Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É seguro usar o PAE (36-bit) tentando retirar o limite dos 4 GB em x86?

Posts recomendados

Olá, contactei a Microsoft primeiro, depois de ler um artigo, e pelo que entendi pode ser feito para uso pessoal; bom, 32 tem muito menos informação que 64, 64 tende a suportar mais RAM, etc... mas eu sempre preferi 32 bits e meus programas/plug-ins/VSTis suportam 32 bits, quando não busco alternativas; eu sei que dá para retirar a limitação imposta dos 4 GB ou 3.5 GB, porque o Windows Xp sem service pack suportava bem mais, e pelo que li até 64 GB é suportado em 32 bit (x86).

O que quero saber? 

Mexer em sistemas é mexer em hardware indiretamente, porque impulsos elétricos acontecem com o sistema binário, logo afeta o hardware, como disseram que no passado SSDs queimavam no sistema beta, por exemplo, da época.

O PAE é uma instrução 36-bit, não 32-bit, logo li que pode encavalar com drivers 32, porém o PAE, pelo que sei sempre existiu, em 32, em 64... mas quero não dar um passo maior que a perna e ter total senso de segurança antes de fazer algo.

Se eu liberar via PAE ou outro método este limite, problemas físicos, hardware, fonte, CPU etc.. podem estragar? Durar menos? consumir mais? Enfim... e se o dano for, caso ocorra, virtual, seria irreversível? 

Eu não gostaria de : "A cara, usa 64 bit; esquece disso", eu apenas quero respostas sobre este tema em específico, não sendo arrogante, apenas quero esta resposta, sim ou não, seguro ou não. Além disso, parte de CPUs por estar em dúvida sobre hardware, não sobre a parte de software. 

Obrigado por este espaço fórum para poder perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo J Polette certo, é que no caso por ser Windows pode-se mudar de figura acho; programas como Fl eu usarei versão antiga 32 bits, que é veloz, tudo certo para meu trabalho. Eu apenas quero garantias de que é seguro, realmente seguro. Porque assim, x64 o Pc já decola, mas x86 significa 2x, 3x, 4x mais performance (talvez), eu quero extrair o máximo da plataforma e... da forma que disse usarei apenas software condizente, não apenas sendo forçado a usar tais programas, mas eles já são excelentes em suas versões 32 bits. Ou seja, é ganha ou ganha, caso seja seguro claro.

Eu usaria o Windows 10 Professional 32-bit, configuraria da minha maneira menus etc... para velocidade, segurança, customização enfim.. Muito obrigado pela sua resposta amigo.

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP

Lembrando que, a partir do XP SP2, o PAE nas versões domésticas do Windows não aumenta o limite máximo de memória (link).

Onde é suportado, tendo drivers compatíveis, funciona, porém há perda de desempenho. Tem que garimpar benchmarks de vinte anos atrás pela internet. 😅 No mundo Linux, kernels -pae eram muito usados em 32-bit antes de x86-32 tornar-se obsoleta.

• Obrigado 1
Link para o comentário

37 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Lembrando que, a partir do XP SP2, o PAE nas versões domésticas do Windows não aumenta o limite máximo de memória (link).

Onde é suportado, tendo drivers compatíveis, funciona, porém há perda de desempenho. Tem que garimpar benchmarks de vinte anos atrás pela internet. 😅 No mundo Linux, kernels -pae eram muito usados em 32-bit antes de x86-32 tornar-se obsoleta.

Perfeito, sobre segurança para o hardware 100% seguro? Eu fiquei sabendo que o 2008 Server já vem com PAE ativado e claro, maior segurança, deve ser ultra-leve, enfim... cogitando um trial e talvez adquirir.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!