Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações a todos, conheço o fórum faz muitos anos e hoje criei uma conta para meu primeiro tópico. Tenho alguns mini system que utilizam fonte linear e penso em colocar alguma proteção na tomada deles para evitar queima, pensando em filtragem e proteção contra surto (dps) um filtro de linha clamper 5 me atenderia, porém sinto necessidade de ter também proteção de sobretensão e subtensão por conta da fonte não ser estabilizada e por padrão vejo que alguns são 120v na entrada e a tomada da parede é 127v, sei que há uma tolerância de trabalho, mas a tomada também tem uma tolerância podendo chegar a quase 140v e esse é um dos motivos de preocupação, o filtro da Clamper não tem esse tipo de proteção, lembro de ter visto um tópico aqui citando um modelo descontinuado SMS clean energy que dispõe desse recurso, estou com dificuldade de encontar algum parecido no mercado que tenha um custo-benefício interessante. Vi um tal de Power pocket da upsai que achei meio salgado, encontrei um tal de ProteRaio super que parece funcionar pro que quero, será que presta? Tenho um estabilizador parado, está sem uso pois meu Pc e demais equipamentos usam fontes estabilizadas e dispensam o uso dele pois pode até atrapalhar, pensei em utilizar ele nos mini system por já ter proteção de subtensão e sobretensão, além de 'estabilizar" a tensão, o chaveamento do estabilizador pode prejudicar uma fonte linear? Pode ser até algumas recomendação de um adaptador ou extensão que proteja apenas da subtensão e sobretensão, a função de dps posso complementar com um clamper pocket por exemplo, ou ligar junto com o filtro de linha do computador. Sobre questão de dimensionamento do consumo consigo fazer os cálculos de boa.

Postado

@CARLOSDANIEL008 Aparelhos com fonte linear são bem menos sensíveis a surtos do que fontes chaveadas, pois não expõem os semicondutores e capacitores direto a rede elétrica, o próprio transformador com núcleo de ferro meio que é "lento" pra responder a variações rápidas de tensões como surtos, e por experiência própria, um aparelho com fonte linear de baixa potência e regulador linear consegue sobreviver ate mesmo a uma ligação acidental por alguns minutos no 220V com a chave no 127V, tenta fazer isso com uma fonte chaveada de PC e você vê a fumaça sair na hora! o filtro de linha normal já é proteção o suficiente.

Sub tensão não costuma ser um problema, no máximo o aparelho desliga e só, e no caso de amplificadores pode aumentar a distorção no som se o volume estiver muito alto, mas não causa danos, estabilizador é desnecessário e no-break simples com onda quadrada é um veneno capaz de causar ruídos no som.

• Membro VIP
Postado

@CARLOSDANIEL008 Bom dia, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

Aparelhos com fonte linear não sofrem de subtensão, no máximo a tensão pode cair a ponto do aparelho não funcionar. O problema maior é sobretensão. mas normalmente esses aparelhos usam reguladores para corrigir isso, então a tensão da fonte é maior que a usada pelo aparelho, e reduzida através de reguladores que funcionam numa faixa ainda maior. Como normalmente os reguladores funcionam com tensão de entrada de até 78V, só em caso de surto que isso vai ser um problema sério (normalmente queimando o regulador e/ou componentes da fonte). Aí pra isso um DPS deve ajudar.
O Clamper Energia 5 é um DPS classe III, ele não é 100% eficaz contra qualquer tipo de surto, ele serve mais como um complemento de DPS classe II que deve ser instalado no quadro de disjuntores da sua casa. Esse sim protege contra surtos maiores vindos da rede elétrica.

• Ferox Graxaim alterou o título para Recomendação de proteção contra sobretensão e subtensão
  • 2 semanas depois...
Postado

@F4b10 @Ferox Graxaim A preocupação seria até maior com a questão da sobretensão mesmo, a ideia é evitar tensões de 140v em um mini system de 120v com intenção de preservar a vida útil dele, na minha cidade raramente alguém aceita consertar esse tipo de aparelho e alguns modelos estão raros de encontrar em boa condição, no computador uso um filtro de linha desses da Clamper de 5 tomadas, e inclusive vou comprar um pocket pro roteador e um dps RJ45 pro cabo de rede. Sobre o estabilizador será que ele pode ser prejudicial pra uma fonte linear? No momento estou usando ele, mas se não for o ideal posso comprar um ProteRaio Super, além de dps e temporizador de 30 segundos após retornar uma falta de energia, ele tem as proteções de subtensão e sobretensão, porém não tenta "estabilizar" a saída igual um estabilizador faz. Agradeço aos colegas pela ajuda, o estabilizador diz ter proteção contra surtos mas não sei se é eficiente, li na ficha técnica da ForceLine. No estabilizador estão apenas dois mini system e em volume alto uso um de cada vez pra n exceder os 300va de capacidade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...