Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

System Aiwa NSX S303 pisca o display com volume acima de 20


Posts recomendados

Comprei recentemente 2 aparelhos, sendo um Philips e outro Aiwa.  Este segundo, quando aumento o som pra mais de 20, o volume começa a piscar. Gostaria de saber de quem tem a mesma marca, e se aumenta o volume mesmo assim, sem se preocupar. O nível 20 é 3/4 do limite, sendo o máximo 30. Porém acho que o volume 20 é baixo pra certas músicas, por exemplo, músicas de audiophilos que tem no Youtube. Sei que este system não chega aos pés nem do mais simpĺizinho Hi End, mas gosto e curto as músicas. Não curto pancadão, sou de outra época, tenho o meu próprio gosto, cheguei a curtir no máximo as músicas dos anos 90, no começo desta década!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para System Aiwa pisca volume acima de 20

@Ferox Graxaim Bom dia! Até o volume 20 ele aparece normal no display, depois começa a piscar, como estivesse forçando. Tenho outros receivers, de outras marcas, que aguentam de boa o limíte máximo! Esse Aiwa é o único com classe AB que tenho, por isso tenho muito medo de queimar as saídas. Ouvi falar que tendo as caixas originais não tem problema, e que todos da Aiwa, tem no manual, avisando, do piscar. Esse não é o primeiro Aiwa, tive um que tá com problema, e que eu acho que não compensa arrumar, o outro, ia até no limite de volume e não piscava, ele era um dos primeiros micro systems dessa marca, e tinha um STK!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Carlosst O problema é a impedância das caixas.
A impedância precisa ser igual ou maior que as caixas originais (lembrando que se for maior o volume vai ficar mais baixo, mas o aparelho vai trabalhar com mais folga). No manual deve falar sobre a impedância necessária das caixas de som.
Não recomendo continuar usando o aparelho com essas caixas, pois existe sim o risco de queimar as saídas.

Qual o modelo exato desse Aiwa?

(Normalmente a impedância de mini system é de 4 a 6 ohms, se está forçando, deve ter 6 ohms e colocou caixa de 4 ohms. Ou vai ver o aparelho é 8 ohms mesmo, que é o padrão de 3 em 1 e de receiver)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ferox Graxaim alterou o título para System Aiwa pisca o display com volume acima de 20

@Ferox Graxaim Eu conferi a impedância do system e as das caixas que são da Aiwa também, são de 6 Ohms, normal! O system é um NSX S303, fugindo um pouco do assunto, eu tinha quase certeza que ele tinha uma saída STK, mas quando abri e vi, tinha transistores, na saída, inclusive no esquema estão eles lá. Quando não injeto nenhum som, seja em qualquer função, ele apresenta um chiado, que vai crescendo conforme vou aumentando o volume. Nos outros 2 systems, posso aumentar até o volume máximo, que eles não apresentam nenhum chiado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ferox Graxaim alterou o título para System Aiwa NSX S303 pisca o display com volume acima de 20

@Ferox Graxaim Sim pode ser problema de filtragem. Eu vi um anúncio de outro Aiwa no Marketplace do Face, e o cara aumentou o volume pra demonstrar. Ele tava diferente em um aspecto, até o volume próximo do máximo que é 30 ele não piscava, somente de 28 pra cima. No meu caso, é em 3/4 do volume que começa a piscar.

@BCP O chiado é nos 2 canais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP O ruido não é tão forte, principalmente quando se toca alguma coisa, fica imperceptivel. O ruim é que o THD é bem baixo,como os outros systems que tenho. Sei que de qualquer forma quando se aumenta o volume ele aumenta proporcionalmente esse valor. Vou ver se vejo os capacitores da fonte, tenho medo de estragar o aparelho, principalmente, como foi dito, por ele ter uma saída transistorizada, com classe AB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que não tenho outra resposta, tenho outra dúvida. Ví na internet que ligar uma caixa de 4 ohms em saída de som de 8 ohms, não é bom, pois posso danificar o amplificador ou a caixa. A pergunta é se eu colocar um resistor em série , seria bom?

Sei que desse jeito, não é como somar a impedância com o resistor, somente, mas fazer o cálculo específico, já que não são coisas iguais. alguém já teve essa questão e resolveu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Carlosst disse:

A pergunta é se eu colocar um resistor em série , seria bom?

Até pode fazer isso, mas teria que ser um resistor da potência da caixa. Então se a caixa é de 70W o resistor tem que ser de 70W. É um belo de um trambolho kk.
@BCP Resistência de chuveiro é uma boa ideia nesse caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Usar uma resistência na saída do amplificador, não é uma boa solução, isso seria só para testes e por pouco tempo.

Aqui já usei resistor de 4,7R/5W em série com falantes de 4R em amplificadores de mais de 100W de potência...

 

Mas nunca analisei com osciloscópio e amperímetro para verificar os efeitos disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!