Ir ao conteúdo

Intel Iris Xe Graphics Realmente só Ativa em Dual Channel?

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Pessoal tenho uma dúvida sinistra.

Comprei um notebook Lenovo ThinkPad E14 (Modelo 20tb0003bo)

Especificações dele:

Processador: Intel® Core™ i5-1135G7 (2.4 / 4.2GHz, 8MB)

memória RAM: 8GB DDR4, 3200 MHz. APENAS 1 SLOT

Armazenamento: 256GB SSD M.2 2242.

Aí que tá minha duvida, no anúncio diz que vem com a Intel Iris Xe Graphics, e ele realmente veio com ela, está mostrando tanto no cpuz, quanto no gpuz e Gerenciador de Dispositivos.

Porém navegando na Net vi diversos fóruns dizendo que a Íris Xe Graphics só Ativa se estiver em Dual Chanel, e o ThinkPad e14 só tem 1 slot de ram.

Minha pergunta: Qual a possibilidade de ter algum Software mentindo a Gpu que ele tem, pois avisei o vendedor que se viesse com Intel UHD eu devolveria.

Já Formatei e tal, continua mostrando Intel Iris.

20240925_092012.thumb.jpg.1bb76c646128595ba0840ef92d850663.jpg

Outra coisa: Se esses processadores estão vindo com a Intel UHD e a íris, qual o motivo de ativar apenas em Dual chanel kkkk? Fabricantes Malucos??

(Foto dele meramente ilustrativa)

• Membro VIP
Postado

Boa noite, Elder.
Sua dúvida é muito pertinente, porque às vezes a Intel é mesmo confusa na sua comunicação com os clientes.

O "problema", nesse caso, é apenas de nomenclatura mesmo.
A Intel dá aos fabricantes a instrução de usar nos sensores do notebook o nome UHD Graphics para a GPU quando ela está sem o dual channel. Quando ela tem o dual channel (e todos os núcleos são ativados), aí ela passa a ser chamada de Iris Xe, mas na verdade, é a mesma GPU. O seu processador com vídeo integrado não possui duas GPUs integradas para usar, uma quando estiver em single channel e outra quando em dual channel. Na verdade, ele só tem uma: a Iris Xe Graphics.

O que muda de verdade entre os processadores Intel é a quantidade de Unidades de Execução (EUs, ou núcleos) ativados nessa GPU.

Conforme a versão e geração do processador, geralmente a classificação em notebooks fica assim:

Intel Core i3 de 11ª geração: 48EUs
Intel Core i5 de 11ª geração: 80EUs (no seu caso)
Intel Core i7 de 11ª geração: 96EUs

Intel Core i3 de 12ª geração: 32, 48 ou 64EUs
Intel Core i5 de 12ª geração: 48 ou 80EUs
Intel Core i7 de 12ª geração: 96EUs

Assim sendo, o seu Intel Core i5-1135G7 possui uma Iris Xe com 80EUs.

O que ocorre, quando você não tem dual channel, é que nem todos os 80 núcleos serão ativados (por conta da largura de banda menor, na memória RAM). Colocar mais um pente de 8GB, no seu caso, vai ativar todos os 80 núcleos, e sua performance gráfica deve praticamente dobrar com isso.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U Boa Noite Gabriel, muito obrigado pelo comentário e pela Bela Explicão.
No final do comentário vou colocar as imagens.

Mas ok vamos lá, primeiramente você diz que a Intel dá aos fabricantes a instrução de usar nos sensores do notebook o nome UHD Graphics para a GPU quando ela está sem o dual channel. O meu esta com o nome de Intel Iris Xe Graphics mesmo sem está em Dual Channel. O mesmo só tem 1 Slot de Ram. não tem Ram Soldada.

Hoje eu abri ele e vi apenas 1 slot, não identificando nenhuma ram soldada. De acordo com diversos sites o Thinkpad Modelo 20tb0003bo, Não tem Ram soldada sendo apenas 1 slot de ram até 32 Gb. Olhei no cpuz e no mesmo consta apenas 1 slot com o pente de 8 GB de 3200. Foto Abaixo

De Acordo com isso, é impossível eu ativar todos os 80 núcleos, pelo motivo de haver apenas 1 Slot de memória Ram?

Ou será se esses 80 Núcleos já estão todos ativados mesmo em Single Channel com o pente de 8 GB 3200? 

Obs: Um amigo no facebook falou sobre uma suposta "Capagem no Desempenho" Devido a Iris está apenas em single, ele me pediu para fazer um BenchMark, e que era para o meu Bater a pontuação de 501 em Single thread e 2527 no Multi. Fiz o Teste e o mesmo Bateu 539 no Single e 2520 no Multi. Ou seja, sem nenhuma possível Capagem. Fotos abaixo.

Fiz o mesmo post no facebook se quiser vêr, tem as imagens lá tambem e os comentarios da galera seguido da minha possível "Refutação" Linkhttps://www.facebook.com/share/p/ctftLSWT3bYuH93J/?mibextid=oFDknk

ImagemdoWhatsAppde2024-09-26(s)00_01.10_ab386e1d.thumb.jpg.2d0dc8392587171b2b6ee7ec1d10e0d0.jpgImagemdoWhatsAppde2024-09-26(s)00_01.09_f1d16a5a.thumb.jpg.90252efb769d5aa040d7bcebc57cba24.jpgImagemdoWhatsAppde2024-09-26(s)00_01.10_43c1d525.thumb.jpg.7c31e9c3d6e2bb60ef1502a04200d58f.jpgImagemdoWhatsAppde2024-09-26(s)00_01.09_ffe2d228.thumb.jpg.08ecdedbff77c4086a5fb54910804e6c.jpg

• Membro VIP
Postado
Em 25/09/2024 às 23:09, Elder Luiz Moreira disse:

@Gabriel U Boa Noite Gabriel, muito obrigado pelo comentário e pela Bela Explicão.
No final do comentário vou colocar as imagens.

Mas ok vamos lá, primeiramente você diz que a Intel dá aos fabricantes a instrução de usar nos sensores do notebook o nome UHD Graphics para a GPU quando ela está sem o dual channel. O meu esta com o nome de Intel Iris Xe Graphics mesmo sem está em Dual Channel. O mesmo só tem 1 Slot de Ram. não tem Ram Soldada.

Hoje eu abri ele e vi apenas 1 slot, não identificando nenhuma ram soldada. De acordo com diversos sites o Thinkpad Modelo 20tb0003bo, Não tem Ram soldada sendo apenas 1 slot de ram até 32 Gb. Olhei no cpuz e no mesmo consta apenas 1 slot com o pente de 8 GB de 3200. Foto Abaixo

De Acordo com isso, é impossível eu ativar todos os 80 núcleos, pelo motivo de haver apenas 1 Slot de memória RAM?

Ou será se esses 80 Núcleos já estão todos ativados mesmo em Single Channel com o pente de 8 GB 3200? 

Obs: Um amigo no facebook falou sobre uma suposta "Capagem no Desempenho" Devido a Iris está apenas em single, ele me pediu para fazer um BenchMark, e que era para o meu Bater a pontuação de 501 em Single thread e 2527 no Multi. Fiz o Teste e o mesmo Bateu 539 no Single e 2520 no Multi. Ou seja, sem nenhuma possível Capagem. Fotos abaixo.

Fiz o mesmo post no facebook se quiser vêr, tem as imagens lá tambem e os comentarios da galera seguido da minha possível "Refutação" Linkhttps://www.facebook.com/share/p/ctftLSWT3bYuH93J/?mibextid=oFDknk

ImagemdoWhatsAppde2024-09-26(s)00_01.10_ab386e1d.thumb.jpg.2d0dc8392587171b2b6ee7ec1d10e0d0.jpgImagemdoWhatsAppde2024-09-26(s)00_01.09_f1d16a5a.thumb.jpg.90252efb769d5aa040d7bcebc57cba24.jpgImagemdoWhatsAppde2024-09-26(s)00_01.10_43c1d525.thumb.jpg.7c31e9c3d6e2bb60ef1502a04200d58f.jpgImagemdoWhatsAppde2024-09-26(s)00_01.09_ffe2d228.thumb.jpg.08ecdedbff77c4086a5fb54910804e6c.jpg

Sim. Infelizmente, é impossível que você consiga ativar todos os 80 núcleos nesse modelo, se ele possui apenas um único slot de RAM. 

Se olhar a aba Memory, no CPU-Z, vai ver que o campo Channel # lista o valor "1 x 64-bit", ou seja, "um bloco de endereço de 64-bit", que é o mesmo que "um canal de RAM", ou "single channel".

Já o benchmark que você rodou no CPU-Z mede o desempenho dos núcleos do processador apenas, e é muito bom que suas pontuações estejam dentro da margem (significa que a energia fornecida ao seu processador consegue manter o desempenho máximo nos núcleos dele de forma estável, mas isso vale apenas para a CPU).

Quanto à GPU, ela ainda está limitada, porque, quando ela está em uso, a RAM é dividida entre ela e a CPU, ou seja, na troca mais intensa de informações, a performance dela será limitada.

Postado

@Gabriel U

1 hora atrás, Gabriel U disse:

é impossível que você consiga ativar todos os 80 núcleos nesse modelo, se ele possui apenas um único slot de RAM. 

Ficou muito esclarecido para mim agora, mas você diz que é impossível? Realmente é impossível? porque a fabricante no caso a Lenovo Faria um Notebook que não entrega o que é para entregar?

1 hora atrás, Gabriel U disse:

Quanto à GPU, ela ainda está limitada (porque, quando ela está em uso, a RAM é dividida entre ela e a CPU, ou seja, na troca mais intensa de informações, a performance dela será limitada).

Quais testes eu posso fazer para ver se realmente ela está limitada? Rodar jogos? Quais testes?

Mesmo se colocar pente de 16 GB ou até 32 Gb ela continuará limitada ainda?

Desculpa amigo, mas é porque não consigo engolir esse fato muito bem, porque a levovo faria isso? E também porque para mim está mostrando que é a íris que está atuando? Será se ela está atuando porém está com médio desempenho?

• Membro VIP
Postado
Em 26/09/2024 às 00:31, Elder Luiz Moreira disse:

@Gabriel U

Ficou muito esclarecido para mim agora, mas você diz que é impossível? Realmente é impossível? porque a fabricante no caso a Lenovo Faria um Notebook que não entrega o que é para entregar?

Quais testes eu posso fazer para ver se realmente ela está limitada? Rodar jogos? Quais testes?

Mesmo se colocar pente de 16 GB ou até 32 Gb ela continuará limitada ainda?

Desculpa amigo, mas é porque não consigo engolir esse fato muito bem, porque a levovo faria isso? E também porque para mim está mostrando que é a íris que está atuando? Será se ela está atuando porém está com médio desempenho?

Deixe-me te esclarecer um pouco melhor:

Quando digo que é impossível que seus 80 núcleos estejam ativos, quero dizer que é impossível que eles trabalhem em 100% da capacidade de processamento, já que eles precisariam de uma largura maior no fluxo de informações indo até eles. Imagine um pequeno rio brilhoso saindo da RAM e indo até a GPU, enchendo os núcleos um pouco de cada vez, esse é o single channel e o fluxo de informações. Agora imagine um rio mais grosso, mais brilhoso, indo até o chip da GPU, e enchendo todos os núcleos de uma vez e sem parar, esse é o dual channel, que infelizmente é impossível ter no seu notebook.

Importante frisar também que o uso de processamento gráfico pesado não é a proposta do modelo de notebook que você comprou, infelizmente.

Então, a Lenovo não estaria te "passando a perna", vendendo um notebook com vídeo integrado, do qual você infelizmente está incapaz de extrair 100% da performance. Agora, o único jeito de verificar o impacto dessa limitação é jogando mesmo, mas sabendo, desde já, que o desempenho que você vê é só cerca de 60% (no melhor dos cenários) do que a GPU poderia entregar, se tivesse dois pentes de RAM para alimentá-la.

Sobre uma quantidade maior de RAM, isso vai permitir que seu processador aloque mais recursos de uma vez em qualquer aplicação que você tente rodar (inclusive jogos). Mas a velocidade é o importante, e isso, estará sempre limitado pela largura de banda. Alguns recursos de cada vez.

Postado

Boa Tarde meu amigo, estou admirado com seu conhecimento técnico eu aceitei e me conformei, porém hoje de manhã sem fazer nada eu resolvi ir a fundo kkk.

Resolvi entrar em contato com o Suporte técnico da Lenovo, o técnico não conseguiu me fornecer informações sobre isso, ele tinha total conhecimento porém não me informou sobre essa impossibilidade de trabalhar em 100%, o mesmo vai entrar em contato com o pessoal da fábrica e me passar a informação final.

Eu resolvi fazer um Benchmark na gpu, usando o Passamark Performance, onde foi realizando benchs 3d Mark em diversos directs e também o 2d Mark, de acordo com o site da Passamark a pontuação da Íris Xe Graphics(infelizmente não cita qual a versão da Íris em si, se é a 80Eus e etc)

Porém em meio a 23960 amostras foi uma pontuação média 2686 e a minha pontuação foi de 2486 uma diferença de apenas 152, que é algo que eu desconsidero pelo fato também que estou apenas com 8 GB de ram e certeza que a maioria das amostras foram com 16 GB de ram levando em conta os usuários que tem 1 slot de 8 soldado e 1 slot com 8 GB totalizando 16 GB, essa pontuação é de acordo nesse seguinte link: https://www.videocardbenchmark.net/gpu.php?gpu=Intel+Iris+Xe&id=4265

Você pode ver também, que minhas pontuações dos Directs é similares com o Bench das amostras do site, a diferença da pontuação do meus Directs é coisa de 1 ponto só praticamente. 

Se a mesma tivesse com essa "capagem" de desempenho era para ter uma diferença sinistra né?

Bem o Técnico da Lenovo acabou de me responder, ele disse o seguinte:
No sistema com memória de canal único, o Intel Iris Xe Graphics funcionará como Intel UHD Graphics. Em parâmetros gerais o Intel UHD Graphics fará uma compensação em número de shaders, a frequência do núcleo do vídeo, tecnologia de processo, a velocidade da texturização e da computação.
Ele vai agir com uma compensação mantendo o mesmo desempenho do oferecido em um sistema dual-channel
O proposito dele é manter o mesmo desempenho oferecido em dual Channel porém em Single

Embora para uma avaliação precisa seja necessário considerar os resultados dos benchmarks e testes isso tanto em programas de benchmark ou até mesmo jogos dificilmente você terá uma exatidão das informações, pois sempre vai apresentar variações nos testes

Fotos do meus Benchs abaixo

ImagemdoWhatsAppde2024-09-26(s)13_36.55_34ae03a2.thumb.jpg.7ad54c9eb480277df7e94c97a2ef6505.jpgImagemdoWhatsAppde2024-09-26(s)13_36.56_4475ad32.thumb.jpg.4b816642deee45528a46c6f14c0e2453.jpgImagemdoWhatsAppde2024-09-26(s)13_36.56_12a26b71.thumb.jpg.cd5691b34ca26e442d500622e263482f.jpg

• Membro VIP
Postado

As pontuações realmente não são ruins.

Se não me engano, estão cerca de 10 ou 20% melhores do que minha Intel Iris Xe de 48EUs, no Core i3-1115G4 que eu tinha até um mês atrás, embora o normal fosse pelo menos 40% melhor, no seu caso.

Pela resposta do técnico, o principal argumento dele é de paridade (igualdade) de performance, através da compensação dos núcleos.

Provavelmente ele foi informado disso por algum engenheiro da empresa, mas desde já saliento: a limitação de performance da sua GPU, nesse momento, é física. Ou seja, são menos trilhas de comunicação PCIe sendo usadas para alimentar o fluxo de informações em tempo hábil, desde a RAM até seus núcleos. 

Em termos práticos, isso significa que sua GPU termina o trabalho com os dados que recebe mais cedo do que os próximos dados chegam, dando a ela tempo ocioso à espera das próximas informações. Ou seja, mesmo que a GPU receba mais energia nos núcleos para trabalhar mais rápido, o fluxo de informações não vai aumentar (seria necessário fazer overclock na memória RAM para tentar superar essa limitação). Assim, se a limitação é física e acontece entre GPU e RAM, simplesmente aumentar a frequência da GPU não resolve. Pois, espaço para um segundo pente precisaria existir pra isso, e já que não existe, não há nada que se possa fazer.

Postado
19 horas atrás, Gabriel U disse:

As pontuações realmente não são ruins (se não me engano, estão cerca de 10 ou 20% melhores do que minha Intel Iris Xe de 48EUs, no Core i3-1115G4 que eu tinha até um mês atrás, embora o normal fosse pelo menos 40% melhor, no seu caso).

Gabriel, primeiramente quero te agradecer muito pelo seu tempo destinado a me responder e me explicar essas coisas tão especificas, sou tecnico de informática e a complexidade disso tudo me impressionou bastante.

você diz que o normal era para ser 40% melhor, qual seria pontuação desse Normal? 

Ou seja, são menos trilhas de comunicação PCIe sendo usadas para alimentar o fluxo de informações em tempo hábil, desde a RAM até seus núcleos. 

Agora eu entendi, agora tudo faz sentido

Ou seja, mesmo que a GPU receba mais energia nos núcleos para trabalhar mais rápido, o fluxo de informações não vai aumentar (seria necessário fazer overclock na memória RAM para tentar superar essa limitação). Ou seja, se a limitação é física e acontece entre GPU e RAM, simplesmente aumentar a frequência da GPU não resolve.

Cara estou muito admirado com seu nivel de conhecimento, cara, parabéns. De verdade mesmo estou no 6º Périodo da faculdade de bacharelado em sistemas de informação e esses comentarios foi realmente uma aula para mim.

Você aconselharia fazer overclock na ram para tentar superar essa limitação?

Obs: Eu sou desenvolvedor Java Beckend, eu sei que esse notebook vai me suprir totalmente, mas também faço uns trabalhos voluntários como Social Média para uma instituição Religiosa, realizo edição de Vídeo, photo e tal, e também tenho interesse de rodar alguns joguinho nessa maquina que nem nesse Vídeo: 

Você acha que sem fazer overclock e mantendo como está, eu consigo realizar meus trabalhos voluntários e rodar alguns joguinhos de acordo com esse viceo? 

• Membro VIP
  • Solução
Postado
Em 27/09/2024 às 08:34, Elder Luiz Moreira disse:

[1.] Gabriel, primeiramente quero te agradecer muito pelo seu tempo destinado a me responder e me explicar essas coisas tão especificas, sou tecnico de informática e a complexidade dissi tudo me impressionou bastante.

[2.] você diz que o normal era para ser 40% melhor, qual seria pontuação desse Normal?

Agora eu entendi, agora tudo faz sentido

[3.] Cara estou muito admirado com seu nivel de conhecimento, cara, parabéns. De verdade mesmo estou no 6º Périodo da faculdade de bacharelado em sistemas de informação e esses comentarios foi realmente uma aula para mim.

[4.] Você aconselharia fazer overclock na ram para tentar superar essa limitação?

[5.] Obs: Eu sou desenvolvedor Java Beckend, eu sei que esse notebook vai me suprir totalmente, mas também faço uns trabalhos voluntários como Social Média para uma instituição Religiosa, realizo edição de Vídeo, photo e tal, e também tenho interesse de rodar alguns joguinho nessa maquina que nem nesse Vídeo:

[6.] Você acha que sem fazer overclock e mantendo como está, eu conigo realizar meus trabalhos voluntários e rodar alguns joguinhos de acordo com esse viceo? 

Enumerei seus pontos pra conseguir responder de forma mais compreensível:
1. Disponha. É um prazer ser útil.
2. Estou chutando por cima, e isso com base na maioria dos benchmarks comparativos que já vi (seu processador tem o dobro de núcleos do meu, 2 vs. 4, e sua GPU tem cerca de 2 terços a mais de unidades de execução, 48 vs. 80). Por aí, você imagine a diferença de performance...
3. Mais uma vez, é um prazer ser útil. Estudo informática por hobby, e é sempre um prazer trocar ideias sobre...
4. Overclock em RAM de notebook não é algo muito seguro ou muito fácil de fazer. Se sua compra é recente, sugiro que não faça (até para não perder a garantia, em caso de problemas mais sérios);
5. Sim. Mesmo com a performance limitada pela RAM, seu notebook ainda é capaz de rodar bons jogos, com boa performance. E se quiser, posso te ensinar a otimizar a performance pra eles, de maneira segura e sem muita mirabolância inútil, que normalmente se encontra nos tutoriais de YouTube.

Ah, e meus parabéns pela sua função na igreja. Eu e meu irmão também temos funções parecidas com a sua nesse ramo (meu irmão com as artes e redes sociais, e eu com o suporte técnico...)

Postado
32 minutos atrás, Gabriel U disse:

Estou chutando por cima, e isso com base na maioria dos benchmarks comparativos que já vi (seu processador tem o dobro de núcleos do meu, 2 vs. 4, e sua GPU tem cerca de 2 terços a mais de unidades de execução, 48 vs. 80). Por aí, você imagine a diferença de performance...

Isso faz total sentido e realmente tem diferença.

Overclock em RAM de notebook não é algo muito seguro ou muito fácil de fazer. Se sua compra é recente, sugiro que não faça (até para não perder a garantia, em caso de problemas mais sérios);

Minha compra é recente mesmo, comprei essa bela maquina no mercado livre por 2 mil reais recondicionado, comprei pensando apenas nos estudos e trabalho mesmo, mas se rodar alguns joguinhos é uma felicidade a mais kkkk

Estudo informática por hobby, e é sempre um prazer trocar ideias sobre...

Caraca irmão, por Hobby? tá é doido kkk, você dá uma taca na maioria dos técnicos de multinacionais. Quando eu pegar meu diploma ele é seu kkk. Brincadeiras a parte eu só tenho a agradecer pela sua disponibilidade em tirar minhas duvidas e me explicar.

E se quiser, posso te ensinar a otimizar a performance pra eles, de maneira segura e sem muita mirabolância inútil, que normalmente se encontra nos tutoriais de YouTube.

Se não for incomodo para você eu aceito sim, se quiser também pode enviar allgum tutorial do qual é sem mirabolâcias.

Ah, e meus parabéns pela sua função na igreja. Eu e meu irmão também temos funções parecidas com a sua nesse ramo (meu irmão com as artes e redes sociais, e eu com o suporte técnico...)

Muito obrigado, como sou o único da t.i de lá, eu faço tudo kkk desde as midias e artes, transmissão pelo obs até personagem de teatro kkk

• Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, Elder Luiz Moreira disse:

Isso faz total sentido e realmente tem diferença.

Minha compra é recente mesmo, comprei essa bela maquina no mercado livre por 2 mil reais recondicionado, comprei pensando apenas nos estudos e trabalho mesmo, mas se rodar alguns joguinhos é uma felicidade a mais kkkk

Caraca irmão, por Hobby? tá é doido kkk, você dá uma taca na maioria dos técnicos de multinacionais. Quando eu pegar meu diploma ele é seu kkk. Brincadeiras a parte eu só tenho a agradecer pela sua disponibilidade em tirar minhas duvidas e me explicar.

[...]

Muito obrigado, como sou o único da t.i de lá, eu faço tudo kkk desde as midias e artes, transmissão pelo obs até personagem de teatro kkk

Bom, sobre a compra recente, se ela tiver menos de 7 dias, e já que você disse que o notebook é recondicionado, você poderia devolver, se quisesse, e com uma pequena complementada no orçamento, comprar esse aqui:
https://quenotebookcomprar.com.br/acer-aspire-5-a515-45-r67q/

Ele é cerca de duas vezes melhor, com uma diferença de preço de 20%. Caso prefira manter a máquina atual, também é uma boa, considerando o preço que pagou nele.

Além disso, para quando precisar de ideias para comprar outros notebooks, sugiro o melhor site do Brasil no assunto: https://quenotebookcomprar.com.br/ofertas/

Essa do diploma foi muito boa ksksksks. Valeu, mano. Grato.

Sei como é essa vida de participação intensa na vida de igreja. Pesado às vezes, mas vale muito a pena...

Sobre as dicas de otimização, o texto é um pouquinho longo, mas já já chega...

• 2 meses depois...
Postado

@Gabriel U

Prezado xará,

Percebendo o seu domínio do tema e a bondade em responder a todos, o que agradeço desde já, submeto o caso abaixo para a sua apreciação.

Não entendo bulufas de informática e de sistemas. O que preciso é de um notebook que rode ao mesmo tempo pacote office, algumas páginas de navegadores com várias abas abertas, inclusive streaming, página de corretora de ativos financeiros (tipo Binance), rodando gráficos desses ativos, exibindo em telas de monitores conectados ao notebook, e que eu possa ficar ainda dando muitos alt + tab para trocar massivamente a exibição de determinadas telas por outras.

Pode parecer uma exigência grande do processador / placa de vídeo (não sei ao certo), mas, ao me deparar com pessoal que joga determinados jogos bastante pesados, parece que meu caso é meio fichinha ainda.

Bom. Tive um Dell novíssimo, core i5. não sabia a placa de Vídeo. Parecia que aguentava razoavelmente bem, mas quando chegava no 40o alt+tab do dia, a máquina emperrava. Não saía do lugar. Parecia que o que seria banal (a troca de abas em exibição, de, por exemplo, uma planilha excel para uma página de navegador) exigia muito mais do que todos esses programas / aplicativos rodando juntos.

Diante disso, estou atrás agora de um i7 com Iris XE. Para leigo que sou, parece que apenas isso funcionaria. Se desse para rodar, ainda, poucos jogos, como counter strike (e nada mais pesado que isso), seria legal também.

Parece que estou no caminho certo?

Se sim, o notebook mais em conta que encontrei com essa configuração seria o Lenovo ideapad 1i (https://site.fastshop.com.br/notebook-lenovo-ideapad-1i--intel-core-i7-1255u--12gb-512gb-SSD--win11--tela-15-6----82vy000pbr-l282vy000pcnz_prd/p?partner=parceiro-comparador&utm_source=com_zoom&utm_medium=com&utm_campaign=Notebooks&utm_term=L282VY000PCNZ_PRD&cm_mmc=com_zoom-_-Notebooks-_-ND-_-L282VY000PCNZ_PRD&utm_content=fa5139d8da354dd3b8d1e4eff9165283).

E a próxima dúvida seria a seguinte: informa que tem um slot de ram soldado e um adicional móvel. Pelo que entendi da sua explanação acima, eu apenas conseguiria ativar automaticamente o Iris XE (em detrimento do UHD Graphics) se tiver ao menos dois slots. Pela informação da Fast Shop, a máquina possui dois slots. Então, certamente o meu caso seria melhor que o acima do amigo, que apenas possui espaço para um slot?

Contudo a Fast Shop informa que está configurado para UHD Graphics. A dúvida é: independentemente desta informação, posso ficar tranquilo que vai rodar o Iris XE, e automaticamente?

Um abraço!

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, gabriel.dantas. disse:

@Gabriel U

Prezado xará,

Percebendo o seu domínio do tema e a bondade em responder a todos, o que agradeço desde já, submeto o caso abaixo para a sua apreciação.

Não entendo bulufas de informática e de sistemas. O que preciso é de um notebook que rode ao mesmo tempo pacote office, algumas páginas de navegadores com várias abas abertas, inclusive streaming, página de corretora de ativos financeiros (tipo Binance), rodando gráficos desses ativos, exibindo em telas de monitores conectados ao notebook, e que eu possa ficar ainda dando muitos alt + tab para trocar massivamente a exibição de determinadas telas por outras.

Bom dia, prezado.

Gostei do uso de linguagem quase jurídica na introdução da sua exposição.

Agradeço pelas considerações.

Sobre o seu caso, se está procurando um notebook que lhe atenda bem em multitarefas, vai precisar se atentar a dois aspectos principais:
1. Maior quantidade de núcleos no processador;

2. Maior quantidade de memória RAM.

A placa gráfica tem sua importância, mas em casos como esse, essa importância é subsidiária. Mas, enfim. Considerando que:
1. os i7 de 11ª e 12ª Geração são processadores muito bons, mas seu preço geralmente é cobrado acima dos equivalentes do lado da AMD (Ryzen 7), e portanto são menos custo-benefício do que eles;
2. a quantidade total de RAM que seu primeiro modelo pode suportar é relativamente baixa, já que um dos pentes é soldado com 8GB apenas;
3. a péssima tela TN desse modelo Lenovo, que é inadmissível em um notebook acima dos 2.400 reais...

Sugiro qualquer um dos modelos na seguinte lista. Tenho certeza de que conseguirão te atender tranquilamente:

1. Acer Aspire 5 (Ryzen 7, Windows 11, 16GB RAM);

2. Positivo Vision R15 (Ryzen 7, Linux, 32GB RAM);

3. Dell Inspiron i15 (Core i5, Linux, 16GB RAM, sem slots soldados).

Se desejar, justifico ainda mais as indicações.

• Membro VIP
Postado
Em 27/09/2024 às 09:24, Elder Luiz Moreira disse:

Se não for incomodo para você eu aceito sim, se quiser também pode enviar allgum tutorial do qual é sem mirabolâcias

1. Use um app chamado Low Specs Experience (gratuito por 7 dias): Ative as legendas do vídeo para português. Esse aplicativo funciona para vários jogos, e o tutorial aqui vale para todos os outros.

2. Faça as seguintes modificações no seu Windows:

a. Verifique a integridade dos arquivos do Windows. Abrindo o CMD como Administrador, execute dois comandos de verificação, quais sejam: "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth". Execute ambos sem aspas, reiniciando o computador quando terminar.

b. Pause as atualizações do Windows Update. Abrindo a tela de configurações de atualização do Windows Update, pelo Menu Iniciar mesmo, selecione um prazo qualquer no campo Pausar Atualizações (quanto maior, melhor). Isso vai evitar que o Windows instale atualizações durante a execução de tarefas exigentes, o que pode afetar o desempenho.

c. Para ter certeza de que seus componentes estão funcionando corretamente, estresse-os. Através do CPU-Z, você pode estressar seu processador por alguns minutos, e verificar como ficam as temperaturas e a estabilidade dele. Através do GPU-Z, ou do Aida64, pode estressar a placa de vídeo e outros componentes do seu PC.

d. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização). Abra o CMD como Administrador, e execute o seguinte comando: "powercfg -h off", pressionando Enter.

e. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Clique em Avançado, acima, e depois no botão Alterar. Desmarque a caixa de seleção acima, e selecione Tamanho personalizado. O Tamanho inicial pode ser definido em 100, 400 ou 800 (mb), e o Tamanho final em até 16384 (tamanho da sua RAM). Confirme as alterações e reinicie o computador.
f. Refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "index" e selecione "Opções de Indexação". Clique no botão Modificar e selecione as seguintes pastas: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários, Windows. Depois de confirmar, clicando em Ok, clique em Avançado, e depois no botão Recriar (vai apagar o arquivo, e recriá-lo do zero). Deixe a indexação trabalhar por cerca de 20 minutos, pelo menos.
g. Rode o Verificador de Discos do Windows (Chkdsk), se necessário, para ver se seus discos estão funcionando corretamente. No CMD mais uma vez, como Administrador, execute o comando "chkdsk /f /r /x", sem aspas, depois pressione a letra S e Enter para confirmar. Após isso, reinicie o computador e não faça mais nada. Deixe a verificação começar, e terminar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...