Ir ao conteúdo

Adaptador WIFI aumenta o limite de conexão do notebook?

Ir à solução Resolvido por Linio Alan,

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho um notebook cujo limite de conexão é 100Mbps. A velocidade da minha internet é de 400Mbps. Se eu comprar um adaptador WIFI para o meu notebook, a velocidade de conexão dele chegará a 400Mbps?

• Membro VIP
Postado

@Katia

Você saberia informar qual modelo exatamente é a placa de rede ou placa-mãe? Talvez o problema nem seja limitação dela e sim do cabo de rede ou da porta Ethernet do outro lado ( roteador ou modem).

Se você conseguir reúna essas outras informações e informe no seu tópico:

• Modelo placa rede ou placa-mãe atuais;
  • O exato descritivo do seu cabo de rede;
  • O modelo e descrição do seus dispositivos de rede: seu roteador, equipamento da operadora (modem e/ou ONU) etc...

Isso vai inclusive ajudar os demais usuários do fórum poderem te recomendar melhores placas caso a sua seja realmente limitada.

Postado

@Linio Alan Bom dia, eu já verifiquei e essa é a limitação da placa sim, mas eu não tenho intenção de trocar, só queria entender como funciona um adaptador WIFI mesmo. Obrigada.

Postado

@Katia

O limite de velocidade de conexão não é do notebook, mas sim do chip de rede que ele use

E a conexão dele não é com a internet mas  só com a rede local.

Imagino que ele não tenha placa de rede wifi já que fala em usar um adaptador.

Conexões via cabo são feitas a 10, 100 ou 1000 mbps.

Conexões via wifi usam uma infinidade de velocidades, podendo passar até de 400 mbps. Repito: conexão de rede local. nada tem a ver com a internet. A conexão vai só até a antena do outro lado, provavelmente a antena wifi do seu roteador.

Ao usar um adaptador USB seu nível de sucesso vai depender muito do tipo de porta USB que tenha no micro. Se for USB 2 não vai longe e pode nem valer a pena. Se for USB 3 pode ser bom negócio e conectar fácil a 433 mbps por exemplo, a 5Ghz. Isso porque o limite de velocidade do barramento USB 2.0 é de 480mbps...

Em resumo, se seu micro não tem USB 3 não acho que vai valer a pena usar isso.

Por outro lado entenda que esses 400 mbps são para todos os dispositivos na sua rede, e 100 mbps podem ser mais que suficientes para usar em seu notebook. Ele pode nem conseguir consumir 100mbps de dados reais vindo da internet se for um modelo antigo e com discos comuns não SSD.

E um filme em 4K usa no máximo uns 25mbps, um filme em FHD uns 6, uma videoconferência uns 0,1 mbps em resolução comum, perto de 0,5 em FHD. Uma chamada de voz uns 0,05 mbps.

Postado

@arfneto O notebook tem placa de rede WIFI mas eu queria entender se o adaptador WIFI seria capaz de aumentar a velocidade de conexão dele.

Ele tem porta USB 3.0.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Katia

Entendo, bom então a resposta seria sim e depende: sim funcionaria para conectar seu PC à sua rede wireless e consequentemente à internet, e o depende é que a velocidade máxima alcançada pelo novo adaptador wireless precisa ser compatível com WiFi-5. No WiFi-4 teóricamente alcança máximos 600 Mb/s mas somente se o atual roteador também tiver a frequência de 5Ghz o que não é tão comum de ocorrer, daí por isso foi perguntado sobre qual o seu equipamento de rede para que as indicações sejam mais assertivas em qual placa recomendar.

• Curtir 2
Postado

@Katia USB 3 pode ir a 5.000mbps então pode ir provavelmente a velocidades maiores que com a placa de wifi do notebook. Deve ver no sistema a velocidade que consegue com o chip de wifi que usa hoje

image.png.d383d0e330513872d8acbd2491129745.png

Aqui vê como o Windows reporta a velocidade de conexão. Precisa saber isso para saber se vale a pena investir.

E pode ser que nem precise de maior velocidade, como eu disse antes.

A conexão depende claro do que tem de cada lado da conexão e do meio de conexão. Do lado de seu notebook um adaptador wifi moderno com wifi6 pode ir fácil a 600mbps num ambiente pequeno. Do lado do AP procure algo similar, com wifi6 e 5 ou 6ghz.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!