Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

olá a todos!

Existe diferença de desempenho entre HDs de 7200 RPM para HDs de 5.400 RPM?

Preciso de sugestão de HD de 4TB para fazer backup de dados. Ele ficaria mais offline, mas seria ligado ao pc 1 vez na semana. Em algumas buscas rápidas, encontrei muito HD de 5.400 rpm. Existe HD de 4tb com essa velocidade? Existe outra espeficicação que aumente o desepenho do HD?

Ainda: compensa de 4tb ou pelo preço já partir para um HD maior tipo 6tb ou 8 tb?

Postado

o desempenho costuma ser "proporcional" ao RPM deles, mas o desgaste também pode ser (depende do fabricante).

uma forma de se obter uma velocidade maior de um HD é usar dois HDs em RAID 0.

neste caso (raid 0) com 2 hds de 4TB você vai ter 8TB de dados e quase o dobro de velocidade, mas por se tratar de backup o desempenho é crítico no seu caso?

• Obrigado 1
Postado

Teoricamente os HDs de 7200 RPM são mais rápidos, mas existem outras questões bem mais importantes pra você se preocupar. Como você está adquirindo um HD de alta capacidade, é bem mais fácil você encontrar HDs com tecnologia de gravação SMR, que reduz os custos, mas você deve dar preferência para HDs com tecnologia CMR. Abaixo tem um artigo explicando as diferenças, mas o principal ponto vem na citação a seguir:

Citação

O problema dos HDs SMR é que parte de uma trilha pode ser sobrescrita, porém ela não fica inutilizada. Mesmo assim pode haver alguns problemas quando dados existem precisam ser modificados. Para resolver esse problema os dados originais são gravados em uma área vazia. A área original permanece com os dados antigos por um determinado tempo, pois quando HD ficar ocioso, um modo de organização automática apaga as informações dessa área e deixa o espaço livre para uso futuro, ciclando as informações conforme a necessidade.

É preciso levar em consideração que o SMR precisa desse tempo ocioso para reciclar as informações. Caso ele seja exigido de forma exagerada, o HD irá diminuir o seu desempenho de leitura/gravação. Algo que não ocorre com os modelos CMR.

https://www.adrenaline.com.br/hardware/lmr-cmr-pmr-e-smr-o-que-e-e-qual-e-a-diferenca-entre-essas-tecnologias-em-hdds/

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Eder Neumann  Vai ser para backup offline semanal. Vou ligar 1 vez na semana para backup. porque eu ja tenho SSDs SATA e NVMe. Então era so pra saber a diferença mesmo entre eles em termos de desempenho. Vou optar pelos HD por estarem mais baratos e porque ja li aqui que para offline podem ser mais seguros a longo prazo. Mas mais mesmo por ser diferente do SSD porque ja tenho outro SSD Sata para backup offline.

Então o desempenho não é crítico. Uso é doméstico mesmo.

@GuilhermeGB  Nunca tinha lido sobre isso! Parei no tempo.... que passa muito rápido. 10 anos já só com SSD e sem preocupar com HDs. Novamente obrigado pelo link!

Me recomendaria uma marca? Vi o pessoal comentando que os fabricantes não divulgam a tecnologia empregada CMR ou SMR.

Me recomende algum modelo que você sabia que é CMR de 4TB para eu ver o preço. Porque se for muito caro também sem chances! ehehe Se for confiavel, porém mais lento, fico com o SMR mesmo.

4TB 650,00 NA KABUM  https://www.kabum.com.br/produto/95803/HD-seagate-4tb-barracuda-3-5-sata-st4000dm004

como é o mais barato, com certeza é SMR né?

Postado

@Adamastor Abrolio Silve você consegue saber pelo datasheet, mas pode dar trabalho para achar. Se você pega um HD de 4TB comum de desktop (esse Seagate Barracuda seria um), tem 99% de chance de ser SMR, mas se for um daqueles HDs feitos para usar em NAS ou sistema de vigilância, tem maiores chance de serem CMR.

O WD Purple (HD para sistema de vigilância), por exemplo, é CMR:

https://www.westerndigital.com/pt-br/products/internal-drives/wd-purple-sata-hdd?sku=WD43PURZ

Datasheet: https://documents.westerndigital.com/content/dam/doc-library/pt_br/assets/public/western-digital/product/internal-drives/wd-purple-hdd/product-brief-wd-purple-hdd.pdf

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...