Ir ao conteúdo

GeForce RTX 4060Ti com baixo consumo energético

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde! 

A muito tempo não uso esse forum, mas da ultima vez que precisei fui ajudado, então lá vou eu!

Recentemente, em alguns jogos, eu tenho notado um desempenho estranho da minha placa de Vídeo. Um exemplo que eu posso usar é o A Plague Tale: Requiem, eu baixei para jogar e apos um tempo de gameplay notei um travamento anormal, abri o MSI para ver se tinha algo errado e foi onde notei que a placa estava com 100% de uso porém consumindo menos de 80W (primeira imagem), normamente isso ocasionaria num consumo de 160 ou algo proximo disso. Em algumas circustancias mesmo usando e abusando das tecnologias nela presente como FrameGen e DLSS (Segunda imagem) a coisa não muda muito.

Notei que isso acontece gradualmente, ao entrar no jogo o consumo da placa e os frames ficam bons (160W e uma media de 80FPS) mas aos poucos ela vai decaindo até ocasionar nas prints.

Isso ja me ocorreu anteriormente em titulos como Far Cry 6, porém, em jogos como CB2077, nunca me ocorreu nenhum desses problemas. 

Meu computador (Se for necessario, eu digo as marcas):

CPU: Ryzen 5 5600

GPU: Nvidia RTX 4060TI

RAM: 2x8Gb DDR4 3733mhz

SSD: 1Tb NVMe 4.0

FONTE: 600w 80+ Bronze PFC ativo

placa-mãe: B550M 

image.png

image.png

Postado

@Turista então pelo o que eu consigo ver ela está no limite ali de uso de VRAM, então ela está operando na capacidade que consegue, mas isso não demanda mais energia porque ela não pode mais alocar memória então ela não está se esforçando para processar mais informações até porque já está em 100%, mas caso queira verificar da uma olhada no  gerenciamento de energia também no painel de controle da NVIDIA, para ver se está tudo ok 

imagem_2024-10-04_135829403.png

Postado

image.png.8f732794d5af7cea28bb17dd9ddb4ab6.png

O Pior é que mesmo em jogos que exigem mais de 8Gb de VRAM, como, por exemplo, o forza motorsport o qual vivia me alertando sobre eu ter excedido a capacidade da minha placa ainda atingia 60fps e não me causava tal problema

• J.Augusto F alterou o título para GeForce RTX 4060Ti com baixo consumo energético
Postado

Além disso, jogos como Far Cry 6 e o Próprio A Plague Tale: Requiem pedem uma RTX 3070 8Gb ( <= 4060TI) para serem rodados em 1440p com RT e eu estive tentando jogar em 1080p 

@airtonJunior Irei verificar

Pelo visto mesmo com o clock permanecendo no seu mais alto estagio (o que justifica os 100% de uso), o consumo ainda permanece baixo assim como o FPS:
image.png.d46be4dfba014274e46605c924c06e4d.png

Postado
2 horas atrás, Turista disse:

FONTE: 600w 80+ Bronze PFC ativo

Qual a marca e modelo dessa fonte?

Caso seja uma fonte de baixa qualidade pode ser ela o problema.

Postado

Eu havia fechado e agora abri de novo para tentar ver se outro aplicativo estaria usando Processamento da gpu, acontece que dessa vez o erro destacado no forum não ocorreu e simplesmente o jogo rodou como se nada tivesse acontecido

16 minutos atrás, Tiberio disse:

Qual a marca e modelo dessa fonte?

Caso seja uma fonte de baixa qualidade pode ser ela o problema.

ATX Redragon RGPS 600W 80 Plus Bronze PFC Ativo

• Solução
Postado

@Turista pelos prints, tem indícios que você estourou o limite da VRAM de 8GB, e isso aí compromete completamente o desempenho geral da GPU e meio que força ela a trabalhar com menos desempenho. Se você entender inglês, pode dar uma olhada nesse vídeo abaixo, é falado de problemas como no seu caso, são coisas que ocorrem na versão de 8GB, mas não na de 16GB.

Basicamente a "solução" para o desempenho é reduzir a qualidade gráfica até o ponto em que você não estoure mais o limite dos 8GB.

Postado

@GuilhermeGB Vídeo muito interessante, muito triste para mim na verdade kkkkkk

Acho que não errei na escolha, visto que a de 16gb mais barata na epoca custava 50% amais do preço. O que me fez escolher a de 8 foi justamente por acreditar que os desempenhos não mudavam tanto (Em videos como https://youtu.be/-abxGKJ9D1Y?t=511, mesmo o uso de Vram sendo maior o desempenho é igual).
Agradeço a ajuda! 

Postado

@Turista depende muito do jogo e da configuração usada, se for um jogo que usa 8GB ou um pouco mais, o desempenho das duas será bem parecido. E como o jogo lida com a falta de VRAM muda de um para o outro, o vídeo mostra alguns exemplos diferentes. Pra quem tem placa de 8GB, o ideal é maneirar nas configurações gráficas, principalmente qualidade das texturas, sombras, coisas do tipo.

OBS: Pagar 50% a mais na versão de 16GB realmente não vale a pena. Mas nós consumidores ficamos reféns desse tipo de prática pela falta de opção na concorrência. AMD e NVIDIA são farinhas do mesmo saco.

Postado
1 hora atrás, Turista disse:

ATX Redragon RGPS 600W 80 Plus Bronze PFC Ativo

Essa Redragon aí o teclab testou e reprovou, apresentou tensão de 12v abaixo do ideal, não chega a ser uma bomba, mas é uma fonte de baixa qualidade👇

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!