Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Só liga com 1 pente de ram


felipeK/
Ir à solução Resolvido por ruandiablo,

Posts recomendados

salve, comprei uma placa-mãe e uma cpu nova, meu Pc com um pente ele liga, mas com 2 pentes ele da tela azul ... 

 

 

msi a520m apro

r5 5600

2x8 DDR4 2666

nidus 500

 

Com 1 pente deu vídeo normal indepentente do slot, mas atualizei a BIOS por precaução ... Não adiantou... perdi o pente de memória ?

 

já resetei a BIOS, deixei sem a pilha por uns min.

Atualizei a BIOS, não adianta. Se por 2 pentes ele da tela azul quando vai iniciar o windows (entra na BIOS normal).

 

sabem o que pode ser ? obs. Eu sempre usei os 2 pentes normal, nunca deram problema e não são ECC, são DDR4 normais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipeK/ Esse problema as vezes resolve você limpando os slots de ram e do processador, trocando pasta térmica.

Ao descrever esse problema você cairá em vídeos no YouTube onde o pessoal recomenda esses procedimentos, inclusive de trocar a bateria da placa-mãe e atualizar a BIOS para a mais recente baixada do site da fabricante.

(Isso referente ao problema de não ler duas RAMs simultaneamente)

 

Mas ainda existe a possibilidade de um dos pentes estar defeituoso, passe o MEMTEST64 nos seus dois pentes de RAM diretamente de um pendrive para que todos os endereços das memórias rams possam ser devidamente testados, veja se seus dois pentes passam no teste, se um falhar você já saberá se tem problema em um pente e encontrará o culpado (se defeituoso você pode descartar o pente).

 

Qual o código da BSOD/Tela Azul que aparece? Seu computador faz algum padrão de bipagem quando você liga? Caso não faça bipagem talvez sua placa esteja sem o speaker, se tiver um coloque.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Pedroou disse:

Mas ele liga com qualquer uma das duas memória RAM? 

Tem o pente 1 e o 2. Ele liga usando só o 1 ou só o 2?

Com um pente "x" em qualquer slot, o outro em nenhum funciona ... mas eu usei as memórias ontem mesmo pra botar um pendrive no kit antigo então não deve estar "não funcionando" 

 

@ruandiablo já atualizei a BIOS pra versão mais recente, limpei, resetei e troquei a pilha. formatei o windows nada funciona. Vou mandar os códigos mais frequentes de tela azul perae ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou  Pode ser, eu usava normal ate ontem. mas viu, na BIOS do pc novo, ele le normal os 2 pentes de memória, não deveria né ?

quando coloco os 2 pentes e entro na BIOS ta la normal so 16 gb 2x8.

 

@ruandiablo  sobre as telas azuis, as que mais dao sao pfn list corrupt e attempted write to reandonly memory e mais algo como kernel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que fui ler a parte de baixo kkk então verifica essas coisas: 

 

1 - Testar a memória que deu Vídeo no outro slot, se der Vídeo ok o slot está ok, se não der vídeo  é um problema ou sujeira no slot.

2 - Testar a memória que não deu Vídeo no slot onde dava Vídeo com a memória que estava, se não der pode ser a memória.

 

Pode tentar limpar as memórias e o slot com um limpa contato. As memórias são da mesma marca e frequência ? tem que ver isso tb.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@satellitezinho sim da mesma freq. identicas.

 

ja fiz, tipo eu peguei 1 pente, ele funciona nos 2 slots, então descartado a possibilidade de estar queimado um slot.

depois eu peguei a outra memória, essa não da boot em nenhum dos 2 slots. então o b.o e na memória. mas se eu usava essa memória ontem, e ela reconhece na BIOS do pc ainda assim pode estar danificada ?

agora, satellitezinho disse:

Se você acessa a BIOS e lá consta os 16bg de ram normalmente, então é algum B.O no no sistema operacional gravado no HD ou SSD. Pode ser alguma configuração alocando RAM para o vídeo integrado do processador.

e sim, consta certinho na BIOS as 2 rams, o unico problema e que não starta o windows com os 2 pentes. ele aparece a msg de verificação dos arquivos dai da tela azul, e fica assim infinito.

 

Nem instalar o windows do zero com um pendrive eu consegui com essa memória conectada, tive de tirar ela e deixar a que tava ok pra conseguir fomatar o pc. 

 

o medo é comprar outro pente e não reconhecer e ficar assim kkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipeK/

Faz o teste com o software MEMTEST na memória que não funciona em nenhum slot.

Link de Download

https://www.techpowerup.com/memtest64/

https://www.memtest86.com/download.htm

(Criar pendrive bootável e rodar o teste direto do pendrive)

 

Se apresentar defeito (não passar no teste) você já pode descartar a memória e pedir outra, caso queira.

 

Memória OK

image.png.52d87dc1b2fc2e689f70f740bd5ec422.png

Memória Ruim

image.png.aacc4046c713857e0e40265ad05c5316.png

 

--------

 

Faça também os comandos básicos de correção e verificação de integridade do sistema operacional no CMD.

Inicie o computador no modo de "recuperação" (aquela tela azul onde tem opções de reparação ou continuar para windows)

Nessa janela vá no CMD e digite os comandos expostos nesse vídeo

"cmd commands for bsod problems"

 

chkdsk /r c: Scans your drive for errors and automatically repairs them if possible

sfc /scannow: Checks the integrity of Windows system files 

 

https://www.avast.com/c-how-to-fix-blue-screen-of-death#:~:text=First%2C press the Windows key and type “cmd.”,for the scan to complete.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ruandiablo fiz o memtest e um pente ficou tudo vermelho as linhas, esse é o que não inicia o Pc. então ele já era certo ? 

 

o outro eu nem tentei, esse pente liga normal nos dois slots.

 

estranho, no meu kit xeom que usava, eles funcionam normal, será se eu montar dnv, no kit xeom. entrar na BIOS e resetar tudo defaut resolva ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@felipeK/ Sim, esse pente com linhas vermelhas indicam erros, e com erros você não vai conseguir usar sem dar telas azuis.

Você pode descartar ele ou dar pra algum "Interessado".

 

Você mexeu no clock da sua RAM que deu defeito?

 

Acredito que não será possível resolver (pelo menos não com facilidade) o pente que apresentou defeitos, talvez no momento que você tirou do seu KIT Xeon você possa ter batido os terminais ou machucado o pente de alguma forma, inutilizando ele.

 

Ou talvez o pente de RAM só estragou com o tempo mesmo, acontece.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, felipeK/ disse:

Pode ser, eu usava normal ate ontem. mas viu, na BIOS do pc novo, ele le normal os 2 pentes de memória, não deveria né ?

Passa uma borracha (branca de colégio, e de leve) nela e vê se ele volta a funcionar, nessa de mover de um PC para outro pode ter sujado as trilhas.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou @ruandiablo  Caras, como um pente de 8gb deu boa, vou ir usando com 8 gb ate sobrar um money e ja pego uns 2x8 com freq. maiores ... dos males o pior kkk poderia ser o processador ou a placa-mãe nova que tivesse dado problema. 

 

mais obrigado galera, vou tentar dar uma limpada sim com borracha, mas não com tanta esperança de funcionar kkk 

 

os 8 gb pra cs e vava vão dar de boa por enquanto, tmj ae S2

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!