Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, venho pedir uma ajuda e orientações sobre o desempenho muito estranho do Pc que montei a poucos dias. 

Estou sem Pc a anos, juntei uma grana pouco a pouco e consegui montar um Pc que até então era um sonho e está virando é um pesadelo. Se alguém tiver uma luz sobre o que pode ser tudo isso eu já agradeceria imensamente.

Noto um desempenho muito a baixo do esperado em questões graficas. Instalei vários jogos e apesar de ótimos FPS, o desempenho gráfico me parece muito insatisfatório , imagens parecem não ter texturas, (superfícies lisas), alguns games muito pixelados, o gráfico em alto/ultra e em baixo existe pouca diferença, fora que parece obrigatório para eu ter um mínimo de decência gráfica usar o tal dlss pois sem ele os gráficos ficam horrorosos de vez. E como se não bastasse o warzone que já estava ruim, agora está c uma iluminação colorida que me parece bug. Já reinstalei drivers, atualizei BIOS, estava com windows 10pro e atualizei pro 11, mexi em todas as configurações possíveis do monitor, do software nvidia e a única coisa que consigo e ficar pior. Kkk segue algumas imagens referente aos problemas citados Screenshot_2024-10-28-19-28-37-340_com_miui.gallery.thumb.jpg.ccefeafc3e9ca6c926c60f150108d48f.jpg

Segue a baixo a configuração do Pc

Ryzen 5 7600

ASUS Tuf Gaming b650m plus

RTX 4060ti 16gb 

Ram 32gb DDR5 6000mhz

NVMe 1tb

Fonte 850w msi 

Me deu muito trabalho montar essa máquina e era um sonho de anos, porém estou prestes a desistir e me desfazer pelo bem da minha saúde mental de tanta dor de cabeça que está me dando com esse problema, se alguém puder me ajudar fico grato.

Screenshot_2024-10-28-19-25-34-608_com.miui.gallery.jpg

Screenshot_2024-10-28-19-22-42-194_com.miui.gallery.jpg

Screenshot_2024-10-28-19-23-02-961_com.miui.gallery.jpg

Postado
26 minutos atrás, RFSouza disse:

RTX 4060ti 16gb 

Essa placa de vídeo suporta no máximo uma resolução em 1440p (2K): 2560 x 1440.

27 minutos atrás, RFSouza disse:

Fonte 850w msi 

Fonte bastante exagerada, essa sua configuração em jogos mal consome 400w.

Postado
4 minutos atrás, RFSouza disse:

Sim, mas estou jogando em Full HD 1080p 

Mude a resolução para 2560 x 1440, provavelmente deve melhorar.

4 minutos atrás, RFSouza disse:

Peguei essa fonte visando futuros updates.

Muito exagerada, uma boa fonte de 650w já estaria de bom tamanho.

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

• Membro VIP
Postado

Olá. Pode ser necessário fazer configurações adicionais de compatibilidade no seu setup para melhorar a performance. Sugiro que tente o seguinte:

1. Verifique o seu Windows Update. Veja se há atualizações pendentes no momento e instale todas, reiniciando o PC quantas vezes for necessário.
2. Verifique a integridade dos arquivos do Windows. Abrindo o CMD como Administrador, execute dois comandos de verificação, quais sejam: "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth". Execute ambos sem aspas, reiniciando o computador quando terminar.

3. Pause as atualizações do Windows Update. Abrindo a tela de configurações de atualização do Windows Update, pelo Menu Iniciar mesmo, selecione um prazo qualquer no campo Pausar Atualizações (quanto maior, melhor). Isso vai evitar que o Windows instale atualizações durante a execução de tarefas exigentes, o que pode afetar o desempenho.

4. Para ter certeza de que seus componentes estão funcionando corretamente, estresse-os. Através do CPU-Z, você pode estressar seu processador por alguns minutos, e verificar como ficam as temperaturas e a estabilidade dele. Através do GPU-Z, ou do Aida64, pode estressar a placa de vídeo e outros componentes do seu PC.

Continuo depois...   

• J.Augusto F alterou o título para Texturas falhando e imagens pixeladas com a GeForce RTX 4060Ti
Postado

@Gabriel U Fiz os testes mencionados, nenhum erro encontrado no Windows. Quanto aos testes de stress creio que TD esteja dentro do normal. CPU em 100% de uso durante os testes não passou de 72° e a placa de vídeo chegou no máximo a 69°. Fiz o teste em ambiente natural sem ar condicionado. 

Postado

@RFSouza As dicas acima não fazem sentido, se isso acontece em FHD vai acontecer em QHD, e essa placa é pra FHD. Uma vez isso aconteceu no meu PC com a RX 6600 no passado mas o problema é que o jogo estava instalado em um SSD SATA de qualidade duvidosa. Você pode tentar outra placa de vídeo. Se ainda puder devolver recomendo que devolva e troque por uma RX 7700 XT que custa o mesmo que essa 4060 Ti de 16gb e tem muito mais performance. A escolha da fonte foi boa visando que se trocar de placa de vídeo no futuro não vai precisar trocar de fonte. O problema talvez possa ter a ver com Frame Generation, você usa?

"consegui montar um Pc que até então era um sonho e está virando é um pesadelo"

Ë assim... Infelizmente, se acostume. Quem monta PC a primeira vez sozinho geralmente passa por isso. Eu passei, o problema do meu era em uma B450M (não dava BIOS).

O problema do seu parece ser relacionado a vídeo mesmo, SSD caso o seu seja de baixa qualidade. Mas posso estar enganado.

Postado

@wyrvwr Então cara, continuo quebrando a cabeça, vi vídeos e Gameplays e ao mexer nos gráficos há naturalmente uma resposta quanto a fps e configurações gráficas (mais qualidade, menos FPS). No meu caso apesar de setar o game todo no máximo/ultra, na maioria deles não há uma significativa mudança visual e o fps continua alto. Ou seja, parece que a placa não entrega qualidade gráfica ou algo a impeça disso. Nunca vi isso na vida kk  (não uso o frame gen, aliás, não faz diferença TB habilitado ou não, FPS sempre estão bons) o SSD é um Kingston NVMe 1.tb

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, RFSouza disse:

@Gabriel U Fiz os testes mencionados, nenhum erro encontrado no Windows. Quanto aos testes de stress creio que TD esteja dentro do normal. CPU em 100% de uso durante os testes não passou de 72° e a placa de vídeo chegou no máximo a 69°. Fiz o teste em ambiente natural sem ar condicionado. 

Maravilha. Continuando, só mais três dicas importantes:

5. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização). Abra o CMD como Administrador, e execute o seguinte comando: "powercfg -h off", pressionando Enter.

6. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Clique em Avançado, acima, e depois no botão Alterar. Desmarque a caixa de seleção acima, e selecione Tamanho personalizado. O Tamanho inicial pode ser definido em 100, 400 ou 800 (mb), e o Tamanho final em até 16384 (metade do tamanho da sua RAM). Confirme as alterações e reinicie o computador.
7. Refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "index" e selecione "Opções de Indexação". Clique no botão Modificar e selecione as seguintes pastas: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários, Windows. Depois de confirmar, clicando em Ok, clique em Avançado, e depois no botão Recriar (vai apagar o arquivo, e recriá-lo do zero). Deixe a indexação trabalhar por cerca de 20 minutos, pelo menos.

Postado

@RFSouza Você comprou essa placa há quanto tempo? Se tiver algum amigo pode emprestar a placa dele também pra ver se o problema some. Se comprou a menos de um mês você pode fazer a devolução e pegar o dinheiro de volta.

• Coordenador
Postado

@RFSouza tenho problema semelhante com uma RX 7900 XT. Já instalei e reinstalei drivers, já instalei Windows do zero 2x e nada resolveu. Pesquisando pela internet, vi que poderia ser problema na rede elétrica, já que meu prédio é antigo e não tem aterramento -- inclusive meu PC ligava sozinho quando eu girava o botão do ventilador. Ainda não cheguei a testar o PC na casa de algum conhecido por pura preguiça, já que nem tenho jogado muito.

Como é a rede elétrica da sua residência? Sugiro testar na casa de alguém, pra eliminar essa possibilidade, que nem sei se faz muito sentido.

Postado

@mick 07 Cara pesquisando aqui TB li algo sobre isso. Estou pensando em levar o Pc em alguma assistência para testar com outra placa de vídeo e TB já teria essa teoria da rede testada. Até agora todos os testes aqui deram na mesma.

• Curtir 1
Postado
Em 28/10/2024 às 19:43, RFSouza disse:

Screenshot_2024-10-28-19-28-37-340_com_miui.gallery.thumb.jpg.ccefeafc3e9ca6c926c60f150108d48f.jpg

Nessa não dá pra ver nada de errado.

Screenshot_2024-10-28-19-25-34-608_com.miui.gallery.jpg

Essa tá normal. Você simplesmente tirou uma foto extremamente de perto, nesse nível já dá pra ver os pixels individualmente. Qualquer coisa que você olhar a a essa distância em 1080p vai parecer defeituosa.

Screenshot_2024-10-28-19-22-42-194_com.miui.gallery.jpg

Aí parece erro de renderização do jogo mesmo, uma sombra mal colocada na engine.

Screenshot_2024-10-28-19-23-02-961_com.miui.gallery.jpg

Mesma coisa da outra imagem, tá tão perto que já dá pra visualizar pixels individualmente.

Enfim, por essas imagens aí, não me parece ter nenhum problema além dos defeitos visuais inerentes aos jogos e estar rodando em 1080p.

Postado

Olá eu tenho uma RTX 4060ti ASUS tuf gaming oc 8 gb e tenho esses mesmos problemas, texturas serrilharas borradas ou pixeladas, ou piscando por vezes aparece quadrado branco no meio da tela e some troquei o cpu um 5600x por um 5700x3d problema continuou acionei a garantia me enviaram outra placa e porém o problema continuou, levei a uma assistência técnica da minha cidade  testamos outro processador memória placa-mãe fonte armazenamento só que porém lá so tinha placa-mãe com pci 3.0 estou usando atual mente esta config 5700x3d,RTX 4060ti ASUS tuf gaming oc 8 gb, placa-mãe b450m steel legend que porém e pci 3.0, e um SSD kingston NVMe nv2, e uma fonte gigabyte b700h 700w 80 plus bronze! acionei a garantia de novo estáo me pedindo pra grava todos os problemas novamente dai resolvi compra uma placa-mãe b550 gaming plus, estou esperando chegar logo mais estarei atualizando o ticket caso o problema persista com a nova placa-mãe, caso o problema continue infelizmente não vou querer mais aceitar RTX 4060ti pois só dor de cabeça e gasto de dinheiro à toa! e como se o chip gráfico falhasse em renderizar as texturas dai te entrega uns pixels simplesmente horriveis e uma qualidade de imagem de dar agonia!    só pra dar um reforço esses problemas dão em exatamente todos os jogos uns mais que outros! 

Postado
Em 06/11/2024 às 17:38, Josué Smith disse:

só pra dar um reforço esses problemas dão em exatamente todos os jogos uns mais que outros! 

Vai por mim, é problema nos jogos + seus olhos. Você está ativamente olhando de perto e nos mínimos detalhes, aí vai encontrar problema em qualquer jogo, alguns mais e outros menos. Pode montar aí um PC de 20k e esses defeitos vão continuar.

• 2 semanas depois...
Postado

Salve galera, desculpem a demora.

Como discutido por vcs e vendo relatos aqui e em diversos fóruns sobre pessoas c esse mesmo problema e nenhuma solução kkk. Por aqui TB durante esse tempo todo venho fazendo diversos testes, drivers, configurações e tudo mais e TD na mesma. Resolvi aceitar o fato da coisa toda parecer "ser assim mesmo" porém e muito estranho, pois apesar de ver até vídeos no YouTube e reparar que isso acontece em configurações iguais, parecidas ou até mais fortes também vemos relatos e vídeos de configurações até mais modestas em que isso não ocorre. Atualmente estou jogando warzone. Com quase tudo ligado no alto com FPS de 120 a 150. Porém c esse incomodo sem solução. Reparo que a pixelagem e efeitos feios parece estar mais relacionado a sombras e reflexos, (um efeito de pontilhado) Mas como disse. Já passei dias de folga e noites TB mexendo em tudo que há e zero soluções, até habilitei aquelas configurações que aumentam a escala de resolução até 4k pra ver e nada, única diferença foi a queda de fps. o que me restou foi aceitar e tentar me divertir assim mesmo por mais que me sinta decepcionado com todo esforço e sacrifício de anos pra montar essa máquina. 

@Josué Smith irmão estamos na mesma. Seu relato e sentimento e parecido c o meu kkkkk e tome cuidado pra não gastar mais grana à toa como você mesmo disse porque nessa minha saga buscando informações sobre isso vi pessoas com 3080 e placas mais fortes que as nossas com esse mesmo b.o e inclusive até mais intenso. Talvez a galera tenha razão e a gravidade da coisa seja relativa aos nossos olhos, ou tenha algo a ver com a "teoria da rede elétrica" que alguns falam que tem relação com isso, ou sabe lá que mistério é esse que "amaldiçoe" alguns com esse problema kkkkkk. Mas eu resolvi pelo bem da minha paz aceitar isso como sendo um mistério sem solução e jogar assim mesmo. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!