Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou à procura de um monitor QHD (1440p) com 144Hz ou mais. Atualmente uso um monitor de 24 polegadas (Acer RG241Y-P 165Hz), mas estou pensando em adquirir um de 27 polegadas. Minha dúvida é sobre como ficaria esteticamente, já que vou usar os dois monitores juntos e não sei se a diferença de tamanho vai parecer estranha.

O monitor que uso atualmente tem FreeSync, mas a compatibilidade com G-Sync deixa muito a desejar. Quando o FPS cai para algo em torno de 70 ou menos, a experiência fica terrível: muito ghosting, a imagem fica borrada, e a fluidez vai embora, principalmente em 60 FPS.

Por isso, estou querendo investir em algo melhor. Estou procurando um monitor VA widescreen QHD que tenha compatibilidade oficial com G-Sync e seja de boa qualidade, com um preço máximo de R$ 2000 (se é que isso existe, KKKKKKK).

Agradeço desde já qualquer recomendação!

Postado

Olá, @Kosmo1,

Não entendi o por quê de você querer um monitor VA, mas tudo bem.

O mercado de monitores QHD no Brasil não é lá o dos melhores, então vou recomendar um que eu adquiri recentemente.

Segue abaixo um review que fiz:

Como dito, o mercado de monitores desse calibre é fraco e é difícil achar um bom monitor próximo dos R$2.000, então o mais próximo que você consegue, creio eu, é esse que eu recomendei. Se você der uma olhada no post acima, eu comentei que ele já chegou aos R$2.099,99, pode ser que ele volte a essa promoção alguma hora em algum lugar.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar!

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, CristianCDS disse:

Não entendi o por quê de você querer um monitor VA, mas tudo bem.

Eu não gosto muito das cores de IPS, é algo estranho, pois as cores do IPS é mais realista, mais fiel as cores, porém eu quando tive meu monitor IPS, que é o meu atual, eu odiei as cores, talvez por estar acostumado com minha TV, que é bem colorida, eu demorei bastante até achar uma configuração boa de cores, gamma e etc... e sempre que vejo comparações de monitores IPS e VA as cores são do jeito que eu quero, sei que as cores do VA não são ''realistas'', mas eu acho mais bonito, gosto dos cores mais vibrantes, com um tom diferente, sabe? mas até que consegui deixar uma configuração de cores do meu monitor IPS, para deixar igual a minha TV, mas as cores da minha tv é bem superior, ai creio que algo semelhante a isso deve ser uma tela VA

4 horas atrás, CristianCDS disse:

Como dito, o mercado de monitores desse calibre é fraco e é difícil achar um bom monitor próximo dos R$2.000, então o mais próximo que você consegue, creio eu, é esse que eu recomendei. Se você der uma olhada no post acima, eu comentei que ele já chegou aos R$2.099,99, pode ser que ele volte a essa promoção alguma hora em algum lugar.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar!

Obrigado pela recomendação e por me responder, mas acho esse valor um pouco puxado, mas posso ficar de olho em alguma promoção, mas ainda estou na luta de achar um que seja VA, e também não tenho absoluta certeza que irei querer um de 27 polegadas, pois vou colocar do lado do meu monitor atual, que é de 24 polegadas, ai pode ser que fica esteticamente estranho, por ser tamanhos diferente e não ficar uma simetria boa, sei que é bobeira isso kkkkk,

Postado

@Kosmo1 Compreendo a sua escolha pelo VA, mas creio que isso é facilmente ajustável configurando as cores do monitor no software da sua placa de vídeo, pelo menos no Painel da NVIDIA é simples.

Contudo, achei 2 monitores que são QHD e com painel VA.

43 minutos atrás, Kosmo1 disse:

também não tenho absoluta certeza que irei querer um de 27 polegadas, pois vou colocar do lado do meu monitor atual, que é de 24 polegadas, ai pode ser que fica esteticamente estranho, por ser tamanhos diferente e não ficar uma simetria boa, sei que é bobeira isso kkkkk

Não é bobeira, eu entendo que nos sentimos melhor quando estamos em um setup nos conformes do nosso gosto. O problema é que não existe monitor QHD menor que 27", é uma resolução muito grande que não se encaixaria bem em telas menores. Até existe, mas não passa nenhuma confiança de qualidade. 

• Curtir 1
Postado

@CristianCDS  Como você tem o monitor VG27AQL3A, posso tentar tirar umas dúvidas ctg, pelo que vi ele é o unico que eu achei QHD de 27 polegadas com certificado compatibilidade g-sync por um valor mais acessivel é esse

As cores dela são boas? colorida, nitida, brilho e tal? e é configuravel no monitor?

não sei se você usa com placa da nvidia, mas quando você ativa o g sync, ele fica bom? mesmo em taxas menores, tipo, quando fica em 60 fps, com o g sync ligado, ainda fica suave, e não tem ghost?

tem alguns monitores QHD, que quando coloca a resolução de algum jogo em FULL HD, fica borrado, nesse monitor acontece isso também?

Ficaria grato se pudesse responder essas minhas dúvidas, estou pensando em comprar ele futuramente, quando tiver alguma promoção.

Postado
13 minutos atrás, Kosmo1 disse:

pelo que vi ele é o unico que eu achei QHD de 27 polegadas com certificado compatibilidade g-sync por um valor mais acessivel é esse

Cara, eu acho que hoje em dia nem precisa desse certificado para poder ter a compatibilidade. Parece loucura, mas esses dias atrás estávamos discutindo sobre isso e alguns colegas aqui do fórum falaram que qualquer monitor atualmente tem compatibilidade mesmo sem o chip próprio vendido pela NVIDIA. Acredito que não seja a mesma coisa de realmente ter o chip próprio, mas pelo visto funciona.

As cores dela são boas?

São ótimas, na minha visão. Eu saí de um monitor AOC FHD básico pra um QHD premium, então talvez as experiências mudem.

colorida, nitida, brilho e tal? e é configuravel no monitor?

As cores são bem vivas e nítidas com um brilho muito bom. No menu do monitor tem algumas opções de modos de imagem com alguns ajustes, mas eu prefiro configurar pelo painel da NVIDIA.

não sei se você usa com placa da nvidia, mas quando você ativa o g sync, ele fica bom? mesmo em taxas menores, tipo, quando fica em 60 fps, com o g sync ligado, ainda fica suave, e não tem ghost?

Sim, eu possuo uma RTX 4060Ti. Não cheguei a testar em 60Hz as coisas porque eu só vou usar ele acima dos 120Hz, mas hoje eu posso testar pra te dar uma resposta melhor.

tem alguns monitores QHD, que quando coloca a resolução de algum jogo em FULL HD, fica borrado, nesse monitor acontece isso também?

Testei Minecraft em FullHD e ficou muito feio, parece até que foi aplicado um efeito que aumenta muito a saturação do jogo. Testei outros jogos também e, como previsto, o jogo ficou quadriculado, normal acontecer isso em um monitor de 27", mas não ficou borrado.

Ficaria grato se pudesse responder essas minhas dúvidas, estou pensando em comprar ele futuramente, quando tiver alguma promoção.

Entendo, ele realmente tem um preço salgado, mas eu com certeza digo que ele vale os R$2.400, a qualidade dele é muito boa, porém ele já chegou a sair por R$2.100 (comentei no post do review), então ele pode chegar abaixo dos R$2.000 em alguma promoção.

• Membro VIP
Postado

O FreeSync é quase como um Linux, um código aberto, já o G-Sync é proprietário da Nvidia.

O que isso quer dizer? Para um monitor ter o G-Sync ele precisa pagar mais caro pelo direito de uso.

Aparentemente isso também serve para saídas/entradas de vídeo, o HDMI você paga um taxa por cada porta e o DisplayPort não, então a maioria das placas de vídeo e monitores estão preferindo por usar o DP.

Geralmente placas de vídeo Nvidia funcionam em monitores com FreeSync.

• Curtir 2
Postado
4 minutos atrás, CristianCDS disse:

Cara, eu acho que hoje em dia nem precisa desse certificado para poder ter a compatibilidade. Parece loucura, mas esses dias atrás estávamos discutindo sobre isso e alguns colegas aqui do fórum falaram que qualquer monitor atualmente tem compatibilidade mesmo sem o chip próprio vendido pela NVIDIA. Acredito que não seja a mesma coisa de realmente ter o chip próprio, mas pelo visto funciona.

Sim, o G-sync funciona, o problema é que não há garantia que irá ocorrer tudo certo, por exemplo o meu monitor Free-sync,  o g-sync funciona, porém há vários artefatos de imagens, e o jogo fica muito ruim quando ele fica abaixo de 70 fps, por isso queria um com certificado, o certificado de compatibilidade garante que o g-sync não haverá problemas

6 minutos atrás, CristianCDS disse:

Sim, eu possuo uma RTX 4060Ti. Não cheguei a testar em 60Hz as coisas porque eu só vou usar ele acima dos 120Hz, mas hoje eu posso testar pra te dar uma resposta melhor

Iria me ajudar bastante, pra facilitar a minha compra KKKK, pois como minha placa de vídeo, atualmente é GTX 1660 s, uma placa mediana, então alguns jogos podem acabar sendo em 60 fps, e a pergunta também do full HD é justamente por isso também, se iria ter problema jogos em full HD, mas futuramente sim, vou dar uma upgrade e pegar uma RTX, pra assim poder jogar em QHD em alguns jogos

6 minutos atrás, Pedroou disse:

O FreeSync é quase como um Linux, um código aberto, já o G-Sync é proprietário da Nvidia.

O que isso quer dizer? Para um monitor ter o G-Sync ele precisa pagar mais caro pelo direito de uso.

Aparentemente isso também serve para saídas/entradas de vídeo, o HDMI você paga um taxa por cada porta e o DisplayPort não, então a maioria das placas de vídeo e monitores estão preferindo por usar o DP.

Geralmente placas de vídeo Nvidia funcionam em monitores com FreeSync.

Sim funciona, mas o certificado é para garantir que vá ocorrer tudo certo, sem artefatos de imagens, ghosting etc... claro que muitos não devem ter certificado de compatibilidade  e deve ocorrer tudo certo, mas eu tive azar de que o meu não fica 100%, ele não tem o certificado de compatibilidade, eu nem cogito em pegar um monitor G-SYNC, pois sei que é muito mais caro, por isso estou mirando em free-sync com certificado de compatiblidade da nvidia, tem até um site, que fico olhando, mas infelizmente a maioria das placas de vídeo que vejo lá não tem a venda aqui no brasil: 

https://www.nvidia.com/pt-br/GeForce/products/g-sync-monitors/specs/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!