terá para vender.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...