Ir ao conteúdo

Posso pular a atualização de BIOS? ASRock b450m stell legend

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tudo bem? Boa noite.
Sou leigo em pc, sei montar as peças e olhe lá.

Tenho uma config:

b450m stell legend 
um Ryzen 5 3600

32GB Ram 2666

uma GTX 960 4gb

fonte 500w corsair

vi que a BIOS da minha placa-mãe é antiga, versão p3.60

image.thumb.png.afad0a1e6a4c706bf66b76c907ef78b7.png 

quero atualizá-la para a ultima versão sem nenhum motivo aparente, apenas por atualizar e ter um pc atualizado. Vi no site que a ultima versão sem ser beta é a 10.30
image.thumb.png.5805bc377ec779a7e674cc2838ddecbb.png

Posso pular da 3.60 para essa 10.30?

daqui algum tempo quero pegar uma RTX 4060 (não sei se atualizar a BIOS fará diferença)

Obrigado e boa noite

Postado

Não tem problema pular updates, pode ir direto para a versão que você deseja. Mas anote as configurações de BIOS que você tenha customizado, pois normalmente das duas uma, ou a BIOS vai vir com as configurações de fábrica, ou vai vir com valores não confiáveis (e você vai ter que resetar para os valores de fábrica). Eu leria todos os changelogs das BIOS posteriores à sua e anteriores à última que você quer colocar, para ver se tem alguma atualização importante, tipo patches de segurança e atualizações de compatibilidade de componentes. Normalmente as BIOS mais novas podem adicionar suporte a novos processadores, ou melhorar a compatibilidade de certos modelos de memória. Caso seu hardware esteja funcionando sem problemas com a BIOS atual, eu não vejo motivo para upgrade de BIOS, meus upgrades sempre foram para melhorar o desempenho, segurança, ou quando troquei de processador, aí antes de colocar o processador novo eu me certifiquei que a BIOS era compatível. Tirando isso eu não vejo tanta necessidade de update.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

A versão 3.60 do BIOS é de 2020, posteriormente teve atualização habilitando CPU fTPM,  compatibilizando com Windows 11, com placa de vídeo GeForce RTX 40*0 e tentativa de fixar vulnerabilidade do BIOS. Ou seja, motivos reais para atualizar.

Entre a 3.60 e a 10.30 não tem requerimento de instalar nenhuma versão intermediária, então caso decida atualizar pode ir direto para a 10.30. No mais use pendrive de qualidade (Sandisk, Kingston, Samsung...) e faça a atualização fora de horário de pico de consumo de energia, por exemplo de madrugada.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!