Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@KairanD Obrigado por compartilhar. Quando eu tiver uma outra fonte disponível, vou fazer um teste. Mas acredito que aqui o problema seja mesmo com a placa, já que também tem a questão do RGB.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@thelfc É, o que parece diferenciar os casos é o RGB ser detectado ou não... No caso da minha placa, ele sempre é detectado e funciona normalmente.

Amanhã a nova fonte vai chegar. Vamos ver se resolve o problema...

• Curtir 1
Postado

Aguardando o resultado do teste ..

Pois estou pra comprar uma RTX 4070 Super OC da Gigabyte....

Se não for problema da fonte... Ja desisto da comprar e parto pra outra marca.

• Coordenador
Postado

@thunderzo Hoje mais tarde eu retorno com o resultado... Mas, de qualquer forma, eu recomendaria que você optasse por outra marca.

Além do problema com os LEDs (que é muito comum em placas Gigabyte, independentemente do modelo), essas placas podem fazer ruídos estranhos no momento em que os fans começam a girar. Como a Gigabyte também não implementa o simples conceito de histerese, se você pegar algum jogo mais leve e a placa ficar na faixa dos 50ºC constantemente, esse barulho vai ficar recorrente e, acredite, vai irritar. E isso não é exclusivo da RX 7600 XT, é comum para a marca (Gigabyte e EVGA têm muitas reclamações nesse sentido). E não é um defeito, é questão dos fans e do firmware mesmo.

Mesmo se eu resolver essa questão dos LEDs de alimentação, eu continuo extremamente insatisfeito com a minha escolha e, se pudesse voltar atrás, pagaria um pouquinho mais para pegar uma placa de outra marca. É importante também considerar o prazo de garantia: https://www.julianocaju.com.br/garantia-de-placas-de-Vídeo/. Na minha opinião, a marca que tem se mostrado mais interessante tanto para AMD quanto para Nvidia é a ASUS.

Postado

@KairanD Pois é, eu tive que fazer uma curva de fans baixa pra n surtar, pois gera muito ruído quando elas estão acima de 60%, inclusive chega a ser um barulho estranho, parece q tem algo batendo nos fans ou que eles estão frouxos sei lá., mas deixando abaixo de 50% é bem silencioso.

Postado
Em 29/09/2024 às 19:18, KairanD disse:

@Batata Defumada @thelfc Finalmente tive um tempinho e consegui testar com outra fonte (OCZ ModXStream Pro 600W). As luzes não acenderam.

Talvez o meu problema seja diferente do seu, @thelfc, já que o controle de RGB da minha placa funciona. Ainda tenho dúvidas, mas vou adquirir outra fonte (na pior das hipóteses, se a placa apresentar o mesmo problema, a fonte da MSI pode ir para outro computador aqui de casa que está com uma fonte bem simples).

No seu caso o chip controlador do RGB parece estar com defeito mesmo.

Amigo, estava lendo seus comentários pois estou com um problema parecido, porém a minha ela liga e desliga rapidamente o led branco e o RGB da placa, ao ligar o pc os dois ascendem e apagão em questão de 1 segundo é quase uma piscada, depois fica tudo apagado.

Formatei até o pc, resetei as configs da BIOS, verifiquei se tava bem encaixado o conector e nada. No Gigabyte control center eu mexo nas configs do RGB por lá e não ta respondendo, já para fazer a curva de fan pelo app a placa responde.

Em 01/10/2024 às 20:28, thelfc disse:

@KairanD Obrigado por compartilhar. Quando eu tiver uma outra fonte disponível, vou fazer um teste. Mas acredito que aqui o problema seja mesmo com a placa, já que também tem a questão do RGB.

@thelfc estou aqui no fórum porque a minha placa começou a dar esse problema do RGB essa semana, de um dia p outro parou de funcionar, na vdd o RGB liga mas logo apaga 

Postado
8 horas atrás, João Vitor55 disse:

@thelfc estou aqui no fórum porque a minha placa começou a dar esse problema do RGB essa semana, de um dia p outro parou de funcionar, na vdd o RGB liga mas logo apaga 

No Gigabyte control center eu mexo nas configs do RGB por lá e não ta respondendo, já para fazer a curva de fan pelo app a placa responde.

Aqui o control center nem me dá opção de mexer no RGB. Consigo mexer no RGB das memórias, mas não da placa. Como o problema com o LED branco começou praticamente ao mesmo tempo, acredito que tenha alguma relação.

Vendo que esse é um problema comum, vou fazer o que o @KairanD sugeriu: não comprar mais Gigabyte.

• Curtir 1
Postado

estou com o mesmo problema… do nada o led do pci ficou ligado e o led branco, o GCC não reconhece o led, porém consigo fazer a curva de fans por lá… sigo usando ela normalmente, estressei ela e tá tudo ok, tirando essa parte, vou seguir com ela assim porque trabalho no pc 24/7. antes eu resetava a BIOS e voltava ao normal, mas agora nem isso adianta depois da ultima atualização…

Postado
41 minutos atrás, dexter0987 disse:

estou com o mesmo problema… do nada o led do pci ficou ligado e o led branco, o GCC não reconhece o led, porém consigo fazer a curva de fans por lá… sigo usando ela normalmente, estressei ela e tá tudo ok, tirando essa parte, vou seguir com ela assim porque trabalho no pc 24/7. antes eu resetava a BIOS e voltava ao normal, mas agora nem isso adianta depois da ultima atualização…

"GCC não reconhece o led" o RGB no caso né?

• Coordenador
Postado

Pessoal, a fonte nova (Corsair RM750x) chegou para substituir a antiga (MSI MAG A650BN). Realizei a troca, liguei a máquina e os LEDs dos conectores ficaram apagados. Fiquei esperançoso. Aí, poucos reinícios depois, o problema voltou a ocorrer... Os LEDs de energia ficam acesos em algumas sessões e em outras não.

Acho que a única solução é o RMA mesmo... Ou esperar pela boa vontade da Gigabyte em lançar uma correção de firmware (coisa que já aconteceu para alguns modelos da empresa, enquanto outros permanecem com defeito até hoje), que pode talvez nunca chegar.

Em 03/10/2024 às 08:24, Vigoloide disse:

Pois é, eu tive que fazer uma curva de fans baixa pra n surtar, pois gera muito ruído quando elas estão acima de 60%, inclusive chega a ser um barulho estranho, parece q tem algo batendo nos fans ou que eles estão frouxos sei lá., mas deixando abaixo de 50% é bem silencioso.

Usei Linux desde que comprei a placa e ela sempre foi silenciosa em carga (o barulho a que me referi acima seria somente no momento exato que as ventoinhas começam a girar). Contudo, dessa vez resolvi instalar o Windows 11 e fiquei surpreso ao ver que os fans estavam pulando da inércia em 50ºC para 60% de velocidade já em 51ºC de temperatura da GPU. O barulho era infernal, parecia um caça decolando.

Pesquisei e, novamente, encontrei vários relatos do mesmo problema em placas de vídeo Gigabyte. Fui observar a curva de fans no Gigabyte Control Center (GCC) e ela estava estupidamente agressiva de fábrica. Então, fiz o seguinte: desinstalei a praga do GCC, reiniciei, abri o Adrenalin da AMD e selecionei para restaurar todos os valores da placa de vídeo para o padrão. Reiniciei e o problema foi resolvido. A placa voltou a ser muito silenciosa em carga, assim como era no Linux.

Parece que o GCC força de alguma forma a curva agressiva de fans por padrão. Já o driver da AMD, não. Por isso funcionava bem no Linux: lá só existia o driver da AMD.

Sem o GCC, fiquei sem o controle de RGB, mas a única coisa que eu faço é colocar um azul estático mesmo...

Em 05/10/2024 às 00:20, João Vitor55 disse:

Amigo, estava lendo seus comentários pois estou com um problema parecido, porém a minha ela liga e desliga rapidamente o led branco e o RGB da placa, ao ligar o pc os dois ascendem e apagão em questão de 1 segundo é quase uma piscada, depois fica tudo apagado.

Ligar e desligar rapidamente os LEDs dos conectores de energia ao iniciar a máquina é normal. Isso porque os capacitores carregam e a placa leva um tempo para rodar o processo inicial do firmware e detectar. Contudo, não acho que seja normal para o RGB.

Em 05/10/2024 às 00:20, João Vitor55 disse:

Formatei até o pc, resetei as configs da BIOS, verifiquei se tava bem encaixado o conector e nada. No Gigabyte control center eu mexo nas configs do RGB por lá e não ta respondendo, já para fazer a curva de fan pelo app a placa responde.

Estou aqui no fórum porque a minha placa começou a dar esse problema do RGB essa semana, de um dia p outro parou de funcionar, na vdd o RGB liga mas logo apaga.

Me parece que o firmware do controlador de RGB está corrompido. Ou o controlador de RGB está danificado.

Eu ia sugerir usar o DDU e reinstalar os drivers da AMD (aqui o RGB Fusion só detecta a placa depois de instalar o driver do site da AMD), mas como você já formatou e nem isso resolveu, o problema pode ser no firmware ou no hardware mesmo.

20 horas atrás, thelfc disse:

Aqui o control center nem me dá opção de mexer no RGB. Consigo mexer no RGB das memórias, mas não da placa. Como o problema com o LED branco começou praticamente ao mesmo tempo, acredito que tenha alguma relação.

Acho que o chip que controla o RGB também é o responsável pelos LEDs dos conectores de energia. Por isso esse comportamento.

Contudo, ainda é estranho que o RGB da minha placa esteja sendo detectado e funcionando, mesmo com os conectores de energia acesos. Não parece haver um padrão. Pode ser que a minha piore daqui a algum tempo também, né...

20 horas atrás, thelfc disse:

Vendo que esse é um problema comum, vou fazer o que o @KairanD sugeriu: não comprar mais Gigabyte.

Eu tive uma placa-mãe Gigabyte (GA-Z87-D3HP) que queimou as duas BIOS do nada, paguei R$ 220,00 em uma assistência especializada pelo reparo. Tive um mouse Gigabyte Force M7 que não chegou a durar um ano (começou a falhar na detecção dos movimentos). Tive uma placa de vídeo Gigabyte GTX 760 Windforce que parou de funcionar pouco antes de completar cinco anos.

Aí um belo dia eu abro o site da Terabyte e vejo a RX 7600 XT Gaming OC da Gigabyte por R$ 2.050,00 (considerando o cashback). Pelo preço, não consegui resistir. Comprei e... Dor de cabeça. O correto era ter seguido o alerta na minha cabeça e ficado bem longe dessa bomba. Valeria a pena ter pago qualquer valor a mais por outra marca.

Deixo o relato e o alerta para o colega @thunderzo. É a oportunidade para ficar longe de qualquer produto Gigabyte.

7 horas atrás, dexter0987 disse:

estou com o mesmo problema… do nada o led do pci ficou ligado e o led branco, o GCC não reconhece o led, porém consigo fazer a curva de fans por lá…

A chance de resolver é baixa, mas tente o seguinte:

1. Baixar o driver mais atual (o driver inteiro, e não a ferramenta de detecção automática) no site da AMD e deixar salvo: https://www.amd.com/pt/support/download/drivers.html
  2. Baixar o Display Driver Uninstaller (DDU) e deixar salvo: https://www.guru3d.com/download/display-driver-uninstaller-download/
  3. Desabilitar a conexão com a Internet (para impedir que o Windows Update entre em ação no meio do processo e tente sobrescrever o driver).
  4. Extrair e executar o DDU. Selecionar "AMD" e a opção "remover e reiniciar (altamente recomendado)". Aguardar o processo terminar e o computador reiniciar automaticamente.
  5. Continuar com a Internet desligada. Instalar o driver da AMD baixado anteriormente.
  6. Reiniciar o computador.
  7. Ligar a Internet e ver se o problema foi corrigido.
  • Obrigado 1
  • mês depois...
Postado

Ocorreu o mesmo comigo (Gigabyte RX 7600) ... não tinha conhecimento da qualidade dessa placa, vou acionar a garantia para verificar como irão proceder (realizei abertura de ticket na pichau)... estou muito decepcionado com a marca, pois priorizei para que a placa-mãe e VGA fosse gigabyte e agora estou com essa dor de cabeça... uma pena!

20241123_162723.jpg

Postado

@KairanD Abri um protocolo na Kabum e consegui acionar a garantia direto com eles, aparentemente, já que ainda não fez um ano da compra. Já até recebi a autorização de postagem.

Pra não ficar com o PC parado, consegui garantir uma RX 6750 XT XFX, aquele modelo "founders".

Se possível, estou pensando em pedir o dinheiro da 7600 de volta ou então vendê-la após voltar da garantia, e ficar com a 6750 XT.

Você considera a XFX uma fabricante melhor?

Postado

Comprei uma Gigabyte GeForce RTX 4060 Ti Gaming OC, 8GB, GDDR6, 128-bit, GV-N406TGAMING-OC-8GD, pela Pichau... 15/11/2024...

Estou usando ela normalmente com uma fonte de 650W da EVGA... e até o momento zero de LED acender....

mas ficarei de olho caso venho apresentar alguma anormalidade posto aqui...

Postado

@thunderzo Tomara que você dê sorte com ela. Se acender, já sabe o que é... haha

Pelos relatos do pessoal aqui isso parece ser muito comum, então acho que vou cair fora da Gigabyte logo. Desde que esse LED acendeu ele nunca mais apagou. É a mesma placa do @WillianShimada.

• Coordenador
Postado

@thelfc Por quanto você encontrou o modelo Founders? A RX 6750 XT XFX Speedster está por R$ 2.100,00 na Pichau. A refrigeração dela é bem superior à do modelo Founders. E o desempenho está bem acima da RX 7600.

Eu ainda estou pensando o que fazer com a minha RX 7600 XT. Mas uma coisa é certa, e agora eu realmente aprendi: Gigabyte nunca mais!

Postado

@KairanD Não pretendia fazer isso agora, mas achei que compensava e uniria o útil ao agradável, já que recebendo a placa nova eu posso mandar a 7600 pra garantia.

Espero que a XFX não decepcione como a Gigabyte. Pelo que eu vi esse modelo é quente, então talvez tenha que fazer um undervolt, né?

Se for o caso de receber a 7600 de volta, vou vendê-la. Será que dá pra vender por uns R$ 1.300,00?

• Coordenador
Postado

@thelfc Mesmo nessa Black Friday o preço da RX 7600 ficou em torno dos R$ 1.600,00. Se você receber a RX 7600 nova, trocada, dá para esperar um pouco e vender um pouquinho abaixo do valor cobrado nas grandes lojas. Eu nem abriria a caixa, assim você poderá vender como placa lacrada.

Sobre a RX 6750 XT de referência, ela é um pouco quente sim. Mas não precisa se desesperar com isso... Primeiro você testa no seu gabinete e vê como fica. 😉

• Obrigado 1
  • 3 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

@Lucas de Mattos No começo isso também funcionava aqui. Depois começou a funcionar só às vezes. E agora não funciona mais.

Entrei em contato com a Gigabyte e orientaram a enviar a placa para o RMA. O defeito é físico e eles não têm previsão de lançar qualquer correção via firmware.

Postado

@Lucas de Mattos  Tentei isso e mais alguns métodos com ajuda do @KairanD, mas nenhum funcionou.

Como a minha tinha menos de 1 ano da compra, consegui abrir um protocolo diretamente com a Kabum.

Acho que o melhor é o RMA mesmo, já que é um defeito, embora não afete o desempenho.

• 2 semanas depois...
Postado

Mano a minha aconteceu isso quando eu instalei o l connect RGB aí depois da instalação foi solicitado um shut down aí eu aceitei e depois de ligar ficou o led cor ciano e a luz acesa aí eu apaguei esse aplicativo e desliguei o Pc tirei tudo da tomada e tirei a energia toda dele após isso eu liguei novamente e ele já iniciou com o gigabyte center e voltou a funcionar normalmente. 

Postado

@KairanD@thelfc opa manos boa tarde, conseguiram arrumar o probleda da led branca ? estou com esse problema uns meses já. apareceu depois que a minha fonte começou a reiniciar. porém a fonte voltou ao normal e o led da placa continua acessa. será que pode ser a fonte ou a placa de Vídeo que deu problema ?.  ela fica na cor estatica azul o RGB e ela não aparece mais no painel RGB 2.0 para controle.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...