Ir ao conteúdo

Tá valendo a pena realmente atualizar do windows 10 para o 11?

Ir à solução Resolvido por PlayerUzU,

Posts recomendados

Postado

Tenho um Ryzen 5 5500, uma RTX 2060 6gb e 16 ram e meu Windows é o 10, quero saber se vale a pena eu atualizar para o 11, se vou perder desempenho nos jogos ou até mesmo no pc em si. (Minha placa-mãe é a A320M HD)

• Solução
Postado

@Bruno Cost4 Esse windows 11 está uma confusão absurda, um dia falam que está perfeito, daqui a pouco falam que CPUs AMD sofrem perda de desempenho neles.

Eu pessoalmente só irei mudar para o windows 11 no último dia de suporte do 10 (14 de outubro de 2025), não só pelos diversos problemas que vejo por aí mas também porque odiei o visual dele.

Se não vê necessidade de mudar agora, fique com o 10 mesmo.

• Curtir 1
Postado

Olá @Bruno Cost4

Em casa tenho um laptop Lenovo com Ryzen 5 5500U e um PC com i7 7700 + RTX 3050 c/ Win 11 e 10 respectivamente. Já testei esse PC com Win 11 (modificado pois meu PC não é compatível) e 10 e sinceramente não notei diferença alguma.
Já no trabalho o parque informático tem vários PC e laptop com Win 10 e 11. Os que são compatíveis com o 11 e os mais antigos com o 10. É um processo em andamento e em até 1 ano, devemos todos estarmos com o Win 11. Na empresa em que trabalho são 30 máquinas. Já nos clientes que fazemos a gestão do TI, totalizados devem ser 250 PC aproximadamente. O mesmo ocorre aqui, uns 20% dessas máquinas estão com o Win 10 e logo serão substituídas.

Com base na descrição acima, a experiência que temos e o feedback dos usuários é que: É a mesma coisa.

Um detalhe é que o Win 11 consome um pouco mais de RAM (2 GB a mais e só)

Nosso sistema nos dá um relatório de todos os chamados abertos pelos usuários p/ a equipe de TI dar suporte (Marca, modelo, SO, versões instaladas, deptos, etc. Não há diferença nos problemas em relação ao 10 e 11. Note que não estou dizendo que o 11 não dá problema. Estou dizendo que o 11 não dá mais ou menos problemas que o 10! Nas estatísticas onde averiguamos as causas e soluções de problemas do mês, semestre, anuais, etc. As linhas no gráfico entre o 10 e 11, são praticamente idênticas, a diferença é irrisória, tendo pequenas alternâncias entre eles.

Importante salientar que estou falando de um ambiente c/ hardware corporativo, onde 100% das máquinas são Dell, HP ou Lenovo. E não os modelos de entrada, estou falando dos HP Probook, Elitebook, Dell Latitude, Optiplex, Precison ou Lenovo Thinkpad e por aí vai. É desse nível de hardware que estou falando e isso faz toda a diferença seja qual sistema operacional for, fica incrivelmente estável. Essas máquinas simplesmente não dão defeito facilmente.
Além do hardware, o software também é controlado, todos os usuários são restritos e não conseguem instalar/desinstalar ou modificar nada nem configurações sem autorização do TI.

Sei que todo esse textão que pus não vai ajudar muito em ambiente caseiro, onde o PC tem um uso misto Trabalho/Lazer ou simplesmente 100% lazer, caso dos PC gamer que em geral, são verdadeiros Frankenstein montados com partes de qualidade muito duvidosa ou até mesmo falsas. Aí fica difícil esperar que o Win 11 ou 10 fique estável rodando nisso. É claro que existem bons PC gamer, mas terão o seu preço.

Eu chuto que muito da percepção que estão tendo do Windows 11 não vem de experiências pessoais e sim de yotubers que espelham isso em nome de click e likes. É o base do conteúdos deles, fazer vídeos problematizando. E o alvo da vez é o Windows 11. Adoram falar em mais um bug no windows causa tela azul. O interessante é que nunca demonstram nada, apenas falam sem citar fontes, dados nem nada. Ou seja, não são técnicos, são yotubers de opinião sem fundamento.

Particularmente a única coisa que acho legal no Win 11, são as guias no Windows Explorer, isso me faz muita falta no 10. Respondendo a pergunta, o Win 11 não oferece vantagens em relação ao 10, vai usar um pouco mais de RAM, e dependendo que como usa o PC, pode ficar um pouco mais lento que o 10. De resto é igual. Vamos ver o que vai acontecer quando o co pilot chegar e como isso vai funcionar.

Espero ter ajudado, ao menos um pouco, sei que o perfil descrito acima não se encaixa pra o uso em casa, mas é uma boa base que pode ajudar numa tomada de decisão.

Vou me contradizer um pouco agora, mas não posso divulgar os dados que me faz ter essa conclusão sobre o win 10 e 11, pois são dados confidenciais protegidos pela LGPD, então só me resta relatar minha experiência c/ o Win 10 e 11 no cenário já explicado.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Bom dia a todos.

Em minha experiência pessoal com testes em cerca de 60 dispositivos até o momento, sendo 30 computadores de mesa e 25 notebooks no trabalho e mais uns 5 dispositivos em casa, tive a oportunidade de testar diferenças de desempenho entre os dois sistemas em umas 5 gerações de processadores Intel, e duas gerações de Ryzen.

O que posso dizer inicialmente, de maneira resumida, é que o Windows 10 é bem menos poluído do que o 11.

Isso se tratando de recursos inúteis, que são colocados pela Microsoft ao longo da vida útil dos sistemas, e que vêm com as atualizações (exemplo: integrações com IA, mudanças no gerenciamento dos drivers, aplicativos Microsoft redundantes, e outros).

Diferentes gerações de processadores e hardware são outro aspecto a se considerar.

Em processadores da 3ª, 5ª, 7ª, 8ª, 10ª e 11ª Geração Intel, o Windows 10 é muito mais fluído e responsivo do que o Windows 11, além de dar bem menos problemas de compatibilidade com drivers e outros componentes do sistema (testei o Windows 11 por cerca de dois anos desde o lançamento dele).

Em Intel de 12ª geração, a performance dos dois sistemas é essencialmente a mesma. E nos Ryzen, de série 3000 e 5000, o Windows 10 ainda ganha. Em alguns desses casos, tomei a liberdade de testar até alguns jogos, como forma de estressar os sistemas (não contem pro meu ex-chefe). Em quase todos os testes, com jogos de 2018 para trás, o Windows 11 se saiu bem em poucos deles. Em cerca de metade dos testes, os dois ficaram praticamente empatados, mas em uma quantidade considerável de casos, o Windows 10 ganhou por diferença expressiva.

Por fim, as informações acerca do amadurecimento do Windows 11 pelos principais vetores de notícias especializados são mesmo contraditórias entre si, mas, recentemente, a questão ganhou um pouco mais de atenção com o lançamento dos Ryzen 9000, cuja diferença de performance da geração anterior ficou tão inexpressiva que a AMD usou os patches de atualização do Windows 11 como promessa de ganhos maiores, o que fez com que os principais canais testassem isso com afinco, quando a versão 24H2 saiu.

Resultado: os ganhos existem, mas não são tão grandes quanto o esperado, e a popularidade do Windows 11 segue em queda.

Por todo o exposto, eu recomendo o uso da versão IoT LTSC Enterprise do Windows 10, cujo suporte oficial vai até 2032. Até lá, creio que a Microsoft terá o tempo necessário para otimizar o Windows 11 em um nível aceitável, coisa que eles fizeram em bem menos tempo nas versões passadas do sistema.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...