Ir ao conteúdo

Qual GPU escolho pro meu setup? Fonte Cooler Master MWE 500W

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Atualmente tenho:

RTX 2060 6GB

16GB DDR4

B450 AORUS M

1 NVMe DE 1TB

2 SSD SATA DE 128

1 WATER COOLER RISE MODE 240MM

2 FANS

1 TELINHA IPS DENTRO DO GABINETE (para monitorar consumo)

FONTE TIER B - Cooler Master MWE 500w 

Pensando no consumo de energia, qual placa devo pegar?

RX 7600, RX 7600XT, RTX 4060, RTX 4060ti e RX 7700. Estou na dúvida entre elas, fico entre a 7600XT, 7600 e a 4060. Minha fonte aguentaria? não penso em fazer nenhum upgrade no futuro sem antes trocar PSU, por menor que seja!

@Pedro Math.pi poderia me dar sua opinião, mano? você acha que com essa fonte e essa config rola uma 6750XT? ou seria melhor uma 7600? O que me impede da 6750XT é só o receio do consumo mesmo.

• Moderador
Postado
23 minutos atrás, Gudy2022 disse:

RX 7600, RX 7600XT, RTX 4060, RTX 4060ti e RX 7700

Se você pode pegar a 7700XT então vai nela, sua fonte aguenta. A propósito qual o seu processador?

23 minutos atrás, Gudy2022 disse:

Minha fonte aguentaria? não penso em fazer nenhum upgrade no futuro sem antes trocar PSU, por menor que seja!

Sim, mas o upgrade mais significativo em relação ao consumo de energia é justamente o upgrade de GPU.

• Curtir 1
  • Batata Defumada alterou o título para Qual GPU escolho pro meu setup? Fonte Cooler Master MWE 500W
Postado

@Batata Defumada O problema é que eu dei mole e comprei essa Cooler Master de 500w esses dias, chegou hoje inclusive kkkkk então seria inviável trocar ou tentar reembolsar. Por isso quuero uma GPU que se adeque a minha PSU e não o contrário, pelo menos no momento. Meu processador é um Ryzen 5 4600G. Eu uso XMP na ram pra bater 2933hz

Eu não posso pegar a 7700XT, eu vi aqui que é 3k essa placa no pix. Eu tô pensando em pegar uma na faixa dos 2 e pouco. Nessa faixa eu sei que tem RX 7600, RX 6750XT, 4060 e 4060ti. Estou entre elas.

• Haha 1
Postado
8 horas atrás, Gudy2022 disse:

@Batata Defumada O problema é que eu dei mole e comprei essa Cooler Master de 500w esses dias, chegou hoje inclusive kkkkk então seria inviável trocar ou tentar reembolsar. Por isso quuero uma GPU que se adeque a minha PSU e não o contrário, pelo menos no momento. Meu processador é um Ryzen 5 4600G. Eu uso XMP na ram pra bater 2933hz

Eu não posso pegar a 7700XT, eu vi aqui que é 3k essa placa no pix. Eu tô pensando em pegar uma na faixa dos 2 e pouco. Nessa faixa eu sei que tem RX 7600, RX 6750XT, 4060 e 4060ti. Estou entre elas.

se for pegar por 2K, pegue a RTX 4060 Galax 1 Click OC

juro pra você, não vai se arrepender.

Postado

Dessas eu acho que a melhor é a RX 6750 XT(Consumo de 250W). Sobre eficiência energética você tem que escolher NVIDIA nessa geração. Eu acho que a RTX 4060(115W) já está de bom tamanho para você, vai ter uma boa eficiência energética e vai conseguir jogar todo tipo de jogos por muito tempo. A RTX 4060 TI 8GB* não parece ser uma boa opção. Eu acho a RX 6750 XT melhor, mas consome bastante, bem mais que a RTX 4060TI(160W).

Uma opção mais barata é a RX 6650 XT(176W), mas pelo preço dela é sugerível que você escolha uma RX 7600(165W).

Se você quer mais VRAM, ai você precisaria ir numa RX 7600 XT (também o modelo da Sapphire RX 7600 XT, que se você tiver o PrimeNinja, terá acesso a um desconto muito bom).

Menores preços que eu achei.

Enfim muito modelos, poucas escolhas, você tem essa seleção para se decidir.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
10 horas atrás, Gudy2022 disse:

O problema é que eu dei mole e comprei essa Cooler Master de 500w esses dias, chegou hoje inclusive kkkkk então seria inviável trocar ou tentar reembolsar

Se ela chegou hoje então você pode utilizar do direito de arrependimento, caso deseje. São 7 dias corridos a partir da data de recebimento para compras feitas fora do estabelecimento físico da loja, ou seja, pela internet ou pelo telefone.

10 horas atrás, Gudy2022 disse:

Em um orçamento na faixa dos 2 e pouco a placa de vídeo que mais vale a pena para PCs Gamers é a RX 6750XT Speedster 12GB na Terabyte, eu esperaria até ela estar custando R$2.200,00 ou menos se der sorte.

1 hora atrás, Calebe A Melo disse:

Se você quer mais VRAM, ai você precisaria ir numa RX 7600 XT (também o modelo da Sapphire RX 7600 XT, que se você tiver o PrimeNinja, terá acesso a um desconto muito bom).

A 7600XT acho que só vale a pena considerar quando está custando 2K. Eu lembro que um modelo da Hellhound já ficou por esse preço.

1 hora atrás, Tiberio disse:

Essa placa tem um consumo de 140w em games, por sinal é a melhor RTX4060 segundo o site techpowerup, review abaixo👇

https://www.techpowerup.com/review/ASUS-GeForce-RTX-4060-dual-oc/39.html

Essas ASUS Dual são muito boas mesmo, recomendo.

Postado

@Batata Defumada @Tiberio @Calebe A Melo @Calebe A Melo Pessoa, vi a 4060 da ASUS e provavelmente vou nela, achei bem bonita. Eu também estava pensando o seguinte: na condição atual do meu setup, o ganho não seria maior/melhor se eu fizesse upgrade pra um Ryzen 7 5700X3D, mantendo minha 2060? Ou vocês acham que é mais benéfico trocar a GPU mesmo e mais tarde o processador?

Na questão das placas, eu basicamente fiquei entre a 6750XT e a 4060, mas a minha fonte me permitiria (acredito), apenas a 4060. Não vou trocar nem nada, realmente não quero ter esse trabalho agora porque já me estressei muito com o meu computador. Eu gostei mais da 6750XT, mas por questões de power consumption iria de 4060.

Postado
18 minutos atrás, Gudy2022 disse:

@Batata Defumada @Tiberio @Calebe A Melo @Calebe A Melo Pessoa, vi a 4060 da ASUS e provavelmente vou nela, achei bem bonita. Eu também estava pensando o seguinte: na condição atual do meu setup, o ganho não seria maior/melhor se eu fizesse upgrade pra um Ryzen 7 5700X3D, mantendo minha 2060? Ou vocês acham que é mais benéfico trocar a GPU mesmo e mais tarde o processador?

Na questão das placas, eu basicamente fiquei entre a 6750XT e a 4060, mas a minha fonte me permitiria (acredito), apenas a 4060. Não vou trocar nem nada, realmente não quero ter esse trabalho agora porque já me estressei muito com o meu computador. Eu gostei mais da 6750XT, mas por questões de power consumption iria de 4060.

creio que seja mais benéfico você trocar sua GPU, e trocar sua CPU no futuro, pois sua CPU atual já é bem boa.

Postado

Não se preocupe com gargalo, não acho que será muito grande e isso só perceptível para quem usa o RIva Turner o tempo todo. Acho mais em conta você realmente focar na GPU, pois o aumento de perfomance é maior.

Uma coisa que você também pode considerar, é segurar o dinheiro mais um pouco até a Black Friday(Claro, pode acontecer um caos financeiro amanhã, os preços estourarem e você não conseguir o upgrade). Não espere preços incriveis ou nada do tipo, mas 200 reais de desconto em alguns itens já é interessante para mim.

Postado

Com certeza, pelo menos uns 1600 a 1700, até mesmo a 1400 ou 1500(Preço rasgado*). Menos que isso só se for aquelas promoções "rasgadas" que geralmente aparecem a um preço baixo, mas são apenas unidades limitadas. Lembrando que, eu estou considerando promoções de lives, onde tem os melhores descontos geralmente, ou seja, se liberarem 30 unidades de uma 4060 a 1500. Você vai estar competindo contra mais de 4k de pessoas numa live(se não for mais), onde pelo menos metade dessas pessoas vai clicar no link e comprar. 

Tem o benefício de ter bons preços, mas tem o malefício de ter que acompanhas as lives e esperar por algo que você queira, além de que você precisa ficar ligado para não perder e sempre deixar a live mais atualizada o possível.

Eu devo ter economizado uns 600 reais comprando nessas lives e monitorando preços.

• Curtir 1
Postado
43 minutos atrás, Gudy2022 disse:

@OFraNath Ela gargalaria coisa de uns 30% com a 4060, né?

gargalo não é um problema.

stuttering é um problema.

se o gargalo não causa stuttering, então ele pode ser ignorado.

• Moderador
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Gudy2022 disse:

Na questão das placas, eu basicamente fiquei entre a 6750XT e a 4060, mas a minha fonte me permitiria (acredito), apenas a 4060

Essa fonte é a MWE MPE-ACAAB? Sua fonte tem potência pra aguentar a 6750XT. Além disso, consumo de energia é algo que dá pra dar uma reduzida considerável fazendo undervolt também.

Meu problema com a 4060 são os 8GB de VRAM, não vai te deixar tranquilo pro futuro, aliás, mesmo atualmente alguns jogos você já vai precisar abaixar a qualidade das texturas, mesmo em Full HD, pra ter uma performance decente.

Além disso a 6750XT tem bem mais performance bruta que a 4060.

1 hora atrás, Gudy2022 disse:

Eu também estava pensando o seguinte: na condição atual do meu setup, o ganho não seria maior/melhor se eu fizesse upgrade pra um Ryzen 7 5700X3D, mantendo minha 2060? Ou vocês acham que é mais benéfico trocar a GPU mesmo e mais tarde o processador?

Depende, quais jogos você joga? Qual a taxa de atualização do monitor? Qual o seu processador atual?

Postado

image.png.da2df91fe42a556e783a4788e97a5e64.png

Minha fonte é essa acima.

Eu não estou duvidando do que o senhor diz, longe de mim, mesmo porque você aparenta ser bem entendido do assunto, e eu sou leigo, sei menos que o básico. É que todas as reviews que vi, recomendaram no mínimo uma de 600W para a  6750XT, Vou dar o voto de confiança quando digo que minha fonte leva essa placa, porque queria muito ela justamente pelo poder bruto. Ela tá saindo  por 2.200, acha que compensa esperar  a black friday?

Eu uso dois monitores, os dois bem antigos. Um de 60 e o outro 75. Porém na Black Friday vou comprar um de 180hz de 27, e mander esse de 22 de 75hz na vertical para programar. Eu jogo com mais frequência Escape From Tarkov, New World, Throne and Liberty, etc. E também curto jogar alguns triple A as vezes, tipo Elden Ring que eu gosto muito, Cyberpunk, etc.

@Batata Defumada @Batata Defumada

Postado
42 minutos atrás, Gudy2022 disse:

@OFraNath E nesse caso você acha que causa?

causaria gargalo, não stuttering.

eu utilizo um Xeon E3 1271v3 com uma RTX 4060 (combinação extremamente desequilibrada), e não dá stuttering, apenas gargalo 

OBS: O Xeon E3 1271V3 é muito mais fraco que seu processador atual.

• Moderador
Postado
54 minutos atrás, Gudy2022 disse:

Minha fonte é essa acima.

Ok, é uma boa fonte.

54 minutos atrás, Gudy2022 disse:

É que todas as reviews que vi, recomendaram no mínimo uma de 600W para a  6750XT

A questão é que em jogos a 6750XT não vai consumir tanta energia assim. De forma que o seu sistema como um todo provavelmente não vai nem mesmo chegar a consumir 400W. Exemplo de um teste no canal Hardware Unboxed:

image.png

Esse é o consumo total do sistema utilizando um Ryzen 7 5800X3D. Eis o vídeo caso queira assistir: Radeon RX 6750 XT vs. GeForce RTX 3060 Ti & RTX 3070: Benchmarks, Power & Thermals.

Abaixo outro gráfico de outro vídeo (Is THIS the Best-Value 1440P Gaming GPU of 2024? - AMD Radeon RX 6750 XT Review), em que a GPU teve um consumo médio de 185W:

image.png

E vou linkar outro vídeo testando especificamente RX 6750XT Quick Speedster que você encontra na Terabyte juntamente com o Ryzen 7 5700X3D:

Perceba que o consumo dessa placa basicamente nunca passa dos 220W. O processador em jogos nunca vai sequer chegar a consumir 100W. Tem muita folga pra sua fonte de 500W, pode ficar tranquilo.

Além do mais, como eu disse antes, fazendo um undervolt pode dar uma reduzida nesse consumo de energia e manter o mesmo nível de performance.

Aliás, qual o modelo do seu gabinete?

Postado

@Batata Defumada Meu gabinete atual: 

Gabinete Gamer T-Dagger Cube, Mid Tower, Vidro Temperado, White, Sem Fonte, Sem Fan, T-TGC305W

Gabinete Gamer T-Dagger Cube, Mid Tower, Vidro Temperado, White,

Porém eu comprei ontem um DT3 hyperflow, aquele em estilo aquário e compacto. Vou usar nele o Water Cooler 240mm, 2 fans na frente. Ele cabe uma triple fan pelo que eu vi.

É camarada, acho que vou de 6750XT então. Acha que vale esperar a Black Friday? Aliás, na Black, assumindo que a 4060ti e a 6750XT tem uma diferença pouca de 200/300 reais. Você ainda assim recomendaria a AMD?

• Moderador
Postado
2 horas atrás, Gudy2022 disse:

Ele cabe uma triple fan pelo que eu vi.

Nem toda triple fan tem o mesmo comprimento, tem que ser analisada a placa específica e a informação que vai constar no site da fabricante do gabinete em relação ao comprimento máximo da placa de vídeo, no caso desse gabinete aquário é 34 centímetros, então a 6750XT que eu mencionei caberia nele porque ela tem 32,3 centímetros de comprimento.

Acha que vale esperar a Black Friday?

Vale a pena esperar ela ficar por R$2.200,00 ou menos.

assumindo que a 4060ti e a 6750XT tem uma diferença pouca de 200/300 reais. Você ainda assim recomendaria a AMD?

Quando a 4060 Ti de 16GB ficar a 300 reais da 6750XT aí eu eu recomendo ela, a de 8GB eu nem indico.

16 horas atrás, Gudy2022 disse:

Eu não posso pegar a 7700XT, eu vi aqui que é 3k essa placa no pix

É bom ficar de olho também, não é raro ela aparece por menos, só não recomendo que compre modelos da Gigabyte (de qualquer GPU, não só da 7700XT, e não só da AMD, mas da Nvidia também).

Postado

Pega o modelo Qick, no caso, os que estão sendo vendidos na pichau e na terabyte, essa versão founders que é vendida na kabum, muita gente reclama dela esquentar muito. Sobre se ela cabe no DT3 Flow, segundo o site deles, supoorta VGA até 340mm, então ela cabe e sobra ainda. Não se preocupe quando a espaço.

Postado

@Calebe A Melo Mano, queria uma opinião. Sobre minha 2060, um fan parou de rodar recentemente e tudo mais, ela tem dois anos comigo, e eu vi aqui agora que continua na garantia, entrei em contato com a MSI para acionar isso. Tu acha que vale a pena vender ela por quanto?  

Outra dúvida, uma B450 AORUS M aguenta (no sentido físico da coisa) um R7 5700X3D? ou é demais pros VRMs da placa-mãe?

Postado

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-M-rev-1x#kf

Se for essa daqui, eu acho que aguenta de boa.

Quer dizer que você não quer comprar uma placa de Vídeo agr e que investir no processador? Sinceramente, não acho válido, principalmente se sua placa de Vídeo te deixar na mão, você mesmo já disse que a fan está sem funcionar...

Eu ainda recomendo que você pegue uma placa de Vídeo antes. Torça para que a guerra em israel não atrapalhe o comércio de chips pelo mundo, pois se isso acontecer, pode dizer a deus a sua GPU. Claro, pode estourar uma guerra, como também não pode. Enfim, mas saiba disso. Entre placa de Vídeo e processador, a sua placa-mãe aguenta as duas opções que você quer. Eu só me atentaria para o cooler do PC, pois ele vai esquentar um pouco, provavelmente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...