Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

cabo cat6 mais lento que cat5e e wifi


Posts recomendados

Boa noite, de antemão, tenho um computador equipado com uma placa-mãe MSI H410-M PRO, segundo o manual a entrada lan teria uma capacidade para até 1 gbps, minha internet tem de contrato 600mb.

Meu problema está sendo o seguinte, comprei uma cabo cat6 de 10 metros, para substituir o meu cabo cat5e, pois mudei o PC de lugar e precisei de uma cabo maior. Ao realizar a conexão do cabo cat6 entre o PC e o modem, os testes de velocidade (SPEEDTEST) estão medindo velocidades de aproximadamente 93 Mbps, quando faço troca para o cat5e, segundo o mesmo testador de velocidade, atingem picos de 690 Mbps. Ao realizar testes utilizando a ancoragem usb do celular (conectado no wifi) a velocidade chega até uns 230 Mbps.

Liguei para a loja, o gerente me informou que poderia ser algo na configuração do modem ( o que duvido que seja pois o cabo antigo está funcionando perfeitamente). 

Estou enviando aqui, na esperança de ter algo que eu possa fazer ou realmente só solicitando a troca do cabo. 

Já tentei inverter os lados do cabo cat6, sem alterações no teste. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@antonio luna Boa noite.

 

Me parece realmente que te venderam um cabo com especificação incorreta. Tem muitos cabos falsificados por ai, que na embalagem fala uma coisa e na verdade é outra.

 

Se fosse um cabo Cat 6 com certeza ele ficaria na mesma velocidade do Cat5e (Pro seu caso ai).

 

Então, na minha opinião, esse cabo que se diz Cat 6 não é de verdade um Cat 6, deve ser alguma especificação menor rotulado como Cat 6, visto que a internet ficou limitada em 100Mbps.

 

Recomendo comprar outro cabo em um lugar de confiança e fazer um novo teste. Duvido que seja alguma configuração do modem (Acho que nem existe tal tipo de configuração, que limita velocidade por tipo de cabo).

 

Boa sorte.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para essas distâncias e velocidade esse cabo não faz diferença alguma, e estamos falando de um patch cord, um cabo direto do switch para a placa de rede, enquanto a norma e as distâncias sempre são pensadas considerando duas emenda a mais, com um cabo passado por um duto desde um patch panel até um soquete na parede, e cabos de rede ligados nas duas pontas.

 

O soquete em sua placa de rede não é CAT6 de todo modo, e provavelmente tem menos metal em seus filetes do que o CAT6, e podem não se alinhar direito. E o cabo CAT6 é mais grosso e se os terminais não forem instalados corretamente pode ficar até pior que usando os CAT5E mais baratos, mais finos e fáceis de operar. O mesmo vale para os soquetes em seu roteador.

 

Não há muito sentido em usar coisas como esse SPEEDTEST para medir performance de conexões locais. Isso nada tem a ver com a interne.

 

Veja a velocidade que o sistema reporta e não esses "medidores" de velocidade.

 

Não tem nada a ver com configuração alguma. Seu problema está nos pinos 4 5 7 ou 8 da placa de rede. Não estão se alinhando perfeitamente. Ou o cabo em si não está bom. Se não tem um testador pode testar na loja ou usar um simples multímetro e medir a resistência nos 8 pinos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!