Ir ao conteúdo

Qual Distro Linux é melhor para jogos?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Galera, eu cheguei a usar o Linux por um bom tempo(2 anos com o fedora já me de um bom conhecimento sobre o sistema)e não tive problemas. atendia muito bem o que eu queria, mas só quando comecei a jogar mais, que vi que não era muito "apropriado" em jogos comparado ao Windows, então migrei para lá.

Pretendo voltar pro Linux até o fim do suporte do Windows 10 e queria a indicação da distro com melhor desempenho para jogos atualmente(estou ciente que Linux não é exclusivamente para jogar, mas é ideal para meu uso diário. Jogos serão só de vez em quando). desde já, agradeço 🤝

• Coordenador
  • Solução
Postado

@udanznh Qualquer distro atual e com bom suporte será boa escolha. A diferença de desempenho tende a não ser grande (ou seja, escolha por preferência pessoal). Contudo, distros que atualizam mais rapidamente podem disponibilizar melhorias e novos recursos por meio de updates de kernel e do MESA, dentre outros.

Para jogar no Linux, prefira sempre placas de vídeo AMD.

• Curtir 4
  • Amei 1
Postado

Olha, pra ser honesto, qualquer distro funciona bem se você tiver um bom processador. Se for um pouco mais fraco, é melhor dar preferência a interfaces gráficas mais leves.

Meu computador por exemplo, tem um Ryzen 3 2200G, não é o processador mais forte do mundo mas funciona. Quando eu usava Arch, de primeira eu usava com o XFCe, não era o sistema mais bonito do mundo mas era bem leve, rodava tudo o que eu queria perfeitamente, Battlefield 4 por exemplo, rodava acima dos 60 FPS de maneira estável. No entanto, depois que troquei pro GNOME, o Battlefield 4 já não rodava de maneira estável, em certos mapas, como Golfo de Omã, por exemplo, o jogo já sofria um pouco pra manter 50 FPS, com processadores mais fortes, no entanto, uma diferença não deve ser visível.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

Aproveitando o assunto da discussão: quais ajustes essenciais podem/devem ser feitos primeiros, na preparação de um Linux para jogos.

Considere, por exemplo, um cenário de instalação recente de Zorion OS (baseado em Ubuntu). Quais arquivos, ferramentas, programas ou camadas de compatibilidade devem ser instaladas para torná-lo compatível com jogos?

6 horas atrás, udanznh disse:

Pretendo voltar pro Linux até o fim do suporte do Windows 10 e queria a indicação da distro com melhor desempenho para jogos atualmente(estou ciente que Linux não é exclusivamente para jogar, mas é ideal para meu uso diário. Jogos serão só de vez em quando). desde já, agradeço 🤝

Ah, e deixando minha contribuição com a pergunta inicial: se quiser, você pode estender o suporte do Windows 10 até 2032, pela instalação da versão IOT LTSC Enterprise 2021, cujo suporte está programado para acabar em 13 de Janeiro de 2032.

Fonte: https://learn.microsoft.com/pt-br/lifecycle/products/windows-10-iot-enterprise-ltsc-2021

• Obrigado 1
  • Coordenador
Postado
13 minutos atrás, Gabriel U disse:

Considere, por exemplo, um cenário de instalação recente de Zorion OS (baseado em Ubuntu). Quais arquivos, ferramentas, programas ou camadas de compatibilidade devem ser instaladas para torná-lo compatível com jogos?

Nenhum. Você abre a loja de aplicativos, pesquisa pela Steam, instala (a versão .deb ou Flatpak). Aí basta selecionar, nas configurações do Steam, para usar o Steam Play em todos os jogos. 😉

Para a Epic, existe o Heroic Launcher (mesma coisa, basta instalar via loja de aplicativos e jogar). Para outras lojas e fontes diversas, você pode usar o Lutris.

Não existe dificuldade em preparar uma distro Linux amigável e moderna para jogos. Nem drivers de vídeo você precisa instalar ou atualizar (os da AMD e Intel já estão no kernel e o da Nvidia é instalado automaticamente). As coisas simplesmente funcionam (exceto por determinados jogos com anti-cheats invasivos a nível de kernel).

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, KairanD disse:

Nenhum. Você abre a loja de aplicativos, pesquisa pela Steam, instala (a versão .deb ou Flatpak). Aí basta selecionar, nas configurações do Steam, para usar o Steam Play em todos os jogos. 😉

Para a Epic, existe o Heroic Launcher (mesma coisa, basta instalar via loja de aplicativos e jogar). Para outras lojas e fontes diversas, você pode usar o Lutris.

Não existe dificuldade em preparar uma distro moderna para jogos. As coisas simplesmente funcionam (exceto por determinados jogos com anti-cheats invasivos a nível de kernel).

Sério? Então, camadas de compatibilidade como DXVK ou VKD3D (como exemplos das poucas que já ouvi falar) não são necessárias?

• Coordenador
Postado

@Gabriel U São. Mas elas já estão incluídas nos próprios aplicativos ao fazer o download pela loja de aplicativos (ainda mais se optar pelo formato Flatpak, que inclui todas as dependências que precisa para funcionar e as atualiza de forma independente do resto do sistema). Você nem percebe que estão lá, as coisas simplesmente funcionam mesmo.

Não é necessário ficar instalando ou configurando WINE na raiz do sistema. Isso inclusive nem é recomendável.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, KairanD disse:

@Gabriel U São. Mas elas já estão incluídas nos próprios aplicativos ao fazer o download pela loja de aplicativos (ainda mais se optar pelo formato Flatpak, que inclui todas as dependências que precisa para funcionar e as atualiza de forma independente do resto do sistema). Você nem percebe que estão lá, as coisas simplesmente funcionam mesmo.

Não é necessário ficar instalando ou configurando WINE na raiz do sistema. Isso inclusive nem é recomendável.

Legal demais. Eu não sabia que o Linux já estava nesse nível de praticidade para lidar com games atualmente. Valeu por me atualizar...

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Gabriel U Eu fiquei mais de quatro anos e meio usando apenas Linux, tanto para trabalhar quanto para jogar. Acompanhei de perto a evolução. É bem recente, mas foi muito acentuada. Hoje o Linux é extremamente competente para jogos, rodando a esmagadora maioria dos jogos de Windows e com desempenho semelhante. É bem melhor (e mais usado) que o MacOS para esse fim. Prova disso é o enorme sucesso do Steam Deck. Mesmo em outros portáteis o Linux funciona bem:

O problema é que jogos que utilizam anti-cheats a nível de kernel tendem a não funcionar por conta da camada de compatibilidade. Isso também já melhorou bastante, pois anti-cheats famosos como EAC e BattlEye já têm compatibilidade, mas ainda há um longo caminho para que outros funcionem. Além disso, é necessário que a desenvolvedora de cada jogo habilite a opção de permitir máquinas Linux nos anti-cheats já compatíveis (e nem todas fazem isso).

Migrei para o Windows 11 recentemente. Eu queria conhecê-lo a fundo (pois fiquei muito tempo longe do Windows) e também jogar dois jogos que gosto bastante e que têm problemas no Linux: o Battlefield 1 (que recebeu o malware da EA no dia 22/10, tornando-o incompatível com o Linux) e o Rocksmith 2014 Remastered (que têm problemas de input lag ao plugar a guitarra com o cabo, além de dificultar a instalação de DLCs custom). Além disso, também ganhei alguma liberdade para usar determinados programas. Mas a ideia é retornar para o Linux no futuro (e até lá talvez esses jogos que mencionei já estejam funcionando bem).

É excelente que o Linux esteja cada dia melhor para jogos, pois isso fornece opções além do Windows. Para quem ainda não testou, vale a pena experimentar o Linux, mesmo que eventualmente prefira continuar no Windows. 🙂

A distro que mais recomendo para novatos, tanto para uso geral quanto jogos, é justamente o ZorinOS. É muito fácil de instalar e usar, além de ter uma interface belíssima.

• Curtir 2
Postado
17 horas atrás, Pepse disse:

Olha, pra ser honesto, qualquer distro funciona bem se você tiver um bom processador. Se for um pouco mais fraco, é melhor dar preferência a interfaces gráficas mais leves.

Meu computador por exemplo, tem um Ryzen 3 2200G, não é o processador mais forte do mundo mas funciona. Quando eu usava Arch, de primeira eu usava com o XFCe, não era o sistema mais bonito do mundo mas era bem leve, rodava tudo o que eu queria perfeitamente, Battlefield 4 por exemplo, rodava acima dos 60 FPS de maneira estável. No entanto, depois que troquei pro GNOME, o Battlefield 4 já não rodava de maneira estável, em certos mapas, como Golfo de Omã, por exemplo, o jogo já sofria um pouco pra manter 50 FPS, com processadores mais fortes, no entanto, uma diferença não deve ser visível.

Creio que o grande problema do Linux é a maioria das empresas não produzirem jogos com suporte para tal, elas focam bem mais no windows, se não fosse isso, o Linux seria bem mais usado pela comunidade gamer.

Eu estou pensando em voltar a usar o fedora já que sou bem familiarizado, mas também pensei no mint por ser uma Distro que sempre quis testar. Obrigado pela ajuda😃

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...