Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera estou sofrendo com essa GPU será que alguém consegue me ajudar?
FPS variando muito, caindo do nada, meio que ficando "descontrolado"

Benchmark no RE4 Remake

Demo 1

Demo 2

se observar bem entre Demo 1 e Demo 2 passo exatamente nos mesmos lugares e a diferença de FPS vai variando muito, mas como pode isso? wtf
e não é só no RE4, GOW Ragnarok também acontece tendo as vezes que eu colocar no mínimo pra poder passar a parte da arvore que abre o portal lá n sei como se chama kk
outra coisa é o alto uso de RAM, antes eu tinha GPU GTX 1050TI com 16gb RAM e Ryzen 5 1600 rodava estes jogos de boa hoje que tenho RX 7600 com 32gb RAM e Ryzen 5 5600 está pior como pode isso

PC: 
Biostar Racing B350 GTX
Ryzen 5 5600
RX 7600
32gb RAM 

PS: Resizable BAR já está ativadounknown_2024_10.17-16_58.thumb.png.d04aeb41e1eb98c00f43b10e9fe27f9b.png

Meu sonho meu PC rodar liso assim nos jogos..

• Pedroou alterou o título para Radeon RX 7600 e Ryzen 5 5600 com baixo desempenho em jogos
Postado

@Gleidson_ECV você não ativou as informações de frequência do processador, mas pela porcentagem de uso que está mostrando no seu vídeo, é bem provável que ele esteja rodando com clock muito baixo. Se não for clock muito baixo, pode ser que esteja funciona com alguns núcleos/threads desativados.

Postado
18 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Gleidson_ECV você não ativou as informações de frequência do processador, mas pela porcentagem de uso que está mostrando no seu vídeo, é bem provável que ele esteja rodando com clock muito baixo. Se não for clock muito baixo, pode ser que esteja funciona com alguns núcleos/threads desativados.

Como faço pra conferir mano?

Postado

@Gleidson_ECV ativa a frequência da CPU no MSI Afterburner pra ver durante o jogo em tempo real lá onde você configurou pra ver uso da CPU/GPU etc. Sobre a quantidade de núcleos/threads que estão funcionando no seu PC, no gerenciador de tarefas do Windows você consegue ver na aba "Desempenho".

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Pode ser que  o VRM da BIostar B350 GTX esteja sofrendo "power throttling" - o que é típico desta marca; o que reduz momentaneamente o clock do CPU.

Como faço pra desativar isso?

• Moderador
Postado
2 horas atrás, Gleidson_ECV disse:

outra coisa é o alto uso de RAM, antes eu tinha GPU GTX 1050TI com 16gb RAM e Ryzen 5 1600 rodava estes jogos de boa hoje que tenho RX 7600 com 32gb RAM e Ryzen 5 5600 está pior como pode isso

Se você coloca mais memória RAM o sistema vai usar mais RAM. Memória não utilizada é memória desperdiçada, isso é normal.

Qual a sua fonte de alimentação?

45 minutos atrás, Gleidson_ECV disse:
1 hora atrás, 1lokos disse:

Pode ser que  o VRM da BIostar B350 GTX esteja sofrendo "power throttling" - o que é típico desta marca; o que reduz momentaneamente o clock do CPU.

Como faço pra desativar isso?

Não dá pra "desativar". É interessante monitorar as temperaturas do VRM da placa-mãe pra saber se esse é o problema.

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Qual a sua fonte de alimentação?

Corsair CX600

18 minutos atrás, Batata Defumada disse:

É interessante monitorar as temperaturas do VRM da placa-mãe pra saber se esse é o problema

Vou verificar isso e mando aqui

Postado

Ative para ser exibido no MSI Afterburner  o clock do CPU e a temperatura do VRM da placa-mãe.

Abra esse jogo de novo e quando perceber queda de desempenho obverse se o clock do CPÙ baixou e se a temperatura do VRM passou dos 85 graus. 

Se for isso, o que pode fazer é colocar um fan forte soprando direito sobre o circuito do VRM, para diminuir a sua temperatura.

Postado

Teste 1

Teste 2

@1lokos @Batata Defumada @GuilhermeGB

e ai agora ficou com as informações que vcs falaram? 
OBS: olha a queda absurda de fps, fica muito instável 

2 horas atrás, 1lokos disse:

o que pode fazer é colocar um fan forte soprando direito sobre o circuito do VRM, para diminuir a sua temperatura.

sobre isso acho que não é mano, porque ta bem ventilado 
3 fans frontais, 1 traseira e WC Rise mode 2 fan puxando de dentro pra fora por cima
to pensando que a placa-mãe já esta dando sinais de morte, será?
fiz up no pc antigo e ela foi a unica que veio
https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=969&data-type=SPECIFICATIONS

• Moderador
Postado

@Gleidson_ECV Sua placa de vídeo está reduzindo as frequências, comportamento estranho. Eu tentaria primeiramente o seguinte: configure o plano de energia do seu sistema operacional priorizando o desempenho máximo e depois faça a mesma coisa no software da sua GPU, eu no caso tenho uma GeForce então eu vou no "Painel de Controle da NVIDIA", deve haver um equivalente para sua placa.

Postado

@Gleidson_ECV nesses vídeos aí a porcentagem de uso da CPU está mais normal, as frequências também. Mas eu notei que o GPU está se comportando de forma estranha, as vezes funciona com capacidade total, mas as vezes fica limitada ali por volta dos 130W. Se isso não for problema de driver, no caso de você não ter desinstalado corretamente o driver da sua placa anterior para instalar a nova placa, pode ser insuficiência elétrica por parte da sua fonte (que não foi citada). É bom ressaltar que o consumo de energia de uma RX 7600 é mais de 2x o consumo de uma GTX 1050 Ti.

Postado
9 horas atrás, Batata Defumada disse:

@Gleidson_ECV Sua placa de vídeo está reduzindo as frequências, comportamento estranho. Eu tentaria primeiramente o seguinte: configure o plano de energia do seu sistema operacional priorizando o desempenho máximo e depois faça a mesma coisa no software da sua GPU, eu no caso tenho uma GeForce então eu vou no "Painel de Controle da NVIDIA", deve haver um equivalente para sua placa.

bom dia brother, obrigado pela atenção.
Eu fiz isso ativei o desempenho máximo e teste, eu percebi que o FPS aumentou consideravelmente mas as outras informações não entendo vou deixar um Vídeo

Vídeo: https://files.fm/f/fkdeyqt74z

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Gleidson_ECV nesses vídeos aí a porcentagem de uso da CPU está mais normal, as frequências também. Mas eu notei que o GPU está se comportando de forma estranha, as vezes funciona com capacidade total, mas as vezes fica limitada ali por volta dos 130W. Se isso não for problema de driver, no caso de você não ter desinstalado corretamente o driver da sua placa anterior para instalar a nova placa, pode ser insuficiência elétrica por parte da sua fonte (que não foi citada). É bom ressaltar que o consumo de energia de uma RX 7600 é mais de 2x o consumo de uma GTX 1050 Ti.

Fonte Corsair CX600, sobre os drivers eu desinstalei corretamente seguindo passos no YT com o programa DDU

@GuilhermeGB parece que está ok agora não? https://files.fm/f/fkdeyqt74z

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@Gleidson_ECV já está bem melhor, mas você não deveria precisar forçar o máximo desempenho pra seu PC funcionar corretamente. Faça alguns testes mais longos da forma que está e veja se não anormal vai acontecer.

será que a placa-mãe q não esta ajudando? tem a ver?

Postado

@Gleidson_ECV naquele momento que eu te pedi para verificar as frequências, eu já estava desconfiando de power throttling na fonte/placa-mãe ou thermal throttling na placa-mãe. Nesses últimos testes parece que se normalizou, então pedi pra fazer fazer testes mais longos pra ver se o problema acontece novamente em algum momento.

• Moderador
Postado
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

já está bem melhor, mas você não deveria precisar forçar o máximo desempenho pra seu PC funcionar corretamente.

Às vezes é necessário, eu já tive problemas com GPU se recusando a trabalhar enquanto eu não forçava ela a manter frequência máxima. No caso dele foi bem mais simples, simplesmente mudando o plano de energia já ajudou bastante. Se ele não quiser ficar o tempo todo com esse plano de energia, talvez pra reduzir o consumo quando em idle, ele pode ativar só quando for jogar.

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada pode até funcionar, mas não acho que isso deveria ser considerado normal em um desktop onde a cota de energia é praticamente "ilimitada". Entendo que isso é algo até interessante em notebooks pra economizar bateria, evitar problemas de aquecimento, etc.. Eu mesmo nunca precisei fazer isso pro meu PC funcionar corretamente, então achei estranho.

• Curtir 1
Postado
Em 18/10/2024 às 12:29, GuilhermeGB disse:

@Batata Defumada pode até funcionar, mas não acho que isso deveria ser considerado normal em um desktop onde a cota de energia é praticamente "ilimitada". Entendo que isso é algo até interessante em notebooks pra economizar bateria, evitar problemas de aquecimento, etc.. Eu mesmo nunca precisei fazer isso pro meu PC funcionar corretamente, então achei estranho.

Problema continua, muita instabilidade 😓
mas obrigado a todos que tentaram ajudar

Postado

@Gleidson_ECV então fonte e placa-mãe continuam como suspeitas, precisaria fazer mais testes para confirmar. Faça alguns testes de estresse no CPU e tente observar se ele vai perder desempenho com o tempo. O mesmo pode ser feito com a GPU. Se conhecer alguém que possa te emprestar uma fonte boa pra testar no PC também, já ajuda a tirar a dúvida.

Postado
Em 21/10/2024 às 16:23, GuilhermeGB disse:

@Gleidson_ECV então fonte e placa-mãe continuam como suspeitas, precisaria fazer mais testes para confirmar. Faça alguns testes de estresse no CPU e tente observar se ele vai perder desempenho com o tempo. O mesmo pode ser feito com a GPU. Se conhecer alguém que possa te emprestar uma fonte boa pra testar no PC também, já ajuda a tirar a dúvida.

Mano, olha isso: https://files.fm/f/27su2x2sev

quando coloco a mira a apresentando problemas que a energia da gpu da...
a energia do cpu fica normal...

gravei em outro jogo também: https://files.fm/f/ppp6swj7xu

@GuilhermeGB @Batata Defumada e ai manos consegue ter uma ideia de como posso arrumar isso?
será que é a placa-mãe? minha fonte é a Corsair CX600 será que é ela? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!