Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal! Eu estou montando meu PC, e gostaria de solicitar as opiniões de entendedores de hardware.

O meu PC já está quase todo pronto, só falta mesmo a placa de vídeo (config no final)

Eu estou de olho nas seguintes placas:

RX6650xt;

Rx6750xt;

Rx7600;

Rx7600xt (16gb);

RTX 3060 12gb;

RTX4060 8gb

Depois de assistir vídeos no youtube e fazer alguns testes no Versus, cheguei a conclusão de que a placa que mais entrega desempenho bruto, fps na tela sem mimimi, é a RX6750 12GB. Alguns vídeos que eu assisti:

https://www.youtube.com/watch?v=iyqTVA0bpLI&t=84s;

https://www.youtube.com/watch?v=iyqTVA0bpLI&t=84;

https://www.youtube.com/watch?v=4YuAbSKrWSI&t=53s;

Esse aqui foi o que mais me impressionou, desempenho MUITO superior.

Eu fiquei assustado com isso, na minha cabeça era “óbvio” que a RX7600 16gb entregaria muito mais desempenho do que 6750 12gb, mas pelo visto, não é bem assim. Pelo o que eu vi no Versus, a 7600xt tem sim algumas vantagens sobre a 6750, tanto que ela “venceu” o teste, mas como o que eu quero é fps e nada mais, vou ir de 6750. E eu entrei em um tópico gringo de hardware e todos me aconselharam também a pegar a RX6750, mas eu quero as opiniões dos brasileiros até porque BR > ALL.

Minhas dúvidas são as seguintes: 

• A RX6750 é, de fato, a mais bruta dessas ou todos estes testes utilizam, talvez, algum drive específico ou versões específicas?

• Após lerem as especs no final, o que e quando eu devo mudar na config? Estou de olho em aumentar as memórias Ram.

• O que eu devo esperar desta máquina? Pretendo jogar simuladores de corrida no g29 e alguns jogos modo história. Postar alguns vídeos e fazer live (não seria um problema reduzir a qualidade dos games para poder fazer streaming).

Aqui está a minha configuração completa para vocês analisarem:

Placa de vídeo: ***

Placa-mãe: A520M SuperFrame

16gb ram 3600mhz

SSD 1T

Processador: Ryzen 55600X

Fonte 650w, 80 plus, PFC Ativo.

Muitíssimo obrigado a todos que disponibilizaram um pouco do próprio tempo pra me ajudar aqui! 

Postado
4 horas atrás, EmanuelBJJ disse:

Placa-mãe: A520M SuperFrame

Sério que você vai pegar uma placa como a RX6750xt e vai economizar na placa-mãe e pegar uma A520 da Superframe que é White label.

Uma boa placa-mãe A520 seria essa aqui👇

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-a520m-plus-ii-DDR4-socket-amd-am4-m-atx-chipset-amd-a520-tuf-gaming-a520m-plus-ii?srsltid=AfmBOoo2_T-hxy7JN5vw6H7t4Kem6PE0jmsFpyDwS4Ul5lnEWB8643T6w7c

caso o dinheiro esteja curto dá pra trocar esse Ryzen 5 5600X pelo Ryzen 5 5600 sem o X, que custa menos e tem praticamente o mesmo desempenho, e também as memórias dá pra trocar de 3600MHz por memórias de DDR4 3200MHz, que não mudará muito o desempenho.

4 horas atrás, EmanuelBJJ disse:

Qual seria a marca e modelo dessa fonte de 650w?

• Curtir 2
Postado

Bom dia!

5 horas atrás, EmanuelBJJ disse:

Saberia nos dizer o modelo e marca dela, por gentileza?

Então, não sei qual das duas seria a melhor escolha para você, vão abaixo as principais diferenças delas.

- RX 7000 (RDNA 3) são melhores para aplicações profissionais que precisam de melhor desenvolvimento tecnológico, na parte das lives haverá vantagem para o lado da placa mais nova em razão de possuir suporte ao AV1 encoder e decoder.

- Em casos que tanta memória de vídeo não é crucial verá que a RX 6750 XT ganha em desempenho bruto, já que ela é um pouco mais "reforçada" no hardware em relação à RX 7600 XT. Eu gosto muito de tomar vídeos práticos no YT para tomar referências mas os testes realizados pelo TechPowerUp, Hardware Unboxed e TechSpot costumam apresentar uma metodologia melhor pensada, além de ofertarem uma maior quantidade de dados.

Procure a RX 6700 XT e a RX 7600 XT na Review mais recente do TPU, adicione 5% de vantagem a primeira placa (ela é somente isso mais fraca) e compare. 

Em 1080p ela entregará um desempenho 15% superior, (86,9 contra ~101,6).

- MAS, em cenários que VRAM é ostensivamente exigida a 7600 XT ganhará, pois não ficará limitada por este recurso. Claro, a quantidade de games que consomem mais de 12GB em 1080p não é tão grande, então na maioria das vezes ela perde em desempenho bruto. Mas para a gravação de vídeo (em tempo real ou não) será que nem dinheiro; quanto mais têm, melhor.

As duas costumam estar na faixa dos R$ 2.000 - 2.100 em promoções, então preço não é um fator tão crucial (neste caso) a pesar na escolha.

Então fica ao seu mérito, queres FPS bruto ou melhor desenvolvidas tecnologias ao seu lado?

Caso alguma dúvida tenha permanecido basta perguntá-la.

@Tiberio Só há um empecilho, 

5 horas atrás, EmanuelBJJ disse:

O meu PC já está quase todo pronto, só falta mesmo a placa de vídeo (config no final)

Posso ter interpretado errado, mas me parece que o colega já têm tudo menos a GPU em mãos, caso esse não seja a situação concordo com o que falou.

• Curtir 1
Postado

@Tiberio É uma A650BN da MSI. E em relação a placa-mãe, eu sei que ela não é muito boa, mas eu já tinha ela antes de comprar os outros componentes, no futuro posso trocar mas não vejo muito sentido agora

Postado

Em termos de desempenho bruto:
6750 xt > 7600 xt > 4060 > 7600 > 6650 xt > 3060

Em termos de ray tracing:
4060 > 3060 > 6750 xt > 7600 xt > 7600 > 6650 xt

Em termos de consumo (da melhor pra pior):
4060 > 7600 = 3060 > 6650 xt > 7600 xt > 6750 xt (o consumo da 6750 xt é aproximadamente o dobro da 4060)

No final das contas, depende das suas prioridades.

• Curtir 1
Postado

@RonaldoXbox É uma da MSI, modelo A650BN.

Entendi. Neste caso, é uma escolha um tanto quanto difícil. Os jogos que eu pretendo fazer streaming e gravar exigem pouca vram, portanto, eu teria mais fps na 6750, mas também eu fico pensando no próximos lançamentos. 4gb vRam um dia foi bom, hoje, não é nada. A mesma coisa com 8. Hoje, 12 já é "bom", tenho medo que para os próximos lançamentos 12 esteja insuficiente. Pior que as placas que estão acima dessas já vão pra casa dos 3.5k, hmmm

Postado
3 minutos atrás, EmanuelBJJ disse:

A mesma coisa com 8. Hoje, 12 já é "bom", tenho medo que para os próximos lançamentos 12 esteja insuficiente. Pior que as placas que estão acima dessas já vão pra casa dos 3.5k, hmmm

Pra full HD, 8 GB ainda vai aguentar rodar no alto-ultra a absoluta maioria dos jogos por muitos anos. Nos lançamentos mais recentes (Alan Wake é um bom exemplo), eu inclusive tenho percebido uma tendência de que presets mais altos exigem muito mais do hardware, enquanto entregam uma diferença gráfica sutil. Então dá pra baixar as texturas do ultra pro alto, ou alto pro médio, por exemplo, com pouca diferença visual e enorme economia de VRAM.  Se a ideia é em seguida migrar pra 1440p ou 4k, aí sim faz mais sentido essa preocupação com VRAM.

Postado
7 minutos atrás, EmanuelBJJ disse:

@Shaman93 Hmmmm, entendi. Senti tivesse que fazer essa escolha, tu iria em qual e porque? 

Qualquer uma delas, avaliaria no momento da compra quais modelos disponíveis. Tem uma XFX Founders da 6750 xt que eu não pegaria nem a pau, por exemplo, por ter uma performance térmica terrível. A que eu ficaria menos tentado é a 6650 xt, mas dependendo do preço que aparecesse e modelo, seria uma opção também. Eu me importo bastante com o consumo, calor e ruído, então independente de preço a 4060 acaba sendo a minha preferida.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, EmanuelBJJ disse:

@Shaman93 Eu encontrei uma aqui que, pelo o que pesquisei, tem a temperatura e consumo bem estáveis:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25057/placa-de-Vídeo-xfx-radeon-rx-6750-xt-speedster-qick-319-12gb-gddr6-fsr-ray-tracing-rx-675xyjfdp#av_area

Será que é negócio?

Achei caro, talvez pagaria esse valor em 10x. Preço bom pra ela à vista é na casa dos 2000-2100.

Postado

@Shaman93 Vou de rx6750xt mesmo. Pesquisei bastante aqui e vi que pro meu objetivo, ela é perfeita. As atividades multitarefas que eu vou fazer são, no geral, bem simples. Como eu trabalho no notebook, não vou precisar usar programas de edição e modelagem, no máximo edição de vídeo. As 12gb vRam delas vãi suprir, ela é uma mini bomba atômica, plaquinha bruta demais. Vi também que especificadamente esse modelo tem um consumo super estável e é bem refrigerado, até por ter 3 fans (acho que é por isso que é um pouco mais cara também). Se parar pra pensar que uma placa que seja consideravelmente melhor que ela já está muito além dos 3 mil, tô achando bom o preço. Valeu por interagir aqui! Tamo junto! 

Postado

Fica de olho em sites de promoções, sábado passado essa placa tava 200 mais barata. Quando vê vale a pena esperar 1, 2, 3 semanas e pegar num preço melhor, aí é contigo.

Postado

@Shaman93 Tá tranquilo, irmão, primeira vez que tô investindo em uma máquina só pra games, não to muito preocupado com preço por agora. Tanto que já tô vendo processador aqui pra fazer upgrade bem em breve. Mas valeu pelo toque! Tmj! 

• Coordenador
Postado

@EmanuelBJJ A RX 6750 XT é de longe a melhor compra, e os R$ 2.300,00 à vista na XFX Speedster eu acho justos. Os 12GB de VRAM dela são mais que suficientes.

A RX 7600 XT e a RTX 4060 Ti são, por padrão, péssimas compras. Caras demais pelo que oferecem. Só compensam em promoções (a RX 7600 XT jamais pode custar mais que uma RX 6750 XT).

Embora 8GB de VRAM possam ser pouco, os 16GB da RX 7600 XT são exagero para o nível da placa. Mesmo em resoluções mais altas ela não consegue compensar a diferença de poder bruto da RX 6750 XT (e a placa mais antiga tende a sair ainda mais na frente devido ao barramento).

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Fiz a escolha correta? Radeon RX 6750 XT, RX 7600 XT ou GeForce RTX 4060?
Postado
Em 06/10/2024 às 06:17, KairanD disse:

A RX 6750 XT é de longe a melhor compra, e os R$ 2.300,00 à vista na XFX Speedster eu acho justos.

Eu acho caro porque não faz 1 semana que apareceu por ~10% a menos, então é 200, talvez 300 contos que provavelmente dá pra economizar esperando alguns dias pra comprar numa promoção real, os R$ 2300 já é preço comum. Ela é indiscutivelmente a melhor pensando em poder bruto, mas também perde feio em consumo (em relação a uma 4600, por exemplo, vai consumir perto do dobro, que vai dar uns R$ 200 a mais de energia no ano, isso considerando 4 horas de uso por dia, diferença que portanto pode ser maior), consequentemente também em aquecimento e ruído, e também toma um pau em ray tracing e recursos (DLSS, frame gen, nvenc). Particularmente também já tive muita incomodação com diferentes placas AMD ao longo dos últimos anos (instabilidades, crashes, telas pretas, bugs no controle de ventoinhas, bug de texturas e por aí vai), hoje em dia só cogito AMD em barganhas imperdíveis (pra 6750 xt, pra mim isso seria algo tipo 2k em 10x parcelado). Eu sei que tu repete que os drivers da AMD e Nvidia hoje tão no mesmo nível, mas considera que: 1. Nvidia vende MUITO mais placa (repara como a placa mais popular da AMD não fica nem no top 30... Somando TODAS as placas da AMD não deve dar nem a quantidade de 3060); e 2. dá uma olhada nos tópicos da seção pra ver se tem mais reclamações/problemas com a AMD ou Nvidia... Na página 1, nesse momento, são 9 problemas com AMD e 1 com Nvidia. Se uma companhia vende muito menos e mesmo assim tem muito mais relato de problema, acho complicado sustentar essa visão.

Postado

@Shaman93 As tecnologias que você citou também estão presentes nas placas AMD, porém com outros nomes. Antigamente, até faria sentido, mas hoje em dia elas estão bem equivalentes. Talvez você tenha essa visão das placas AMD devido experiências empíricas, mas dentro da bolha tech, eu conheci diversas pessoas que preferem amd e nunca tiveram problemas como estes que você citou. Aquecimento e ruído também são fatores que varia muito de modelo e marca. Nvidia é superior à amd quando se fala de placas para trabalho, tanto é que minha máquina de trabalho tem uma RTX, comprei já pronta. Mas para gameplay...

E agora uma reflexão polêmica aqui: você tem o direito e dever de ter uma opinião contrária ou equivalente, mas esta é a minha. Uma pessoa que se preocupa veementemente com R$200 a mais na conta de energia POR ANO, não deveria estar preocupada em montar computador para jogar, apenas minha visão. Tudo na vida é fase: dias de luta e dias de glória. Esses são pontos que só devem ter importância na decisão caso realmente sejam absurdos; neste caso, não é nada demais.

Postado
52 minutos atrás, EmanuelBJJ disse:

As tecnologias que você citou também estão presentes nas placas AMD, porém com outros nomes.

São simulacros com o mesmo intuito, mas as tecnologias da AMD são baseadas em software (FSR, AFMF), enquanto da Nvidia em hardware. Dá uma olhada em comparações pra ver se te parecem equivalentes...
(E, lembra, que até 1 semana do recebimento ainda pode devolver a placa e receber toda a grana de volta... Fica de olho durante esse período)

dentro da bolha tech, eu conheci diversas pessoas que preferem amd

Tipo quem? Alguém que tenha usado várias placas de cada fabricante nos últimos anos.

Aquecimento e ruído também são fatores que varia muito de modelo e marca.

Mas não tem jeito, é uma placa de 250 W e outra de 115... Uma vai ser quente e mais barulhenta mesmo com um bom sistema de refrigeração, a outra até um cooler mirradinho já dá conta.

Uma pessoa que se preocupa veementemente com R$200 a mais na conta de energia POR ANO, não deveria estar preocupada em montar computador para jogar, apenas minha visão.

Olha, se for considerar 200+ de cada ano que for usar durante a vida útil da placa (bota aí 20 por mês), + os 200-300 de cara que paga a mais por comprar 'apressado', meu ponto é que de repente vale a pena investir mais e ir pra uma placa mais eficiente tipo uma 7700 XT, que no longo prazo se bobear sai o mesmo valor, ou até economizar e pegar uma muito mais eficiente como a 4060. Economia de recursos, meu velho, não é só sobre dinheiro. Gastar menos na conta de luz é relevante, mas ainda é dos motivos menos importantes pra usar equipamentos mais eficientes.

• Coordenador
Postado
1 hora atrás, Shaman93 disse:

Eu sei que tu repete que os drivers da AMD e Nvidia hoje tão no mesmo nível, mas considera que: 1. Nvidia vende MUITO mais placa (repara como a placa mais popular da AMD não fica nem no top 30... Somando TODAS as placas da AMD não deve dar nem a quantidade de 3060); e 2. dá uma olhada nos tópicos da seção pra ver se tem mais reclamações/problemas com a AMD ou Nvidia... Na página 1, nesse momento, são 9 problemas com AMD e 1 com Nvidia. Se uma companhia vende muito menos e mesmo assim tem muito mais relato de problema, acho complicado sustentar essa visão.

Não sou apenas eu dizendo isso, mas os próprios dados de fixes (não há grande distância). Além de canais como o Hardware Unboxed (mencionado) e outros. A experiência pode variar, mas não me parece que exista uma diferença tão grande assim nos drivers.

Quanto aos tópicos envolvendo problemas da AMD aqui na primeira página do setor, eu verifiquei e apenas um deles estava claramente associado a drivers. Dois deles (inclusive um envolve um problema que estou tendo) têm relação com o hardware ou o firmware da marca (Gigabyte) e não com a AMD (acontece também com as Gigabyte Nvidia).

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Ela é indiscutivelmente a melhor pensando em poder bruto, mas também perde feio em consumo (em relação a uma 4600, por exemplo, vai consumir perto do dobro, que vai dar uns R$ 200 a mais de energia no ano, isso considerando 4 horas de uso por dia, diferença que portanto pode ser maior), consequentemente também em aquecimento e ruído, e também toma um pau em ray tracing e recursos (DLSS, frame gen, nvenc).

O consumo realmente é um ponto negativo na RX 6750 XT. A placa é, de fato, menos eficiente. E eu acho sim que é algo a ser considerado (a longo prazo, pode fazer diferença financeira, e vale lembrar que, no mundo de hoje, também há a questão ambiental).

Quanto ao ray tracing, a RX 6750 XT perde em comparação com uma RTX 4060, mas por pouco (enquanto atropela a RTX em rasterização). A placa que atropelaria a RX 6750 XT em ray tracing, além de entregar desempenho de rasterização semelhante, seria a RTX 4060 Ti (que é mais cara, além de ter 8GB de VRAM). No mais, mesmo para a RTX 4060 Ti o uso de ray tracing é questionável. Para quem realmente se importa com isso, eu sempre recomendo a RTX 4070 ou alguma Nvidia superior (aí sim tem boa folga para usar).

Quanto ao frame gen, vale lembrar que, além do FSR3 (que funciona em qualquer placa de vídeo e é inferior ao DLSS3 da Nvidia), a AMD tem o AFMF2 (que funciona em qualquer jogo, mesmo que não exista FSR implementado) como diferencial. A única forma de jogar alguns jogos com travas de FPS como Elder Ring e Elder Scrolls Online com elevadas taxas de FPS sem quebrar a engine é usando o AFMF2.

No mais, vale citar que as Radeon RX 7000 têm suporte à AV1 para gravação, embora as RX 6000 não tenham.

32 minutos atrás, EmanuelBJJ disse:

Talvez você tenha essa visão das placas AMD devido experiências empíricas, mas dentro da bolha tech, eu conheci diversas pessoas que preferem amd e nunca tiveram problemas como estes que você citou.

Pois é. Eu vivo imerso nesse mundo e conheço dezenas de pessoas com placas da AMD. Um ou outro até teve um problema com um jogo que não rodasse ou coisa do tipo, mas isso é algo raro e específico, e da mesma forma ouvi relatos de pessoas com placas da Nvidia (inclusive aconteceu comigo, com uma GTX 1070Ti). No geral, a experiência com ambas é ótima.

A AMD pode ter mais problemas que a Nvidia nos drivers? Não sei, talvez. Mas o pessoal fica colocando isso com um peso negativo enorme, como se houvesse uma grande distância, e isso sinceramente não condiz com o que eu também observo na prática.

Inclusive, ao longo dos próximos meses, vou fazer algo que eu não recomendo no Windows (independentemente da placa ser AMD, Intel ou Nvidia) para testar: atualizar os drivers toda vez que forem lançados, no mesmo dia. Quero justamente detectar se vai haver alguma falha.

3 minutos atrás, Shaman93 disse:

Tipo quem? Alguém que tenha usado várias placas de cada fabricante nos últimos anos.

Esse "nos últimos anos" é que pode influenciar muito também. No passado, os drivers da AMD tinham muito mais problemas.

Postado

@Shaman93 Sei bem disso, inclusive, estou entrando com um Ticket para uma RTX na Terabyte 😅

E cara, não sei se nós dois não estamos vivendo na mesma realidade, mas eu vi as diferenças entre as tecnologias apliacadas na prática, e sim, são equivalentes. O que eu estou tentando dizer é que ela é uma placa de vídeo que vai proporcionar uma experiência de desempenho em >jogos< que uma RTX custaria bem mais para proporcionar. E em que mundo uma 7700 iria sair o mesmo valor? Nós estamos falando de placas que custam 2k, citar uma que custa 3 mil, à vista, porque se parcelar vai pra quase 3.5k, é bem bizarro.

E as estas pessoas as quais eu me referi, são pessoas de convivência. Expecificadamente donos de loja de hardware que tenho amizade. Eles foram, por sinal, quem me induziram à escolha (e não comprei com eles, óbvio kkk)

14 minutos atrás, KairanD disse:

O consumo realmente é um ponto negativo na RX 6750 XT. A placa é, de fato, menos eficiente. E eu acho sim que é algo a ser considerado (a longo prazo, pode fazer diferença financeira, e vale lembrar que, no mundo de hoje, também há a questão ambiental).

Pô, ponto muito importante que eu admito que não considerei, essa questão ambiental. Valeu por ter lembrado, mas fico de consciência limpa, faço minha parte cuidado dessa pedra que a gente mora 

32 minutos atrás, Shaman93 disse:

Mas não tem jeito, é uma placa de 250 W e outra de 115... Uma vai ser quente e mais barulhenta mesmo com um bom sistema de refrigeração, a outra até um cooler mirradinho já dá conta.

Sim, isso é verdade. Comparar é loucura, realmente, mas também não é esse bicho toooooodo de 7 cabeças. Mas você está certo, tem umas amd que são doideira, parece uma cg125 dentro do quarto

Postado
2 horas atrás, Shaman93 disse:

1. Nvidia vende MUITO mais placa (repara como a placa mais popular da AMD não fica nem no top 30... Somando TODAS as placas da AMD não deve dar nem a quantidade de 3060);

Ótimo ponto, uma outra referência fora do mercado "gamer" também poderia ser a porção de mercado que cada empresa atualmente possui.

LINK

17283261790427722844720017837512.jpg.6d6103e2ee268059acedbd9a92a280d3.jpg

São dados até que um pouco antigos - afinal, já até estamos no meio Q4'24; mas ainda representam a realidade, Nvidia é o que mais vende por muito.

Não remeto onde achei a informação, mas já ouvi que segundo a mesma Steam Hardware Survey (a que citasetes) há mais pessoas com a RTX 4090 que com a RX 6600, placa que custa 10x menos.

Outro ponto a favor do lado verde da força é a maior facilidade para revenda, placas GeForce serão muito mais fáceis de se desapegar que alguma Radeon ou até Arc, já que a marca é mundialmente renomada.

Pensem nela como a Velcro, Xerox ou Cotonete do mercado de placas gráficas, é referência no mercado internacional e essa é uma das razões pela concorrência ser "ofuscada" por ela.

Seja coincidência ou não, ontem estava assistindo um vídeo que abordava um pouco a temática das razões que as pessoas preferem comprar VGAs da Nvidia mesmo tendo um custo/benefício péssimo, até mesmo para os gringos, e achei um comentário bastante interessante:

Citação

"[...]The thing is...your average joe doesn't know or care enough about stuff like that. They see amd and immediately think of bad drivers. They see intel and ask themselves "who ** is that" (talking about the gpu market). So they are left with nvidia. [...]

Basicamente se resume ao fato de que a grande maioria pensa em AMD e problemas de driver vêm a mente, e muitos nem sabem que ela produz GPUs então só lhes resta a Nvidia.

Postado

@RonaldoXbox Pô, gostei muito desse teu post, resposta interessante. Como alguém que também trabalha com maketing, achei bem bacana. Essa situação de AMD x Nvidia, é, atualmente, bem semelhante com essa "guerra de consoles". Ou seja, Xbox e Playstation. A diferença é que a amd luta para apagar o seu passado, mas é muito difícil competir com uma marca TÃO consolidada como Nvidia. Engraçado também como o comentário do gringo serve muito bem também pra essa guerra, tendo Xbox, Ps e Nintendo. 

Postado
Em 05/10/2024 às 05:10, EmanuelBJJ disse:

Eu fiquei assustado com isso, na minha cabeça era “óbvio” que a RX7600 16gb entregaria muito mais desempenho do que 6750 12gb

É um mal entendido comum

rx 5500 xt → rx 5600 xt → rx 5700 xt → etc

rx 6500 xt → rx 6600 → rx 6600 xt → rx 6650 xt → rx 6700 → etc..
rx 7500 xt → rx 7600 → rx 7600 xt → etc..

Quanto maior sendo da mesma geração, gasta mais energia mas tem mais desempenho, até chegar no brutalismo que são as com 900 e 950.
Então é normal que uma rx 5700 XT tenha mais desempenho que a rx 6600, por ex. É basicamente um momento que quantidade supera a qualidade.

isso é mais implicito nas CPUs da intel, por ex:
um i7 da 7º geração é superior a um i3 da 9º, porém um i3 da 12º ganha de um i7 da 7º.

O mesmo se aplica as NVIDIA,
3050 → 3060 → 3060 super → 3060 TI SUPER → 3070..
por isso ninguém recomenda a RTX 3050. ela é a pior das placas devido ao preço absurdo pelo que ela entrega.

Postado
20 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Basicamente se resume ao fato de que a grande maioria pensa em AMD e problemas de driver vêm a mente, e muitos nem sabem que ela produz GPUs então só lhes resta a Nvidia.

É por esse motivo que Nvidia vende muito mais que AMD: estigma das gerações passadas. Muita gente nem cogita cotar GPU AMD pois já tem em mente que é um produto ruim, por experiências passadas ou de terceiros. E é nessa onda que a Nvidia surfa: GPUs mais caras, com desempenho similar ou inferior, sendo que as mais procuradas são as com pior custo-benefício.

Ano passado, quando fui trocar de GPU, a imensa maioria de indicações de amigos foi Nvidia, mais especificamente RTX 3060 e 4060, dentro do meu orçamento. Fui analisando o custo-benefício, já que meu orçamento não era dos maiores e comecei a pesquisar melhor AMD, começando pela RX 6600, 7600 e acabei comprando a 6750.

Sem dúvida é uma ótima GPU, mas com um sério porém: o sistema de refrigeração é subdimensionado. Portanto é preciso domá-la para garantir a sua vida útil. Até mesmo em jogo mais antigos como "A Plague Tale", esqueci de limitar o FPS e a temperatura chegou a 94ºC e incríveis 103ºC no hotspot, lembrando que a barreira de throttling dessa placa é 110ºC (segundo fontes não oficiais). Fora isso, nunca tive nenhum problema com relação a driver ou atualização, sendo que o único game que não consegui jogar foi "Pacific Drive", mas este é conhecidamente mal otimizado (e qual é realmente otimizado nos dias de hoje?) especificamente para AMD.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...