Ir ao conteúdo

Bom PC?: ASUS ROG B550-F, Ryzen 7 5700X3D, 32GB e RX 7700XT

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal!

Estou querendo fazer um upgrade no meu PC para conseguir jogar jogos mais atuais (Black Myth Wukong, Warhammer 40K Spacemarine 2, Dragons Dogma 2, Baldurs Gate 3... etc) numa performance boa (60+ FPS, 120 FPS idealmente) a 1080p (posteriormente talvez pegar um monitor de 1440p). No título coloquei "montagem" pois acredito que será necessário trocar bastante peças para alcançar o que estou buscando.

Meu setup ATUAL é:

placa-mãe: ASUS Prime B450M-Gaming/BR
Processador: AMD Ryzen 5 5600G

Memória: 4x Corsair Vengence 8GB DDR4 3200MHz

Placa de Vídeo: AMD Radeon RX 580 8GB GDDR5 Power Color

Fonte: Cooler Master MWE Gold 550v2

Pelas pesquisas que andei fazendo acredito que um setup bom com o orçamento que tenho (gostaria de gastar entre 6 a 7 mil no máximo, mas se for necessário exceder um pouco para uma qualidade/durabilidade melhor, estou disposto) ficaria mais ou menos assim:

placa-mãe: ASUS ROG Strix B550-F Gaming II

Processador: Ryzen 7 5700X3D

Memória: 4x Corsair Vengence 8GB DDR4 3200MHz (Não trocaria, sei que o ideal seria 2x pra fazer dual channel mas como já tenho as 4x memórias, acredito que daria pra economizar)

Placa de Vídeo: RX 7700 XT 12GB GDDR6

Fonte: Corsair 1000w 80 plus GOLD.

*Algumas observações:

1º - Quanto a placa-mãe, talvez dê para economizar mais, fiquei um pouco em dúvida em qual seria a ideal para atender os requisitos, assim como a placa de vídeo.

2º - Coloquei um Processador Ryzen 7 5700x3D + RX 7700 XT visando posteriormente migrar pra 1440p (meu monitor é 1080p), talvez seja exagero esse setup pra 1080p, mas gostaria que durasse uns 5 anos pelo menos antes de pensar em trocar algo novamente.

Se alguém tiver alguma sugestão de troca ou melhoria, agradeceria bastante!

• Moderador
Postado
1 hora atrás, Anthoni Sheldon disse:

1º - Quanto a placa-mãe, talvez dê para economizar mais, fiquei um pouco em dúvida em qual seria a ideal para atender os requisitos, assim como a placa de vídeo.

Definitivamente dá pra economizar mais. Uma pena a sua placa-mãe não possuir dissipador no VRM, caso contrário ela já daria conta do 5700X3D.

Se for pra investir isso tudo em placa-mãe você poderia é montar uma build AM5, na plataforma AM4 você pode optar pela MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi que vai levar com tranquilidade esse processador.

2º - Coloquei um Processador Ryzen 7 5700x3D + RX 7700 XT visando posteriormente migrar pra 1440p (meu monitor é 1080p), talvez seja exagero esse setup pra 1080p, mas gostaria que durasse uns 5 anos pelo menos antes de pensar em trocar algo novamente.

Nesse caso eu tentaria encaixar uma 7800XT ou RTX 4070 no orçamento (ou até melhor com uma RX 7900XT ou RTX 4070 Super).

Fonte: Corsair 1000w 80 plus GOLD.

Superdimensionada, um desperdício de dinheiro. Você nem precisa trocar a sua fonte atual, pode mantê-la se desejar.

Postado
3 horas atrás, Batata Defumada disse:

Se for pra investir isso tudo em placa-mãe você poderia é montar uma build AM5

3 horas atrás, Gabriel U disse:

Além de todo o exposto acima pelo colega, sugiro não usar 4 pentes de RAM, mas apenas 2.

Visando então entrar na geração AM5, ficaria melhor o setup nessa forma?

Placa-mãe: ASUS Prime B650M-A

Processador: AMD Ryzen 5 7600 AM5 3.8GHz

Memória: 2x Corsair Vengence 16GB DDR5 5600MHz

Placa de Vídeo: AMD Radeon RX 7800 XT

Fonte: Cooler Master MWE Gold 550v2(?)

Cooler: DeepCool Gammaxx GTE V2(?)

Quanto a fonte e o cooler, seria necessária a troca?

O Gabinete estou pensando em pegar o Montech Air 903 Max.

O orçamento subiria um pouco, para em torno de 8 mil +/- mas acredito que teria uma folga de uns anos para começar a pensar em um novo upgrade.

• Moderador
  • Solução
Postado
27 minutos atrás, Anthoni Sheldon disse:

O Gabinete estou pensando em pegar o Montech Air 903 Max.

Excelente escolha, seria a minha recomendação. Isso claro se você não quiser reaproveitar o seu.

28 minutos atrás, Anthoni Sheldon disse:

Fonte: Cooler Master MWE Gold 550v2(?)

Cooler: DeepCool Gammaxx GTE V2(?)

Quanto a fonte e o cooler, seria necessária a troca?

A fonte dá conta sim, a 7800XT vai consumir no máximo 300W em jogos. Só não vai ficar muita margem pra overclock, então deixa stock.

Devo lembrar que a série 4000 da Nvidia tem uma eficiência energética bem superior e se sai melhor em Ray Tracing e aplicações de produtividade, caso isso importe pra você é um caminho a se considerar.

O cooler também dá pra manter se o uso for só pra jogos, deve segurar bem, especialmente com um gabinete de qualidade como esse Montech que você pretende comprar.

• J.Augusto F alterou o título para Bom PC?: ASUS ROG B550-F, Ryzen 7 5700X3D, 32GB e RX 7700XT

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...