Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal! Meu primeiro post por aqui.

Um tempinho atrás comprei as peças do meu primeiro PC gamer, montei tudo e instalei o Windows sem maiores problemas. De primeira tudo funcionou normalmente e nunca deu problema.

Essa semana comprei uma nova placa-mãe e um novo SSD (tem o dobro da velocidade de escrita e leitura do meu SSD atual).

Quero instalar essa nova placa-mãe e colocar esse novo SSD no slot principal, com o Windows instalado nele, e deixar o meu primeiro SSD, o mais lento, no slot secundário. Isso tem me gerado algumas dúvidas e não encontrei respostas claras na internet. As dúvidas são:

1. O meu SSD antigo está com o Windows 11 instalado nele. Eu posso só colocar ele no slot 2 de SSD da nova placa, ligar o PC normalmente e depois transferir o Windows e todos os outros arquivos de uma unidade para a outra (do SSD mais lento para o mais rápido)?

2. Se não for possível, terei que formatar meu SSD antigo e fazer tudo do zero, como se fosse a primeira montagem? Qual seria o passo a passo para essa troca de componentes e pro W11 ficar no novo SSD ao invés do antigo?

Agradeço pela ajuda! 

Postado

São modelos diferentes.

SSD antigo:

Marca:  Kingston

Modelo: SNV2S/1000G

Formato: M.2 2280

Interface: NVMe PCIe 4.0 x 4

Capacidade: 1TB 

Leitura: 3500MBs 

Gravação: 2100MBs

SSD Novo:

Marca: Kingston Fury

Modelo: SFYRS/1000G

Interface: PCIe 4.0 NVMe

Leitura: 7300MBs 

Gravação: 6000MBs

• Membro VIP
Postado
22 minutos atrás, FelipeRV disse:

São modelos diferentes.

SSD antigo:

Marca:  Kingston

Modelo: SNV2S/1000G

Interface: NVMe PCIe 4.0 x 4

Leitura: 3500MBs 

Gravação: 2100MBs

SSD Novo:

Marca: Kingston Fury

Modelo: SFYRS/1000G

Interface: PCIe 4.0 NVMe

Leitura: 7300MBs 

Gravação: 6000MBs

Tá legal. São de modelos diferentes, mas o tipo é o mesmo (conexão M.2 2280 do tipo NVMe). Significa que uma clonagem do SSD antigo e a montagem da imagem no segundo, mais novo, não deve causar desalinhamento de partições. Já usou ferramentas de clonagem antes?

• Curtir 1
Postado

Perfeito. Então, pelo que entendi, o processo é:

1. Instalar a nova placa-mãe

2. Colocar o SSD novo no slot 1 e o SSD antigo no slot 2

3. Fazer a clonagem para o SSD novo e colocar ele no boot pela BIOS

4. Formatar o SSD antigo

Correto? 

• Membro VIP
Postado
34 minutos atrás, FelipeRV disse:

Perfeito. Então, pelo que entendi, o processo é:

1. Instalar a nova placa-mãe

2. Colocar o SSD novo no slot 1 e o SSD antigo no slot 2

3. Fazer a clonagem para o SSD novo e colocar ele no boot pela BIOS

4. Formatar o SSD antigo

Correto? 

Correto. Para evitar alguma confusão ou alterações acidentais, eu deixaria o antigo no slot 01, e o novo no 02. E só formataria o antigo depois de desconectá-lo, e testar o Boot no novo SSD.

• Curtir 1
  • Vitoria Gabriela alterou o título para É possível clonar o Windows 11 de um SSD para outro, sem precisar formatar?
  • Membro VIP
Postado
Em 31/10/2024 às 12:30, FelipeRV disse:

Tá ótimo. Esse final de semana vou fazer isso e falo aqui se deu bom. Obrigado pela ajuda, Gabriel! 

Perfeito. Boa sorte...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...