Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, galera! Estou com um problema aqui. Comprei minha placa-mãe no AliExpress no começo do ano e fui juntando dinheiro para comprar o resto: processador, memória RAM, SSD NVMe, etc. (só a placa de vídeo que não, mas meu processador tem vídeo integrado).

Configuração do PC:

Placa-mãe ASUS TUF B550 Plus WiFi

Processador Ryzen 7 5700G

memória RAM 2x8GB DDR4 XPG D50 3600 MHz

SSD NVMe Xraydisk 512GB

Fonte 650W Gamdias

Agora que estou com tudo, fui montar o PC, mas o LED DRAM da placa-mãe está aceso em laranja, o que indicaria falha na memória RAM. No entanto, as memórias estão acendendo o LED. Se elas estivessem com defeito, o LED deveria acender ou isso não tem relação?

Outro ponto: como comprei a placa-mãe no AliExpress, ela veio sem bateria. Comprei uma nova e instalei. Gostaria de saber se, como veio sem bateria, a BIOS talvez não suporte essa frequência de memória, o que pode estar causando o erro no LED DRAM. Pode ser isso?

Vou enviar fotos de como está montado e a situação citada .

IMG-20241031-WA0002.jpg

IMG-20241031-WA0001.jpg

IMG-20241031-WA0003.jpg

IMG-20241031-WA0004.jpg

IMG-20241031-WA0005.jpg

Postado

@Pedrussca  Olá bom dia, tudo bom? 

1 hora atrás, Pedrussca disse:

Agora que estou com tudo, fui montar o PC, mas o LED DRAM da placa-mãe está aceso em laranja, o que indicaria falha na memória RAM. No entanto, as memórias estão acendendo o LED. Se elas estivessem com defeito, o LED deveria acender ou isso não tem relação?

Recomendo que você teste as RAMs em todos os slots, ligue o PC com uma RAM só no primeiro slot, depois duas RAMs no primeiro e terceiro slot, uma só RAM do segundo slot, e por aí vai, é bom limpar com alguma borracha os contatos da RAM, o LED acende pois está chegando energia na RAM, mas como o DRAM LED está acesso, a RAM está tendo problemas para se comunicar com a placa-mãe, provavelmente pois a RAM está com mau contato no slot.

1 hora atrás, Pedrussca disse:

Outro ponto: como comprei a placa-mãe no AliExpress, ela veio sem bateria. Comprei uma nova e instalei. Gostaria de saber se, como veio sem bateria, a BIOS talvez não suporte essa frequência de memória, o que pode estar causando o erro no LED DRAM. Pode ser isso?

Se por acaso a sua placa-mãe não aguentar a frequência de 3600mhz, ela automaticamente vai abaixar a frequência para 2400mhz por exemplo, mas as b550 aguentam sim essa frequência, a bateria da BIOS serve para salvar data, hora e as alterações feitas nela enquanto o PC está fora da tomada.

Postado

@Pedrussca Remova o processador e coloque-o na placa-mãe novamente, veja também se não tem nenhum pino torto ou pino faltando, remova o SSD e qualquer outro periférico a não ser o monitor, teclado e mouse, então tente novamente ligar, qual cooler tu ta usando?

• mick 07 alterou o título para Placa-mãe ASUS TUF B550 Plus WiFi acendendo LED laranja de erro em RAM

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...