Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

placa-mãe aus prime a320M-k/br
SSD 240gb
fonte nidus de 500
16,0 GB RAM
Placa de Vídeo GTX 1660 Super Twin Fan Zotac Gaming NVIDIA GeForce, 6 GB GDDR6 
Processador AMD Ryzen 5 5500, 3.6GHz (4.2GHz Max Turbo), Cache 19MB, AM4, Sem Vídeo

Da pra colocar um Ryzen 7 aqui, e tem uma melhora nos fps, no desempenho? faço stream

Postado

O que você precisa é de uma placa de Vídeo nova, o r5 5500 segura facilmente uma 4060 ou até mesmo a rx 6750, caso opte pela 6750 eu trocaria a fonte por segurança, colocaria uma de 650w

Quanto ao r7, tem que olhar nas especificações da placa-mãe, não são todas as a320 que são compatíveis com processador com alto consumo, mas mesmo assim o ganho em fps seria muito pouco

O ideal seria pegar a melhor placa de Vídeo possível para no próximo upgrade após este, trocar toda a plataforma

Aproveitando a placa de Vídeo para a próxima 

• Curtir 1
  • Batata Defumada alterou o título para PC com Ryzen 5 5500 e GTX 1660 Super, qual upgrade fazer?
  • Pedroou alterou o título para PC com Ryzen 5 5500 e GeForce GTX 1660 Super, qual upgrade fazer?
Postado

@Batata Defumada twitch, mas gostaria de fazer simultaneamente no youtube, eu tentei fazer e não deu certo. Faço live de jogos e pretendo fazer de outras coisa também, no momento so to fazendo de minecraft, valorant, cs, ate apex, mas gostaria de jogar jogos como COD warzone e outros de historia tipo God of war . Eu gostaria de gastar o menos possível, tipos uns 5k, caso não seja o suficiente vou guardando mais grana. É que eu quero ter certeza que esse investimento vai ser bom, diferente do atual.

@Thiago Atanazio então pra ter mais fps eu preciso pegar uma placa de Vídeo melhor como as que voce falou e trocar a fonte?

• Moderador
Postado
1 hora atrás, JJ72 disse:

Eu gostaria de gastar o menos possível, tipos uns 5k, caso não seja o suficiente vou guardando mais grana. É que eu quero ter certeza que esse investimento vai ser bom, diferente do atual.

Entendi. Olha, você pode também primeiro fazer upgrade da GPU e fonte e depois se preocupar com o resto.

Quando o usuário tem PC AM4 que nem você nós geralmente recomendamos fazer upgrade para um Ryzen 7 5700X3D. Mas essa placa-mãe é muito básica, o VRM dela esquentou muito mesmo com um Ryzen 2600 nos testes do Peperaio. Eu não sei se mesmo comprando um dissipador pro VRM dela iria ajudar muito. Talvez seja mais negócio juntar uma grana e no futuro investir numa troca de plataforma para AM5.

Agora com 5K você pode pegar uma RTX 4070 Super, como por exemplo essa ASUS Dual que está numa promoção bacana e uma fonte de alta qualidade como a Corsair RM750x. As 4070 Super vêm com o novo conector 12VHPWR, se você quiser uma fonte que venha com esse novo conector, para não precisar utilizar adaptadores, pode estar optando pela SuperFrame SF-G850M, mas ela não tem o mesmo nível de qualidade da Corsair que eu citei, a única vantagem dela é vir com esse conector novo, mas não tem problema nenhum pegar a Corsair e utilizar o adaptador que vem com a 4070 Super.

3 horas atrás, JJ72 disse:

SSD 240gb

É um SSD Sata ou M.2? Também seria legal adicionar outro nesse máquina, o Kingston NV3 é um bom custo-benefício, de preferência o de 1TB.

3 horas atrás, JJ72 disse:

16,0 GB RAM

São dois pentes de 8GB?

Postado

estou desatualizado quanto a todos os recursos da geração 7000 de placas de Vídeo da amd, mas geralmente a NVIDIA streama melhor

a troca da placa de Vídeo vai dar um bom ganho de fps na tua configuração, a 1660 ja esta bem defasada para o resto da configuração

• Moderador
Postado

@JJ72 Então depois adicione um M.2 NVMe aí, como por exemplo o que eu citei, eu acho uma boa.

Em relação à memória, o ideal é ter dual channel, ou seja 2 pentes de 8GB é melhor que apenas um de 16GB, isso pode prejudicar a performance. Você poderia adicionar um outro pente de 16GB, de preferência do exato mesmo modelo.

Postado

@Batata Defumada Certo. Só pra mim não me perder

Corsair RM750x

RTX 4070 Super
Kingston NV3 1TB
E mais um pente de 16GB de ram

trocar apenas isso na config que eu ja tenho? ou estaria montando do zero. Eu sou muito leigo kk

• Moderador
Postado

@JJ72 Isso, dá pra trocar só isso por enquanto, porque aí já bate os 5K do seu orçamento (GPU e fonte). O SSD e memória não sei você consegue ao mesmo tempo também...

Aí você usaria essas peças novas no seu PC enquanto não puder melhorar o resto, entende?

• 3 semanas depois...
Postado

@Batata Defumada  Então, ainda não comprei as peças, to esperando o pagamento de fim de ano, mas no total sao 10k.

Configs atuais: placa-mãe aus prime a320M-k/br
SSD sata 240gb
fonte nidus de 500
16,0 GB RAM 1 pente
Processador AMD Ryzen 5 5500, 3.6GHz (4.2GHz Max Turbo), Cache 19MB, AM4, Sem Vídeo

Tenho 3 coolers simples

Configs que voce recomendou:

Corsair RM750x

RTX 4070 Super
Kingston NV3 1TB
E mais um pente de 16GB de ram

O que com mais 5k daria pra colcoar alem do que voce mandou, pra substituir o que eu ja tenho

• Moderador
Postado

@JJ72 Então temos uma pequena mudança de planos, eu não esperava que você fosse ter tanto dinheiro pro restante. Nesse caso não vale a pena pegar outro pente de RAM DDR4, temos é que abandonar essa plataforma completamente, eu recomendo ir pra AM5, cujas memórias vão ser DDR5.

O Ryzen 5 7600 é uma boa entrada nessa plataforma nova, ele tem bastante performance em jogos e não custa tão caro, o ideal seria encontrar ele custando R$1.300,00 ou até menos se der sorte. Depois dele temos o Ryzen 7 7700 que eu diria que é uma boa escolha se você encontrar por uns R$1.800,00, mais ou menos. Na casa dos R$2.000,00 eu já acho que poderia valer a pena tentar encontrar um bom preço pelo Ryzen 7 7800X3D, que seria o ideal pra jogos.

Placa-mãe eu recomendo a ASUS TUF B650M Plus, aqui um anúncio dela na versão com Wi-Fi: link. Está atualmente custando R$1.550,00, acho salgado esse preço, mas você vai estar pegando uma placa de alta qualidade e confiabilidade. Em orçamentos mais apertados até mesmo a ASUS TUF A620M Plus seria uma possibilidade. Alternativamente também dá pra escolher uma B650M mais barata como a ASRock B650M PG Riptide, por exemplo, que não é difícil encontrar em torno dos R$1.100,00.

Memórias você vai querer 32GB, dois pentes de 16GB, DDR5, de preferência de 6000mhz e CL30 e com AMD Expo, essa combinação às vezes é chata de encontrar, e pode ser que o preço não ajude, caso necessário pode optar por memórias com frequências um pouco menores.

Em relação ao SSD, eu mantenho essa recomendação (Kingston NV3), mas com a ressalva que caso você encontre modelos como Kingston Fury Renegade e ou Kingston KC3000 por preços próximos, eles são uma escolha melhor.

Caso necessário gabinete eu recomendo o Montech Air 903 Max.

A GPU que eu havia linkado acredito que está indisponível no momento, mas ainda acho que a 4070 Super seja uma boa escolha, dê preferência a modelos da ASUS e GALAX, evite Gigabyte a todo custo. Caso encontre outro modelo com um preço interessante é bom pesquisar por testes e reviews. Lembrando que ano que vem serão lançadas algumas GPU RTX 5000, só para você ficar ciente, caso queira esperar pra comprar uma e ter a geração mais atual.

2 horas atrás, JJ72 disse:

Então, ainda não comprei as peças, to esperando o pagamento de fim de ano,

Eu dei uma pequena adiantada no que estou pensando pra configuração, mas já que você só vai comprar no final do ano pode ser que algumas coisas mudem, ou quase tudo, nunca se sabe. Por isso eu recomendo que quando você de fato for realizar a compra você volte aqui, pode inclusive criar outro tópico se desejar ou comentar aqui mesmo neste.

• 3 semanas depois...
Postado

eu fiz minhas contas aqui e vão sobrar 3k, e como vou montar do zero com suas dicas, pensei em subir minhas configs antigas pra dar para o meu irmão, ele quer fazer umas lives de valorant. Ele ja tem um monitor 240hz. Daria pra colocar alguma peça em torno de 3k pra ter um fps bom pra esse monitor e fazer live?:

SSD sata 240gb
fonte nidus de 500
16,0 GB RAM 1 pente

Tenho 3 coolers simples

Postado
Em 29/11/2024 às 10:14, JJ72 disse:

eu fiz minhas contas aqui e vão sobrar 3k, e como vou montar do zero com suas dicas, pensei em subir minhas configs antigas pra dar para o meu irmão, ele quer fazer umas lives de valorant. Ele ja tem um monitor 240hz. Daria pra colocar alguma peça em torno de 3k pra ter um fps bom pra esse monitor e fazer live?:

SSD sata 240gb
fonte nidus de 500
16,0 GB RAM 1 pente

Tenho 3 coolers simples

@Batata Defumada

• Moderador
Postado

@JJ72 A RTX 4060 não pode custar mais que R$1.800,00, acima disso é roubo. A 3060 tem que custar ainda menos.

Se você pode gastar 3K então pegue uma GPU melhor, pelo menos uma RTX 4060 Ti ou RX 6750XT, quem sabe até uma RX 7700XT. Lembre-se de não pegar placas de vídeo da Gigabyte.

Você disse que era pra live, certo? Se for na Twitch é ideal que seja uma GPU da NVIDIA. Se for fazer live no YouTube a série 7000 da AMD pode ser uma boa opção também devido ao suporte ao AV1, a RX 7600XT por exemplo em promoções adequadas pode chegar a custar R$2.000,00.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...