Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compensa trocar o Ryzen 5 5600X pelo 5700X ou 5700x3D ou fazer OC?

Posts recomendados

CONFIG: 

•RTX 4060

•Ryzen 5 5600X

•B550M-K

• 2x8GB 3200MHZ (16GB DUAL CHANNEL)

•SSD NVMe 2.0 512GB 

•FONTE 550W (Não lembro da marca e nem das especificações)

Meu PC está passando por gargalo por conta da CPU que não consegue acompanhar a GPU isso ocorre apenas em jogos de mundo aberto..DayZ, Minecraft, Fortnite, etc...qual CPU vocês recomendam? Eu estava pensando em um R7 5700X ou até mesmo um R7 5700X3D (Não sei se escrevi certo).

Séria bom se eu fizesse um OVERCLOCK na minha CPU? OBS: ela costuma ser bem quente por eu estar usando o CPU COOLER dela.

(desculpe por algum erro de gramática.)

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Pelo simples fato de que a CPU é mais utilizada do que a GPU causando muitos travamentos e queda de FPS, outra, fiz vários testes em sites e sim, a minha configuração tem gargalo de 30%. O CPU deve ser mais forte do que a GPU para trabalharem bem juntos.

@Edvaldo J. Frederico Infelizmente não consigo trazer essa informação agora, a noite eu consigo te responder.... até la sabe o que poderia ser?

Outra coisa que eu esqueci de citar, meu PC roda muito bem jogos que exigem mais a GPU mais quando o assunto é CPU é o contrário por ela ser mais fraca que a GPU.

Link para o comentário

Eu uso uma 4060 com um 5600G, limitado em PCI-e 3.0, e o gargalo é mínimo pra não dizer insignificante... O 5600x é um processador superior ao 5600G e ainda tem PCI-e 4.0, não era pra ter gargalo algum aí.

33 minutos atrás, Alyson J disse:

Pelo simples fato de que a CPU é mais utilizada do que a GPU causando muitos travamentos e queda de FPS

Quais jogos tem mais uso de CPU que de GPU? Todos travam? Como são esses travamentos? XMP das memórias tá ativado?

33 minutos atrás, Alyson J disse:

outra, fiz vários testes em sites e sim, a minha configuração tem gargalo de 30%.

Isso não é teste, você só jogou sua configuração num site podre que te retorna um número arbitrário que não significa nada.

• Curtir 3
Link para o comentário

@Shaman93 Boa Tarde!

Os jogos que estão travando são apenas jogos leves como eu citei lá em cima e você provavelmente não viu, DayZ, Minecraft, Fortnite...jogos que exigem mais da CPU do que a GPU por causa do "mundo aberto".

São travamentos que acontecem com o FPS alto, acima dos 120 FPS travando muito e sem drop de FPS, o DayZ até chegou a apresentar problemas.

Tenho certeza que o XMP está ativado, por via das dúvidas eu irei checar quando eu estiver em casa.

Tem mais alguma dúvida do que poderia ser? Estou começando a suspeitar da fonte.

Link para o comentário

21 minutos atrás, Alyson J disse:

@Shaman93 @Shaman93Cara literalmente isso 😂 Minecraft com 400 FPS rodando como se fosse em 30-40. Estou sem ideia do que fazer.

@Pedroou Exato o jogo trava mesmo com FPS alto.

Mas trava no sentido de que os comandos ficam atrasados? Ou a própria imagem fica congelando tipo uma apresentação de slides? Talvez o caso aí seja alguma coisa com input lag.

Link para o comentário

@Shaman93 mais ou menos isso, é como se o FPS que é mostrado no jogo não significasse nada, não tenho nenhum tipo de input lag no jogo, é mais os micro-travamentos que ocorrem na gameplay, jogos que exigem mais da GPU como por exemplo Counter Strike 2, RE4 REMAKE, etc.. roda tranquilo.

Link para o comentário

1 minuto atrás, Alyson J disse:

@Shaman93 mais ou menos isso, é como se o FPS que é mostrado no jogo não significasse nada, não tenho nenhum tipo de input lag no jogo, é mais os micro-travamentos que ocorrem na gameplay, jogos que exigem mais da GPU como por exemplo Counter Strike 2, RE4 REMAKE, etc.. roda tranquilo.

Ah entendi, deve ser problema no 1% e 0,1% lows. Consegue rodar o MSI Afterburner pra confirmar? Tem que entrar no modo benchmark. Um teste que recomendo é o seguinte, desativa qualquer VSync dentro do jogo e ativa o Vsync no painel da Nvidia e vê como fica.

Link para o comentário

• Membro VIP
14 horas atrás, Alyson J disse:

Certo, vou fazer os testes e te mando as fotos, quer que eu grave também eu jogando pra te mostrar a minha situação???

Como achar melhor.

Depois que ativar/desativar o rezible e o above 4g testa novamente.

Link para o comentário

19 horas atrás, Alyson J disse:

CONFIG: 

•RTX 4060

•Ryzen 5 5600X

[...]

Meu PC está passando por gargalo por conta da CPU que não consegue acompanhar a GPU isso ocorre apenas em jogos de mundo aberto..DayZ, Minecraft, Fortnite, etc...qual CPU vocês recomendam? Eu estava pensando em um R7 5700X ou até mesmo um R7 5700X3D (Não sei se escrevi certo).

Definitivamente o problema não é o R5 5600X. Pode acreditar. Muito mais fácil ser um problema de alimentação do que de potência no processador. Um processador de 6 núcleos que alcance quase 5.0GHz de frequência definitivamente não vai gargalar uma RTX 4060. Pode ficar tranquilo com relação a isso...

Link para o comentário

7 horas atrás, Pedroou disse:

Como achar melhor.

Depois que ativar/desativar o rezible e o above 4g testa novamente.

Fiz os testes e não melhorou. 

Eu estava pensando em atualizar minha BIOS...o que acha? Está à 2 atualizações atrás da recente.

5 horas atrás, Gabriel U disse:

Definitivamente o problema não é o R5 5600X. Pode acreditar. Muito mais fácil ser um problema de alimentação do que de potência no processador. Um processador de 6 núcleos que alcance quase 5.0GHz de frequência definitivamente não vai gargalar uma RTX 4060. Pode ficar tranquilo com relação a isso...

Cara muito obrigado por essa informação, quase troquei algo que estava funcionando perfeitamente.... sabe algum site ou algo do tipo pra fazer alguns teste nas MEMÓRIAS RAM e FONTE pra ver se está tudo certo?

Link para o comentário

8 minutos atrás, Alyson J disse:

Fiz os testes e não melhorou. 

Eu estava pensando em atualizar minha BIOS...o que acha? Está à 2 atualizações atrás da recente.

Cara muito obrigado por essa informação, quase troquei algo que estava funcionando perfeitamente.... sabe algum site ou algo do tipo pra fazer alguns teste nas MEMÓRIAS RAM e FONTE pra ver se está tudo certo?

Eu realmente não sei se existe um benchmark que teste a eficiência da sua fonte diretamente. Mas, o Passmark Software ou o Aida64 podem testar a estabilidade de todo o resto do seu setup. Testando placa de vídeo e processador em 100% de uso, isso indiretamente serve pra testar a qualidade da sua fonte (afinal, se ela não der conta, o PC desliga, reinicia, dá tela azul, esse tipo de coisa...)

• Curtir 1
Link para o comentário

• J.Augusto F alterou o título para Compensa trocar o Ryzen 5 5600X pelo 5700X ou 5700x3D ou fazer OC?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!