Ir ao conteúdo

SSD Sata antigo e saúde baixa.

Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

Postado

Bom dia club, estou com uma dúvida, tenho um SSD Sata de 120gb desde que começou a se popularizar, tem muitos anos e recentemente notei que está com apenas 65% de saúde no cristal disk info.

Devo me preocupar e já começar a salvar em outro lugar os dados que permanecem nele?

CristalDisk .

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Tomei a liberdade de reproduzir a tela de seu SSD:

cdh1.jpg.f17813732b082bd2c30a730e57e29ded.jpg

E comparar com um antigão que tenho aqui, da mesma marca:

CDH2.jpg.34958f25d05142b7abfe6e00147b2ec4.jpg

Primeiramente sugiro rodar o aplicativo do fabricante:

https://semiconductor.samsung.com/consumer-storage/support/tools/

No meu caso o diagnóstico não estava disponível mas, no seu caso pode estar e assim poderá ter uma ideia melhor da real situação dele.

cdh3.thumb.jpg.7e74130490270362c3c47c82c2f4a1bd.jpg

Nem sempre a tela do Crystal disk info é a melhor referência.

Se também não conseguir rodar o diagnóstico do fabricante, sugiro rodar algum aplicativo que faça um exame de superfície, como por exemplo o DiskGenius ou o Victoria, se o SSD já estiver com alguns setores danificados, significa que está perto do fim da vida útil dele mas, se não houverem setores danificados e tiver mais setores excelentes do que bons, significa que ainda vai durar bastante antes de dar algum problema.

Quanto aos dados salvos nele, independente da situação boa ou ruim do SSD, sugiro manter sempre uma cópia de segurança porque mesmo SSDs saudáveis estão sujeitos a perda de dados.

Postado

@Pincipi Obrigado pelas dicas, porém como eu já tinha suspeitas, o SSD antigão foi de arrasta.

Hoje pela manhã o PC congelou a tela e ao entrar na BIOS o SSD não constava mais como dispositivo.

Formatei o PC e na hora de escolher a partição a receber o windows novo, também não constava o SSD Sata.

Quase um luto haha, o guerreiro estava comigo a muitos anos.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ainda assim existe uma segunda chance para ele.

O fato de deixar de ser reconhecido pode ser porque a firmware corrompeu ou então seguiu a programação de fábrica da obsolescência programada.

Se estiver disposto a perder muito tempo em pesquisa e diagnóstico, pode ser possível instalar uma nova firmware nele e se as memórias ainda estiverem boas, voltar a funcionar por mais alguns anos.

Se for jogar ele no lixo, tenho interesse em perder o tempo para fazer o diagnóstico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...