Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, possuo o Notebook Lenovo Ideapad 3-15ITL6 comprado em 10/07/2022 com garantia encerrada em 10/06/2023 e desde meados de 04/2024 venho percebendo que a câmera do notebook ora funciona, ora não funciona e isso tem me causado diversos problemas.

Ao acessar o site "https://pt.webcamtests.com" que é o site mundialmente famoso para verificação e teste de câmera e outros acessórios sempre aparece a seguinte mensagem de erro abaixo:

spacer.png

Sendo que, a webcam não está "fechada", mas sim "aberta", e segue as seguintes configurações abaixo:

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

Como podem verificar, realizei a redefinição dos serviços de câmera pelo "Obter Ajuda" do Windows 11 e nenhum resultado. Realizei também a tentativa de reinstalar a câmera pelo gerenciador de dispositivos e a câmera não aparece. Nas configurações do Windows 11 ela encontra-se "Ativada" e no programa "Lenovo Vantage" também encontra ativada.

Porém uma situação que identifiquei que ao reiniciar o notebook e ligar novamente a câmera aparece listada no gerenciador de dispositivos e volta a funcionar normalmente por um tempo e depois some, esse tempo pode ser um dia inteiro o notebook ligado ou até mesmo poucos minutos, depende do próprio notebook.

Neste momento reiniciei o notebook e acessei novamente o site "https://pt.webcamtests.com" e apareceu as seguintes informações abaixo:

spacer.png

Diante disso fui no gerenciador de dispositivos e verifiquei que ela novamente apareceu listada conforme segue as imagens abaixo:

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

Ao clicar em "Teste minha cam" apareceu a seguinte informação de erro abaixo e minha "Câmera" sumiu do gerenciador de dispositivos.

spacer.png

Enfim, o notebook nunca foi formatado desde sua aquisição e somente foi realizada a instalação de todas as atualizações do próprio Windows e da Lenovo como pode ser verificado através das imagens abaixo:

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

E, ao acessar o aplicativo "Câmera" do Windows 11, aparece a seguinte mensagem de erro abaixo:

spacer.png

Tentei inclusive realizar a reinstalação do Driver fornecido pelo próprio site da Lenovo, sendo disponibilizado abaixo, mas também sem êxito.

spacer.png

Detalhe que, somente possuo o Windows Defender e o próprio Firewall do Windows.

Diante disso, solicito ajuda para que consiga consertar pois acredito que seja apenas alguma configuração ou software (espero que seja isso!).

O tópico está sinalizado para mim para que eu possa realizar o acompanhamento de eventual resposta da comunidade.

Agradeço a todos pela leitura.

• 6 meses depois...
Postado

Saudações, colaboradores!
Eu tenho este mesmo computador, e acontece exatamente o mesmo comigo. Uso diferentes sistemas operacionais e o problema persiste. Já reinstalei o sistema algumas vezes e instalei alguns outros drivers de câmera da lenovo e continua a mesma coisa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...