Ir ao conteúdo

Perfil XMP não funciona, i5-12400f+H610M H

Ir à solução Resolvido por Jougiska,

Posts recomendados

Postado

Seguinte: 

Fiz um upgrade recente do Ryzen 5 5500 na A320M-S2H pra um i5-12400f na H610M H e o perfil XMP das minhas memórias - duas Mancer Dantalion Z 16GB - não está funcionando nesse kit novo, estão rodando apenas com a velocidade delas em 2666MHz em vez dos 3200MHz.

Quando ativo, a BIOS informa um erro de boot depois de uns 5 minutos e carrega as configurações otimizadas. Eu tentei algumas coisas que vi por aqui como setar a tensão delas pra 1.35v antes de ativar o perfil XMP - que já faz isso sozinho -, tentei configurar a frequência e timings manualmente também, pesquisei sobre o SPD Write Disable - mas não entendi claramente o funcionamento dele e que influências isso teria nas minhas memórias - e repeti os processos com ele em true e false, ambas as tentativas me levaram até a mesma mensagem de erro de boot.
Conversei com um amigo que clareou minhas ideias sobre o XMP da Intel ser diferente da adaptação da AMD, mas acredito que sendo apenas um perfi pré-configurado da memória isso não deveria me impedir. Gostaria de ideias, saber se alguém com essas memórias consegue ativar o perfil em um Intel, quero informações, deve ter algo que deixei passar.

Postado
13 horas atrás, Kevin Aguiar disse:

Não precisa setar XMP sempre, na maioria das vezes não vai ser possível devido a memórias diferentes e CL, coloque em modo manual e selecione as duas para 3200mhz.. 

Não rolou também.

Postado

opa 
amigo da uma olhada nesse link se é a sua placa 
https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/H610M-H-DDR4-rev-10/support#support-memsup

se for...
ela não tem compatibilidade com memórias mancer 
por isso não ativa o xmp e talvez por isso ta dando conflito em velocidades mais altas 

eu tentaria outra marca pra ver se vai
de preferência para uma da Lista de Suporte de Memórias

ae não tem erro 

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, juhniu disse:

amigo da uma olhada nesse link se é a sua placa 
https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/H610M-H-DDR4-rev-10/support#support-memsup

Essa lista é das memórias que a Gigabom... Gigabyte testou por amostragem nesta placa-mãe e foram aprovadas.

No caso da Mancer significa apenas que não testou - afinal é marca de fantasia do mercado BR, a marca real sabe-se lá qual é.

Não constar na lista não implica que Mancer - ou outras marcas e modelos não listados; não sejam compatíveis.

Mas como memória Mancer é o típico OEM/white label de baixo custo de fabricação - bom para o lucro da loja que vende; não é de estranhar que não funcione com clocks maiores.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
  • Solução
Postado
Em 02/10/2024 às 21:23, juhniu disse:

se é a sua placa 

A minha é a rev 1.2.

por isso não ativa o xmp

A minha dinossaura a320m deles também não tinha e o perfil era lido normalmente, isso que me fez quebrar a cabeça.

eu tentaria outra marca pra ver se vai
de preferência para uma da Lista de Suporte de Memórias

ae não tem erro 

Consegui fazer um over manual em 3000MHz a 1.2v com latências baixas que me satisfaz, então vou poder guardar esses honestos quinhentos e poucos reais.

Em 03/10/2024 às 08:47, 1lokos disse:

Não constar na lista não implica que Mancer - ou outras marcas e modelos não listados; não sejam compatíveis.

Exato, a fabricante não tem a menor condição ou motivo para testar todos os chips do mercado na placa.

Em 03/10/2024 às 08:47, 1lokos disse:

não é de estranhar que não funcione com clocks maiores.

Mas precisava inventar de dar problema justo no meu upgrade? No 5500zinho pci 3.0 o perfil XMP era lido normalmente, e a placa da mesma marca muito mais velha..... Btw resolvi parcialmente o problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...