Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, rapaziada, quero fazer esse upgrade agora no meu Pc, mas vi que tem certas questões de compatibilidade com a placa-mãe e (se eu entendi certo) até com o processador. 

Minha placa-mãe é: Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2

Processador: Processador AMD Ryzen 3 2200G, Cooler Wraith Stealth, Cache 6MB, 3.5GHz (3.7GHz Max Turbo), AM4 - YD2200C5FBBOX

- NÃO TENHO PLACA DE VÍDEO 

Alguém poderia me ajudar (e até dar dicas se quiser) de uma forma leiga sobre quais SSD são compatíveis com minhas config? Estou pensando aqui em um SSD de entre 500mb-1T. Deixo aqui também uma imagem dos slots da placa-mãe.

Andei fazendo algumas pesquisas e aparentemente os SSD NVMe são os mais efetivos, mas minhas config suporta?

Agradeço desde já!

IMG-20241002-WA0016.jpg

Postado

Com o Ryzen 3 2200G você poderá utilizar um SSD NVMe sem problemas. Com relação a escolha do SSD, geralmente o custo por GB de um SSD de 1TB é bem melhor do que 500GB. Pense bem, um SSD de 1TB tem o dobro do espaço de um SSD de 500GB, mas, em geral, um SSD de 500GB não custa a metade de SSD de 1TB, custa significativamente mais da metade.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Welbson disse:

GA-AB350M-DS3H V2

Já tive uma placa dessas (talvez mude o fim do nome, mas era Gigabyte Ab350 Gamming alguma coisa), realmente o conector do SSD só aceitava NVMe quando o processador era pelo menos um Ryzen 2XXX, pois essas pistas do SSD NVMe vem do processador.

• Curtir 1
Postado

@Rodrigo J Polette com 2XXX você quer dizer 2000G pra cima? logo o meu q é Ryzen 3 2200G seria compatível, certo?

Na própria placa-mãe tem escrito isso aqui "NVMe PCIe Gen 3 x 4 22110 M.2.

image.png.d232c8a654a153a90c5193346ff4e620.png

Postado

@GuilhermeGB e @Batata Defumada

estou a tarde inteira fazendo pesquisas pra comprar algo compatível e bom e to ficando maluco já, descobri a parada de ter geração 3 e 4 e a minha placa-mãe só suportar PCIe gen3 x4, porém pelo q eu pesquisei aqui, se eu comprar um gen 4 vai funcionar no meu pc só que limitado a capacidade da gen 3. 

dito isso, se não for pedir muito, vcs tem uma indicação de SSD NVMe 500gb-1TB pra fazer? 

queria comprar uma parada ali meio de tabela, tipo estourando estourando 600 R$ max, também vi uma galera falando mal dos modelos NV2 e A400 da kingston, kkk é ***** vei quanto mais você pesquisa mais maluco você fica

tava olhando algumas opções aqui tipo essas

https://www.kabum.com.br/produto/621162/SSD-pcie-kingston-nv3-1-tb-m-2-2280-NVMe-leitura-6000-mb-s-e-gravação-4000-mb-s-snv3s-1000g

https://www.kabum.com.br/produto/272355/SSD-500-gb-kingston-fury-renegade-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-7300mb-s-e-gravação-3900mb-s-sfyrs-500g só q essa por ser renegade é mesmo valor só q 500gb

tendo isso em vista esse valor e essas especificações, vcs teriam alguma indicação? deixo aqui a imagem da minha placa-mãe. Mais uma vez, agradeço muito!

image.png.d232c8a654a153a90c5193346ff4e620.png

Postado
34 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

realmente o conector do SSD só aceitava NVMe quando o processador era pelo menos um Ryzen 2XXX, pois essas pistas do SSD NVMe vem do processador.

Geralmente as placas-mãe que suportam NVMe, suportam com qualquer CPU Ryzen. A exceção são com os modelos que não são Ryzen, tipo os Athlon ou as APU A6/A8/A10, isso porque usam arquitetura diferente, não são baseados em Zen (são CPUs "portados" da plataforma FM2). Sem falar que o CPUs 2000G compartilham a mesma arquitetura dos Ryzen de 1ª geração na parte de CPU, a diferença é que eles tem o gráfico integrado a mais.

7 minutos atrás, Welbson disse:

descobri a parada de ter geração 3 e 4 e a minha placa-mãe só suportar PCIe gen3 x4, porém pelo q eu pesquisei aqui, se eu comprar um gen 4 vai funcionar no meu pc só que limitado a capacidade da gen 3. 

PCI-Express é completamente retrocompatível, qualquer versão. Você poderia até usar um SSD Gen 5 num slot Gen 3, só que dentro das limitações de velocidade do padrão Gen 3. Essa limitação é irrelevante e não faz diferença para uso comum.

dito isso, se não for pedir muito, vcs tem uma indicação de SSD NVMe 500gb-1TB pra fazer? 

Já foi indicado pelo colega, o modelo Kingston NV2 é uma das melhores opções de baixo custo.

queria comprar uma parada ali meio de tabela, tipo estourando estourando 600 R$ max, também vi uma galera falando mal dos modelos NV2 e A400 da kingston, kkk é ***** vei quanto mais você pesquisa mais maluco você fica

Nunca ouvi falar de nada negativo a respeito do NV2, mas do A400 sim, pois é um SSD muito antigo. O A400 foi um dos primeiros SSDs baratos a aparecer no mercado, da época que SSD era muito caro. Por isso mesmo ele não era tão bom, e muita gente tinha problema, até porque MUITA gente comprava ele. Mas, assim como a maioria dos outros SSDs que já estão no mercado há vários anos, com certeza as versões atuais do A400 já não tem nenhuma relação com as primeiras versões dele, já deve ter mudado muito. Ainda assim eu não vejo motivo para comprar SSD SATA hoje se sua placa-mãe comporta SSD NVMe.

O NV3 é o novo modelo de entrada, veio pra substituir o NV2, mas ainda está caro. O Furry Renegate é pra ser um modelo mais premium, teoricamente melhor. Mas eu não pagaria de forma alguma R$600 num SSD de 500GB, tem vários modelos de 1TB custando menos que isso.

• Curtir 2
Postado
12 minutos atrás, Welbson disse:

Esses dois modelos não serão aproveitados no seu PC a toda essa velocidade. São compatíveis, mas terão velocidade aproximada de 3.500mb/s, e não de 6000mb/s e 7400mb/s como mostram seus anúncios.

Isso acontece porque seu pc não é PCIE 4.0. Para se ter PCIE 4.0 são necessários placa-mãe e Processador compatíveis, e seu processador e placa-mãe são PCIE 3.0.

Recomendo comprar o Kingston NV2 1tb na GK Info Store pelo preço de 348 reais LINK

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!