Ir ao conteúdo

PC dando TELA AZUL BSOD CRITICAL PROCESS DIED - O que devo substituir?

Ir à solução Resolvido por ruandiablo,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal!

Estou com problemas de tela azul tem cerca de 3 semanas... Ignorei no início, mas na última semana começou a ficar muito frequente, dando BSOD em tempos de 0,5~5 horas de uso.
Alguém poderia me ajudar a diagnosticar qual peça é? Para que eu saiba qual peça comprar.

A BSOD É "CRITICAL PROCESS DIED", irei descrever os dados a seguir e mostrar prints do Speccy/Logs em rar anexados.

Alguém pode me ajudar analisar os LOGs pra poder me indicar em que peça está o possível problema?? Estou testando peça por peça mas é bem trabalhoso desse jeito, acredito. 

Dados:
- 2 RAMs de 16gb. Já coloquei 1 de cada vez em cada um dos dois slots possíveis, ou seja, já testei as 6 combinações possíveis de encaixe das rams, ram a no slot 1, no 2, ram b no 1 no 2... (continua dando tela azul)
- Já usei as memórias RAM do computador do meu irmão e também deu tela azul usando as memórias dele.
- Acabei de rodar o MEMTEST64 nas minhas memórias RAM e as duas passaram.
- Já tentei comandos como SFC, DISM, CHKSDK... Vários comandos do CMD ou Powershell e nada solucionou.. Rec bot etc...
- Cansado resolvi formatar achando que ia resolver, não resolveu, continuou dando tela azul, mesmo com o windows zerado.

Dados extras:

GPU RX 5600 XT da china, tem cerca de 8 meses já e n tinha dado problema até, placa-mãe e processador relativamente novos, uns 6 meses, comprei num "upgrade" do PC, eu uso um filtro de linha e meu quarto é aterrado. Não teve "trovoadas/descargas eletricas" recentemente, fonte relativamente antiga (2 anos talvez? CORSAIR 80 PLUS BRONZE 550W), uso perifericos no PC (adaptador bluetooth, mouse e teclado bluetooth, headset USB), não faço overclock no PC deixo todas as peças STOCK/como fábrica, não uso "atualizadores de drivers" e o sistema foi recem formatado, não fiz alterações no regedit, a ultima peça de hardware trocada tem cerca de 6 meses e durante os 6 meses estava tudo normal.

> Comecei a suspeitar que podia ser o SSD defeituoso (todos os meus SSDs sao do aliexpress, 2 satas 2.5 polegadas e um NVMe, o NVMe estava com o sistema dando BSOD e esse NVMe tem cerca de um ano, ate o momento tudo normal, (marcas genericas de SSD, kingspec, goldenfir etc...), então com o clonei o sistema do SSD 1 para o SSD 2 (exato mesmo sistema).
Desliguei meu computador e removi o SSD 1 (que é o original) e agora estou usando o sistema no SSD 2 que é o SSD com o sistema clonado.
Até o momento ainda não deu tela azul, mas só fazem 30 minutos.

Uma dúvida que tenho é, eu formatei o computador, e depois de formato eu clonei o sistema para o SSD 2, se der tela azul mesmo usando o SSD 2 então eu posso descartar que o problema do hardware era no SSD 1? (penso assim por que não faria sentido ser sistema uma vez que eu formatei, estou enganado?).

Espero que resolva... Mas caso não resolver, que peça devo testar em seguida?

Placa de Vídeo? Processador? Fonte? 

Tenho o PC do meu irmão aqui em casa durante essa semana. Caso dê tela azul agora com o SSD 2 irei trocar a minha GPU com a GPU do PC do meu irmão e rodar alguns testes de estresse pra ver se algum dos dois dá tela azul.
Caso o meu PC continue dando tela azul irei trocar o processador com o processador do meu irmão.

Caso meu computador continue dando tela azul vou presumir que é a Fonte ou a placa-mãe... (qualquer uma dessas duas peças é um senhor trabalho de trocar e destrocar).

Existe alguma forma ou ordem adequada de realizar os testes?

Alguém pode me ajudar analisar os LOGs pra poder me indicar em que peça está o possível problema?? Estou testando peça por peça mas é bem trabalhoso desse jeito, acredito. 

A situação é bem parecida com esse post que encontrei https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1558973-processador-causa-tela-azul/ e foi respondido por @GabrielLV E @Rio McCloud  então vi os procedimentos q eles sugeriram o criador do post fazer e já fiz aqui "de antemão" para agilizar algum tipo de ajuda.

Seguem anexos
.RAR de logs no anexo:
Print speccy

0C8ED41C-E368-4767-A7BD-99495583197D.png.4d2b04fb3a463f626c4e3d85f8180768.png

GPU : RX 5600 XT 8GB "Aliexpress"

C:\Users\PC>wmic memorychip get speed
Speed
3200
3200

LogsColetados.zip

Postado
3 horas atrás, TestePC disse:

resetou a BIOS? ja fez a verificação dos teus discos de armazenamento? utiliza o hardDisksentinel pra verificar ou até mesmo o hddiskinfo. 

Já tinha atualizado a BIOS para a mais recente e continuou dando tela azul, esqueci de avisar. Baixei direto do site da fabricante https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-h510m-e/helpdesk_bios?model2Name=PRIME-H510M-E

Sobre a saúde dos SSDs.

1 - NVMe 256 gb Kingspec :

O crystaldiskinfo disse que ele estava saúdavel em 85%, no momento ele não está conectado no meu PC, suspeitei dele e clonei o sistema dele para o SSD 2 (2 - SSD SATA 2" 256 GB KingSpec), e estou utilizando o sistema clonado pelo SSD 2 invés do SSD1, já se passaram 3~4 horas desde que estou utilizando nessas configurações e até o momento não deu tela azul, mas ainda não estou 100% convencido pois as vezes demorava para dar tela azul, vou continuar utilizando durante o dia e ver se ocorre erro.

2 - SSD SATA 2" 256 gb - P4-240
Era meu SSD secundário e agora estou usando como primário para rodar o sistema, é um SSD genérico, o CrystalDiskInfo disse a saúde dele estar em 85%, segue prints do HardDiskSentinel

793D6E77-8F29-4052-9AA6-140CBCDAFE60.png.6ef98e2908a3010ab84aa1da7d3fd776.png

{D0EB639A-3B83-4380-8DED-A70F7B71FD24}.png

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
14 horas atrás, ruandiablo disse:

Uma dúvida que tenho é, eu formatei o computador, e depois de formato eu clonei o sistema para o SSD 2, se der tela azul mesmo usando o SSD 2 então eu posso descartar que o problema do hardware era no SSD 1?

Sim.

14 horas atrás, ruandiablo disse:

> Comecei a suspeitar que podia ser o SSD defeituoso (todos os meus SSDs sao do aliexpress, 2 satas 2.5 polegadas e um NVMe, o NVMe estava com o sistema dando BSOD e esse NVMe tem cerca de um ano, ate o momento tudo normal, (marcas genericas de SSD, kingspec, goldenfir etc...), então com o clonei o sistema do SSD 1 para o SSD 2 (exato mesmo sistema).
Desliguei meu computador e removi o SSD 1 (que é o original) e agora estou usando o sistema no SSD 2 que é o SSD com o sistema clonado.
Até o momento ainda não deu tela azul, mas só fazem 30 minutos.

O problema parou depois de ter feito esse procedimento?

------------

Analisei os logs que você enviou e não encontrei nenhuma pista do culpado.

Infelizmente você cometeu um grave erro ao formatar o computador sem antes ter certeza de que a falha era no sistema ou no hardware. Ao formatar, você apagou todos os logs dos erros anteriores que poderiam nos ajudar a detectar o culpado pelo problema.

Leia: 

Como você já formatou e o problema persistiu, já sabemos que o problema é hardware.

Recomendo que baixa e instale o BurnInTest, configure-o para rodar um teste em todas as peças do computador pelo menos 4 vezes para fazer 1 hora de testes (já que o programa só permite 15 minutos de teste por vez).

https://www.passmark.com/products/burnintest/index.php

Selecione os testes de: CPU, GPU, 2D Graphics, HD/SSD, Vídeo playback, network. Na barra de porcentagem, sete todos em 100% e rode os testes. Veja se algum dará erro.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, GabrielLV disse:

O problema parou depois de ter feito esse procedimento?

Aparentemente sim, o computador passou o dia todo ligado hoje, cerca de 6~7 horas ligado e nenhuma tela azul, mas ainda não descartei 100%, porém, acho que agora vai. Possível culpado: SSD NVMe Chinês Kingspec de 1,5 anos de uso.

Infelizmente você cometeu um grave erro ao formatar o computador sem antes ter certeza de que a falha era no sistema ou no hardware. Ao formatar, você apagou todos os logs dos erros anteriores que poderiam nos ajudar a detectar o culpado pelo problema.

Pois é, até tinha visto essa sua postagem mas, infelizmente, já tinha formatado.

Como você já formatou e o problema persistiu, já sabemos que o problema é hardware.

Sim.

Recomendo que baixa e instale o BurnInTest, configure-o para rodar um teste em todas as peças do computador pelo menos 4 vezes para fazer 1 hora de testes (já que o programa só permite 15 minutos de teste por vez).

https://www.passmark.com/products/burnintest/index.php

Selecione os testes de: CPU, GPU, 2D Graphics, HD/SSD, Vídeo playback, network. Na barra de porcentagem, sete todos em 100% e rode os testes. Veja se algum dará erro.

Show, irei fazer isso e retorno aqui.

Obrigado pela ajuda!

• Amei 1
  • Solução
Postado

@GabrielLV

Para pessoas que cairam no tópico com problema parecido, depois de uma semana sem tela azul posso afirmar que o problema se resolveu depois que eu clonei o sistema do meu SSD M.2 para um SSD sata e passei a rodar o sistema no SSD sata, ou seja, SSD M.2 com algum problema.

Obrigado Gabriel pela ajuda, gostei bastante do burnintest do passmark, não conhecia, muito completo

IMG-20240930-WA0042.jpg

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...